Eleições 2018: Camilo visita camelódromo do Crato

A quarta-feira (29) começou animada no município do Crato, na região do Cariri. O motivo foi a presença, logo no início da manhã, de Camilo Santana no Shopping Popular da cidade, conhecido como Camelódromo. Em seu primeiro ato de campanha do dia, o candidato visitou o espaço e aproveitou a oportunidade para conversar com quem passava pelo local e permissionários. A visita foi acompanhada por Cid Gomes e Eunício Oliveira, candidatos ao Senado, e postulantes aos cargos de deputado estadual e federal.

Intervenções urbanas já realizadas e em fase de planejamento para gerar mais renda através da religiosidade local, uma das vocações turísticas dos municípios Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha - chamado de Crajubar, foram destacadas por Camilo. 

"Nós já estamos investindo em todos os roteiros turístico-religiosos do Ceará. Aqui, já concluímos toda a urbanização do entorno da estátua de Nossa Senhora de Fátima e já estamos licitando o novo acesso, com uma nova avenida, porque o fluxo de turistas está ficando grande. Então, estamos criando toda a infraestrutura necessária para a grande referência do atrativo turísticos do Crato. Em Juazeiro do Norte, já fizemos a Avenida do Contorno, que dá acesso ao horto e à estrada Padre Cícero, e estamos licitando um teleférico. Para fechar o triângulo Crajubar, vamos fazer em Barbalha uma área religiosa em homenagem a Santo Antônio. Com isso, esperamos tornar a região destaque nesse tipo de turismo e trazer mais recursos para a população", concluiu Camilo.

Mais geração de renda
O Shopping Popular do Crato foi reformado nesta gestão de Camilo Santana como governador do Ceará. A nova estrutura beneficia não só os visitantes do local, mas principalmente os permissionários dos 179 boxes, que comercializam diariamente, em um ambiente limpo e confortável, diversos produtos, desde confecção, artesanato, calçados, eletrônicos, até plantas medicinais, temperos, frutas, verduras e refeições. 

"O Cariri tem um potencial comercial e industrial muito grande. Temos que fomentar a atração de empresas com a política de incentivos fiscais. Aqui faz divisa com Pernambuco, Piauí e Paraíba, então queremos fortalecer a economia industrial, agrícola e de serviços. Tenho certeza que será muito importante para a região" ponderou Camilo Santana, ao falar sobre outras formas de movimentar a economia local.

Reconhecimento 
Verônica Amorim trabalha com sua família há mais de 20 anos no Camelódromo vendendo refeições e declarou apoiar Camilo pelas diversas ações realizadas por ele que beneficiaram a população do Crato. "Moro no (bairro) Seminário, que passou recentemente por uma urbanização em sua encosta. Podemos citar também o anel viário, as residências que já foram entregues e as que estão sendo construídas pelo programa 'Minha Casa, Minha Vida', além, é claro, do Shopping Popular, que melhorou bastante após a reforma. Nós só temos o que agradecer a ele", enfatizou a comerciante.

Curta nossa página no Facebook

Elaiza - Is It Right



Prédio da UPA de Barbalha se tornará policlínica municipal

O prédio que deveria contemplar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro do Rosário, está bem conservado, com pintura recente, mas seu entorno tem acumulado lixo e servido de banheiro público. Estes são alguns sintomas da ociosidade deste espaço que deveriam atender urgência e emergência na Terra de Santo Antônio. No entanto, até 2019, ele deve se tornar uma policlínica municipal.

“Não existia demanda para ter UPA”, garante o prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio. Para ele, a instalação do equipamento no bairro do Rosário foi um “programa eleitoreiro”, pois, o Município já conta com dois hospitais de grande porte – Santo Antônio e São Vicente – que atendem urgência e emergência 24h e recebem recursos federais e municipais. “Serviu para algumas pessoas se elegerem”, provoca o gestor. Segundo ele, não há recurso na Prefeitura que pudessem manter a UPA em funcionamento.

“O Governo Federal subestimou o orçamento das UPA’s. Quando abriu, a realidade era outra. As prefeituras ficavam com 70% dos custos. Para Município pequeno porte, onde já não temos condições de cuidar das unidades básicas, imagine a gente criar um equipamento onde vai ter que desembolsar de R$ 500 a 700 mil por mês para poder montar”, justifica o prefeito.

No entanto, Argemiro garante que o prédio será utilizado, mas sem atender a urgência e emergência. “É um prédio de qualidade, bem localizado. É um prédio que pode ser bem aproveitado”, acrescenta.

Perspectiva
Para não deixar o prédio ocioso, a Prefeitura de Barbalha vai instalar uma policlínica municipal para realização de alguns exames como ultrassom, eletro, e colposcopia. Lá, haverá também um Centro de Maternidade Infantil, Centro do Idoso, contemplando a fisioterapia e Centro de Diabetes e Hipertenção.

Além disso, em parceria com o curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), vizinha ao equipamento, haverão atendimento de algumas especialidades. “Eles colocariam os alunos para acompanhar os pacientes. Seria uma parceria para ter esses laboratórios de especialidades aberta”, completa Argemiro. A expectativa é que funcione a partir de 2019, de manhã, tarde e noite.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Desligamento do sinal analógico de televisão começa em cinco cidades da região do Cariri

Por decisão do GIRED, Grupo de Implantação da TV Digital, os canais de TV de Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Crato e Missão Velha estão autorizados a desligar o sinal analógico, a partir das 23h59 desta terça-feira, 28, e o processo se encerra em 31 de outubro. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital.

“O desligamento tem início nessas 5 cidades e as pessoas que ainda não migraram precisam se preparar porque o sinal analógico pode ser desligado a qualquer momento”, diz o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto. “Estamos preparados para atender a população e auxiliá-la da melhor maneira possível para que todos estejam preparados”, afirma.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, composto por antena digital e conversor com controle remoto, as famílias precisam acessar o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Curta nossa página no Facebook

AddThis