Romeiros encerram preces ao ´Padim´ no Dia de Finados

No dia dedicado aos finados, milhares de fiéis e devotos despediram-se da maior romaria do ano na terra do Padre Cícero. Logo no inicio da manhã de ontem, os romeiros reuniram-se para rezar o ofício em frente à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, de onde seguiram na Caminhada da Esperança até a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local em que está sepultado o religioso. As imagens do Cristo crucificado e do Padre Cícero guiaram os fieis pelas ruas.

Em uma celebração campal, o bispo de Petrolina, dom Paulo Cardoso, acolheu os romeiros para a missa inicial em memória do Padre Cícero. Mesmo após cinco dias de peregrinação, os fieis mantiveram a resistência de permanecer em pé durante toda a cerimônia. O clima ameno colaborou.

Este ano, a Romaria de Finados superou as expectativas dos organizadores. Segundo dados da Secretaria de Cultura, Turismo e Romarias de Juazeiro, mais de 500 mil pessoas estiveram na cidade durante o período. Grande parte dos fieis veio de outros Estados como Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Bahia. Nos locais do Roteiro da Fé, principalmente, no Túmulo do Padre Cícero, foram depositados orações, flores e pertences dos devotos em representação da fé do povo pelo religioso.

A romaria de finados é realizada anualmente em intenção e memória do maior líder religioso do Nordeste. O evento é visto como a principal atração de turística na cidade. Remonta a vida do Padre que foi o fundador do município, o sentido do espaço sagrado e a manifestação da religiosidade popular.

De acordo com o Secretário de Cultura, Turismo e Romarias, José Carlos do Santos, o túmulo do Padre Cícero, no altar mor da Capela do Socorro, é a sepultura mais visitada do Brasil. "Sem sombra de dúvidas, o túmulo do Padre Cícero, aqui na Igreja do Socorro, é o lugar que mais recebe visitas no Dia dos Finados. Em todo o País, não há outro representação tão forte. Este continuará sendo um espaço sagrado", revela.

Além do monumento funerário do Padre Cícero, outros túmulos de beatos e beatas que fizeram parte da história da Igreja Católica em Juazeiro, como Mocinha, José Lourenço e Roque, e de intelectuais e lideranças políticas como José Marrocos também foram locais de intensa visitação, assim como no Santuário dos Franciscanos, onde 28 sacerdotes realizam celebrações. Nos últimos anos, esse local tem recebido um maior fluxo de romeiros.

Teleférico 
Como incentivo ao turismo religioso em Juazeiro, a Câmara de Vereadores aprovou, recentemente, uma chamada pública de credenciamento do processo licitatório para a realização das obras de construção de um teleférico. O equipamento será construído através de parceria público e privada e irá interligar o Centro da cidade à Colina do Horto. Mas, ainda não há previsão para início da obra. Outro ponto importante no fortalecimento turístico diz respeito ao Centro de Apoio aos Romeiros, que teve a primeira etapa inaugurada este ano pelo Governo do Estado.

Apesar da intensa movimentação e fluxo de peregrinos, a Romaria de Finados não foi lucrativa para os mais de três mil comerciantes. Eles disseram que esperavam obter um lucro maior. 90% da economia da romaria é informal, por isso, o Município não dispõe de dados estatísticos sobre a movimentação financeira gerada pelos romeiros. Sabe-se apenas que os visitantes gastam um valor elevado relacionado ao padrão social dos mesmos. Os artigos religiosos, alimentação e hospedagem ainda são itens de maior consumo. Segundo a vendedora informal Rita de Cássia Pereira, os romeiros estão deixando as compras em terceiro plano. "A gente esperava vender pelo menos a mesma quantidade que vendemos na Romaria da Mãe das Dores, em setembro. Agora, os romeiros rezam, visitam os locais, e só na última hora é que eles resolvem fazer as compras", afirma a ambulante.

Até o meio dia, os peregrinos fizeram orações, homenagens e também levaram flores aos seus entes queridos já falecidos. Adoraram e exaltaram ao Santíssimo e participaram da Bênção de despedida do Romeiros, momento em que os líderes religiosos abençoaram os carros e ônibus que vão conduzir os fiéis de volta para casa. A bênção aos romeiros foi dada com água benta respingada sobre eles.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis