Plantão Infotech: Cientistas criam fórmula matemática para descobrir fotos retocadas digitalmente

Um professor americano de ciência da computação criou, junto com um aluno, uma fórmula matemática para descobrir fotografias retocadas digitalmente. O estudo foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

A alteração digital de fotos publicadas nos meios de comunicação gerou recentemente controvérsia: a Associação Médica Americana advertiu que essas imagens podem contribuir para gerar expectativas pouco realistas da imagem corporal.

Os efeitos adversos a longo prazo na saúde pública de retocar de maneira inadequada as imagens publicadas levaram alguns países a considerar a identificação obrigatória para as fotos retocadas.

Método — Para detectar as alterações feitas nas fotografias, o professor Farid Hany, do departamento de ciência da computação do Dartmouth College, e seu aluno de doutorado Eric Kee, projetaram um método que permite calcular com precisão em que medida foram retocadas.

Os pesquisadores analisaram 450 fotos originais e as retocadas publicadas em meios de comunicação digitais e a partir daí estabeleceram oito critérios geométricos e fotométricos comuns a todas elas. Posteriormente, combinaram todos os parâmetros em cada par de fotos, com o objetivo de determinar o grau no qual as imagens tinham sido manipuladas.

Além disso, pediram a mais de 350 pessoas que comparassem o mesmo par de fotos e as classificassem em uma escala de 1 (muito similar) a 5 (muito diferentes). Os pesquisadores incorporaram estes resultados à fórmula para obter uma média de retoque por cada par de fotos.

Segundo os autores, além de ser um método quantitativo para avaliar as alterações digitais de fotografias, sua fórmula também pode servir como elemento de dissuasão contra o retoque extremo.

Fonte: Agência EFE

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis