Crato contará com internet gratuita

Até o final deste mês, a população cratense terá disponível serviços de internet gratuita em vias públicas. As praças Siqueira Campos, Juarez Távora e o Centro Cultural do Araripe terão pontos de transmissão do sinal, que vai além do limite dos logradouros. Entretanto, quanto mais distante dos pontos, a fluidez do sinal será menor.

A velocidade da Zona de Internet Gratuita (ZIG), como foi classificada, ainda será definida.

A administração do Município está recebendo propostas de orçamento das empresas provedoras de internet que pretendem oferecer o serviço para a escolha do menor preço e maior eficiência da tecnologia. Segundo a Lei Municipal 2.728/ 2011, aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores e sancionada no último dia 15 de dezembro pelo prefeito Samuel Araripe, o serviço será oferecido sem causar prejuízos às demais empresas de serviços de internet rápida ou de banda larga.

A abertura do sinal do sistema operacional terá obrigatoriamente velocidade satisfatória, definida em contrato com a fornecedora da internet. O usuário poderá ter acesso a todas as informações contidas na grande rede, porém, com limitações para baixar músicas, filmes ou outros arquivos que demandem velocidade compatível.

Estudantes, professores, profissionais liberais, comerciantes e turistas serão os maiores beneficiados com disponibilidade gratuita da internet.

Para utilizar a rede de conexão sem fio da ZIG, basta que os usuários tenham um equipamento com sistema de tecnologia wirelless, já presente na maioria dos aparelhos de notebooks, celulares, tablets e laptops. O Município do Crato já conta com internet gratuita implantada no sistema educacional, em cinco escolas da rede pública.

Acesso
O acesso é feito através do programa Cinturão Digital, oferecido pelo Governo do Estado. Mas, a ZIG será a primeira a oferecer o serviço em larga escala para a cidade, que com a medida será pioneira na região.

A expectativa é que até o final do ano o sistema de internet gratuita chegue aos bairros, ampliando assim o acesso à comunicação e pondo fim a exclusão digital daquelas pessoas que não podem pagar pelo serviço.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis