Combatentes líbios capturam ditador Muammar Gaddafi em Sirte, afirmam líderes do novo governo

O ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, foi capturado em Sirte, afirmaram autoridades do governo interino do país. Segundo líderes do Conselho Nacional de Transição (CNT), não há como confirmar se o ex-líder do país está vivo ou morto. Alguns relatos dizem que Gaddafi está ferido, mas ainda vivo, enquanto outros afirmam que o ditador morreu após confronto. Estados Unidos e Otan não confirmam a captura. No entanto, o site de uma televisão pró-Gaddafi, a Al-Libya, negou nesta quinta-feira "a captura ou a morte" do líder deposto. "As informações espalhadas pelos lacaios da Otan sobre a captura ou a morte do irmão dirigente Muammar Gaddafi não têm fundamento", indicou a televisão, afirmando que ele goza de "bom estado de saúde".

Segundo os líderes do governo interino, Gaddafi teria sido ferido. “Ele foi capturado e está ferido nas duas pernas”, afirmou Abdel Majid, um dos líderes do Conselho Nacional de Transição, à agência Reuters. “Gaddafi foi levado por uma ambulância”, acrescentou. Mohamed Leith, outro líder do CNT citado pela agência AFP afirmou, no entanto, que o ditador está “gravemente ferido”.

Já o comandante Abdel-Basit Haroun, do CNT, disse que Gaddafi teria sido atingido na cabeça por um tiro, durante confronto, e morrido. Seu corpo estaria sendo levado a Misrata. Segundo o depoimento de um rebelde líbio para a agência Reuters, Gaddafi estava escondido em um buraco em Sirte e quando foi encontrado começou a gritar "não atirem, não atirem".

A Otan afirmou que está checando os relatos sobre a captura de Gaddafi e que ainda não confirma as informações. O governo dos Estados Unidos também informou que ainda não tem condições de confirmar a notícia de Gaddafi tenha sido capturado ou morto.

A informação da captura do ex-ditador foi divulgada logo após a tomada de Sirte, cidade natal de Gaddafi e último reduto de forças leais a ele, pelos rebeldes líbios. O Conselho Nacional de Transição também informou que o ministro da Defesa do regime deposto, Abu Bakr Younus Jabr, foi morto em Sirte. O médico Abdou Raouf afirmou ter "identificado o corpo de Jabr", levado na manhã desta quinta-feira para o hospital de campanha da cidade.

Fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis