12 coisas que você precisa saber sobre os fisioterapeutas

1. Fisioterapeuta é massagista?
Não. Da mesma forma que engenheiro não é mestre de obras, farmacêutico não é balconista de farmácia, arquiteto não é decorador, fisioterapeuta não é massagista. Não me venha com papo "estou com uma com tensão aqui nas costas... faz uma massagem?" Quer massagem? Contrate alguém que tenha feito um cursinho no SENAC. Não estudei 5 anos e ralei 850 horas de estágio pra fazer massagem grátis em pançudo. E se você quiser uma "massagem completa" procure nos classificados um micheteiro, ativo e bem dotado. Ele sim, é o profissional adequado satisfazer suas necessidades anais.

2. Não existe "o que o senhor me aconselha".
Quem dá conselho é padre e tia velha chata. Na área da saúde, conselho é diagnóstico. Diagnóstico tem que ser pensado, pesquisado, estudado, e por sua vez, cobrado. Quer um conselho? Marque um horário com minha secretária. E não se esqueça de levar sua carteirinha da Unimed ou o talão de cheques.

3. Posso pedir uma consulta grátis?
Claro... que não. Pode parecer inacreditável, mas mesmo que tenha se formado em uma universidade pública, o fisioterapeuta gastou uma soma considerável em sua formação. Livros, equipamentos, cursos extra curriculares, alimentação, transporte, etc. não foram gratuitos. Essa soma foi utilizada a título de investimento. E todo investimento tem que ter retorno financeiro. Se você quer consulta grátis, procure o SUS.

4. Fisioterapeuta precisa de dinheiro?
É surpreendente, mas fisioterapeuta também paga impostos, alimentação, combustível, vestuário, etc. E uma coisa bizarra: Os livros, os cursos de atualização, o consultório e as coisas que ele tem não chegam até ele gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu o motivo dele cobrar uma consulta?

5. É possível uma consulta pelo telefone?
Fisioterapeuta não é vidente. Ele precisa examinar pessoalmente o paciente. Se você quer um milagre, procure um padre ou tente uma macumba.

6. Fisioterapeuta atende finais de semana e feriados?
Sim, atende. Até em sua residência se for urgente. Mas desde que seja pago por isso. Desnecessário dizer que nesses casos o atendimento tem custo adicional. Por favor, não pechinche. Cara feia na hora de preencher cheque não diminui o que você tem que pagar. Se queria mais barato devia ter procurado outro fisioterapeuta, mais em conta e menos competente. O combinado não é caro.

7. Fisioterapeuta não é médico.
Não encha o saco do fisioterapeuta com a sua enxaqueca que nunca vai embora, seus corrimentos vaginais, suas hemorróidas purulentas ou com seu intestino preso que lhe deixa como um bolo recheado de cocô. Se você é gorda feito uma porca e quer um remédio tarja preta para emagrecer, procure um endocrinologista sem ética para lhe fornecer drogas. O máximo que o fisioterapeuta poderá fazer por você é lhe prescrever uma esteira ou bicicleta ergométrica.

8. Fisioterapeuta tem vida social?
Sim, tem. Em reuniões de amigos ou festas de família, fisioterapeuta deixa de ser fisioterapeuta, vira apenas amigo ou parente. Não reclame de sua atrite, nem peça conselhos. Fisioterapeuta dá diagnósticos. Para isso ele precisa refletir, se concentrar, ou seja, precisa trabalhar e ser remunerado por isso. E muitas vezes tambem precisa de equipamentos que estão no consultório, não no bolso do paletó. Entendeu? Se não, releia o tópico nº 2

9. O celular do fisioterapeuta.
Celular do fisioterapeuta é uma ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando muito urgente. Fora do horário de atendimento, mesmo que você não acredite, o fisioterapeuta pode estar fazendo alguma daquelas coisas que você pensou que ele não fazia: pode estar assistindo TV, dormindo, namorando ou até mesmo transando.

10. Antes da consulta
Por favor, marque hora. Se não marcar, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária. Ela não tem culpa da sua ansiedade. Ah! E não espere que o fisioterapeuta vá te colocar no horário de quem já marcou. Na próxima vez ligue antes. Só venha sem marcar em caso de emergência (que seja realmente emergência), por favor. Quando se diz que o horário de atendimento é até meio dia, não significa que você pode chegar 11:55. Se chegar, volte depois do almoço. O mesmo vale na hora do fim do expediente. Emergência? Claro que o fisioterapeuta atende, mas se estiver fora do horário normal, está fora do preço normal.

11. Na hora da consulta
Basta um membro da família para acompanhar o paciente para auxiliar a responder às perguntas do fisioterapeuta. Por favor, deixe os amigos do cunhado e seus vizinhos com os respectivos filhos nas casas deles. Não bombardeie o fisioterapeuta com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de esgotar a paciência. Fique calado e faça o que ele mandar. Espere o fim da avaliação física. O fisioterapeuta responderá com clareza todas as suas dúvidas. Evite perguntas que não tenham relação com o problema específico. Infelizmente, a cada consulta, o fisioterapeuta só poderá examinar um paciente. Lamentamos informar, mas seu outro parente também terá que passar por consulta e você também terá que pagar por ele. O fisioterapeuta não deixará de cobrar a consulta só porque você já gastou demais com planos de saúde e remédios. Não foram os fisioterapeutas que inventaram o ditado "A SAÚDE NÃO TEM PREÇO".

12. Um esclarecimento final.
Uma consulta custa R$ 200. Um "Poxa, dá uma olhadinha, vai..." custa R$ 300, ok?

Luiz Henrique de Castro
Fisioterapeuta graduado que não admite piadinhas sobre sua profissão

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis