Juazeiro otimista com Natal de Luz

A claridade da ornamentação natalina toma conta deste Município. Com a abertura do Natal de Luz, os lojistas esperam o fortalecimento do comércio, que este ano tem uma perspectiva de crescimento em torno de 8%. Ano passado, o crescimento esteve em torno de 15%. E de forma diferenciada, um cortejo saiu na última quinta-feira pela cidade, com os grupos de tradição popular chamando a atenção da população. O reisado saúda a chegada do Menino Jesus, na Praça Padre Cícero, esperado por personagens que representavam o Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo.

As luzes da árvore de 25 metros se acenderam. Em tom artesanal, foi montada com composições de cores diferenciadas e redes de dormi. Uma homenagem ao artesanato e rendeiras do Estado. Juazeiro, Sobral e Fortaleza foram contempladas com a parceria da Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL), Governo do Estado, Prefeitura de Juazeiro e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local. Várias apresentações de corais, shows musicais, e dos grupos de reisado foram realizadas na praça. Para o presidente da CDL, Michel Araújo, esta é uma oportunidade de deixar a cidade mais bonita, com extensão das ornamentações para várias ruas da cidade, e envolver toda a população com o clima natalino. Michel ressalta que este ano se prevê um crescimento para o comércio da cidade, mesmo com a crise recessiva mundial.

E a cidade de Juazeiro, segundo o presidente da CDL, não poderia ficar de fora desse processo. As mercadorias natalinas, conforme Michel, são em sua maioria itens importados, e com o dólar mais alto chegam mais caras no Brasil. Ele destaca que 2010 foi um dos melhores anos. A CDL lançou a campanha "Super Natal CDL", que já é considerada sucesso pela entidade.

Investimento
Serão sorteados um automóvel zero quilômetro, uma moto e R$ 10 mil em vale compras. O sorteio do veículo acontece no dia 6 de janeiro. Cerca de R$ 300 mil foram investidos para a ornamentação natalina, segundo o presidente da CDL. Ele destaca a iluminação da Praça Padre Cícero, ruas principais, até a Praça Feijó de Sá, na saída da cidade, que fazem parte do projeto. "É um custo muito alto, e se não fosse a parceria desses quatro órgãos, não teríamos condições de bancar", afirma.

Mas as festas natalinas de Juazeiro, segundo o secretário de Cultura, Fábio Carneirinho, terão continuidade até o mês de fevereiro, quando acontece a primeira romaria de Nossa Senhora das Candeias, que vai ate o dia 2. A cidade continua com a iluminação e, no dia 6, vários grupos de tradição popular se encontram na Praça Padre Cícero, para cumprir o ritual da queima das lapinhas.

Juazeiro é um dos maiores centros comerciais do interior do Estado. Além do comércio nas ruas da cidade, há também a movimentação no Cariri Shopping. Este ano, segundo a superintendência do órgão, a perspectiva de aumento nas vendas será em torno de 25%. Até o final do mês, deverão passar pelo local cerca de 700 mil pessoas, conforme estima a gerente de marketing do shopping, Alessandra Lourenço.

O aumento da movimentação é constatada pelos lojistas, que desde novembro fizeram contratações temporárias para atender o público. Confecções, calçados, perfumaria e eletroele-trônicos estão entre os mais movimentados. As promoções para os adultos e as atrações do Papai Noel, com oficinas para as crianças, estimulam e envolvem os consumidores no clima do Natal da cidade.

MAIS INFORMAÇÕES

Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL - Av. Pe Cícero, 576
Juazeiro do Norte - CE
88 3512-6172

ELISÂNGELA SANTOS
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis