Fora de época, Ceará registra chuva de 155 mm


Uma chuva de mais de 150 milímetros caiu nesta segunda-feira (17), em Barbalha, no Cariri. A precipitação volumosa acontece em uma épora fora do período tradicional de chuvas no Ceará - fato também registrado em outras cidades da região. Prejuízos e transtornos foram vistos pela cidade.

Ao todo foram registradas chuvas em 33 dos 184 municípios do Ceará nesta segunda-feira. No credo popular o Estado vive atualmente o período conhecido como "chuvas do caju", em que pequenas chuvas em outubro coincidem com a época em que o caju floresce. Mas, nesta segunda, as chuvas aconteceram de forma mais intensa.

Em Barbalha foram registrados 155 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Dados não-oficiais apontam que em uma comunidade rural de cidade foram registrados 166 milímetros, por um pluviômetro amador. A precipitação sobre a sede de Barbalha começou ainda na madrugada, por volta de 2 horas, e se estendeu até a manhã, por volta de 9 horas. A chuva de 155 milímetros em Barbalha, em uma manhã somente, é equivalente a 10 vezes o volume registrado em todo o mesmo mês do ano passado. De acordo ainda com a Funceme, em outubro de 2010 Barbalha teve 15 milímetros.

Mais chuva no Cariri
Pelo menos três casas da localidade de Parque Bulandeira ficaram comprometidas, mas não chegaram a desabar. Ruas da cidade acabaram ficando sujas com a precipitação. No início da noite desta segunda o clima continuava nublado,mas sem chuvas. Também no Cariri, em Missão Velha, a Funceme verificou nesta segunda uma chuva de 121 milímetros. Houve ainda 75 milímetros em Brejo Santo e Juazeiro do Norte.
Fora do Cariri, na região Norte, houve 95 milímetros em Santa Quitéria.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis