Dia de Reis: Grupos de Reisado fazem os folguedos hoje no Cariri

Hoje o reinado é da folia nas cidades do Cariri. É Dia de Reis e dezenas de grupos de tradição saem às ruas de forma espontânea para reverenciar o Menino Jesus e encerrar as festas alusivas ao ciclo natalino. Em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, os órgãos ligados à cultura se mobilizam para dar apoio aos grupos, que saem dos bairros e sítios para áreas urbanas para se apresentarem.

A queima de lapinha em Juazeiro acontece a partir das 18h, este ano, contando com uma terreirada na cada do Mestre Aldenir, no Horto, onde haverá um encontro com vários grupos à tarde, com a Folia de Reis na Ladeira do Horto.

Já pela manhã, os grupos de reisados saem em direção ao Centro da cidade, com destino à Capela do Socorro, Basílica de Nossa Senhora das Dores. A Praça Padre Cícero passa a ser um do pontos de encontro dos grupos no final da tarde. No Socorro, onde se encontra o túmulo com os restos mortais do Padre Cícero, é um momento também de pedir a benção ao "Padim". A cidade nesta época do ano recebe milhares de devotos, na romaria do Ciclo Natalino, que se encerra nesta sexta-feira.

Os diversos grupos, que saem de bairros como o João Cabral, Franciscanos, Frei Damião, desfilam em reverência ao Dia de Reis. Para o secretário de Cultura de Juazeiro, Fábio Carneirinho, essa é uma manifestação espontânea que acontece todos os anos. Na cidade, há atualmente seis lapinhas vivas, mais tradicionais. O encontro na Praça Padre Cícero é um verdadeiro espetáculo da cultura popular da cidade, com a simplicidade da queima das lapinhas. Os brincantes afirmam que é uma tradição que não pode parar, mas tem de ser estimulada e apoiada pelos órgãos públicos, principalmente as Secretarias de Cultura.

Em Crato, a manifestação acontece a partir das 19h na Praça da Sé, com a chegada dos grupos de reisado para as apresentações. São cerca de 30 grupos. Este ano, não haverá o cortejo pelas ruas da cidade. Para o presidente da Fundação Mestre Elói Teles, Catulo Teles, são 51 anos de tradição dos festejos na área urbana. Antes a maioria dos grupos festejava em suas próprias localidades.

O seu pai, Mestre Elói, esteve por 40 anos incentivando os grupos. Após a sua morte, a Folia de Reis na cidade se cumpre, e segundo Catulo, está fortalecida. Para ele, os órgãos como as administrações municipais são essenciais para auxiliar esse trabalho.

A secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, afirma que, todos os anos, os grupos se manifestam, independente da reunião das pessoas pelo poder público, que entra com o apoio.

As instituições como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN - Cariri), começaram a preparar os grupos ontem, com encontro dos mestres do reisado, no Horto, na casa do mestre Aldenir, com participação do Coco Frei Damião. Hoje, o encontro dos grupos acontece na Pedra do Joelho, na Rua do Horto, onde haverá disputas de espadas, rainha, no embalo de festa no terreiro dos brincantes.

Complexidade
O folclorista e dramaturgo Cacá Araújo destaca o vigor cultural do Cariri na cultura tradicional popular com sua mais profunda representação. O reisado, de acordo com o pesquisador, é um dos maiores mais vivos legados da fusão de etnias. "É um folguedo popular de grande complexidade, pois reúne em si elementos de vários outros folguedos", explica. Ele ressalta a apresentação dos grupos pela dança, o canto e a representação dramática, guardando relação com a festa dos Santos Reis e, no Cariri, também com os rituais de coroação do Reis de Congo, pela forte influência africana.

A Tiração de Reis, pelos Reisados do Cariri cearense, ou a Folia de Reis em diversas outras regiões brasileiras, pelos grupos de foliões, são tradicionalmente realizadas de 25 de dezembro a 6 de janeiro, e tem sua origem primária na Festa do Sol Invencível, dos romanos, e depois adotada pelos egípcios.

A festa romana era comemorada em 25 de dezembro (calendário gregoriano) e a egípcia, em 6 de janeiro. No século III, ficou estabelecido que dia 25 de dezembro se festejaria o Nascimento de Cristo e 6 de janeiro, Dia dos Reis, homenageando os Reis Magos Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mira ao Menino Deus.

Mais informações
Fundação Mestre Elói
Praça Filemon teles, 1
Centro Cultural do Cariri
Sala 5 - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3521.1176

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis