Crato (CE): Começa entrega de sementes do programa Hora de Plantar

As sementes do Programa Hora de Plantar começaram a ser distribuídas no Cariri, na manhã de ontem. A região é onde o inverno começa primeiro no Estado. Os produtores se apressam em buscar a sementes logo no primeiro dia, para aproveitar as chuvas da pré-estação. Lançado no último dia 27, na sede da Secretaria e Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), em Fortaleza, o programa distribuirá mais de 3,8 milhões de toneladas de sementes em todo o estado. O Cariri recebeu cerca de 920 toneladas de grãos e cerca de 29 mil produtores rurais serão beneficiados.

Além das sementes, serão entregues no Ceará 1.572 metros cúbicos de maniva de mandioca, 900 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar, 46.905 mudas de cajueiro anão. Nas outras regiões do Estado, a distribuição começa ainda este mês.

O investimento no projeto em todo Estado, que ano passado contou com a safra recorde de 1,3 milhão de toneladas de sementes, é de R$ 17 milhões, com a perspectiva de beneficiar 143 mil produtores de agricultora familiar. O milho foi responsável por 70% dessa produção. No Cariri, serão investidos mais de R$ 3,3 milhões.

Mesmo sem os prognósticos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os agricultores do Cariri querem plantar o quanto antes, com as primeiras chuvas de janeiro. A distribuição acontece primeiro na região, justamente por conta da antecipação da quadra invernosa. Segundo a gerente regional da Ematerce, Elcileide Mendonça, na segunda quinzena de janeiro deverá estar saindo o primeiro boletim da Funceme, e na primeira semana de fevereiro, o segundo.

A orientação técnica dada para os pequenos produtores é começar a plantar após a orientação da Funceme, mas no Cariri, segundo secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, José Hildo Silva, a partir da segunda quinzena de janeiro os agricultores normalmente começam a plantar. A perspectiva de inverno para este ano é boa, segundo os profetas populares. No Crato, as sementes começaram a ser distribuídas e os agricultores esperam apenas molhar o chão para enterrar as primeiras sementes.

O produtor Gilberto Batista, do Sítio Riacho Fundo, em Crato, afirma que se chover essa semana, estará iniciado o plantio dos três hectares na sua propriedade. Ele disse que a semente é rápida para germinar e não pode perder tempo. Os agricultores estão otimistas, a exemplo de Cícera da Silva, que ano passado plantou também três hectares. Ele conseguiu este ano os 20 quilos de milho e mais 10kg de feijão para realizar o plantio.

Alguns agricultores da região já estão colhendo feijão. Segundo o agente rural, Eduardo Alves, muitas produtores plantam em área irrigadas. O trabalho de orientação técnica com as cartilhas já foi iniciado. Segundo o agente, esse trabalho continua até a hora da colheita.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis