Plantão Infotech: Netbook ou tablet? Leia antes de comprar

A evolução da tecnologia que faz a indústria da informática produzir computadores pessoais cada vez mais compactos e até criar novos produtos, para necessidades inimagináveis até um dia desses, tem causado dois sentimentos: o de perplexidade, com as máquinas potentes ou portáteis, e o de dúvida. Vem cá, eu preciso mesmo disso? Qual produto se adequa melhor à minha necessidade?

Baseado na visão de quem entende do assunto, e de quem está no contato direto com o consumidor, o Tecnoguia mostra dois aparelhos dos mais modernos, que despertam desejo dos consumidores, mas que possuem funcionalidades diferentes: o tablet e o netbook.

Eu mesmo, no uso do meu tablet (já fiz minha escolha), fui questionado por diversas pessoas a respeito do funcionamento e das vantagens de tê-lo. E as perguntas se repetem: "Estou pensando em comprar um, será que compensa? O que ele tem de diferente de um computador comum?".

A minha resposta tem sido sempre positiva. Mas como isso depende da necessidade de cada usuário, nada melhor do que uma explicação mais aprofundada e completa de quem é ´faixa preta´ no assunto. Para compartilhar não só com quem me aborda no cotidiano, mas com os leitores que podem estar também nesta dúvida cruel.

O consultor de informática e professor universitário Marcos Monteiro aponta que o primeiro passo para se dar bem na escolha do equipamento é saber as capacidades e limitações de cada um e imaginar as funções nas suas atividades.

"São produtos que têm várias diferenças. O tablet nós comparamos com um smartphone. Só que com a vantagem de ter uma tela maior e algumas funcionalidades a mais. Já o netbook é comparável a um notebook, principalmente por ter a ergonomia (o formato) semelhante", aponta o especialista.

O netbook, complementa, é mais indicado para usuários que não abrem mão de um aparelho portátil, mas que precisam trabalhar nele. Fazer tarefas como redação e edição de textos e planilhas ficam, sem dúvida, mais confortáveis, em um equipamento como este.

Informação 
O tablet, entretanto, dá o suporte ideal para consultas e acesso à informação. É ideal para tarefas executivas como a visualização e exibição de tabelas e planilhas, acesso rápido à internet, consulta a e-mails e uso das redes sociais.

Marcos faz uma comparação bem simples para mostrar a diferença entre um e outro. "Se o que você precisa é trabalhar sentado, digitando, o netbook é o mais indicado. Mas se você quer mesmo andar por aí, se locomover acessando as informações e interagindo na internet, por exemplo, o tablet é a ferramenta ideal", complementa. A navegação na web enquanto se está deitado no sofá ou na cama, fica mais agradável neles.

"No smartphone, você tem essas características do tablet, mas a digitação, por exemplo, é um terror porque as teclas são pequenas demais. Então, o tablet representa um avanço neste sentido, pois já permite uma digitação mais eficiente, além de ter uma tela maior, que facilita a visualização e a navegação na internet".

Pendrives 
Marcos aponta uma diferença entre os dois produtos que para muitos usuários pode fazer a diferença: as portas USB e entradas para cartões de memória. Por enquanto, a maioria dos tablets é limitada nestas funções que estão consolidadas nos netbooks.

"Para quem já tem um notebook, eu aconselho comprar um tablet, para usar nas tarefas de acesso à internet, consulta de dados. Mas se você precisa de um computador portátil para trabalhar digitando, sem dúvida, o netbook é melhor".

VENDAS
Tablets levam vantagem, mas ´nets´ tem seu público


Um parâmetro a mais para quem está na dúvida sobre comprar um netbook ou um tablet é o volume de vendas. O que a turma está comprando mais? É inegável que o tablet (a sensação do mercado de informática no momento) está melhor posicionado nas vendas, porém o netbook mantém sua parcela de mercado, até por ser mais em conta na comparação com a maioria dos concorrentes.

O gerente comercial da rede de lojas IByte, Marcos Freitas, informa que as vendas de tablets estão em ascensão, principalmente o iPad 2, da Apple, e o Galaxy Tab, da Sansung, que rivalizam. "Nós já vimos muitas notícias de que os tablets iriam acabar com a venda de netbooks, mas isso não tem acontecido. O tablet é um produto diferente, com outras funções", pondera.

Segundo ele, o consumidor, de fato, ainda tem muitas dúvidas com relação aos dois produtos. "Por isso, nós reservamos espaços em nossas lojas para os produtos e mostrar as diferenças", diz. "A questão é que muita gente ainda não abre mão do teclado físico", complementa.

Paulo Costa, diretor comercial da Cecomil, diz que a loja tem vendido mais tablets. "Com certeza (os tablets) são mais procurados e mais vendidos", informa. Mas aponta uma diferença básica: "o netbook é mais para quem é produtor de conteúdo. O tablet é para o receptor".

Produção 
A empresa de pesquisa ABI Researt aponta que a produção de tablets no mundo já ultrapassou a de netbooks. Foram fabricadas 13,6 milhões de unidades das telas sensíveis ao toque e 7,3 milhões de netbooks.

Fonte: Tecnoguia
Glamour Flirt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis