Crato terá Centro de Saúde infantil

Até o próximo dia 15 de fevereiro, a Secretaria de Saúde deste Município irá implantar o primeiro Centro de Saúde da Criança. A unidade prestará atendimento a crianças e adolescentes de zero a 15 anos, nas especialidades clínica, psicológica, psiquiátrica, pediátrica, neurológica e alergológica. No Centro, também serão realizados o teste do pezinho e imunização, além da coleta de leite materno, que servirá para abastecer o banco de leite e também para atender a crianças com necessidades especiais.

O Centro de Saúde da Criança vai funcionar no mesmo prédio do antigo Sandú. No local, será realizada uma reforma que adaptará o ambiente ao universo infantil. A expectativa é de que, mensalmente, sejam atendidas cerca de mil crianças. Antes da instalação da unidade, as crianças eram encaminhadas para as unidades de saúde dos Municípios vizinhos e hospitais da rede secundária, uma vez que na cidade não havia nenhuma unidade de atendimento especializado em Pediatria.

Ao todo, serão 19 profissionais atendendo a seis especialidades. O atendimento será feito através da rede de Postos de Saúde da Família (PSFs) e pela demanda aberta, que é a procura voluntária dos usuários. Além do atendimento diário, o Centro de Saúde da Criança vai funcionar em regime de plantões noturnos, sempre nas segundas e sextas-feiras, nos horários das 18 às 22 horas. Os pacientes que desejarem receber atendimento e forem referenciados para a unidade devem possuir o Cartão do Sistema único de Saúde (SUS). Após as consultas, eles continuarão sendo acompanhados pela equipe.

O projeto de implantação do Centro de Saúde da Criança foi idealizado depois do surgimento de uma grande demanda, tanto da zona rural como urbana, em plantões nos PSFs.

Atendimento
O projeto terá como custo apenas da reforma e acessibilidade do local onde será instalado. A meta é concentrar o atendimento a esse público específico em apenas uma unidade de referência. A medida vai desafogar os demais postos de saúde e melhorar a detecção dos indicadores de vacinação, doenças e também acompanhamentos das gestantes.

As crianças com diabetes e obesidade que atualmente recebem assistência através do programa Hipertensão e Diabetes, que funcionava no Centro de Saúde Teodorico Teles, serão transferidas para o Centro de Saúde da Criança. A medida vai beneficiar a população infantil.

Mais informações

Posto de Assistência Médica
Rua José Marrocos, 226
Bairro: Centro
Crato (CE)
Telefone: (88) 3523.5667

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis