Juazeiro do Norte ganha bafômetros

Os agentes de trânsito das cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na Região do Cariri, no Ceará, agora contam com bafômetros para fiscalizarem a ingestão de bebidas alcoólicas por condutores. O aparelho, segundo o diretor do Departamento Municipal de trânsito (Demutran), Joatan de Souza, têm sido fundamental no auxílio das investigações de acidentes e blitzes realizadas neste fim de ano.

“Era constrangedor para o agente porque o agente tinha de parar e conduzir o motorista até a sede da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE) ou para o Instituto Médico Legal (IML)”, explica o diretor Souza. Atualmente, dois aparelhos foram cedidos para Juazeiro do Norte pelo Detran-CE, mas se encontram auxiliando a fiscalização no Crato.

Na cidade, 36 agentes foram treinados e se revezam nas blitzes agendadas para o final de semana do réveillon. Em Juazeiro do Norte, um etilômetro foi adquirido há dois meses pela prefeitura. Segundo o Demutran, o condutor flagrado alcoolizado terá de pagar uma multa de R$ 957,70, a habilitação suspensa e pode até responder a processo penal.

A Lei Seca entrou em vigor em junho de 2008. Até dezembro deste ano, o Detran-CE e a PRE-CE já aplicaram mais de 20 multas por alcoolismo. Segundo os órgãos de fiscalização, o comprovante emitido pelo bafômetro serve como prova nas investigações de acidentes. Mesmo quando o condutor se recusa a fazer o teste, o comprovante é emitido e anexado aos autos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis