Casa Grande faz turnê nos EUA

Nova Olinda. Os meninos da Fundação Casa Grande estão nos Estados Unidos. Depois de turnê por vários países da Europa, a turma apresenta-se em exposições, shows, conferências e vídeos, levando a cultura e tradição do Cariri em "Casa Grande - Uma Viagem aos Encantos da Chapada do Araripe". O grupo estará nas cidades americanas de North Dartmouth e Boston. Este ano, os integrantes da Fundação ainda deverão visitar países sul-americanos, como México e Colômbia. Desde a última terça-feira que a turma, acompanhada pelos diretores do projeto, Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, estão participando de várias apresentações na Terra do Tio Sam. Na quarta-feira, o Concerto Rua do Vidéo, com o grupo "A Banda", foi levado ao público de alunos e professores da Universidade de Massachusetts, em North Darmouth.

A apresentação aconteceu no auditório Woodland Commons, da instituição. No dia 20, em Boston, além da apresentação do filme Rua do Vidéo, houve uma mesa de conversa com Alemberg e Rosiane sobre o tema "Fundação Casa Grande, um espaço de vivência em gestão cultural para crianças e jovens".

Turnê 
A Chapada do Araripe ganha visibilidade com a exposição, que foi aberta na última segunda-feira, no hall de entrada do Centro de Estudos de Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts. A solenidade de abertura da exposição, segundo Samuel Macedo, um dos integrantes d´A Banda, aconteceu com a presença de professores e alunos da instituição, e foi muito bem recebida.

Os espetáculos já foram apresentados aqui no Sudeste, além de Itália, Portugal, Espanha e também na Alemanha. É uma oportunidade de o mundo ter contato como Cariri. O espetáculo Rua do Vidéo traz a vivência das trilhas regionais. Uma mescla das influências dos meninos de Nova Olinda, com exibição em cenas de audiovisual, enriquecendo o show, criado desde as ruas do Cariri, por onde os garotos passaram e passam, entrando pela vivência do laboratório da Fundação.

O espetáculo foi criado no programa de Arte no laboratório de música da Fundação Casa Grande, juntamente com o produtor musical paulista e percussionista André Magalhães.

A rua que dá nome ao espetáculo realmente existe, e fica no centro de Barbalha. Por lá foram registradas imagens da festa tradicional de Santo Antônio e os grupos de tradição popular que todos os anos mostram seu encanto e tradição. No show essas imagens são revividas, pelo som, e a naturalidade de jovens que estão simplesmente em casa para mostrar o misto da cultura caririense.

Maturidade 
O guitarrista Samuel Macedo afirma que o nome do show se traduz no trocadilho de vídeo e Vidéo. O musical é, na verdade, um passeio pelas ruas e cidades da região. Ele diz que esse é um momento de maturidade do grupo, com composições próprias no palco. Uma delas é de Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. "A Banda" faz uma leitura das linguagens populares, também trazendo influências do rock, jazz, e é formada pelos jovens Aécio Diniz (baixo e percussão), Samuel Macedo (guitarra e violão), Hélio Filho (bateria e percussão) e Rivaldo Souza (percussão).

O grupo estuda junto desde a infância no laboratório de música da Fundação. Com o conhecimento que cada um vem adquirindo, transformam a música em uma ferramenta para a construção social de crianças e jovens, com influência nas origens do seu povo.

Referências 
São experiências vindas também do contato com músicos que admiram e outros tantos com quem já tocaram, como Gilberto Gil, Jefferson Gonçalves, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, André Magalhães e outros complementadas pelas viagens Brasil afora e das turnês internacionais por Portugal, Alemanha e Itália. Este mesmo show d´A Banda foi apresentado em julho do ano passado na Alemanha e depois no Rio de Janeiro. A estreia aconteceu mesmo em Nova Olinda, depois de uma produção que envolveu seis meses de trabalho. São 50 minutos muito bem aproveitados. Os meninos apaixonados pela música chegam na terra do Tio Sam com seus acordes refinados na cultura bem caririense.

A exposição conta com imagens bem trabalhadas e um histórico da Chapada do Araripe. As tradições, a cultura, a natureza, todo um contexto encantador para quem ouve o contador de histórias, Alemberg Quindins, e para quem vê as belas imagens do paraíso natural e cultural do Cariri. O projeto de turnês internacionais foi iniciado por meio de um edital do Ministério do Turismo, por meio da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário (Turisol). Nova Olinda hoje figura no cenário nacional como uma das 60 cidades turísticas do Brasil.

FIQUE POR DENTRO
 
Programação 
Os espetáculos levados para os Estados Unidos, junto com as palestras, pelos gestores da Fundação Casa Grande, passaram por vários países da Europa e também foram apresentados no Cariri e sudeste do País. A cultura, a história do Cariri e do seu povo, o envolvimento dos meninos filhos de agricultores de Nova Olinda com as trilhas da modernidade e o projeto desenvolvido na Fundação em quase duas décadas são apresentados pelos meninos, em forma de apresentações musicais, vídeos, conferências e exposições fotográficas.

MAIS INFORMAÇÕES
Escritório da ONG Fundação Casa Grande
Rua Ratisbona, S/N, Centro, Crato-CE
Telefone: (88) 3521.8133

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis