Romaria termina hoje com missa em intenção de padre Cícero

No dia em que os católicos rendem homenagens a amigos e parentes falecidos, milhares de romeiros deixaram suas terras para rezar a um padrinho por quem dedicam afeição especial. Juazeiro do Norte se enche de peregrinos para a missa em intenção do padre Cícero, celebrada hoje na Capela do Socorro, a partir das 6 horas. A missa encerra a Romaria de Finados, conhecida como Romaria da Esperança, iniciada no último sábado.

Na tarde de ontem, os romeiros já lotavam a Basílica de Nossa Senhora das Dores e a Capela do Socorro em orações, oferecimentos de missas e confissões. A maioria chega em ônibus de excursão, embora seja frequente a presença de caminhonetes e caminhões paus-de-arara.

Na missa das 16 horas na basílica, quando o celebrante pede que os romeiros de cada estado levantem as mãos, a maioria responde ao chamado por Pernambuco e Alagoas.

Devotos como o agricultor Faustino da Silva, completos 77 anos e 66 viagens a Juazeiro. Natural de Garanhuns (PE), ele atribui ao padre Cícero a valia contra o ataque de bandidos. “Foi uma graça grande. Eles iam me matar. Fui protegido pelo meu “padim”, que foi me dizendo as palavras para eles não me matarem”, silencia, enxuga o rosto e contempla a imagem da “Mãe das Dores”.

A conversa com os romeiros termina ou em agradecimentos vertidos em choro ou em mãos erguidas aos céus. São gratidões aos pedidos respondidos, alegrias em tumulto e bênçãos que se espalham a quem estiver por perto. “Peço forças. Só deixo de vir quando morrer”, atesta Socorro de Carvalho, 61.

Celebrações de hoje
A Prefeitura de Juazeiro do Norte estima que 400 mil visitantes passem pela cidade em cinco dias de romaria. Pelo publico que reúne, a Romaria de Finados é considerada a maior de Juazeiro. As celebrações de hoje começam às 5 horas com o “ofício das almas”, na Praça do Romeiro, em frente à basílica. Na Capela do Socorro, depois da missa em intenção do padre Cícero, ocorre a bênção de flores e velas, que serão levados aos túmulos. Entre às 11 horas e o meio-dia, ocorre adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida do “ofício das almas” (oração aos falecidos).

Fonte: O Povo
Revenda Oficial do Brasil Conta Premium Megaupload, Hotfile Prem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis