Infotech: a coluna de tecnologia do Blog Cariri

Google+ elimina necessidade de convites e adiciona mais nove recursos
Nesta terça-feira (20/9) a equipe do Google+ postou no site oficial mais nove aprimoramentos diferentes para a rede social. Segundo o site, o Google+ está em teste há 90 dias e já foram feitas 91 atualizações.

Entre as novidades dessa semana estão mudanças no "Hangout", a plataforma de videoconferência do Google+ que, até então, usava vídeo para conectar grupos de pessoas somente na tela do computador. Agora, com a atualização do app do Google+, usuários já podem ter o "Hangout" em seus smartphones. Segundo a empresa, para começar a usá-lo é só achar um amigo que esteja ativo no "Stream" e clicar em "Participar" para iniciar uma videoconferência.

Outra inovação envolvendo a plataforma de videoconferência é que as melhorias no aplicativo vão permitir que usuários do Google+ façam transmissões públicas pelo celular, usando o "Hangout". Segundo a equipe, para configurar, é bem simples: basta iniciar uma conversa e selecionar a opção de "Transmitir" e "Gravar" sua sessão. Uma vez no ar, até nove pessoas podem participar do "Hangout" e qualquer pessoa pode assistir à transmissão. "Começamos com um número limitado de transmissões, mas qualquer membro da comunidade do Google+ pode assistir", explicam.

Os aprimoramentos no "Hangout" ainda incluem compartilhamento de tela com outros usuários da rede, caderno de desenho, acesso ao Google Docs e "Hangouts temáticos", que trazem tópicos ao vivo, com diversos assuntos propostos pelos internautas. Além disso, a equipe do Google também disponibilizou para desenvolvedores a API do "Hangout" para a criação de novos apps e jogos usando a plataforma.

Já na área de busca, a empresa resolveu aprimorar a experiência do usuário do Google+. A partir de hoje, é possível encontrar qualquer coisa usando a rede social. "Digite o que deseja encontrar na caixa de pesquisa do Google+ e retornaremos pessoas e posts relevantes, e também conteúdos populares de toda a Internet", comentam. "Com mais de 1 bilhão de itens compartilhados e recebidos todos os dias, estamos curiosos para ver como a pesquisa irá conectar as pessoas através de seus posts no Google+", completam. De acordo com o post, o novo aplicativo da rede, com as novas atualizações do "Hangout", já está disponível no Android Market e logo chegará à App Store.

Por fim, a equipe decidiu, finalmente, abrir o Google+ para o público. Isso significa que, agora, qualquer pessoa pode se inscrever na rede, pois não é mais necessário ter um convite. "Testamos o produto ao longo das últimas doze semanas e aprendemos muito. Ainda estamos muito longe do fim, mas com os aprimoramentos que fizemos até agora estamos prontos para sair da fase de teste e ir para a fase beta, incluindo nosso 100o recurso: inscrições abertas", concluem.

Facebook muda feed e cria placar de novidade
No mesmo dia em que o Google+ anuncia sua abertura ao público geral, o Facebook contra-ataca com duas novidades.

O site está mudando a maneira como as atualizações são exibidas no feed de notícias. Além disso, a página inicial do usuário está ganhando um placar onde as notícias são atualizadas em tempo real.

No feed de notícias do Facebook, em vez de as notícias serem exibidas em ordem cronológica, elas serão ordenadas em função da frequência em que o usuário visita o site. Se faz uma semana que ele não entra na rede social, um resumo das notícias daquele período é exibido primeiro. Se a pessoa vai ao Facebook várias vezes num dia, o site mostra primeiro os posts mais recentes. Outra mudança é que as fotos passam a ser exibidas em tamanho maior.

O novo quadro Novidades passa a ser exibido no canto superior direito da página, ao lado do feed de notícias. Nele, as notícias vão mudando à medida que novos posts são publicados pelos contatos do usuário. Clicando numa delas, o post completo é exibido, com a foto e algumas informações da pessoa que o publicou. E o usuário pode adicionar seus comentários. Assim, fica fácil entrar numa conversa em andamento.

Esse quadro pode ser útil para quem verificar se um post está gerando discussões e se espalhando pela rede. Abaixo do quadro Novidades, aparece o de bate-papo. A linha divisória entre eles pode ser arrastada para cima ou para baixo. Com as mudanças, deixam de existir as opções de visualização Principais Notícias e Mais Recentes.

As novidades devem começar a ficar disponíveis para os usuários nesta noite. Sua  divulgação acontece dois dias antes do início da conferência f8, que o Facebook realiza em São Francisco, na Califórnia, na próxima quinta-feira. Lá, é possível que a a empresa anuncie mais mudanças no layout do site.

Na verdade, as mudanças divulgadas hoje eram esperadas para o f8. É possível que a empresa tenha decidido antecipá-las para se contrapor ao anúncio da abergura do Google+. O que está claro é que a turma de Mark Zuckerberg está reagindo com rapidez à investida do Google na área de redes sociais. Vai ser uma boa briga. O vídeo abaixo (em inglês) mostra as mudanças no Facebook.

Positivo apresenta tablet Ypy
Muitos já esperavam isso há algum tempo. Desde a conferência de imprensa do ano passado, jornalistas brasileiros se indagavam: "Quando será lançado o tablet da Positivo?". Era uma questão de tempo até o anúncio oficial, que ocorreu hoje. O nome do aparelho é muito surpreendente, e não segue a linha que todos imaginavam. Ypy foi o nome escolhido pela fabricante de eletrônicos. Em tupi, a palavra quer dizer "primeiro".

Serão dois modelos produzidos pela empresa, um de 7 (Ypy 7) e um de 9,7 polegadas (Ypy 10). A versão menor chegará às lojas com o sistema operacional Android 2.3.4, já o maior contará com o Android 3.2 Honeycomb. Enquanto o Ypy 7 chega ao mercado na segunda quinzena de outubro (a partir de 999 reais), o Ypy 10 ainda não tem preço ou data de lançamento.

Positivo Ypy 7

    * Tela: 7 polegadas (4:3, resolução de 1024 x 768 pixels);
    * Sistema operacional: Android 2.3.4;
    * Peso: 420 gramas;
    * Espessura: 11,8 mm;
    * Bateria: autonomia de até 9 horas;
    * Câmeras: frontal;
    * Memória de armazenamento: 10 GB (expansível por cartão SD);
    * Memória e processador: ainda não divulgados;
    * Preço: a partir de 999 reais (Wi-Fi).
    * Conectividade: USB, miniHDMI, expansão por cartão SD.
    * 3G: opcional.

Positivo Ypy 10

    * Tela: 9,7 polegadas (4:3, resolução de 1024 x 768 pixels);
    * Sistema operacional: Android 3.2 Honeycomb;
    * Peso: 700 gramas;
    * Espessura: 11,8 mm;
    * Bateria: autonomia de até 8 horas;
    * Câmeras: frontal e traseira;
    * Memória de armazenamento: 20 GB (expansível por cartão SD);
    * Memória e processador: ainda não divulgados;
    * Preço: não divulgado;
    * Conectividade: USB, miniHDMI, expansão por cartão SD, GPS;
    * 3G: opcional.



Norton lança versão 2012 de suíte antivírus
A marca Norton da Symantec acaba de lançar os produtos da linha 2012. Nela, estão os software Norton Internet Security e Norton AntiVirus. Também foram anunciados outros dois programas voltados para a iniciativa Norton Everywhere chamados Norton Tablet Security e Norton Anti-Theft.

Sobre o projeto Norton Everywhere, Sally Jenkis, vice-presidente mundial de marketing da Norton, destaca a ideia de “ir além da segurança tradicional no PC e fornecer segurança para tablets e dispositivos móveis”. Portanto, são oferecidas soluções de segurança familiar, bem como ferramentas para o usuário conseguir localizar seu computador portátil ou celular perdido.

Sally também ressaltou a importância de ter um produto pago para proteger o computador: “O ponto é que um antivírus gratuito é básico e os números mostram que isso não basta para se proteger do crime cibernético. Você tem exatamente o que paga por ele. As expectativas podem ser maiores quando se paga pelo produto, é uma questão de conscientização”.

Dentre as novidades e principais melhorias da nova versão estão ferramentas como Norton Identify Safe in the Cloud, para proteção de informações pessoais e financeiras contra crimes cibernéticos, além de manter os usuários seguros contra websites fraudulentos.

Há também o Norton Management, funcionalidade baseada na web para o usuário gerenciar seus aplicativos de qualquer lugar. Outro destaque fica por conta do Download Insight, o qual verifica cada arquivo baixado antes da instalação e fornece dados adicionais ao usuário.

A tecnologia Sonar também foi aprimorada e monitora a execução de aplicações a fim de detectar e desativar ameaças desconhecidas. Além disso, agora o usuário também conta com um gerenciador de tarefas da inicialização. Assim, ele pode visualizar itens que vão afetar o boot inicial do PC. A partir disso, pode desligar aplicações prejudiciais.

Por sua vez, o Norton Internet Security 2012 é a suíte completa de segurança da Symantec. O software vem com antivírus, antispyware, proteção contra phishing, rootkit, worms, atispam, monitoração e mapeamento da rede. Também garante proteção de identidade online, gerenciamento de controle dos pais, firewall e proteção para rede sociais.

Uma das grandes vantagens do Norton Internet Security 2012 está na proteção em tempo real estendida às outras funções do programa. Tal fato garante ao usuário uma navegação mais tranquila pela internet.

Já o Norton AntiVirus 2012 vem com as tradicionais opções de escaneamento e outros escudos contra ameaças que costumam atacar o computador. Ele vem com antivírus, antispyware, proteção contra phishing, rootkit, worms e ao navegador.

O grande problema tanto do Internet Security quanto do AntiVirus está na interface. Não há como negar que muitas mudanças foram feitas para a versão 2012. Agora, a interface está mais moderna, bem organizada e com menos informações. No entanto, as descrições das configurações são complexas para o usuário comum, o que dificulta em muito a utilização do aplicativo.

Maria Bethânia desiste de blog milionário
A cantora Maria Bethânia desistiu de criar seu blog de poesias.

Em março deste ano, Bethânia foi autorizada pelo Ministério da Cultura a captar até 1,3 milhão de reais em incentivos, por meio da Lei Rouanet, a fim de financiar seu blog de poesias.

O projeto previa a publicação de um vídeo diário com Bethânia interpretando textos de poetas famosos. A direção dos vídeos seria feita por Andrucha Waddington. Pelo projeto, Bethânia receberia cerca de 600 mil reais.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a cantora se dedicará a outros projetos. No momento, Bethânia está em estúdio gravando seu novo disco.

Na época, o projeto foi bastante criticado na web e nas redes sociais.

Fonte: Info, Olhar Digital e Tecmundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis