Saiba como garantir a segurança do botijão de gás

A prevenção de acidentes com o de gás de cozinha precisa começar ainda antes da instalação do botijão. Na hora de comprar, é importante ter certeza de que você está adquirindo o gás em uma revendedora autorizada pela ANP, Agência Nacional do Petróleo. 

Abrão Lincoln Mesquita, coordenador de contingência da Liquigás, ensina que é preciso sempre pedir a nota fiscal à revendedora para verificar a sua legalidade. "Toda revenda legalizada tem por obrigação manter na fachada, visível ao público consumidor, uma placa contendo a razão social, o CNPJ e o número da autorização da ANP, bem como a capacidade de armazenamento de botijões", acrescenta.

Segundo a ANP, os revendedores autorizados são obrigados a ter em seu estabelecimento uma balança certificada pelo Inmetro para atestar que o botijão de gás está com peso correto.

Ao comprar em locais que não são fiscalizados, você pode adquirir um produto fora do prazo da validade e com menos gás do que o esperado. Além disso, os comércios ilegais de GLP podem acabar fornecendo aos compradores um botijão "pirata". De acordo com o Programa Gás Legal, do Sindigás, entidade que reúne as distribuidoras do combustível no país, o botijão pirata é aquele que traz a marca do rótulo e do lacre diferentes da que aparece gravada em alto relevo no corpo do botijão.

Portanto, ao comprar seu botijão, verifique se o rótulo, o lacre e a inscrição em alto revelo trazem o mesmo nome. Na balança, o botijão deve pesar bem próximo a 28 quilos, que é a soma do peso do botijão em si, 15 quilos, e do gás contido nele, 13 quilos. Os revendedores são obrigados aceitar de volta botijões de qualquer marca e, mesmo se o vazio estiver amassado ou enferrujado, o revendedor deve trocá-lo por outro em perfeitas condições.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, em 2010, somente na capital paulista, foram registrados 2,4 mil acidentes envolvendo botijões de gás. Para diminuir os riscos, as pessoas devem posicionar o botijão em um local adequado.

Colocar o botijão em espaços fechados, como compartimentos de armários, gabinetes, vãos sob escadas e porões não é uma boa ideia. Deixá-lo próximo a interruptores, tomadas e instalações elétricas, assim como de ralos ou grelhas de escoamento de água, também deve ser evitado. No caso dos ralos, por exemplo, a Liquigás explica que o gás, por ser mais pesado que o ar, pode se depositar no buraco e qualquer faísca poderá causar acidentes.

Não se esqueça de que o fogão é uma fonte de calor e por isso o botijão também não pode ser posicionado ao lado dele. Da mesma forma, não instale o botijão de maneira que a mangueira de gás fique passando por trás do fogão.

O ideal é que ele fique ao menos a 1,5 metros de distâncias das saídas de eletricidade e ralos, do lado de fora da cozinha, num ambiente arejado, coberto e protegido contra chuvas, vento e sol. Se ocorrer um vazamento, por exemplo, a ventilação vai permitir que o gás se disperse.

Quando você for fazer a troca do botijão, comece verificando se todos os queimadores estão fechados, depois puxe o lacre e retire-o totalmente, não utilize facas ou qualquer objeto pontudo para isso. Coloque o regulador utilizando somente as mãos, encaixe-o e rosqueie-o na válvula. "Depois, basta passar espuma de sabão ao redor da conexão e verificar se há vazamento. Se bolhas surgirem, é sinal de vazamento. Você pode repetir a operação, pois talvez seja apenas rosqueamento errado. Nunca utilize fósforo, isqueiro ou vela para o teste de vazamento de gás", orienta Abrão Lincoln Mesquita.

No dia a dia, a ANP aconselha os consumidores a adotar os hábitos de nunca deitar, inclinar, rolar, bater ou virar o botijão de gás de cabeça para baixo. O Sindigás recomenda sempre fechar o registro de gás ao sair de casa e, na hora de ligar uma boca do fogão, primeiro acender o fósforo ou ligar o acendedor elétrico e depois abrir o queimador para liberar ao gás.

O gás LP, que fica contido no botijão, é inodoro, ao contrário do que muitas pessoas imaginam. De acordo com a distribuidora Liquigás, é adicionado ao gás um composto à base de enxofre (etil-mercaptana) para caracterizar seu cheiro e tornar possível detectar eventuais vazamentos.

Se você desconfiar de um vazamento, não acenda luzes, fósforos, isqueiros, cigarros e nem ligue aparelhos eletrônicos. A chave geral de energia só deve ser desligada se estiver do lado de fora da casa. Abra portas e janelas e, antes de mexer no botijão de gás, feche o registro dele e afaste as pessoas do ambiente.

Para tentar parar o vazamento você deve desconectar o regulador de pressão de gás da válvula e, caso continue vazando, retirar o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fontes de ignição. Após se certificar dos procedimentos de segurança, entre em contato imediatamente com a assistência técnica do revendedor de gás ou com o corpo de bombeiros. 

Tanto a mangueira quanto o regulador de pressão de gás têm validade de cinco anos e devem ser trocados dentro deste período. O símbolo do Inmetro é a indicação de que o regulador está dentro das normas de segurança. Cuidar desses equipamentos também é importante para evitar problemas com o gás. 

Fonte: BBel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis