As três maiores consequências do lixão no Crato - Por: George Macário

NE - Fiz questão de republicar esse ótimo artigo do George Macário (publicado originalmente no blog O Democrato) para que você, caro leitor, possa ter ciência do tamanho da gravidade em trazer o lixão para nossa cidade.
O CRATO DIZ NÃO AO LIXÃO DO CARIRI!

SAIBA QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS MAIS FORTES

PRIMEIRO:

QUANTO AO AUMENTO DO TRÁFEGO DE CAMINHÕES PESADOS E SEUS EFEITOS:


*Impacto no Trânsito - Aumento considerável do fluxo de caminhões nas estradas e a possibilidade da elevação do número de acidentes;
* Poluição do Ar 1- Por meio do mal cheiro deixado pelo resíduo da parte externa dos caminhões CUCA;
* Poluição do Ar 2- Provocada pela quiema do Óleo Diesel dos caminhões;
* Poluição Sonora - Produzida pelo barulho dos motores dos caminhões, que transitarão DIA e NOITE.

Obs.: As Avenidas Padre Cícero ( Crato - Juazeiro), Perimetral Thomaz Osterne, Av. J. P. B. de Menezes, a CE 386 (Crato - Ponta da Serra), e a Estrada de Arajara (Crato - Barbalha), sofrerão diretamente os impactos.

Caro leitor, imagine-se viajando de Topic ou de motocicleta, de ônibus ou de carro particular, com destino à Ponta da Serra. De repente, você encosta na traseira de um desses caminhões CUCA, que faz parte de um comboio de oito deles, em fila e carregados de Lixo. Você espera pacientemente pela oportunidade da ultrapassagem, devido ao tráfego de incontados caminhões de lixo que estão retornando. Pense no quanto será agradável, respirar, durante 10, 15, 20 anos, aquele "aroma de rosas" solto no ar, sem esquecer o tanto de fumaça preta do diesel queimado, o quanto "fará bem aos seus pulmões". Durma com um barulho desses! Não! Não se trata de um mero bordão popular! O Barulho dos caminhões CUCA é outra dura realidade que iremos enfrentar todos os dias, pela manhã, tarde, noite e de madrugada! Vocês que moram nessas Avenidas e Rodovias jamais terão a sua vida como antes! Abra a porta e sentirá a diferença no AR!

SEGUNDO:

QUANTO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA REGIÃO ONDE SERÁ INSTALADO O LIXÃO/ ATERRO SANITÁRIO.


Obs.:O Sítio Jaburu, Palmeirinha dos Vilar, Palmeirinha dos Brito e Sítio Cipó dos Thomaz, além da sede do Distrito de Ponta da Serra, sofrerão diretamente os impactos abaixo:

* Poluição do Riacho Jaburu - Este é um importante afluente do Rio dos Carás, rio que é perenizado pelas águas do Açude Thomaz Ostene de Alencar, durante os 12 meses do ano. A partir da afluência do Riacho Jaburu, despejando suas águas poluídas, é evidente que provocará a MORTE daquela parte o Rio dos Carás até o final de suas águas, que darão prosseguimento à poluição ao Rio Salgadinho e assim por diante.
* Poluição do Lençol Freático - Isto poderá acontecer por possíveis fissuras ou fendas geológicas no solo cristalino, pela introdução de substâncias altamente poluentes, inclusive, as que serão oriundas das indústrias de borracha, de metais e jóias, entre outras que se utilizam de elementos químicos, além de todo o lixo hospitalar da Região.
* Poluição do Ar - Uma vez que Pilhas e Pilhas de lixo serão erguidas, cada uma com mais de 30 metros de altura, verdadeiras montanhas, que terão drenagem para a coleta do CHORUME, que vem a ser aquele líquido preto que sai dos sacos de lixo, uma substância com elevado grau de perigo à saúde. Pois bem, serão construídos PISCINÕES para a recepção deste líquido e que ele possa ser tratado. Antes disso, o odor podre deste processo ficará no AR, se transportando de acordo com a vontade do vento. Há quem diga, que com até 06 km de distância é possível sentir a fedentina, afetando toda a região.

TERCEIRO:

QUANTO À DISTÂNCIA PERCORRIDA PELOS CAMINHÕES, COM DESTINO AO LIXÃO, CASO ELE SEJA EM CRATO OU SE FOR EM CARIRIAÇU:


Obs.: Citamos o exemplo dos três principais municípios do Cariri - CRATO, JUAZEIRO E BARBALHA.

CASO SEJA EM CRATO:
O caminhão do Crato percorrerá - 28Km ( Ida e volta = 56km)
Juazeiro do Norte - 40Km ( Ida e volta = 80km)
Barbalha - 52Km ( Ida e volta = 104km)

CASO SEJA EM CARIRIAÇU:
O caminhão do Crato percorrerá - 23Km ( Ida e volta = 46km) - economia de 10Km
Juazeiro do Norte - 21Km ( Ida e volta = 42km) - economia de 38Km
Barbalha - 37Km ( Ida e volta = 74km) - economia de 30Km


É bom salientar que, somente o Juazeiro do Norte produz 60% de todo o lixo do Cariri. Estima-se em mais de 270 toneladas por dia. É certo que será o município que terá a maior frota de caminhões, com no mínimo 27 deles, entre os 50 que circularão todos os dias em direção ao Lixão. Acima, na cor azul, podemos constatar a economia de 38Km(para cada viagem de caminhão Cuca) que fará o Juazeiro do Norte, caso o Aterro Sanitário venha a ser instalado no município de Caririaçu que, diga-se de passagem, já manifestou interesse e, inclusive, destinou uma área propícia.

O argumento de que o ATERRO SANITÁRIO é um bom "negócio", que gera emprego e renda, além de atrair inúmeros incentivos Estaduais e Federais é, de longe, insignificante diante dos danos causados ao Meio Ambiente. O número de pessoas que serão beneficiadas pela implantação do ATERRO CONSORCIADO é irrelevante, se comparado ao universo daquelas que serão, direta e indiretamente, envolvidas pelas consequências nefastas deste "Presente de Grego" ofertado ao Crato.


A PERGUNTA É:
SE CARIRIAÇU ACEITA O ATERRO SANITÁRIO, POR QUE A INSISTÊNCIA PARA A INSTALAÇÃO EM CRATO?

GEORGE MACÁRIO - Editor do blog O Democrato. Publicado no Blog Cariri com autorização expressa do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis