Crato resgata espaço urbano

Todos os meses, o Projeto Música ao Pôr do Sol, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), está reunindo admiradores da música de qualidade nesta cidade. Cerca de 500 pessoas comparecem às edições que estão sendo realizadas na Pracinha do Cruzeiro. Na última quinta feira, a terceira edição do projeto apresentou o trabalho do músico pernambucano, Luciano Magno, que esteve no Cariri pela terceira vez.  Dentro de um repertório variado, o artista mostrou ao público algumas canções do seu disco "Viva Dominguinhos", gravado no ano de 2008 em homenagem ao instrumentista, cantor, compositor e discípulo de Luiz Gonzaga, Dominguinhos.

Oportunidade
O "Música ao Pôr do Sol" originou-se do Projeto Mostra de Música Cearense que acontece bienalmente em todas as unidades do Sesc no Estado do Ceará. A programação é uma oportunidade de compositores e intérpretes da região apresentarem seus trabalhos e se inserirem em um intercâmbio musical com artistas de renome internacional, como o próprio Luciano Magno que já se apresentou no Montreux Jazz Festival, na Suíça, e gravou com o renomado Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos e Alceu Valença. O músico também fez parte do Trio Sotaque, primeira banda a gravar um DVD instrumental no Estado de Pernambuco.

Fundamentada em um conceito que não se restringe ao puro e simples entretenimento e a apreciação de músicas que vão além do que é veiculado nas emissoras de rádio, a proposta do Música ao Pôr do Sol pretende estimular a produção musical no Município. Busca um aprofundamento crítico e reflexivo sobre a linguagem e o fazer musical. A longo prazo, o projeto poderá fomentar e difundir ainda mais a música instrumental no Cariri. 

O "Música ao Pôr do Sol" está sendo uma vitrine para este segmento específico e uma ferramenta de integração da comunidade com a cultura. O Sesc espera que a medida que forem sendo oferecidos os shows, as plateias sejam ampliadas. Para o produtor cultural, Sérgio Magalhães, o projeto contribui de forma significativa para o desenvolvimento do público enquanto ouvintes musicais. "É dever do Sesc contribuir para uma produção cultural e artística pautada em valores culturais de qualidade e auxiliar a evolução constante da produtividade dos músicos", afirma.


Pelo palco do projeto já passaram o contrabaixista, compositor e arranjador Marcelo Randemarck. O musicista multifacetado caminha pelo samba, bossa-nova, chorinho e baião e dedica parte da sua produção à causa animal. Tem profundo envolvimento com a cena da música do Ceará. Mas, já se apresentou em festivais na Europa e de outros promovidos pela revista Cover Baixo. Além dele, um interessado na cultura popular nordestina que criou e participou de inúmeros trabalhos nesta área, o multi-instrumentista e poeta que funde o tradicional e contemporâneo em sua obra, João Nicodemos, também deu sua contribuição. No show ele buscou criar uma atmosfera de lucidez e poesia conduzindo o espectador num passeio por seu imaginário. Apresentou seus poemas e músicas utilizando as mídias digitais como formas de expressão.

Apesar da diversidade, o circuito mantém sua identidade por promover a fruição e o conhecimento da produção instrumental em fins de tardes embaladas pelo misticismo do pôr do sol. Segundo João Nicodemos, o projeto representa integração do público com a música. Para ele, a estrutura do local favorece a qualidade dos shows. "Me senti muito a vontade em me apresentar em um espaço aberto, onde o pôr do sol deu um espetáculo a parte. Tive a oportunidade de mostrar um trabalho específico para o horário. A plateia gostou e interagiu. Mas, acho que a acessibilidade do local pode ser melhorada".

Expectativa
A expectativa é ampliar o conhecimento da estética musical, difundi-la e habituar o público a frequentar o local que, até então estava ocioso. Em um verdadeiro caldeirão multicultural, lá é possível apreciar shows que os circuitos comerciais não apresentam e compartilhar momentos de lazer. As crianças brincavam ao som da boa música e os adultos se aproximam da riqueza cultural dos artistas.

Público
500 pessoas, aproximadamente, comparecem às edições que estão sendo realizadas na Pracinha do Cruzeiro. Na última quinta feira, a terceira edição apresentou o músico Luciano Magno

MAIS INFORMAÇÕES 
Sesc
Rua André Cartaxo, 443.
Bairro São Miguel, Crato-CE
Telefone: (88) 3523.4444

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis