Kombi de Seu Higino vira atração após reforma



A Kombi 1985, exibida no último sábado pelo quadro Lata Velha do programa Caldeirão do Huck, está despertando a curiosidade da população cratense, desde que voltou para a cidade. O veículo que passou por uma reforma transformadora pertence ao bodegueiro Antônio Higino, que utiliza o carro para comercializar guloseimas na periferia da cidade. Após a chegada da Kombi, seu Higino, como é popularmente conhecido, ainda não teve tempo de voltar às atividades devido ao assédio da mídia e dos curiosos. Mas, para o comerciante, tudo isso precisa ser retribuído, porque diz ser um reflexo do carinho dos cratense s por ele.

Por 26 anos, a Kombi era usada como uma espécie de mercearia itinerante, mas estava bastante deteriorado pela ferrugem e ação do tempo. O veículo ganhou uma pintura especial e, de branco, passou a ser amarelo. Recebeu nova mecânica e foi equipado com uma máquina de fazer sandálias e outra de estampar camisas. Nela também foram embutidos eletrônicos e um toldo para que seja ampliado o potencial da mercearia Aplausos, que tem como slogan "Onde o lascado tem vez".

Na Kombi, seu Higino leva aos bairros alimentos, comercializados em porções ou de acordo com a necessidade do cliente, uma variedade de guloseimas e até literatura de cordel. Em uma caixa alojada no carro, ele disponibilizava cerca de mil exemplares dos livretos, sendo a maioria de autores cratenses. Agora, a caixa de papelão foi substituída por prateleiras de inox. Entretanto, o sistema singular de empréstimos, onde o leitor apenas se compromete em devolver o cordel, continua o mesmo.

Com o carro equipado e sem correr riscos de "ficar no prego", seu Higino, com o auxílio de sua "cordelteca", pretende expandir a cultura popular regional para outras cidades do Cariri. Em um primeiro momento, ele planeja explorar a fama que a Kombi recebeu e usá-la como ferramenta de mídia, cobrando um pequeno cachê para expor o carro em eventos.

O bodegueiro está satisfeito com o novo carro. Para ele, a maior dificuldade está sendo operar as máquinas que foram instaladas na Kombi, mas já pontuou que vai procurar o Sebrae para aprender a manusear os equipamentos. "Estou feliz. Além de ter uma ferramenta de ponta para o meu trabalho, vou ter condições de formar minhas duas filhas".

MAIS INFORMAÇÕES
Antônio Higino
Rua da Baixa, 50, Bairro Alto da Penha- localidade da Grota, Crato-CE
Telefone: (88) 8807.1614

Yaçanã Neponucena
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis