Banco do Nordeste deve investir R$ 1,2 bilhão no turismo regional até 2015

Banco do Nordeste prevê investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão, para projetos de fortalecimento do turismo regional, no período de 2012 a 2015.

Uma parte destes recursos, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste [FNE], será destinada a continuidade do apoio do Banco à modernização, ampliação e implantação de equipamentos turísticos.

Os números serão detalhados pelo presidente da instituição, Jurandir Santiago, durante sua participação na Conferência Internacional em Turismo, que acontece nos próximos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Convenções do Ceará. Ele vai falar sobre o financiamento ao turismo da Região Nordeste e o seu impacto no Desenvolvimento Local, entre outros tópicos.

“As Estratégias da política do BNB para o Turismo priorizam o desenvolvimento de ações estruturadoras sintonizadas com o Plano Nacional do Turismo”, informa Jurandir Santiago. Segundo ele, o BNB já concedeu apoio financeiro a mais de 82 mil projetos da cadeia do turismo do Nordeste, no período de 1995 a 2011, no âmbito dos programas Prodetur NE I, Prodetur NE II, FNE – Proatur e outras fontes.

Para Jurandir, a população é a maior beneficiária destes investimentos, uma vez que usufrui de melhores sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como passa a ter mais acesso aos atrativos turísticos, por meio da implantação e melhoramento das rodovias estaduais.

Ele também destaca a importância da interiorização do turismo, que tanto permite o surgimento de novos destinos, quanto consolida regiões turísticas fora das capitais, a exemplo da Chapada Diamantina e Porto Seguro [BA]; Jericoacoara [CE], Delta do Parnaíba [PI] e Praia da Pipa [RN], dentre outras.

A Conferência Internacional em Turismo vai reunir importantes personalidades internacionais vinculadas ao turismo, bem como governadores de vários estados brasileiros, entre outras autoridades nacionais.

Estão confirmadas as participações do presidente Mundial do Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID], Luis Alberto Moreno, e do secretário geral da Organização Mundial do Turismo [OMT], Taleb Rifai, representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo.

Fonte: BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis