Juazeiro do Norte (CE): Mestres da Cultura terão dia especial

Uma homenagem mais do que justa aos mestres da cultura, no período do ano em que a maioria do grupos estão nas ruas, nas vésperas da Folia de Reis. Está em processo de elaboração um projeto de lei que estabelece o dia 27 de dezembro como o Dia dos Mestres da Cultura, em Juazeiro do Norte. O projeto será apresentado pela Prefeitura, com elaboração da Secretaria de Cultura Municipal. Hoje, Juazeiro conta com, pelo menos, 60 mestres da cultura, incluindo manifestações como os reisados, lapinhas, bandas cabaçais, maneiro-pau, dentre outros grupos.

Nos bairros mais tradicionais, os grupos começam a se organizar, mas reclamam apoio para terem as vestimentas à altura do Dia de Reis, realizado de forma espontânea pelos grupos no dia 6 de janeiro. A Praça Padre Cícero passa a ser um do pontos de encontro dos grupos, que também passam pela Capela do Socorro, onde se encontra o túmulo com os restos mortais do Padre Cícero. É um momento também de pedir a bênção ao "Padim". Este ano, está sendo programada uma terreirada com os mestres no Horto.

Os diversos grupos, que saem de bairros como o João Cabral, Franciscanos, Frei Damião, desfilam a reverência ao Dia de Reis, se manifestam de forma espontânea. Os brincantes afirmam que é uma tradição que não pode parar, mas tem de ser estimulada e apoiada pelos órgãos públicos, principalmente as Secretarias de Cultura.

Apresentação 
O secretário de Cultura, Fábio Carneirinho, disse que no dia da homenagem aos mestres será realizada grande apresentação cultural na Praça Padre Cícero, com artesãos, cantadores, reisados, com entrega de comendas. "A data passará a constar no calendário da cidade, com essa homenagem todos os anos. Ter um dia para isso ajuda muito na dotação orçamentária e no cronograma de planejamento do ano no Município" diz ele.

O mestre de reisado, Antônio Pereira Evangelista, há mais de 15 anos liderando grupo na modalidade da arte, disse que essa é uma boa oportunidade de evidenciar mais a cultura popular de Juazeiro, que se apresenta para o Ceará e o Nordeste com uma forte representatividade.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis