Em excesso, Ibuprofeno pode prejudicar o coração e até a potência sexual

Praticamente todo mundo tem um remédio à base de ibuprofeno na bolsa, na gaveta do escritório ou na caixinha de medicamentos de casa. A substância é um anti-inflamatório não esteroide usado principalmente para combater a dor aguda --na cabeça, na garganta, nos músculos. Também atua como antitérmico, para febre em quadros infecciosos, e até mesmo para tratar doenças como osteoartrite, artrite reumatoide, inflamações e traumas ortopédicos.

O ibuprofeno é vendido nas prateleiras das farmácias sem prescrição médica e, por isso, pode parecer inofensivo. Porém, se consumido exageradamente, traz alguns prejuízos para seu organismo. 

Alerta para o coração
Um estudo recente publicado no European  Heart  Journal apontou que pessoas que tomam ibuprofeno de forma descontrolada têm risco 31% maior de sofrer uma parada cardíaca, quando comparados com quem não utiliza o medicamento.

Diversos podem ser os motivos para essa relação do remédio com o infarto do miocárdio. “Entre eles, é possível destacar o aumento de plaquetas nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso propicia a formação de trombos e, por consequência, a vasoconstrição, o aumento da pressão arterial, a retenção de líquidos e a parada cardíaca”, esclarece Alexandre Galvão, cardiologista do núcleo de cardiologia do Hospital Samaritano, em São Paulo.

Segundo a pesquisa, a dose diária segura de ibuprofeno é de 1.200 mg ao dia. Porém, mesmo nessa quantidade, não é recomendado ingerir a substância diariamente por mais de uma semana sem orientação médica. 

Redução da potência sexual
O uso indiscriminado de ibuprofeno também pode afetar a vida sexual dos homens. Esse alerta foi dado por cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, após uma pesquisa realizada com jovens atletas de alta performance com idade entre 18 e 35 anos. No estudo, homens que consumiram 600 mg da substância duas vezes ao dia (totalizando 1200 mg), durante 44 dias, tiveram a produção natural de hormônios sexuais (como testosterona) afetada.

A queda do nível de testosterona no organismo pode diminuir o apetite sexual, a potência das ereções e a fertilidade. Além disso, prejudica o ganho de músculos, a recuperação pós-treino e pode até deixar a pessoa fadigada, com pouca disposição.   

Prejuízos para estômago e rins
O uso do ibuprofeno reduz a concentração de prostaglandinas, substâncias que contribuem para que o trabalho de quase todas as células e tecidos do organismo seja feito corretamente. Por conta disso, o excesso do medicamento tende a diminuir as defesas do estômago contra o suco gástrico, o que pode causar gastrites e úlceras.

Também é válido alertar que a utilização do ibuprofeno indiscriminadamente pode gerar diversas agressões aos rins. Com o passar dos tempos, isso aumenta o risco de desenvolver nefrite, um conjunto de doenças que leva à inflamação dos glomérulos renais, componentes responsáveis por eliminar toxinas, sais minerais e água. O problema pode avançar e causar insuficiência renal.

Portanto, fica aqui o alerta: antes de consumir qualquer medicamento, mesmo aqueles sem a necessidade de receita médica, procure um profissional da saúde e converse a respeito, principalmente sobre os efeitos colaterais do remédio.

Fontes consultadas: Fabio Gomes, clínico geral e cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Alexandre Galvão, cardiologista do núcleo de cardiologia do Hospital Samaritano, em São Paulo. 

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Vencedor do Nobel da Paz diz que vai indicar Lula para receber o prêmio

O ex-presidente Lula e Adolfo Pérez Esquivel,
vencedor do Nobel da Paz em 1980
(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1980, o ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel disse nesta sexta-feira (2) que quer indicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para receber a honraria. Os dois se encontraram hoje em São Paulo, na sede do Instituto Lula, que cuida do acervo histórico do petista.

Segundo declarações divulgadas em seu site após o encontro, Pérez Esquivel disse que vai sugerir o nome de Lula ao comitê norueguês do Nobel, que escolhe o agraciado pelo prêmio da paz, porque o governo do petista tirou milhões de pessoas da pobreza extrema, "diminuiu a desigualdade e aumentou o índice de desenvolvimento humano".

Ainda segundo o ativista, por causa do impeachment de Dilma Rousseff em 2016 --chamado de "golpe" por petistas e aliados--, "não há democracia no Brasil hoje". 

"Defender a candidatura de Lula [à Presidência em 2018] é defender a volta da democracia brasileira", afirmou Pérez Esquivel.

Condenado em segunda instância no chamado processo do tríplex, da Operação Lava Jato, Lula está inelegível, em tese, pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. Além disso, de acordo com o atual entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), pode ser preso depois de esgotados os recursos na segunda instância, o que sua defesa contesta no próprio Supremo.

Preso e torturado pela ditadura militar argentina (1976-1983), Pérez Esquivel recebeu o Nobel da Paz por sua "corajosa luta não-violenta" contra o regime, diz o site do prêmio. 

O comitê que concede o Nobel da Paz é formado por cinco pessoas nomeadas pelo Parlamento norueguês. Pessoas que receberam o prêmio, como Pérez Esquivel, podem indicar nomes para recebê-lo. Até o momento, há 328 indicados. Os nomes dos candidatos só são revelados 50 anos depois da entrega do prêmio.

O vencedor do Nobel da Paz é anunciado em outubro. No ano passado, o prêmio foi concedido à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares. Nomes como Nelson Mandela, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá, entre outros, já receberam a honraria. Os agraciados ganham 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,5 milhões), uma medalha e um diploma. 

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Estudo revela os antidepressivos mais eficazes

Um estudo publicado recentemente na renomada revista científica The Lancet colocou um fim em um dos maiores debates da medicina: a eficácia de medicamentos contra depressão. De acordo com a pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, esses medicamentos realmente funcionam. O estudo ainda apontou quais são os antidepressivos mais eficazes.

“Esse estudo dá uma resposta final à longa controvérsia sobre antidepressivos funcionarem ou não para a depressão. Nós percebemos que os antidepressivos mais comumente prescritos funcionam para depressão moderada a severa. É uma notícia muito boa para pacientes e psiquiatras”, disse Andrea Cipriani, líder do estudo, à rede britânica BBC.

A pesquisa
Para chegar a essa conclusão, foram analisados 522 testes clínicos envolvendo tratamento de curto prazo de depressão em adultos, que totalizaram mais de 116.477 pacientes. Segundo os pesquisadores, todos os 21 antidepressivos avaliados reduziram significativamente os sintomas da doença

Entretanto, a qualidade dos medicamentos varia bastante. Enquanto alguns se mostraram apenas um terço mais eficazes que os placebos, outros são duas vezes mais bem-sucedidos. É importante ressaltar que só foram avaliados tratamentos de curto prazo, com oito semanas de duração. Portanto, os resultados podem não se aplicar ao uso em longo prazo.

Para os autores, a descoberta pode ajudar os médicos a escolherem a melhor prescrição para seus pacientes. Entretanto, isso não é motivo para os pacientes trocarem de imediato sua medicação, principalmente se ela estiver funcionando. Isso porque o estudo detectou o efeito dos remédios na população analisada, mas não entrou em detalhes sobre como eles afetam os indivíduos de diferentes idades, gêneros, gravidade dos sintomas e outras características.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Tratamento
É importante ressaltar também que os resultados do estudo não significam que antidepressivos devem ser a primeira opção de tratamento para a depressão. “Medicamentos devem ser sempre considerados em conjunto com outras opções, como tratamentos psicológicos”, afirma Cipriani.

Depressão
A depressão atinge 4,4% da população mundial, ou 330 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e é mais prevalente entre mulheres. No Brasil, a incidência da doença chega a 6%. Embora seja uma doença comum, a moléstia carrega estigmas que dificultam seu diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento adequado.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook

Referência em ensino público, Ceará pode exportar modelo a outros Estados

O Ceará tem um importante diferencial na educação: funcionam no Estado as 24 melhores escolas públicas do ensino fundamental, além de 77 entre as cem públicas mais bem ranqueadas do país, segundo levantamento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Mas o que fez do Ceará um bom modelo de educação? Será que isso pode ser replicado para o restante do Brasil?

"É possível, sim, replicar esse modelo. Nosso material didático já é usado por 12 Estados, aos quais cedemos os direitos. E, desses, quatro recebem consultoria nossa de graça: Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte e Amapá", afirma o secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar.

Para chegar a esse resultado, o Estado montou um modelo próprio, unificando todos os municípios cearenses, que adotaram material didático exclusivo. Além disso, há capacitação de professores e existem premiações por desempenho a escolas, servidores e alunos, além de os municípios com melhores notas receberem mais repasses estudantis.

Material didático e pacto de qualidade 
Desde 2008, o Ceará produz material didático próprio. Foi o ano em que o Estado convocou professores e pagou bolsas para eles. Mas o que ele tem de diferente?

"Usamos marcadores. Definimos assim que em fevereiro o aluno tem de saber isso, no mês de abril tem de saber aquilo. Ele é todo estruturado dentro de um determinado prazo. Assim a gente não espera que, no fim do ano, as coisas aconteçam para chorar pelo leite derramado"

Idilvan Alencar, secretário de Educação do Ceará

Outra virtude vista pelo gestor cearense é a união dos municípios em torno de um único projeto. Os 184 municípios assinam uma pactuação todos os anos com o Estado com foco na escola de qualidade e de modelo integrado. Ao governo do Estado cabe, por exemplo, entregar esse material didático e capacitar os professores.

Para incentivar os prefeitos, o rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre os municípios é feito com base no resultado educacional. Na prática, quanto melhor a escola na cidade, mais recursos. "Isso coloca a educação na pauta de todos", diz Alencar.

O Estado ainda premia os estudantes. No final de 2017, por exemplo, os 20 mil melhores do terceiro ano do ensino médio receberam notebooks. Em outra ocasião, foram pagos os custos de tirar carteira de motorista para os 4.000 que tiraram melhores notas. Também são dadas bolsas aos mil primeiros alunos de baixa renda, que passam um ano recebendo meio salário mínimo.
Não se pode considerar um único método de alfabetização

A professora do Departamento de Educação da UFC (Universidade Federal do Ceará) Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca é especialista em história da educação do Ceará e em gestão educacional. A pesquisadora reconhece os avanços e afirma que muitas ações práticas podem ser adotadas em todo o país. Mas a difusão defende adaptações regionalizadas.

"Para você multiplicar um modelo educacional é preciso considerar as diferenças contextuais. Num país tão grande como o nosso, são muitas realidades. Não se pode considerar um único método de alfabetização. A gente trabalha sempre com mais frequência com o construtivismo, mas outros modelos também precisa ser considerados e respeitados. Não podem ser descartados como se não funcionassem", avalia. Para ela, no Ceará houve forte investimento em séries de baixa idade.  

Maria Isabel lembra ainda que parte do modelo cearense já é nacionalizada, pois foi usado pelo governo federal no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

"Essa fórmula de se preocupar com a formação o professor, com o material dos alunos, com as avaliações e diagnóstico e um acompanhamento que cuide da educação infantil, que se dê um conceito de letramento, sempre utilizando a ludicidade e trabalhando a literatura infantil são conceitos importantes em qualquer Estado"

Maria Isabel Lima Ciasca, especialista em história da educação do Ceará

Gabriel Corrêa, gerente de Políticas Educacionais da ONG (Organização Não Governamental) Todos pela Educação, concorda que cada Estado deve levar em conta suas particularidades, mas que "aprender com que o Estado do Ceará fez é fundamental".

"[Há] uma ênfase bem clara em medidas essenciais com foco no básico, sem pirotecnia. Isso vai desde a presença de alunos e professores sempre na sala de aula à capacitação de professores, material pedagógico, avaliação constante tanto para apoiar os alunos com dificuldade para indicar um reforço, quanto de professores e bons diretores."

Erros e acertos
A professora Ciasca diz que, apesar do reconhecimento, ainda há muito o que avançar. Para ela, é preciso pontuar que o grau de excelência ocorre apenas nos anos iniciais no ensino fundamental: "A estrutura e a organização do ensino médio são mais complexas".

Ela explica que, nessas sérias, são muitos professores, de diferentes áreas, enquanto no ensino fundamental são no máximo dois --isso facilita muito na formação do profissional. "É claro que tem muito a fazer ainda. Não conseguimos atingir todo o Estado de forma mais integral, ainda há um certo caminho para isso. Mas já crescemos significativamente em relação a esse trabalho. Por isso há um destaque", completa.

Para Corrêa, há erros comuns praticados por Estados que impedem o avanço dos indicadores da educação básica. "Eles têm pouco foco em medidas essenciais e olham para outras como a relação de professor por aluno, investem em coisas que não ajudam o professor em sala de aula. Muitos Estados não conseguem prover o básico de infraestrutura e condições de trabalho ao professor. Mas na maioria das vezes isso ocorre porque falta prioridade política mesmo", diz. 

A fórmula, segundo ele, estaria na aquisição do conceito de que a educação é papel dos governos estaduais, sempre. 

"Os Estados precisam ter em mente que todos os alunos são responsabilidade do governador, e não só os da rede estadual. O Estado tem papel importantíssimo de formação, de material pedagógico, de avaliações, de escolha de diretores, tudo deve ser direcionado", afirma.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

MPCE inicia busca por cidadãos sem registro civil em Juazeiro do Norte

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, instaurou, na última sexta-feira (23/02), um procedimento administrativo visando o levantamento de pessoas em Juazeiro do Norte que não possuem documento de identificação civil. Segundo a promotora de Justiça Alessandra Ribeiro, o documento de identificação civil é indispensável ao exercício da Cidadania e é uma garantia constitucional.

“Temos registros de inúmeros casos de pessoas, muitas vezes até em idade adulta, que não possuem sequer registro civil de nascimento ou ainda sem a filiação completa. Verificamos, ainda, a consequência na vida de outros, haja vista a dificuldade do cidadão ou da cidadã não conseguir registrar o filho ou filha porque não tem o seu próprio registro. A falta de um documento de identificação civil afeta a vida de um cidadão, inclusive em relação a atendimentos nas áreas de saúde e educação, sendo, portanto, dever do Ministério Público trabalhar em conjunto com outros órgãos públicos visando garantir a essas pessoas seus direitos constitucionais”, explica a representante do MPCE em Juazeiro do Norte.

A Promotoria de Justiça enviou ofício às Secretarias Municipais de Saúde, Educação e de Desenvolvimento Social e do Trabalho requerendo o levantamento das pessoas que não possuem documento de identificação civil através dos atendimentos realizados nos Programas de Saúde da Família, escolas e outros programas sociais com a indicação dos respectivos endereços. A partir daí, será traçada uma linha de atuação conjunta com os órgãos responsáveis pelo assunto, trabalho esse que deverá ser realizado de forma sazonada, ou seja, por bairro, visando sanar ou, pelo menos, minimizar o problema.

Assessoria de Imprensa/MPCE

Curta nossa página no Facebook

Barbalha (CE): Motorista é arrastado por correnteza e morre afogado

Após nove horas de buscas, o bombeiros encontraram, por volta das 6h30, desta sexta-feira (02), o corpo de José Antônio do Nascimento, de 62 anos. O homem morreu afogado na noite de ontem (1), após ser arrastado, dentro de seu veículo, pela forte correnteza do Rio Salamanca, no Sítio Lagoa, neste município no Cariri cearense.

O veículo trafegava, por volta das 21h, pela estrada conhecida “corredor da Cagece”. José Antônio, que vinha dirigindo, quando se deparou com a ponte alagada, mas resolveu passar pelo trecho. A forte correnteza levou o carro. Com ele, ainda havia uma mulher, que conseguiu sair do veículo e se agarrar a um tronco. Ela sobreviveu e pediu socorro.

A patrulhamento da Polícia Militar esteve no local e acionou o Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte. A equipe de mergulhadores conseguiu localizar o corpo, que foi levado, na mesma manhã, pela Perícia Forense.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Fachin aceita pedido da PGR e inclui Temer em investigação da Lava Jato

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin atendeu um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) e incluiu nesta sexta-feira (2) o presidente Michel Temer (MDB) em inquérito da Lava Jato que investiga um jantar realizado em 2014 no Palácio do Jaburu. Segundo delatores, no encontro foi acertado um repasse ilícito de R$ 10 milhões ao partido do presidente.

Essa é a segunda investigação em andamento contra Temer no STF. Procurada pelo UOL, a Presidência da República informou que não irá se manifestar. 

O relato sobre o jantar foi feito em delação premiada pelo então executivo da empresa Cláudio Melo Filho. Segundo ele, no encontro ficou definido que, do total de R$ 10 milhões, R$ 6 milhões iriam para a campanha de Paulo Skaf (MDB) ao governo paulista. O restante seria alocado por Eliseu Padilha. Ainda de acordo com Melo, uma parte do dinheiro foi entregue no escritório do advogado José

Segundo o inquérito, Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa, confirmou o relato de Melo sobre o pedido de dinheiro para Skaf e narrou "em detalhes" o jantar no Jaburu. De acordo com delatores, o dinheiro para a campanha de Skaf serviria para pagar o marqueteiro Duda Mendonça.

O jantar aconteceu em maio de 2014. O então vice-presidente, Michel Temer, acompanhado do deputado Eliseu Padilha (MDB-RS) -- atual ministro da Casa Civil --, recebeu em sua residência oficial Odebrecht e Melo Filho. Apesar de confirmarem a existência do jantar, os quatro envolvidos têm relatos conflitantes sobre detalhes do que ocorreu naquela noite.

Até o momento, apenas Padilha e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco (MDB), eram alvos das investigações. O inquérito foi protocolado no STF em março do ano passado, após o fechamento dos 75 acordos de delação da Odebrecht. Na ocasião, Franco comandava a Secretaria de Aviação Civil da Presidência, suspeita de atender interesses da empreiteira como contrapartida da negociação entre ela e o partido.

O ministro Edson Fachin também autorizou a prorrogação por 60 dias do prazo para a conclusão das investigações, realizadas pela Polícia Federal.

Dodge tem entendimento diferente de Janot
Quando pediu a abertura do inquérito no ano passado, o então procurador-geral Rodrigo Janot não solicitou que Temer fosse incluído no rol de investigados por considerar que ele tinha "imunidade temporária". Isso porque o jantar ocorreu quando Temer era vice-presidente e a Constituição determina que o presidente da República, enquanto estiver exercendo o mandato, "não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções".

A atual PGR, Raquel Dodge, teve entendimento diferente. No pedido feito por ela ao Supremo, a procuradora-geral afirma que o presidente "não poderá sofrer responsabilização em ação penal enquanto durar seu mandato", mas pode ser investigado.

Em sua decisão, Fachin ressaltou que a chamada "imunidade temporária" só impede a responsabilização do Presidente da República por atos estranhos ao exercícios das funções. "Mesmo nessa hipótese [...] caberia proceder a investigação a fim de, por exemplo, evitar dissipação de provas", escreveu.

O ministro apontou também que a inclusão de Temer no inquérito deveria ocorrer "sem prejuízo algum das investigações até então realizadas e daquelas que se encontram em curso".

Temer confirmou jantar, mas negou doação irregular
Em comunicado à imprensa divulgado em fevereiro do ano passado, Temer admitiu ter pedido apoio financeiro à Odebrecht para as campanhas do partido na eleição de 2014, mas disse não ter "autorizado, nem solicitado" que as doações fossem feitas de forma irregular.

O presidente confirmou ainda a existência do jantar com Marcelo Odebrecht em 2014 e disse que o depoimento do empreiteiro confirmou o que vinha sido dito "há meses".

"Houve o jantar (entre Temer e o empresário), mas não falaram de valores durante o encontro e a empresa deu auxílio financeiro a campanhas do PMDB", afirmou nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

O que pesa contra o presidente
Temer também é alvo de outra investigação em andamento no STF, que apura se ele favoreceu, em troca de propinas, uma empresa que atua o porto de Santos (SP) por meio de um decreto assinado em maio do ano passado, quando o emedebista já havia assumido a Presidência.

No ano passado, Temer foi alvo de duas denúncias oferecidas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pelos crimes de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa, mas ambas foram derrubadas pela Câmara dos Deputados.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Região do Cariri registra redução de homicídios pelo terceiro mês consecutivo

Uma redução de 7% no índice de homicídios foi registrada durante o mês de fevereiro na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), que abrange 25 municípios caririenses. Em 2018, foram contabilizados 24 homicídios, enquanto em 2017 foram registrados 26 crimes dessa natureza no segundo mês do ano.

Fevereiro é o terceiro mês consecutivo em que a AIS 19 registra queda no índice de homicídios. Em janeiro de 2018, a redução foi de 35%, sendo registrado nesse período um total de 22 crimes contra a vida. Em janeiro de 2017, esse número chegou a 34. Em dezembro de 2017, a redução foi de 64%, uma vez que foram registrados 14 homicídios, 25 a menos do que as mortes registradas em dezembro de 2016. Vale ressaltar que esta foi a maior redução de homicídios registrada em 2017 no cariri cearense.

De acordo com o comandante do 2º BPM, Major Luciano Rodrigues, os dados estatísticos, embora sejam parciais, pois ainda serão consolidados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), apresentam-se como positivos, pois cada vida salva contribui para a melhoria da segurança pública como um todo. “A Polícia Militar tem atuado diuturnamente no combate à criminalidade. Essa é forma de demonstrar nosso compromisso com o bem estar da população da Região do Cariri”, destaca o Oficial.

A maior cidade do interior do estado, Juazeiro do Norte, também apresentou redução nos homicídios em fevereiro. O percentual de queda é de 10% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Em fevereiro de 2017 foram registrados 10 homicídios, sendo que em 2018 esse número caiu para 9.

Segundo o comandante da 1ª Companhia do 2º BPM (Juazeiro do Norte), Major Adailton da Silva, em fevereiro houve uma modificação na dinâmica de distribuição do policiamento motorizado em relação aos diversos bairros da cidade. O objetivo é contemplar, de forma equitativa, toda a cidade de Juazeiro do Norte.

Assessoria de Comunicação/2º BPM

Curta nossa página no Facebook

Alerta: quem come pouco, mas mal, pode engordar

Se você é do tipo que come pouquinho, mas sempre prefere junk food – troca comida de verdade por batata frita ou biscoito recheado, por exemplo –, vai engordar ao longo dos anos. Foi o que afirmou um estudo de medicina da Universidade Harvard. E os quilinhos extras não aparecem do nada.

“O consumo de gordura ruim e carboidrato pobre em fibras afeta a microbiota (conjunto de bactérias que habita o intestino), o que faz com que o órgão passe a absorver mais calorias do que o habitual”, alerta o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Então, além de na quantidade certa, as calorias têm de ser de boa origem. A empadinha e o refrigerante devem virar exceção – apenas uma vez por semana (duas, no máximo!).

Fonte: Boa Forma

Curta nossa página no Facebook

Prefeitura no Cariri abre processo seletivo em março; salários chegam a R$ 10 mil

Tem oportunidade para cargos que exigem apenas
alfabetização, ensino médio ou ensino superior.
A Prefeitura de Aurora, no Cariri cearense, abriu processo seletivo com diversas vagas para as secretarias municipais. As inscrições ocorrem de 9 a 12 de março. Tem oportunidade para cargos que exigem apenas alfabetização, ensino médio ou ensino superior. Os salários variam de R$ 936,93 a R$ 10 mil.

As inscrições só serão feitas presencialmente, na Secretaria Municipal de Governo e Gestão. O endereço é Avenida Antônio Ricardo, 43, Centro.

O processo seletivo tem duas etapas para quem tem ensino superior. A primeira, para todos os cargos, é uma prova de Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais, escrita e objetiva de múltipla escolha, com 20 questões. A prova ocorre em 8 de abril.

Na segunda etapa, os candidatos de nível superior vão realizar a entrega de títulos.

O resultado final da seleção é divulgado no dia 30 de abril.


Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Ceará registra chuvas 30% acima da média em fevereiro

No Ceará, o mês de fevereiro apresenta, até a manhã desta quarta-feira (28), um registro de chuvas 29,9 % acima da média. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o primeiro mês da quadra chuvosa registrou 154.1 milímetros de precipitação em todo Estado, a média histórica para o período é de 118.6 mm. Contudo, os dados serão consolidados apenas no dia 1º de março.

Entre as macrorregiões, o Litoral Norte é o principal responsável pelos bons volumes observados, registrando média de 325.8 mm em fevereiro. Em seguida, vem a região do Cariri, com 300.9 mm registrados.

De acordo com a Funceme, as chuvas devem continuar apresentando bons volumes em todas as regiões do Estado durante os próximos meses. O prognóstico da Fundação para o período de março a maio de 2018 indica 45% de probabilidade de chuvas acima da média, 35% em torno normal e 20% abaixo do normal.

Já nesta quarta-feira (28), foram registradas precipitações em pelo menos 38 municípios cearenses até às 7 horas da manhã. O município de Cariús teve a melhor média do dia, com 39 mm observados.

Para o primeiro dia do mês de março, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no sul do estado. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Governador Camilo Santana convoca 275 aprovados em concurso do Corpo de Bombeiros

O Governo do Ceará convocou 275 candidatos aprovados na 2ª turma do concurso para ingresso no quadro do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Ao todo, são 245 soldados e 30 oficiais dos bombeiros convocados neste etapa.

Estão sendo convocados os candidatos considerados aptos na inspeção de saúde da 1ª turma do concurso de 2013, mas que a época não foram convocados para matrícula no Curso de Formação. Os aprovados irão compor a 2ª turma do curso de formação profissional que será promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

Ainda está pendente a convocação para os candidatos que também farão parte da 2ª turma, mas que ainda não passaram pela inspeção de saúde.

Matrícula
A matrícula no curso de formação profissional será realizada online para todos os convocados. O candidato deverá acessar o link e preencher o formulário de matrícula, que estará disponível entre os dias 5 e 7 de março. A entrega da documentação será realizada na sede da Aesp, nos dias 13 e 14 de março.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Comer carambola pode levar à morte? Pesquisadores respondem

A carambola é uma fruta tropical muito comum no Brasil. Fonte de antioxidantes e vitaminas A, C e B, o alimento fortalece o sistema imunológico e combate os radicais livres, substâncias que prejudicam o organismo. Apesar dos benefícios, é comum ouvir que a carambola possui substâncias tóxicas que podem provocar problemas graves e até matar. Descubra se a fruta é uma ameaça para sua saúde.

Comer carambola pode mesmo levar à morte?
Sim, mas isso é raro de acontecer com pessoas saudáveis. Pesquisadores das faculdades de Medicina (FMRP) e de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, confirmaram em um estudo que a carambola possui uma substância tóxica chamada caramboxina, que em excesso é prejudicial para o organismo.

No entanto, comer a fruta é mais perigoso para indivíduos com insuficiência renal, principalmente na fase mais avançada da doença. Isso porque os rins dessas pessoas não fazem a filtragem adequada do sangue e, assim, não elimina a caramboxina do corpo. Se chegar ao sistema nervoso central, a toxina pode causar desordens neurológicas com sintomas como soluços, confusão mental, convulsões, coma e, até mesmo, levar à morte nos casos mais graves.

Quem não tem problemas nos rins pode comer carambola à vontade?
Em pessoas saudáveis o sangue é filtrado normalmente pelos rins, que eliminam a caramboxina pela urina. Mesmo assim, recomenda-se que o consumo da carambola seja feito com cautela, evitando o exagero.

Há registros de intoxicação em indivíduos sem problemas de saúde que comeram dez ou mais unidades da fruta e até mesmo tomaram apenas um copo (200 ml) de suco de carambola -- sem adição de água. Se você ingerir o alimento e notar qualquer desconforto incomum, procure um médico. 

Fontes consultadas: Leda Letaif, médica nefrologista da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Hudson Sousa Buck, diretor do departamento de Ciências Fisiológicas e professor titulas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Quatro barragens estão com problemas estruturais graves

A barragem do Açude Lima Campos, em Icó, apresenta
grandes rachaduras e buracos , para preocupação dos
pescadores e moradores da região, que temem pelo
desmoronamento caso o manancial venha a encher
(Foto: Honório Barbosa) 
Quatro reservatórios federais no Ceará, administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), encontram-se no nível de perigo classificado como 'alerta' - de magnitude média; e outros 15 em 'Atenção'. A relação faz parte do Plano de Ações Estratégicas para a reabilitação de barragens no Brasil que incluiu em sua primeira etapa 62 reservatórios do Dnocs, elaborado pelo Ministério da Integração Nacional. No Ceará foram vistoriados 21 açudes.

Dessa relação, apenas as barragens Roberto Costa (Trussu), em Iguatu, e Cedro, em Quixadá, foram apontadas como situação de normalidade. A preocupação recai com os reservatórios Patu (Senador Pompeu); Quixeramobim, na cidade de mesmo nome; Várzea do Boi (Tauá); e Açude Frios (Umirim) que estão em nível de 'alerta'. O levantamento de campo foi realizado no segundo semestre de 2016 e é o estudo mais recente sobre as condições das barragens no Ceará.

O trabalho cumpre determinação da Política Nacional de Segurança de Barragens com inspeções técnicas e administrativas. Após o desastre de Mariana, em Minas Gerais, em novembro de 2015, tido como o pior desastre ambiental do Brasil, houve uma maior preocupação com a situação das barragens.

"Acreditamos que a situação piorou de 2016 para cá, pois nenhuma ação de recuperação foi realizada", observou o secretário Executivo da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Aderilo Alcântara. "A chegada das chuvas nos traz preocupação, pois se houver recarga significativa nas barragens com problemas estruturais poderá haver consequências graves".

Existe um termo de cooperação para gestão, operação e manutenção dos reservatórios federais entre o Dnocs, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a SRH desde 1994. Há necessidade de renovação do documento desde outubro 2016, mas o Dnocs ainda não decidiu se renova ou não.

De acordo com Alcântara, o Dnocs estaria exigindo que o governo do Estado passe a pagar pelo uso da água, contrariando decisão da Agência Nacional de Água (ANA). "Entendemos que um órgão federal deveria trabalhar para trazer recursos da União para um estado pobre como o Ceará, e não querer levar recursos daqui para Brasília", argumentou Aderilo Alcântara.

Na avaliação de Alcântara, se o convênio já tivesse sido assinado desde outubro de 2016, algumas obras já tinham sido realizadas. "Há rachaduras e buracos no Açude Lima Campos, em Icó, e necessidade de recuperação da parede do Açude Trussu, em Iguatu, que apresenta erosão", frisou. "Inclusive as obras para o Trussu foram licitadas, mas a Cogerh não pode efetivar o contrato sem a renovação do acordo".

Reunião
O Diário do Nordeste solicitou ao Dnocs desde a sexta-feira passada (23) por meio da assessoria de imprensa do órgão esclarecimentos, mas até ontem não houve nenhum pronunciamento do Dnocs. Está prevista para ser realizada na manhã desta quarta-feira, 28, a partir das 9 horas, na Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) reunião com o diretor geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), representantes da ANA, SRH e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) com o objetivo de discutir o termo de cooperação para gestão, operação e manutenção dos reservatórios federais no Ceará. "O que a gente espera é a sensibilidade do Dnocs e a renovação do convênio", pontuou Alcântara.

Segundo o relatório parcial do Ministério da Integração Nacional, pelo menos 21 açudes do Dnocs, no Ceará, necessitam de intervenção para serviços de recuperação. De um modo geral, as barragens apresentam problemas de excesso de vegetação, rachaduras, erosão, corrosão nas ferragens expostas, concreto e revestimentos danificados.

A Barragem Patu, em Senador Pompeu, é uma das quatro em estado de alerta. O relatório de inspeção aponta afundamento do talude, excesso de vegetação, erosão e queda de blocos de concretos. A Barragem de Quixeramobim apresenta perda de material de recobrimento da parede, buracos no vertedouro e defeito no concreto.

Erosão
Outra que está em situação de alerta é a Barragem Várzea do Boi, em Tauá, nos Inhamuns. Há árvores e arbustos em excesso no talude, erosão, grades de ferro quebradas e ferrugem exposta nas ferragens do concreto. O Açude Frios, em Umirim, é outro que está em situação de alerta com erosão no coroamento, entulho, vegetação excessiva e canaletas obstruídas.

O Açude Lima Campos, em Icó, está praticamente seco, com menos de 2% de sua capacidade. Apresenta rachaduras na parede e erosões pelo lado montante, com elevado risco de infiltração de água e rompimento da parede em caso de cheia neste ano.

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Decon e OAB investigam aumento dos preços de combustíveis no Ceará

O Programa de Defesa do Consumidor do Ceará (Decon) e a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB/CE) investigam a prática de cartel em postos de combustível no interior do estado. O órgão também já entrou com ação contra alguns postos do Ceará que praticam preços abusivos.

De acordo com o assessor jurídico do Decon, Ismael Braz, o órgão já recebeu denúncias de três postos de bandeiras diferentes em um mesmo município que praticam o mesmo preço na gasolina. "Nós recebemos a denúncia, instruímos procedimentos e encaminhamos para o procurador geral de Justiça", diz.

Em janeiro de 2018, a gasolina do Ceará era a mais cara do Nordeste, custando, em média, R$ 3,98 por litro. Depois vinha o Rio Grande do Norte (R$ 3,92) e a Bahia (R$ 3,75). Os dados foram recolhidos pela Agência Nacional de Petróleo.

Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, o preço da gasolina no Ceará aumentou quase 5%, chegando a custar R$ 4,39 em Fortaleza.

Audiência pública
O alto preço da gasolina no Ceará motivou a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB/CE) a convocar uma audiência pública entre representantes dos direitos do consumidor e donos de postos de combustível. O encontro aconteceu nesta terça-feira (27).

"O Ceará hoje detém um dos preços mais altos do Nordeste do Brasil. Ele puxa o alto preço dos combustíveis. É dentro dessa dinâmica de entender essa majoração excessiva, muitas vezes acima do período inflacionário, é que nós estamos trazendo essa discussão. Por entender que esses aumentos constantes, o alto preço, impacta diretamente na vida do consumidor, que é um vulnerável, um hipossuficiente. Portanto necessita de um olhar por parte das instituições", comenta o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/CE, Sávio Aguiar.

O representante do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis, Paulo Sérgio Vasconcelos, afirmou que a composição do preço do combustível é bastante influenciada pelos impostos, e esse seria o motivo de um preço mais alto no Ceará.

"O ICMS do Ceará é o mais alto do Nordeste. Vinte e nove porcento do preço final da gasolina é de ICMS. É o imposto estadual. Tem o PIS e o Confis, que são impostos federais. No Sudeste, nós temos alíquotas mais altas, como por exemplo o ICMS do Rio de Janeiro. Mas no Nordeste, nós temos o ICMS de 29% contra 28%, 27%, 26% de outros estados, tornando a gasolina do Ceará uma das mais caras do Nordeste", argumentou Paulo Sérgio Vasconcelos.

Também foram convidados para a reunião a Agência Nacional de Petróleo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará e a Cearaportos, empresa que administra o Terminal Portuário do Pecém. Nenhuma das três instituições mandou representantes.

Os participantes da audiência vão apresentar um relatório sobre a reunião em até dez dias.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Banco abre concurso com 46 vagas e salários até R$ 4,1 mil

Os convocados para técnico bancário podem ser lotados
em qualquer das localidades que o banco possua
unidade (Foto: Reprodução ) 
O Banco da Amazônia abriu inscrições para seu novo concurso público com um total de 46 vagas, sendo 20 para o cargo de técnico bancário, 25 para técnico científico na área de Tecnologia da Informação (TI), além de uma vaga destinada à área de Medicina do Trabalho. Em todos haverá cadastro reserva. O concurso será organizado pela Fundação Cesgranrio.

As provas objetivas, a aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as) e a perícia médica dos(as) candidatos(as) que se declararem pessoas com deficiência serão realizadas nas seguintes cidades: Belém/PA, Boa Vista/RR, Cuiabá/MT, Macapá/AP, Manaus/AM, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Santarém/PA e São Luís/MA.

A jornada de trabalho é de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais para os cargos de técnico bancário e técnico científico TI e de 20 horas semanais para o cargo de técnico científico Medicina do Trabalho.

Atualmente, o banco oferece ao técnico bancário a remuneração de R$ 2.380,82, além do auxílio-alimentação no valor de R$ 1.317,83. Para os que preencherem as vagas na área de TI, a remuneração será de R$ 2.829,75, mesmo valor destinado ao profissional de Medicina. Ambos também receberão o auxílio-alimentação.

Inscrições
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Cesgranrio já a partir desta terça-feira (27) até o dia 19 de março, realizar o cadastro e efetuar o pagamento do valor de inscrição que é de R$ 62 para os cargos de nível médio e R$ 80 para os cargos de nível superior.

“Além de remuneração e benefícios bem atrativos, nossa empresa possibilitará ao profissional que vier a trabalhar conosco um ambiente de qualidade, em uma Instituição com grande reputação no mercado, responsável por quase 70% da concessão de crédito de fomento na Amazônia”, ressalta Bruna Paraense, gerente de Gestão de Pessoas do Banco da Amazônia.

Lotação
Os convocados para técnico bancário podem ser lotados em qualquer das localidades que o banco possua unidade, distribuídas principalmente na região Norte do país e nos Estados do Mato Grosso e Maranhão. Já os convocados para técnicos científicos Ti e Medicina do Trabalho serão lotados, exclusivamente, na região metropolitana de Belém, no Pará.

Para mais detalhes, consultar o Edital.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Governador autoriza aumento no repasse do Issec e no vale-refeição dos servidores estaduais

Durante a transmissão ao vivo desta terça-feira (27) em seu Facebook, o governador Camilo Santana anunciou novos benefícios para o servidores do Estado. O chefe do Executivo autorizou o aumento de 30% no repasse, pelo Estado, ao Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), totalizando R$ 130 milhões por ano, além do aumento de 24% no valor do vale-refeição. O Issec ainda passa por reestruturação para melhorar os serviços.

“Além desse aumento considerável de R$ 30 milhões pelo Estado, a contribuição daqueles que aderirem ao plano, deve representar uma melhora considerável nos serviços. Tudo foi amplamente discutido e acertado com representantes dos servidores, que esperavam ansiosos por essas medidas. Ainda vai ter a participação do conselho do Issec para controlar o uso desses recursos”, disse o governador, que ainda anunciou o aumento de quase 24% no valor do vale-alimentação para todos os servidores estaduais, que chegará a R$ 15,00. “Tivemos uma inflação de 2,95%, e estamos aumentando o vale-alimentação em 24%. Estou aqui assinando a Mensagem que será encaminhada ainda hoje para a Assembleia Legislativa para ser aprovada”, disse.

Outra novidade anunciada pelo governador foi a criação da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, com foco em análise criminal. “Estamos criando uma estrutura exclusiva para cada vez mais se aprofundar nos dados que temos de segurança, aperfeiçoar a inteligência, a estratégia da polícia. Estamos montando uma grande equipe, que já está trabalhando na SSPDS, realizando estudos e análises para que possamos otimizar a segurança pública”.

Concursos da segurança
Respondendo à pergunta de Flávia Teixeira sobre o cronograma da quarta turma dos aprovados no concurso da Polícia Militar, o governador anunciou que autorizou o início das matrículas nesta terça-feira e o início das aulas no dia 9 de abril.

Vale lembrar que na transmissão do último dia 6 de fevereiro, Camilo anunciou que iria convocar o restante dos aprovados no último concurso da Polícia Militar, completando 5 mil convocados (número previsto no edital) para reforçar a segurança pública do Ceará. Até o momento, 4.200 foram convocados, sendo que 2.800 já realizam o patrulhamento nas ruas. Os 1.400 da terceira turma estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

Rodrigo Santana questionou quando será chamada a nova turma do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. O governador informou que os 275 novos profissionais serão convocados em março e o início das aulas está previsto para 30 de abril.

Fernando Xavier perguntou quando vai acontecer aula inaugural dos aprovados no concurso para agentes penitenciários e Camilo informou que está marcada para 18 de abril.

Outros temas
Elisângela Alves perguntou sobre planos para diminuir a fila para cirurgias nos hospitais públicos. “Nós aumentamos os recursos da saúde, aumentamos os leitos de emergência, só no Hospital de Messejana aumentamos em 60%, criamos novas UPAs, novas policlínicas, temos apoiado vários municípios com repasses. Mas agora enviamos uma Lei para a Assembleia priorizando essas pessoas que estão na fila para cirurgias. Levantamos valores e, no dia 5 março, farei o lançamento do edital de inscrições. Reservei R$ 100 milhões para que hospitais privados, filantropos, realizem as cirurgias, que serão pagas pelo Estado”.

Flávio de Paula questionou o reajuste de 3% dos servidores estaduais anunciado pelo governador. “Está tudo de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, além de repor a inflação, de 2,95%. Foi um esforço muito grande, lembrando que demos ajustes diferenciados para algumas categorias, casos do Detran e dos agentes de saúde. O impacto do pagamento no Tesouro Estadual, por conta também dos concursos, é de quase 8%. Lembrando que o Ceará é o estado que mais investe na receita corrente”, explicou Camilo.

Moisés Costa quis saber quais são os planos para o município de Pacatuba. O governador disse que em breve vai anunciar a obra de duplicação da CE-060 para facilitar o acesso, além de autorizar a construção de um Centro de Educação Infantil, de uma Praça Mais Infância, de uma Areninha, de adesão ao Cartão Mais Infância, além de um batalhão próprio do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e um sistema de videomonitoramento.

Elmo Cavalcante perguntou quais os projetos para Boa Viagem. “Confirmo que em breve irei inaugurar o Batalhão do Raio, junto com o sistema de videomonitoramento e uma Areninha. Existe um impasse junto ao Governo Federal sobre a construção da adutora que vem de Madalena para levar água para Boa Viagem, mas adianto que iniciarei a obra com recursos do Estado”, respondeu o governador.

Agenda
Detalhando a agenda que cumpriu nos últimos dias, Camilo Santana explicou a sanção da Lei que cria a Vara de Delitos de Organizações Criminosas; a parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) que vai impulsionar a cultura e o turismo; a inauguração do BPRaio e do sistema de videomonitoramento de Beberibe; a inauguração do trecho da CE-182 que dá acesso ao Litoral Oeste e à Praia do Preá, além da inauguração de uma Escola Estadual de Ensino Médio em Cruz; e o anúncio de investimentos nas áreas de infraestrutura, segurança e lazer em Graça.

Assessoria de Comunicação/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Cadastro da biometria eleitoral encerra em oito cidades do Ceará nesta quarta (28)

O cadastro da biometria será finalizado em oito municípios do Ceará nesta quarta-feira (28). São eles: Cedro, Aracoiaba, Mauriti, Lavras da Mangabeira, Paracuru, Pedra Branca, Madalena e Boa Viagem. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alerta os eleitores para que compareçam aos cartórios eleitorais e evitem o cancelamento do título.

Nos respectivos municípios, o eleitorado com biometria coletada chegou a 80%, de acordo com a coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Morais Belo.

Para facilitar o acesso dos eleitores de Caucaia, foram abertas vagas de agendamento para atendimento. Quem quiser agendar data e hora, precisa acessar a página do TRE na internet e consultar a disponibilidade para os locais desejados.

Segundo cronograma elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nas eleições deste ano, 129 dos 184 municípios cearenses terão 100% dos seus eleitores votando com biometria.

Cancelamento
Para aqueles que perderem o prazo em algum dos 67 municípios com biometria obrigatória, a data limite nacional para a regularização do título é o dia 9 de maio de 2018.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Prefeito Zé Ailton anuncia liberação da licença ambiental para a estrada que liga Santa Fé a Monte Alverne

Em visita na manhã desta terça-feira (27), a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Cabedelo, na Paraíba, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o Coordenador de Projetos Estruturantes, José Muniz, trataram sobre a liberação do licenciamento ambiental para o asfaltamento da estrada que liga o distrito de Santa Fé a Monte Alverne.

O encontro contou com a presença da Coordenadora Regional do ICMBio, Mary Carla Marcon, e do Analista Ambiental, Arlindo Gomes. Na oportunidade, os mesmos confirmaram o compromisso de que no prazo máximo de 20 dias, estarão enviando para o escritório do ICMBio no município do Crato, a liberação da autorização ambiental para o início da obra de pavimentação da estrada que liga os distritos.

Para Zé Ailton Brasil, a estrada é uma grande conquista para o povo de Santa Fé e de Monte Alverne. “Com isso, nós cumprimos o compromisso, Governo do Estado e Prefeitura do Crato, de cada dia trabalhar mais pelo desenvolvimento da cidade do Crato”, destacou o gestor.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Geopark e Casa Grande definem estudos do geossítio Santa Fé

A diretoria do GeoPark Araripe e seu setor de Geoconservação se reuniu, na última sexta-feira (23), com representantes da Fundação Casa Grande para discutir o gerenciamento da proposta de geossítio Santa Fé, no Distrito de Santa Fé. O encontro marcou o início dos estudos para que o local integre a área de atuação do Geopark.

Foram discutidas as propostas de estudos arqueológicos e o mapeamento geológico do local. Os estudos arqueológicos ficarão a cargo da Casa Grande, por meio de uma parceria, tendo a frente os arqueólogos, Agnelo Fernandes Queiroz e Heloísa Bitu Ferraz.

De acordo com o diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, deverá ser construído um centro de estudos com alojamento para pesquisadores. Já o mapeamento geológico ficará por conta da equipe de Geoconservação do GA, composta pelos geólogos Idalécio Freitas e Roncy Oliveira e pelo geógrafo Rafael Celestino.

Para o diretor executivo do GeoPark Araripe, Nivaldo Soares, a reunião foi um importante momento para o GeoPark Araripe.  O geossítio Santa Fé possui como principal atrativo as inscrições rupestres deixadas pelos índios kariri, antigos habitantes que viveram na Região do Cariri cearense, ao sul do estado do Ceará. A área do local é de 8,3 hectares.

Cerca de 20 km da sede Crato e a 800 metros de altitude, o sítio arqueológico de Santa Fé se encontra carente de preservação e será o primeiro geossítio de grande importância para a Arqueologia. Por sua posição e pelas gravuras nas rochas, acredita-se que o local tratava-se de um santuário para rituais dos índios kariri.

Geosssítios
Hoje, nove geossítios compõe o território do GeoPark Araripe: Colina do Horto, em Juazeiro do Norte; Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada, em Missão Velha; Batateira, em Crato; Riacho do Meio, em Barbalha; Ponte de Pedra, em Nova Olinda; Pedra Cariri, Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Bastam 6 perguntas para vendedor convencer você a comprar algo

A crise econômica está tirando o sono de muitos empresários, mas, com boas técnicas de vendas, é possível manter ou até melhorar o faturamento, segundo o coach de vendas Jaques Grinberg Costa, autor do livro "84 Perguntas que Vendem".

"Vendedor que é vendedor, seja funcionário ou patrão, estuda e se prepara com novas técnicas e ferramentas para potencializar os seus resultados", afirma.

Abaixo, o autor lista seis perguntas a serem feitas aos potenciais clientes e que podem ajudar a realizar vendas:

1. "O que eu posso fazer para você comprar, sem reduzir ainda mais o preço?"
Essa pergunta faz o cliente avaliar os benefícios da compra, sem pedir desconto, diz Costa. "A responsabilidade pela compra se torna do cliente, despertando a ação de comprar para não perder a oportunidade."

2. "O conforto e a segurança da sua família têm preço? Vale a pena procurar o produto mais barato ou o nosso, que seu amigo indicou?"
A indicação potencializa as vendas, afirma o especialista. Durante o atendimento, é importante descobrir como o cliente conheceu sua empresa. Se foi por indicação, valorize-a e ajude o cliente a perceber que o que ele deseja foi recomendado por algum conhecido.

3. "Agradeço a sua visita em nossa loja, mas, antes de ir embora, gostaria de entender: onde falhei para você sair sem comprar o produto de que tanto gostou?"
Se o cliente gostou do produto ou serviço e está saindo sem comprar, existe uma grande chance de falha no atendimento. A pergunta o leva a pensar se o motivo pelo qual está indo embora é realmente tão importante para perder a oportunidade de comprar naquele momento, diz Costa. "Se a resposta for uma crítica ao atendimento, aproveite para corrigir e vender. Aprenda com as críticas."

4. "Do que você precisa para realizar o sonho de comprar este produto?"
Essa pergunta ajuda a eliminar as dúvidas do cliente, a descobrir alternativas para realizar o seu sonho e concretizar a compra. "Também vale a pena citar na sequência um caso de satisfação de outro cliente que tenha comprado o mesmo produto", diz o especialista.

5. "Percebi que você é uma pessoa de decisão. Alguma vez você já perdeu uma oportunidade como esta?"
Se aplicada no momento certo, após conhecer o perfil do cliente, essa pergunta vira uma ferramenta poderosa para maximizar os resultados em vendas, afirma o autor. "São dois pontos que merecem destaque: o elogio, ao afirmar que o cliente é uma pessoa de decisão, que aproveita as oportunidades sem precisar pensar muito. Depois, conduz o cliente a pensar em algo negativo, em alguma perda, despertando a sensação de querer aproveitar e não perder mais."

6. "Os dois produtos de que você gostou são maravilhosos. Como posso ajudá-lo a levar ambos agora e não apenas um?"
Colocar-se à disposição para ajudar o cliente a comprar os dois e não apenas um é fidelizar o cliente e aumentar o valor médio de compra por cliente. "Quando o cliente escolhe um ou o outro, a dúvida se fez a escolha certa pode existir no pós-compra, gerando uma sensação de incerteza de uma boa aquisição", afirma Costa.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Mauriti registra fortes chuvas nos últimos dias

As chuvas na manhã desta terça-feira (27), neste município do Cariri cearense, deixaram a entrada da cidade completamente alagada. Algumas ruas apresentaram buracos, parte do calçamento saiu e postes de iluminação apresentaram problemas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre 7h desta segunda-feira e às 7h de hoje, foram registrados 71,6 milímetros na sede, a terceira maior precipitação do Ceará.

Segundo o prefeito Mano Morais, ele visitou, nesta mesma manhã, os principais pontos que sofreram com as chuvas. A quantidade de água nos locais mais alagados já baixou. A Secretaria Municipal de Obras está fazendo um mutirão para minimizar os danos. “São cerca de 20 homens, auxiliados por caminhão caçamba, trator, retroescavadeira, além do pessoal da limpeza”, descreve o Chefe do Executivo.

Aporte
Ontem (26), também choveu forte no sítio Quixabinha, no distrito de Palestina, com 62 milímetros. Apesar disso, o Açude Quixabinha não registrou aporte nos últimos dois dias, mas em todo mês de fevereiro teve 556.434 m³. Com capacidade para 31.782.000 m³, o reservatório apresentava, até o último dia 18 de janeiro, 3,33% de sua capacidade.

Chuvas em todo estado
A maior chuva entre 7h de ontem e às 7h de hoje (27) foi registrada em Reriutaba, na Serra da Ibiapaba, com 91 milímetros. Enquanto Potengi, também na região do Cariri, teve 75 milímetros. Completam a lista Graça (70 mm) e Salitre (63,4 mm).

Previsão
Nesta terça-feira (27), a Funceme acredita que terá nebulosidade variável com períodos de chuva na Serra da Ibiapaba, Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza e no sul do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Amanhã (28), poderá ter períodos de chuva na faixa litorânea e centro-sul, enquanto no restante do estado Nas, o céu estará parcialmente nublado. Na quinta-feira (1), a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do Ceará.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

AddThis