Crato (CE): Demutran anuncia aquisição de bafômetro

Este Município foi o primeiro da região do Cariri a receber um equipamento que mede a quantidade de álcool por litro de sangue dos condutores. O bafômetro foi cedido pelo Departamento Estadual de Trânsito, a pedido da Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O equipamento será utilizado conforme o artigo 277, do Código de Trânsito Brasileiro, o qual sugere que os condutores que se envolverem em acidentes, forem alvo de fiscalização ou que aparentem sinais de embriaguez façam o teste.

O Demutran irá realizar uma capacitação para todo o corpo de agentes de trânsito. Os fiscais irão aprender a manusear o aparelho e a abordar os motoristas. O etilômetro deverá estar presente nas blitze realizadas pela autarquia de trânsito e também em casos de acidentes com ou sem vítimas fatais.

Custo
O aparelho tem custo estimado de R$ 7 mil e servirá para fiscalizar condutores com base na Lei Seca - ou lei da alcoolemia zero -, em vigor desde 2008. Com a doação, o Crato passou a ser o único Município da região a disponibilizar um aparelho do tipo.

Com a chegada das comemorações das festas de fim de ano, quando as infrações costumam ser mais frequentes, a tendência é que mais condutores sejam convidados a realizar o teste do bafômetro. O Demutran pretende intensificar as fiscalizações durante esse período. A expectativa é que a partir de sexta-feira, o equipamento já esteja fazendo parte das abordagens realizadas na cidade. De janeiro até agora, a jurisdição do órgão de trânsito do Crato não registrou nenhum acidente com vítimas.

No Município, a incidência de condutores dirigindo sob efeitos do álcool é maior durante os períodos festivos. Porém o Detran não tem dados ligados ao aumento ou diminuição do número de acidentes provocados por motoristas embriagados após a medida ter entrado em vigor.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis