Mulheres que comem muito fast food podem ter mais dificuldades em engravidar, aponta pesquisa

Mulheres que comem fast food com regularidade e deixam de lado o consumo de frutas têm maior probabilidade de desenvolver dificuldades para engravidar, segundo um estudo recém-publicado no periódico "Human Reproduction".

A conclusão é de que uma dieta nutritiva aumenta a capacidade reprodutiva.

Uma pesquisa com 5.598 mulheres identificou que as que se alimentam de fast food quatro ou mais vezes por semana tendiam a demorar quase um mês a mais para engravidar do que as que comiam raramente ou nunca.

É importante ressaltar, porém, que o estudo tem limitações: foi baseado na lembrança do que as mulheres entrevistadas (de Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Irlanda) comeram antes de no mês anterior ao início de suas gestações dos primeiros filhos.

Parteiras visitaram as entrevistadas entre a 14ª e a 16ª semanas de gravidez e perguntaram a elas a frequência com que comiam frutas, vegetais verdes e peixe - e também hambúrgueres, pizzas, frangos e batatas fritas e outras refeições de lanchonetes fast food.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que haviam comido fruta menos do que uma a três vezes em um mês levava, em média, um mês adicional para engravidar do que as que tinham o hábito de ingerir frutas três ou mais vezes por dia.

Avaliando as chances de as mulheres não engravidarem no período de um ano, os pesquisadores identificaram que, na média geral, essa possibilidade era de 8% entre as entrevistadas. Mas essa porcentagem subia para 12% entre as mulheres que comiam poucas frutas e 16% das que consumiam fast food excessivamente (quatro ou mais vezes por semana).

"Os resultados mostram que uma dieta de qualidade, com muitas frutas e mínimo consumo de fast food, melhora a fertilidade e reduz o tempo de se engravidar", afirmou Claire Roberts, líder do estudo e professora da Universidade de Adelaide, na Austrália.

Peixe e vegetais
Ao mesmo tempo, causou surpresa nos pesquisadores o fato de eles não encontrarem vínculos entre o tempo de engravidar e a ingestão de folhas verdes e peixe.

Só foram identificados, portanto, os efeitos "protetores" das frutas: "Frutas e vegetais contêm uma variedade de antioxidantes e fitoquímicos que podem beneficiar a fertilidade", diz a pesquisa. "Como apenas questionamos [as entrevistadas] a respeito de folhas verdes, e não de outros tipos de vegetais, não capturamos o consumo total de vegetais, potencialmente limitando [nosso conhecimento sobre] o impacto que eles podem ter na fertilidade."

É possível, também, que outros fatores externos tenham afetado os resultados da pesquisa. Mas os estudiosos afirmam que há amplas evidências de que a dieta da mulher afeta suas chances de ficar grávida.

"Em geral, o estudo sustenta algo que muitos profissionais da saúde já dizem de modo intuitivo: refeições saudáveis são benéficas para casais que estejam tentando ter filhos", afirmou o médico Gino Percoraro, da Universidade de Queensland, não envolvido na pesquisa.

Para não interferir com os resultados, casais foram excluídos da pesquisa caso o homem estivesse sob tratamento por infertilidade.

Fonte: BBC Brasil

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Fernando Santana participa da entrega das chaves aos permissionários dos boxes na estátua de Nossa Senhora de Fátima

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
O ex secretário adjunto do Governo do Estado, Fernando Santana esteve reunido com o prefeito do Crato Zé Ailton Brasil, integrantes da Associação dos Barraqueiros do bairro Nossa Senhora de Fátima e o Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo do Estado, Quintino Vieira. O encontro teve como objetivo entregar simbolicamente as chaves para que os permissionários tomem posse de suas barracas padronizadas e possam comercializar seus produtos.

A emoção tomou conta dos trabalhadores, quando o Prefeito Zé Ailton e o secretário Quintino Vieira deram a notícia de que as chaves seriam entregues naquele momento.

“Foram dias de luta, porém, sempre apoiados pelo prefeito Zé Ailton e pelo Governador Camilo Santana, hoje realizamos um grande sonho, meu sentimento é de pura gratidão”, disse o presidente da Associação dos barraqueiros, José Roberto Alves.

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
O Secretário Quintino Vieira enalteceu a consolidada parceria entre Zé Ailton e Camilo Santana que só traz benfeitorias para o Crato”. Uma união que prima pelo desenvolvimento da cidade, estado e município vislumbra mais conquistas e cada vez mais desenvolvimento. A estrutura adequada já toma forma, a avenida que dará acesso a estátua de Nossa Senhora de Fátima e o teleférico são projetos que em breve estarão sendo colocados em prática e assim vamos prosperando” destacou. 

A comerciante, Silvaneide Santos, não escondeu a alegria de estar prestes a poder comercializar seus produtos num local apropriado. “Irei caprichar nos meus salgados, meus clientes vão adorar. Não tenho nem palavras para expressar minha felicidade”.

Fernando Santana parabenizou os permissionários pela grande conquista, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Crato e se colocou a disposição da associação para lutar por melhorias naquele espaço.

Curta nossa página no Facebook

‘Não sei se os acusadores dormem com a consciência tranquila que eu durmo’, diz Lula

O ex-presidente Lula, preso há 30 dias na sede da Lava Jato em Curitiba, segue se manifestando de dentro da cadeia para a militância. Nesta segunda-feira, 7, em depoimento divulgado pelo seu site oficial, ele volta a se declarar inocente pela condenação no caso do tríplex do Guarujá. O imóvel e a reforma feita nele seriam propina de empreiteiras em troca de contratos com o governo.

“Completam-se 30 dias que estou aqui aguardando que o Moro e o TRF4 digam qual crime eu cometi. Não sei se os acusadores dormem com a consciência tranquila que eu durmo. A minha tranquilidade é porque eu tenho vocês” , assina Lula.

Na carta, o ex-presidente afirma que que tem ‘certeza’ de ser ‘vítima de um conluio entre a imprensa e a Força Tarefa da Lava Jato que não sabem como sair da emboscada que se meteram com tantas mentiras’. Desde que foi preso, militantes acampam da sede da Superintendência da Polícia Federal, com moradores da região alegando transtornos.

A Prefeitura de Curitiba já solicitou a transferência de Lula e a Justiça já determinou que os movimentos desfaçam o acampamento sob pena de multa diária. O acampamento também foi alvo de tiros na semana passada.

Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook

Se você defende a ditadura, você oficialmente defende um governo de assassinos

“É o documento secreto mais perturbador que já li em 20 anos de pesquisa”, disse o professor de Relações Internacionais Matias Spektor, colunista da Folha de S.Paulo, em sua página no Facebook.

Ele acabava de divulgar um documento secreto de 1974, liberado pelo Departamento de Estado dos EUA, em que o chefe da CIA, a agência de inteligência americana, relatava que o ditador brasileiro Ernesto Geisel (chamado por alguns de “presidente”) aprovara, em reunião com a cúpula do regime, a continuidade da política de “execuções sumárias” de adversários.

Da reunião participava, entre outros, o chefe do Serviço Nacional de Informação e futuro ditador João Baptista Figueiredo.

Àquela altura o saldo de assassinatos promovido pelo Centro de Informações do Exército era de 104 pessoas.

“Pessoas, não, subversivos perigosos” dirão os viúvos do regime, muitos deles nascidos após a reabertura democrática, posicionados como pelegos  sobre o mantra de que a violência era o recuso recomendável para garantir a “ordem”.

Voltemos alguns passos na História (e na lógica).

Quando você aceita que um chefe de governo tem a prerrogativa de decidir sobre a vida e a morte de seus cidadãos, você dá a ele a prerrogativa de decidir quem é ou não subversivo.

Pode ser alguém distante de você – e se seu senso de justiçamento não alcança a dimensão da vida humana, que pode e deve ser julgada com amplo direito à defesa, talvez você mude de ideia quando o inimigo passa a ser você.

“Basta não fazer bobagem e entrar na linha”, dirá o leitor raptado de bate-pronto.

Ganha uma visita ao Doi-Codi o leitor que souber responder que tipo de perigo representavam pessoas como o jornalista Vladimir Herzog, “suicidado” sob custódia do regime, já no governo Geisel, ou as potenciais vítimas do ataque a bombas planejado por militares ao Centro de Convenções do Riocentro, em 1981, sob o governo Figueiredo.

Na reunião relevada pela CIA, o comando da ditadura concordava que era preciso empregar métodos extralegais (leia-se criminosos) para combater a “ameaça terrorista e subversiva”. Repare que, na narrativa da “ordem versos terroristas”, são os supostos comandantes da ordem que defendem os métodos extralegais.

Dias depois, ficou decidido que a execução deveria ser aprovada previamente pelo ditador. O que nos leva a concluir que o afastamento dos responsáveis pelos assassinatos ocorridos desde então foram antes motivados pelo desafio ao comando do que pelo crime em si.

No país onde até o lema da bandeira está a serviço da “ordem e do progresso”, chega a ser custoso ponderar, repetidamente, a diferença entre proteger os cidadãos (chamados assim até segunda ordem) e combater a desordem.

Por aqui, entre soluços autoritários e democracias de baixa intensidade, essa “desordem” é debelada toda vez que alguém ousa desafiar o comando responsável por vigiar as estruturas do nosso fosso de desigualdades, violências e oligarquias cristalizadas.

O “direito” de cometer execuções em nome da “ordem” é o direito de definir o que é a ordem. Essa ordem, por aqui, é e sempre foi a garantia de que tudo deve permanecer como está e como sempre foi: manda quem pode, obedece quem tem juízo. E quem manda são sempre os mesmos; os demais que tenham juízo.

Entre as duas pontas estão as marcas de bala, pobreza e sangue de uma tragédia histórica chamada Brasil.

Por: Matheus Pichonelli

Fonte: Yahoo!

Curta nossa página no Facebook

Pedro Lobo faz entrega de kits de produção em Salitre

Pedro Lobo esteve nesta quarta-feira,10 de maio, na comunidade de Serra de Carlos, em Salitre para entregar kits de produção as famílias de beneficiadas pelo programa Cisternas, construídas pelo Instituto Flor do Piqui, através de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário- SDA.

No município cerca de 108 famílias receberam kits de irrigação e produção. Pedro Lobo destacou que o momento é importante para às famílias que terão como produzir e melhorar a renda familiar – “Essa é uma importante tecnologia social de convivência com o semiárido, que traz dignidade para o homem e a mulher do campo.

Curta nossa página no Facebook

Após visita à prisão, Leonardo Boff diz que Lula continua 'candidatíssimo'

Após conversa com o ex-presidente ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, o teólogo Leonardo Boff afirmou que Lula pediu para que passasse o recado de que continua "candidatíssimo". Boff tentou visitar o ex-presidente em 19 de abril, mas o pedido foi negado. 

"Diga aos jornalistas que sou candidatíssimo", disse o ex-presidente a Boff, que é amigo pessoal de longa data do petista e se reuniu com ele por meia hora na cela especial da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Se ganhar, vou não só repetir as aquelas políticas sociais que fiz, mas fazer com que sejam políticas de Estado, que entrem no Orçamento, que sejam o centro do poder econômico e político seja orientado para aqueles que sempre foram excluídos",

Na semana passada, Lula foi autorizado a receber "assistência espiritual" às segundas-feiras, além de visitas de dois "amigos" às quintas. Em 19 de abril, Boff tentou visitar o ex-presidente, mas foi impedido. 

Após o encontro, Boff disse que Lula está "muito bem" e com entusiasmo para se manter na luta. Para ele, o ex-presidente "tem uma indignação justa, de quem sofre por causa de falsificações, distorções e mentiras com o objetivo de liquidar a candidatura dele e enfraquecer o mais possível o PT". 

Condenado a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso em Curitiba. Apesar disso, o PT sustenta que o ex-presidente é o pré-candidato do partido ao Planalto. 

Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook

IFCE Crato abre 35 vagas para curso técnico gratuito em Agropecuária

Estão abertas de 14 a 28 de maio as inscrições para o processo seletivo 2018.2 do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará. São 35 vagas para o curso técnico gratuito em Agropecuária na modalidade subsequente, para quem já concluiu o ensino médio. Outros 19 campi do IFCE participam do processo, que oferta 1570 vagas no total.

As inscrições podem ser feitas pelo site qselecao.ifce.edu.br, em que também está disponível o edital completo. A seleção é feita por meio da análise do histórico escolar dos candidatos e não é necessário fazer prova. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 15 de junho, com matrículas nos dias 18 a 20/06, chamada dos classificáveis no dia 28/06 e início das aulas no dia 30/07.

Documentação
Depois de realizada a inscrição pela internet, o candidato precisa entregar até às 17h do dia 29 de maio, no setor de registros acadêmicos (secretaria) do campus, a documentação solicitada no edital: protocolo gerado no ato da inscrição online, documento de identificação oficial e histórico escolar ou documento equivalente. A inscrição é confirmada apenas com a entrega da documentação.

O curso
O curso técnico subsequente em Agropecuária tem duração de um ano e meio e tem como públic-alvo quem já concluiu o ensino médio e deseja uma formação profissional. O Técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial, além de fiscalizar produtos da área. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais e atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Serviço:
Processo Seletivo 2018.2 – IFCE Crato
Curso Técnico em Agropecuária (para quem já concluiu o EM)
Inscrições de 14 a 28 de maio, pelo site: qselecao.ifce.edu.br
Entrega da documentação no campus até 29 de maio

Curta nossa página no Facebook

11 de maio

1927 – É fundada a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na Califórnia, responsável pelo Oscar.
1960 – Adolf Eichmann, um dos organizadores do Holocausto, é sequestrado na Argentina por uma equipe de agentes secretos israelitas da Mossad.
2001 – A edição em português da Wikipédia é lançada.

Nasceram neste dia…
1894 – Martha Graham, dançarina e coreógrafa norte-americana (m. 1991).
1895 – Jiddu Krishnamurti, filósofo e educador indiano (m. 1986).
1933 – Eduardo Coutinho, cineasta brasileiro (m. 2014).

Morreram neste dia…
1610 – Matteo Ricci, missionário jesuíta italiano (n. 1552).
1937 – Afonso Costa, político e líder português (n. 1871).
1981 – Bob Marley (foto), músico jamaicano (n. 1945).

Fonte: Wikipédia

Estradas do Ceará terão 690 km requalificados em investimento de R$ 561 milhões, anuncia Camilo Santana

O Governo do Ceará anunciou, nesta segunda-feira (7), mais uma etapa de investimentos na requalificação de estradas no Estado. No total, serão cerca de R$ 561 milhões destinados à melhoria da infraestrutura rodoviária em 41 trechos de Norte a Sul do Ceará.

As obras fazem parte do programa Ceará de Ponta a Ponta, que busca a requalificação da malha rodoviária do Estado, através de obras de restauração, pavimentação e duplicação de estradas. Na nova etapa, serão 690,96 km requalificados, com investimento de cerca de R$ 561 milhões em recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

A Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), por meio do Departamente Estadual de Rodovias (DER), será responsável pela obras da nova etapa do programa. Criado com o objetivo de integrar os municípios cearenses, com o desenvolvimento do comércio, do turismo e da indústria, o programa Ceará de Ponta a Ponta já entregou 1.600 km de rodovias, com investimentos de mais de R$ 1,2 bilhão.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

07 de maio

1910 - O cometa Halley passa pela Terra.
1927 - É fundada a empresa aérea brasileira Varig.
1945 - O Governo Flensburg toma controle da Alemanha.

Nasceram neste dia…
1711 - David Hume, filósofo britânico (m. 1776).
1840 - Pyotr Ilyich Tchaikovsky, compositor russo (m. 1893).
1919 - Eva Perón (foto), atriz e política argentina (m. 1952).

Morreram neste dia…
  973 - Oto I, Sacro Imperador Romano-Germânico (n. 912).
1963 - Aquilino Ribeiro, escritor português (n. 1885).
2001 - Joseph H. Greenberg, linguista norte-americano (n. 1915).

Fonte: Wikipédia

AddThis