Após derrota para militares, Cid opta pelo isolamento

Desde a amarga negociação com a Polícia Militar e com os Bombeiros por conta da greve mais impactante dos últimos tempos – e que acabou gerando pânico na população cearense -, o governador Cid Gomes (PSB) não aparece em público. Ele não compareceu à posse do novo procurador-geral do Estado, Ricardo Machado, na última semana, assim como não prestigiou o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora, que tomou posse na noite desta terça-feira (10).

Numa aparente demonstração de que pretende resguardar sua imagem e não tratar publicamente do assunto, o governador tem faltado importantes compromissos desde o início do ano. A ausência do chefe do Executivo, que não se pronunciou sequer para tranquilizar a população no momento mais crítico da greve, evidencia que este é o momento mais difícil de sua gestão.

Secretários tentaram minimizar a repercussão do movimento grevista no comportamento do governador. Camilo Santana afirma que continua tudo normal no Governo, mas não sabe o motivo de Cid Gomes não ter comparecido à solenidade.

Presente na mesa de negociação, inclusive nos momentos mais críticos, o secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, destacou a serenidade e o comprometimento de Cid Gomes. “O governador sempre esteve sereno, orientando a todos nós (secretários). Esteve acompanhando desde o primeiro instante. Na noite do dia 30 a 31 (de dezembro), saímos do gabinete dele quase a 1 hora da manhã, e assim se repetiu na noite do dia 2 para o dia 3”, disse.

Ao articular a Força de Segurança Nacional e o Exército, conforme Eduardo Diogo, o governador “atuou de modo muito eficaz, muito discreto”. Para Diogo, cada gestor tem o seu perfil. “Tem pessoas que são mais voltadas a arroubos temperamentais, mais voltadas a tirar qualquer tipo de proveito da situação, ou a questões que podem ser mais demagógicas e esse não é o estilo do governador Cid Gomes”, defendeu.

Na opinião do secretário, foi o governador quem liderou as negociações e fez tudo para recuperar a “pacificação” no Estado, e não “várias pessoas, que às vezes ficam aí na mídia, tentando tirar qualquer proveito da situação”. E continuou: “O governador Cid tem um estilo mais discreto, mais voltado para a eficiência, não se importa que outras pessoas levem o louro”.

Outras prioridades
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Cláudio (PSB) afirma que o governador está cuidando de temas importantes ao estado do Ceará neste momento. “A greve foi finalizada graças ao papel de negociação do Executivo e há outras questões postas, inclusive da Polícia Civil, que está merecendo dele e dos membros do Poder Executivo estadual integral dedicação”, disse.

Importantes articuladores da gestão cidista também não estiveram presentes na solenidade de ontem, como o chefe de gabinete Ivo Gomes, chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, nem o líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Antônio Carlos (PT).

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis