Brasileiros terão documento único a partir de julho

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro momento, cerca de dois mil servidores do TSE e do Ministério do Planejamento poderão fazer download do aplicativo do Documento Nacional de Identificação (DNI) que, posteriormente, será ampliado para uso dos demais servidores da Justiça Eleitoral e gradativamente para a população.

O DNI somente poderá ser baixado pelo cidadão uma única vez e em um só dispositivo móvel, por questão de segurança.

Somente poderá baixar o aplicativo e ter acesso digital ao DNI quem já fez o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a ideia é que após os testes nas duas entidades, o documento possa ser disponibilizado para a população a partir de julho deste ano. “Uma vez testado e consolidado o processo, verificando os níveis de segurança, estamos prevendo com o comitê gestor do DNI implementar, colocar à disposição da população em julho deste ano”, afirmou.

Urna eletrônica
Durante cerimônia de lançamento do DNI, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, destacou a importância da urna eletrônica para as eleições no País, disse que ela é um importante modelo “de sucesso” e ressaltou que a biometria que a Justiça Eleitoral está efetuando era uma demanda antiga e necessária. “Tínhamos uma vulnerabilidade que era a questão de identificação”, afirmou.

Gilmar Mendes citou o caso de um cidadão de Goiás que tinha diversos títulos de eleitor. “Esse cidadão tinha 52 títulos eleitorais e não usava títulos para votar, mas para outras práticas, crimes comuns”, afirmou. Segundo Gilmar, certamente essa situação ocorre com a carteira de identidade.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook

Pesquisador da URCA participa de expedição na Antártica

A Universidade Regional do Cariri (URCA) participou do projeto Paleoantar, vinculado ao Programa Antártico Brasileiro, que se propõe a estudar fósseis Antárticos, principalmente vertebrados. Essa foi a 36a edição do Projeto, com pesquisadores da URCA, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal do ABC (UFABC).

A expedição aconteceu de dezembro do ano passado até fevereiro deste ano, sob a coordenação do Professor Dr. Alexander Kellner, do Museu Nacional “Paleoantar”. Este ano, o projeto contou com a ampliação de pesquisadores de diversas instituições.

O Professor Dr. da URCA, Allysson Pinheiro, passou a integrar a equipe de pesquisadores. Ele destaca a Antártica como o último ambiente verdadeiramente natural do planeta e por isso necessita de atenção especial.

Dentre o material coletado nesta campanha estão ossos de vertebrados, conchas de moluscos e lagostas que habitaram a Antártica há aproximadamente 70 milhões de anos. O material, que estima-se pesar cerca de 400 kg, será levado para o Brasil para que então se iniciem as pesquisas de laboratório. Esta é a quarta participação de paleontólogos brasileiros do projeto Paleoantar em terras Antárticas, desde o início de suas atividades em 2007.

As pesquisas têm sido voltadas principalmente para os estudos de vertebrados. Os pesquisadores foram levados pelo Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, da Marinha do Brasil, para a ilha de James Ross na Península Antártica, onde permaneceram acampados de 07 de dezembro de 2017 a 25 de janeiro de 2018.

A paleontóloga da UFPE, Juliana Sayão, participou de três expedições à Antártica. Ela coordenou a equipe em campo. Conforme a pesquisadora, a Antártica é uma das últimas fronteiras do conhecimento a ser explorada, o que faz com que todas as informações e materiais coletados constituam importantes descobertas científicas.  Segundo a pesquisadora, entre os materiais encontrados, está um crânio de um grupo de vertebrados nunca antes encontrado na Antártica. Ela acredita que esta será a maior descoberta feita pelo projeto desde seu início.

Assessoria de Imprensa/URCA

Curta nossa página no Facebook

FHC diz que seria "melhor para o país" se Lula disputasse eleição

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que seria melhor, para o País, se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva concorresse às eleições de outubro, mas que a "lei é a lei". Em entrevista à rádio Jovem Pan, transmitida na manhã desta terça-feira, 6, ele afirmou que há "bastante elementos" na condenação do ex-presidente petista, mas avalia que vai ficar uma "marca ruim" deste processo na história.

Para FHC, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é candidato "competitivo" que traz uma estabilidade para o momento político do País. Sobre o apresentado Luciano Huck, o tucano diz que seria "bom" ver ele participando das eleições.

"Idealmente, era melhor que (Lula) fosse candidato, perdesse ou ganhasse, e (o País) não tivesse passado por esse processo", disse. "Não é bom para o País, mas vai fazer o quê? A lei é a lei". Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em janeiro, antes da confirmação da condenação do petista pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), Fernando Henrique Cradoso já havia dito que o "País não vai tremer se Lula for condenado".

Mesmo depois do julgamento e condenação no TRF-4, Lula continua liderando as pesquisas, com 37% de intenção de voto no Datafolha divulgado na última semana.

"Sendo candidato ou não teria sido melhor que pudesse concorrer, mas tem a lei. Ele foi condenado em segunda instância, pela lei da Ficha Limpa não pode. Ou você obedece a lei ou você quebra a Constituição", emendou FHC.

Questionado sobre a condenação do petista na primeira e segunda instância, Fernando Henrique disse que não o processo, mas disse que, pelo que ouviu dos desembargadores do TRF-4, tem "bastante elementos".

O ex-presidente reconheceu ainda que é possível um juiz errar, mas lembra que Lula foi condenado por quatro magistrados - três desembargadores e o juiz federal da primeira instância, Sérgio Moro. "Não há segmento da sociedade política brasileira que queira condenar. É rebelião de juízes? É pouco provável", avaliou.

Sobre as eleições ainda, o ex-presidente elogiou o apresentador de TV Luciano Huck. "Gosto dele, sou amigo dele e da família dele. Acho que para o Brasil seria bom, mas não sei o que ele vai fazer", afirmou. "Seria bom ter mais opções".

Em um cenário sem Lula, o apresentador de TV aparece empatado nas pesquisas eleitorais, ao lado de Alckmin, com cerca de 6%, disputando com os ex-ministros Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) o segundo lugar na disputa - o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) lidera a corrida.

Sobre Alckmin, por sua vez, Fernando Henrique enumerou quatro pontos principais do pré-candidato: experimentado politicamente, é um homem simples, fala pausadamente na televisão e tem controle das contas públicas.

"Eu apoiei Geraldo para ser presidente do partido, porque acho que nesse momento o PSDB vai tê-lo como candidato e acho que é um candidato competitivo. Vai ser? Vamos ver", avaliou o tucano.

São Paulo
Alckmin deve deixar o governo para se dedicar exclusivamente à disputa presidencial em abril, mas a ofensiva pela sua sucessão no governo do Estado já foi deflagrada. O vice-governador, Márcio França (PSB), já se lançou na disputa, mas há ao menos quatro tucanos se colocando como pré-candidatos. Dentre eles, o prefeito de São Paulo, João Doria, que apesar de negar, tem articulado nos bastidores sua candidatura.

Para Fernando Henrique, é "difícil" que o PSDB não tenha candidato próprio no Estado que comanda há 24 anos, mas lembrou que ele próprio já esteve em dois palanques. "Fui muito criticado na reeleição porque tive dois palanques aqui em São Paulo, mas às vezes a circunstância leva a isso. Como a eleição é majoritária, é possível que candidato tenha mais de um palanque", disse.

Quanto a possibilidade de Doria deixar a Prefeitura para disputar o governo do Estado, Fernando Henrique afirmou que é preciso ver quais vão as condições, mas "a tendência dele parece ser voos mais altos (que a Prefeitura)".

O ex-presidente também foi questionado se o PSDB teria se deixado contaminar pela corrupção, o que ele refutou categoricamente. "Não se pode dizer que há um tesoureiro do partido na cadeia ou acusado de ter roubado (...). O que não quer dizer que pessoas do PSDB não tenham feito ou participado, mas não tem esse caráter sistêmico", respondeu.

Fonte: UOL (Com Estadão Conteúdo)

Curta nossa página no Facebook

Justiça determina retirada de imagens do filho do prefeito de Juazeiro do Norte do site da Prefeitura

O juiz Francisco Mazza acatou, na manhã desta sexta-feira (9), o pedido de tutela de urgência formulado pelo Ministério Público contra o Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e seu filho, Pedro Augusto Geromel, determinou que o gestor local retire, no prazo de 72 horas, todas as imagens do filho divulgadas no site institucional, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00, a qual pode chegar ao limite de R$ 200.000,00. A partir da ordem judicial, o prefeito e o filho dele terão o prazo de 15 dias para apresentarem a defesa preliminar na ação de improbidade administrativa proposta contra eles.

Na decisão, ainda consta a expressa determinação de que o prefeito Arnon Bezerra abstenha-se de promover a imagem de Pedro Augusto Geromel no site e em eventos institucionais do Município de Juazeiro do Norte, o que vinha ocorrendo de maneira recorrente. Segundo um dos autores da ação, o promotor de Justiça Igor Pinheiro, “essa é a maior demonstração da falácia dos comentários de perseguição por parte do Ministério Público. Nós aturemos sempre que seja preciso, não importa quem seja o réu, do mais humilde servidor ao prefeito”, assevera.

Os representantes do Ministério Público ressaltam que continuam à disposição para apurar todos os atos de corrupção que a população queira denunciar, pessoalmente ou pelo “Aplicativo Corrupção Zero”. A iniciativa é fruto do “Projeto Corrupção Zero”, cuja finalidade é atuar na prevenção de atos de corrupção na gestão pública municipal, bem como receber denúncias via aplicativo. Basta acessar o QR CODE e fazer a denúncia, pois o sigilo é garantido. Para acessar o aplicativo, basta clicar no link https://applink.com.br/corrupcao_zero

Assessoria de Imprensa/MPCE

Curta nossa página no Facebook

Polícia Militar desencadeia ‘Operação Carnaval 2018’ na Região do Cariri

A Polícia Militar desencadeou hoje (9) a Operação Carnaval 2018, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), que compreende 25 municípios da região do Cariri. O objetivo é garantir a segurança e a tranquilidade da população durante as festas de carnaval. A ação da polícia se estenderá até o dia 14 de fevereiro.

As cidades caririenses, que nessa época do ano realizam festejos carnavalescos, terão seu efetivo policial militar reforçado e distribuído em locais e horários que concentram grande fluxo de pessoas. As cidades do triângulo Crajubar devem concentrar a maior parte do efetivo, mas as demais cidades também serão assistidas pelo policiamento local.

De acordo com o Comandante da Companhia de Juazeiro do Norte, Major Adailton da Silva, o efetivo policial será empregado a pé e motorizado, sendo este distribuído em viaturas e motocicletas, e atuará ostensivamente de forma preventiva e repressiva, quando for o caso, sempre visando à segurança da população.

O primeiro município atendido pelas ações segurança é a cidade do Crato que realiza anualmente o tradicional “Desfile das Virgens”. O bloco carnavalesco sairá às ruas nesta sexta-feira, 09. O poder público de Juazeiro do Norte promoverá entre os dias 10 e 13 de fevereiro, eventos no entorno do Teatro Marquise Branca. A cidade de Barbalha realizará seu carnaval de rua no Parque de Eventos, nos Distritos  de Arajara, Caldas e Sítio Estrela a partir do dia 09 de fevereiro. Além disso, o município de Caririaçu também receberá efetivo para o carnaval no período de 10 a 13 de fevereiro.

Curta nossa página no Facebook

Missa recorda os 72 anos de falecimento do Beato José Lourenço

Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Foto: Samuel Pinheiro)
Devotos de toda região do Cariri cearense relembram nesta segunda-feira (12), os 72 anos de falecimento do Beato José Lourenço, fundador da Comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, local onde o religioso desenvolveu um importante trabalho social e igualitário baseado nos princípios cristãos de oração, fraternidade e coletividade.

Em sua memória e em reconhecimento ao legado de empoderamento deixado aos movimentos sociais na busca por melhores perspectivas de vida ao homem do campo, será celebrada uma missa às 17h na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na cidade de Juazeiro do Norte/CE.

De acordo com o presidente da ONG Beato José Lourenço, Pedro de Andrade que é filho de remanescentes do Caldeirão, reviver a trajetória de vida desse importante personagem da história do Ceará, é também, uma forma de homenagear o povo cearense. “A missa é para lembrar o dia da passagem do beato José Lourenço para a outra vida e o local sagrado capela do Socorro onde ele está sepultado marcou por décadas encontro de remanescentes que discretamente visitavam o seu túmulo. Hoje as homenagens mantêm o encontro e reencontro de pessoas que dedicaram um pouco do seu tempo para contar e recontar a história do beato José Lourenço, através de cordéis, livro, música, xilogravura, etc”, conclui o titular da organização.

Na ocasião, 20 personalidades serão homenageadas por colaborarem através de suas produções e conhecimentos, para a difusão desse importante episódio da história do Ceará. Entre os agraciados estão a remanescente do Caldeirão, Maria Ferreira de Sousa; o grupo musical Zabumbeiros Cariris; os cordelistas: Camilo Barbosa, Daniel Junior, Ernane Tavares, Maria Rosimar Araújo e Ulisses Germano; os escritores: Geraldo Barbosa, Jairo Costa, José Sávio Sampaio, Lúcio Caeira, Maria do Rosário Lustosa, Maria Iris Tavares, Mario Bem filho e Vilma Maciel; os xilógrafos: José Lourenço e José Stenio Diniz; a fotógrafa Rozélia Costa; o pesquisador Ubirajara Bragança e o repentista João Bandeira.

Serviço:
Missa de 72 anos de falecimento do Beato José Lourenço
Data: 12 de fevereiro de 2017
Horário: 17h
Local: Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorra (Rua Santa Luzia, s/n, Juazeiro do Norte)
Mais informações: (88) 99909.4054 e (88) 98862.8021

Curta nossa página no Facebook

Juazeiro do Norte (CE): Polícia realiza operação contra a criminalidade; três são presos

A Polícia Civil prendeu três pessoas durante uma operação na manhã desta quinta-feira (8) na cidade de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, interior do Ceará. Segundo a polícia, um dos presos é um homem foragido da Justiça acusado de matar e degolar uma pessoa. A ação segue em andamento, conforme a polícia.

A operação, denominada "Juazeiro Pacífico", cumpre 28 mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte. Cerca de 40 policiais participam da operação.

Um dos alvos dos mandados foi um acusado de matar e cortar o pescoço de um homem. Ele era foragido da Justiça desde o ano passado, quando fugiu da Cadeia Pública de Barbalha.

Outros dois suspeitos foram presos suspeitos de envolvimento com outros crimes na região. A polícia ainda apreendeu armas de fogo com os suspeitos.

Os presos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foram realizados os procedimentos policiais. Uma coletiva de imprensa será realizada ainda na manhã desta quinta-feira para divulgar detalhes sobre a operação.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Confira vagas de emprego em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) divulgou nesta sexta-feira (2) uma lista com oportunidades de trabalho em todo o Ceará. As vagas são para diversos cargos e também há postos exclusivos para pessoas com deficiência, tanto em Fortaleza como no Interior do Estado.

Os interessados devem dirigir-se a uma Unidade do Sine/IDT localizada em sua cidade, já que informações sobre as vagas não são dadas por telefone. Para saber qual posto de trabalho está de acordo com o seu perfil profissional, o interessado deve acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira a lista completa com todas as vagas:

CRATO
Rua Monsenhor Esmeraldo, 686 – Centro - Fone: (88) 3102.1240
  • Cobrador externo 01
  • Montador de vidros 01
  • Representante comercial autônomo 01
  • Técnico mecânico em ar condicionado 01

JUAZEIRO DO NORTE
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz,120 - Centro - Fone: (88) 3572.4744
  • Analista de exportação e importação 01
  • Barman 02
  • Churrasqueiro 02
  • Estoquista 01
  • Manicure 01
  • Operador de banhos (níquel, zinco, cromoprata, ouro) 02
  • Representante comercial autônomo 02
  • Subgerente de restaurante 01

BARBALHA
Rua Carius,12 – Centro - Fone: (88) 3102.1195
  • Garçom 02

Curta nossa página no Facebook

Fernando Santana participa de solenidade de assinatura de ordens de serviço em Crato

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
O Secretário adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, esteve presente nesta quinta-feira (8) na assinatura das ordens de serviço para implantação dos sistemas de abastecimento d´água, das comunidades Engenho da Serra e Baixa do Maracujá, no município do Crato. 

No mesmo evento, os secretários e o prefeito Zé Ailton Brasil assinaram o termo de adesão do Garantia Safra 2017/2018. Segundo balanço da Coordenadoria de Crédito e Políticas Afins (COCRED /SDA), a política de seguro direcionada a agricultores familiares contempla 1.058 agricultores familiares com um investimento estadual de R$ 107.916,00.

Foto: Samuel Pìnheiro/Blog Cariri
Já através dos sistemas de abastecimento d´água, o Governo do Ceará, através do Projeto São José, atende a 246 famílias em ambas as comunidades rurais e investe R$ 890.762,56. Ainda pelo São José, na modalidade projeto produtivos, estão sendo investidos mais R$ 973.489,21 no incentivo às cadeias produtivas da mandiocultura e bovinocultura leiteira. 

“Para se ter ideia, o governador Camilo Santana perfurou quase 5 mil poços nos últimos três anos (40% do que foi realizado em toda história da SOHIDRA) e, através da SDA, concluímos mais de 400 sistemas de abastecimento d´água pelo Programa Água Para Todos e vamos concluir outros 120 sistemas pelo Projeto São José em 2018", enumera o esforço de combater os efeitos da mais longa estiagem da história o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira.

Curta nossa página no Facebook

Prazo para inscrição no ProUni termina nesta sexta-feira (09)

Os estudantes interessados em obter uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (09) para fazer sua inscrição na página do programa na internet.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Podem concorrer brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova de redação.

É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

A bolsa integral é oferecida a candidatos com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo e a bolsa parcial para candidatos cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos.

O processo seletivo é composto por duas chamadas sucessivas. O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada deve ser divulgado no dia 14 deste mês. A divulgação do resultado da segunda chamada está prevista para 2 de março.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook

Carnaval terá a 'maior operação da segurança pública do Ceará', diz secretário

André Costa, secretário de Segurança do Ceará
(Foto: Reprodução/G1)
O Ceará terá 5.953 agentes de segurança atuando durante o período carnavalesco, entre sexta-feira (9) e a Quarta-feira de Cinzas (14). O contingente é quase o dobro do ano passado, quando 3.140 foram utilizados nos serviços de segurança. Vão atuar na operação especial:
  • 4.944 policiais militares
  • 285 policiais civis
  • 596 bombeiros militares
  • 63 peritos da Polícia Civil
"A gente espera ter um carnaval mais seguro, onde as pessoas possam realmente ter seu lazer e se divertir", completou Costa.

A operação terá início às 18h desta sexta-feira e se estenderá até as 6h da quarta-feira de Cinzas (14). Os helicópteros estarão distribuídos nas três bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

Em cidades litorâneas que costumam receber o maior número de pessoas e em regiões com lagoas e açudes, o Corpo de Bombeiros vai complementar o efetivo para atender ocorrências relacionadas ao resgate e salvamento de pessoas.

Reforço nas estradas
Nas vias estaduais, serão mobilizados 466 policiais da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), que atuarão em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Detran também atuará com 250 agentes de trânsito reforçando as ações de fiscalização.

O efetivo diário da Polícia Rodoviária trabalhará em 25 pontos fixos nas estradas, 65 postos avançados, 48 motos, 20 guinchos e 46 viaturas.

As estradas cearenses serão monitoradas 24 horas por dia com apoio da Central de Monitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), em Fortaleza. O sistema de leitura de placas de veículos estará em funcionamento em diversos municípios do Estado, indicando os veículos com restrição de roubo e furto.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Vírus de roteador existe e pode causar vários problemas; saiba como evitar

Uma ameaça silenciosa, pouco conhecida e que pode trazer muita dor de cabeça. Assim pode ser definido um tipo pouco conhecido de vírus: aquele capaz de infectar os roteadores.

Em uma rede doméstica, o roteador é o responsável por gerenciar a conexão dos diversos aparelhos --celulares, tablets, notebooks, videogames, TVs, etc-- com a internet. Ao cumprir essa missão de "meio de campo", ele define a identificação de cada aparelho (o IP) e organiza como os dados vão trafegar nessa rede.

Os vírus de roteador, basicamente, interferem neste processo.

"Não é como num computador. Esses dispositivos basicamente possuem memória RAM, mas não capacidade de disco para armazenar arquivos. Justamente por isso, um malware que ataca e compromete um dispositivo de rede se hospeda na memória do dispositivo", explica o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.

Ele diz que esse tipo de ataque é comum e, no Brasil, o pico ocorreu entre 2011 e 2012, com mais de 4,5 milhões de casos. "A cada mês encontramos cerca de dez servidores DNS maliciosos, específicos para a prática de golpes".

O que eles fazem?
Assolini aponta que há três tipos básicos de infecção. A remota independe de qualquer ação do usuário.

Ou seja, muda os chamados servidores DNS, que traduzem os sites que digitamos nos navegadores para números IPs, ou instala um malware na memória do dispositivo, explica o especialista.

Quando ocorre a mudança do DNS, o criminoso passa a controlar toda a navegação dos dispositivos conectados a este roteador. Com isso, o roteador pode ser utilizado em ataques do tipo DDoS, que sobrecarregam servidores para derrubar algum tipo de serviço --um computador central "ordena" que milhares de outros computadores acessem determinado site, causando a sobrecarga. 

Outro tipo de ataque ocorre quando o usuário acessa sites com scripts maliciosos, feitos para mudar as configurações de DNS do roteador. Esse tipo de infecção é comum em aparelhos que não tiveram suas senhas de acesso mudadas.

Por fim, há um ataque no qual o invasor recompila o firmware (o código programado no hardware do aparelho) do roteador. Isso faz com que a infecção seja permanente. De acordo com Assolin, esse tipo é o mais raro, tanto pela dificuldade quanto pelo risco de causar danos físicos ao roteador.

Veja como se livrar do problema
O primeiro passo é perceber que o seu roteador está com problemas. 

Um sinal muito comum é a lentidão na navegação, já que a rede acaba sendo compartilhada com diversos computadores

Outro indicativo até mais confiável é quando desaparece o cadeado de segurança de sites https [que fica na barra de endereço do navegador]. Isso significa que a navegação está sendo direcionada para um site falso, sem segurança.

Por fim, costumam surgir muitos banners publicitários em páginas que, normalmente, não exibiam esse tipo de propaganda.

A solução, felizmente, é simples. Comece reiniciando o roteador, usando o botão "reset" presente no aparelho. Isso faz com que ele retome as configurações de fábrica --caso você personalize o funcionamento do aparelho, vale anotar essas mudanças.

Em casos mais graves, será necessário atualizar o firmware do aparelho, o que pode ser feito seguindo instruções do site do fabricante. Esse processo, no entanto, pode inutilizar o roteador. Caso o usuário tenha dúvidas, convém buscar ajuda especializada.

Resolvido o problema, proteja-se. 

Assolini ressalta que medidas simples como usar senhas complexas tanto para o acesso à interface do roteador quanto para a rede Wi-Fi já ajuda muito.

Também é possível usar o painel de controle do seu roteador para alterar o DNS padrão do provedor por outros mais confiáveis, como os do Google e OpenDNS.

"E claro, sempre use um antivírus robusto em todos os seus dispositivos para maximizar sua proteção", conclui o especialista.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Sepúlveda Pertence diz que perseguição a Lula é a pior desde Getúlio Vargas

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence disse nesta terça-feira (6) que ainda vai avaliar a estratégia para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas adiantou que não é seu estilo ser agressivo. Criminalista, considerado um dos maiores especialistas em processo penal do Brasil, Sepúlveda disse ainda que a situação do petista é uma perseguição. "É pior, a maior (perseguição) desde Getúlio Vargas", afirmou.

Convidado pelo advogado Cristiano Zanin Martins, responsável até aqui pela defesa de Lula, Sepúlveda disse que ainda vai conhecer o processo e combinar "com os companheiros" o que pode mudar na defesa.

Ao ser comparado com Zanin e questionado se adotará também uma linha mais agressiva, Sepúlveda rebateu: "não é meu estilo". O ex-ministro minimizou o fato de que ele vai comandar a estratégia e disse que ela será combinada com os outros advogados.

O novo advogado do ex-presidente não quis comentar as declarações o novo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luiz Fux, que nesta noite, na solenidade de posse, fez uma defesa enfática da aplicação da Lei da Ficha Limpa e disse que "ficha suja está fora do jogo democrático". "Isso será discutido ainda. Agora chega", disse Sepúlveda a jornalistas, durante sessão de cumprimentos a Fux no TSE.

Reforço
O reforço na defesa de Lula com a chegada de Sepúlveda contou com o aval do próprio ex-presidente. Conforme o jornal O Estado de S. Paulo adiantou no dia 28 de janeiro, o nome do ex-ministro vinha sendo cogitado para integrar a defesa do ex-presidente desde antes da condenação a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Segundo pessoas próximas ao ex-ministro do STF, não houve acordo porque Sepúlveda defendia o banqueiro André Esteves, o que poderia gerar conflito de interesses. Advogados, contudo, relataram que o motivo da divergência foi o fato de Zanin não abrir mão de fazer a sustentação oral no TRF-4.

Após a confirmação da condenação em Porto Alegre pela 8ª Turma do tribunal, que aumentou a pena imposta a Lula pelo juiz Sérgio Moro, as pressões aumentaram. Dirigentes petistas passaram a defender a contratação de um "medalhão", já que Zanin nunca foi especialista em direito criminal.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Postos de cadastramento do Bilhete Único são inaugurados em Crato e Barbalha

Atendente realizando cadastro de usuário
(Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri)
Nesta  terça-feira (6) começou a funcionar os postos para cadastramento do Bilhete Único Metropolitano nas cidade de Crato e Barbalha. 

Na oportunidade, estavam presentes o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o Secretário Adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana; o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; e o Superintendente do DETRAN, Igor Ponte. Os convidados fizeram o translado entre Barbalha e Crato, em um ônibus intermunicipal de passageiros, fazendo a integração em Juazeiro, para demonstrar a utilização do Bilhete Único.

O prefeito Zé Ailton Brasil ressaltou que um dos maiores presentes que a população da Região do Cariri recebeu foi a implantação do Bilhete Único, onde segundo ele, os trabalhadores que utilizam esse serviço, farão uma grande economia, ajudando a melhorar a qualidade de vida de suas famílias. “Venho aqui agradecer ao governador Camilo Santana por mais essa conquista. Um presente que veio facilitar a vida daqueles que fazem uso desse serviço tão importante e essencial no dia a dia”, destacou. Para Fernando Santana, a implantação do Bilhete Único na Região do Cariri irá ajudar bastante no progresso e no crescimento de todos os segmentos. Para o cidadão Silvio Pinheiro, o Bilhete Único veio somar e é um grande progresso para a cidade do Crato. “Para nós que somos trabalhadores e que precisamos utilizar o transporte público mais de uma vez por dia, a implantação desse serviço foi a melhor coisa que aconteceu para nós”, disse.

Zé Arnon, prefeito de Juazeiro do Norte; Fernando Santana,
secretário adjunto do Gabinete do Governador; Zé Ailton
Brasil, prefeito do Crato e Igor Ponte,
superintendente do Detran-CE
(Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri)
Como funciona
Para se cadastrar, o usuário deve levar um documento de identidade original e cópia simples, assim como o CPF e um comprovante de residência. Em até 10 dias úteis, ele receberá o cartão do Bilhete Único. É necessário, durante o desbloqueio, fazer uma recarga inicial de R$ 10, que pode ser utilizada a qualquer momento. O vendedor Cícero Santana, morador de Barbalha, sequer esperou ser instalada a unidade em sua cidade. Foi se cadastrar em Juazeiro. "Ajuda muito. Hoje, pego duas vezes por dia, até Juazeiro e Crato", pontua.

Atualmente, quem opera os transportes municipal e intermunicipal, em Juazeiro do Norte, é a empresa Viametro. As linhas entre Crato/Juazeiro, Barbalha/Juazeiro custam R$ 2,25. Já entre as cidades de Missão Velha e Juazeiro e Missão Velha e Barbalha, preço é R$4,30 e R$ 2,90, respectivamente. Enquanto as viagens urbanas, entre os bairros de Juazeiro do Norte, tem tarifa de R$ 2,30.

Diariamente, cerca de 42 mil usuários utilizam o transporte público em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha. Com a implantação do programa, o governo do Estado irá investir R$ 6,5 milhões por ano. Na segunda etapa, o Bilhete Único poderá ser usado nas vans e, na terceira etapa, no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Locais de Cadastro

Unidade Móvel
Local: Praça José Feijó (Giradouro), Avenida Leão Sampaio, bairro Triângulo, Juazeiro do Norte

Unidade de Juazeiro do Norte
Local: Praça do Memorial, Rua Juviniano Barreto, Centro

Unidade de Crato 
Local: Rua Ratisbona, Centro, em frente à Praça Cristo Rei

Unidade de Barbalha 
Local: Praça Engenheiro Dória (Estação Ferroviária), Centro

Curta nossa página no Facebook

Ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence aceita integrar defesa de Lula

O criminalista Sepúlveda Pertence aceitou fazer parte da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A contratação é um reforço para a atuação da equipe diante dos recursos que tramitam nos tribunais superiores de Brasília.

Desde que Lula foi condenado por unanimidade pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em 24 de janeiro, aliados e integrantes da cúpula do PT pressionavam por um reforço na defesa do ex-presidente, hoje sob comando do advogado Cristiano Zanin Martins.

O principal argumento era o de que, na fase de recursos na terceira instância, seria necessário um nome mais técnico e com trânsito nos tribunais superiores. Além disso, auxiliares de Lula cobravam por um perfil de menos embate e mais conciliação para defender o petista.

Uma das principais marcas de Zanin até a condenação do ex-presidente foi a do enfrentamento com o Judiciário, linha seguida inclusive por Lula em seus discursos públicos.

O ex-presidente não quis abrir mão de seu atual advogado, e ele e Sepúlveda, que resistia em aceitar o convite, devem trabalhar juntos daqui para frente.

Segundo a Folha apurou, Zanin e Sepúlveda conversaram algumas vezes após o dia 24 de janeiro e estão acertando os últimos detalhes para o anúncio oficial da nova configuração da equipe.

Publicamente, a defesa ainda não confirma a integração de Sepúlveda, que foi ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) entre 1989 e 2007, à banca.

De acordo com aliados de Lula, havia resistência do lado de Sepúlveda, que já defendia o banqueiro André Esteves  —o que poderia implicar algum conflito de interesse—, mas também entre integrantes do próprio PT, que avaliavam a postura do advogado como difícil de ser decifrada.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão em regime fechado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em segunda instância —ele já havia sido condenado pelo juiz Sérgio Moro, do Paraná— e poderia recorrer da decisão no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF.

Já houve recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), onde o habeas corpus foi negado em caráter liminar (provisório), mas ainda é possível discutir o caso.

A defesa de Lula também já entrou com pedido de habeas corpus preventivo no STF, encaminhado ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, que tem negado liberdade provisória a condenados na operação.

A expectativa é de que o caso seja discutido na segunda turma do STF, cujos ministros têm perfil garantista (a favor do réu cumprir a pena depois de esgotados os recursos) ou levar o assunto para o plenário do Supremo a fim de mudar o entendimento do tribunal sobre prisão após condenação em segunda instância.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook

Camilo anuncia convocação de mais 800 aprovados no concurso da PM

Durante a transmissão via Facebook desta terça-feira (6), o governador Camilo Santana anunciou que vai convocar o restante dos aprovados no último concurso da Polícia Militar, completando 5 mil convocados (número previsto no edital) para reforçar a segurança pública do Ceará. Até o momento, 4.200 foram convocados, sendo que 2.800 já realizam o patrulhamento nas ruas. Os 1.400 da terceira turma estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

“Parabéns aos concursados que terão a chance de ingressar no curso de formação. Além desses, só poderei chamar com autorização legal. Mas eu pretendo ainda este ano convocar mais profissionais, pois quero fortalecer, reforçar a segurança. Fiz o maior concurso da Polícia Militar e da Polícia Civil”, disse Camilo Santana.

O governador também disse não ter medido esforços para combater a violência no Estado. “Sei que é uma área delicada, exige dedicação. Tenho me dedicado desde que assumi o governo, dado prioridade para garantir um Ceará melhor para nós. Saibam que eu continuarei lutando, seja quem for o presidente, quem for situação ou oposição. Estamos vivendo uma crise econômica, mas somos o estado que mais investiu em segurança pública”.

Detalhando a agenda dos últimos dias, Camilo Santana disse que, na última terça-feira (30), se reuniu com o presidente Michel Temer e cobrou celeridade nas ações para a segurança. “Pedi que fosse com urgência o reforço da Polícia Federal para o Ceará para reforçar a inteligência, agilizar as investigações, e também a implantação de um Centro de Inteligência para combate ao narcotráfico e lavagem de dinheiro. Também pedi apoio na parte de armamento, equipamento para a Pefoce. Queremos acabar com as cadeias superlotadas e construir presídios regionalizados”.

Curta nossa página no Facebook

Tirar RG e passaporte acaba ficar muito mais fácil

Já é possível aos cartórios brasileiros dar início ao processo para que emitam carteira de identidade e passaportes para cidadãos brasileiros.

A prestação desse serviço requer, no caso da emissão de registro de identidade (RG), que a associação local dos cartórios formalize convênio com a Secretaria de Segurança Pública do estado.

Já o convênio para a emissão de passaportes terá de ser firmado entre a Polícia Federal e a associação nacional dos cartórios de registro natural.

A medida administrativa que possibilita os cartórios a prestarem também este serviço foi anunciada no dia 26 de janeiro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nas duas situações os acordos deverão passar por análise e homologação do Poder Judiciário. No caso dos convênios locais caberá às corregedorias dos tribunais estaduais.

Quanto aos convênios para a emissão de passaporte, eles terão de passar pela Corregedoria Nacional de Justiça, a quem caberá avaliar as viabilidades jurídica, técnica e financeira.

Por meio de nota, o juiz auxiliar da corregedoria Marcio Evangelista disse que a medida não afetará a confiabilidade do passaporte brasileiro.

“A Polícia Federal continuará responsável por emitir o passaporte. O convênio só permitirá o compartilhamento do cadastro de informações dos cidadãos brasileiros com os cartórios, que apenas colherão as digitais e confirmarão para a Polícia Federal a identidade de quem solicitar o documento”.

Por meio de convênio será também possível a autorização para a renovação dos passaportes, pelos cartórios de registro civil. Para ter acesso a esse serviço, no entanto, será necessário o pagamento de uma taxa extra.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook

Ceará é um dos 7 estados que conseguiram manter folha de pagamento de servidores em dia

Camilo Santana, governador do Ceará
O Ceará conseguiu manter a folha de pagamento dos servidores em dia, apesar da crise econômica do país. Com a redução de custos e medidas de ajustes de receitas, o estado conseguiu economizar R$ 400 milhões em 2016. 

Desde o início da atual crise econômica, que chegou aos estados no início de 2015, os servidores públicos estaduais de todo o Brasil sentem o drama de ter salários parcelados, atrasados ou mesmo não pagos.

De acordo com o Fórum dos Governadores, dos 26 estados e o Distrito Federal, somente Alagoas, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Acre e Santa Catarina conseguiram fazer todo o pagamento da folha do 13º salário em dia. Desde o início da crise, 20 estados já registraram atrasos, parcelamentos ou mesmo incapacidade de pagar o funcionalismo.

De acordo com o Hugo Figueiredo, da Secretário de Planejamento do Ceará, desde 2015 o estado tenta se antecipar fazendo um planejamento de contenção de custos e ajustes de receitas.

A folha de pagamento do estado do Ceará custa, aproximadamente, R$ 600 milhões por mês. O valor é significativo em se tratando de gestão pública. A título de comparação, o montante equivale ao que custaram somadas as obras do novo Centro de Eventos R$ 467 milhões e o Hospital Regional do Sertão Central, R$ 90 milhões, em Quixeramobim, e ainda sobrariam R$ 40 milhões. Essa folha tem 140 mil servidores, sendo 60 mil ativos e 80 mil inativos e pensionistas.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Empresa supera meta e leva todos os funcionários para a Disney

As startups são conhecidas por oferecerem a seus funcionários mimos dificilmente encontrados em empresas tradicionais – de campeonatos de videogame à permissão para levar o pet para o trabalho. Porém, o negócio de solução de atendimento ao cliente Octadesk se superou: resolveu levar toda a equipe para parques da Disney nos Estados Unidos, com tudo pago.

Na semana do Carnaval, os 23 membros da empresa irão ficar uma semana em Orlando (Flórida), visitando os parques da gigante do entretenimento, além de dois estúdios do grupo Universal.

A viagem, porém, não veio por nada: ela é um benefício extra que a Octadesk dará à equipe por ter superado a meta de faturamento da startup. O negócio pretendia crescer 300% em 2017, mas cresceu 340%.

A ideia da viagem surgiu em outubro de 2016, na reunião de planejamento para o ano seguinte. “Vimos como nosso produto já estava ajustado e era hora de buscar três vezes o nosso crescimento em relação ao ano anterior. Analisando os números, porém, vimos como isso seria difícil”, conta Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.

O negócio já dá bônus aos funcionários quando o objetivo é cumprido, mas a equipe de planejamento decidiu dar mais um prêmio coletivo caso o negócio faturasse 330% a mais em 2017  – ou seja, se superasse a meta estabelecida.

Esse prêmio seria a viagem com tudo pago para Orlando. “Como lidamos com experiência do cliente, pensamos em dar uma experiência a nossos colaboradores. Pensamos em uma viagem com todo o time e queríamos levar pessoas a lugares que muitas nunca haviam ido.”

Em janeiro de 2017, o “Plano Disney” da Octadesk foi anunciado para toda a empresa. “Primeiro as pessoas não achavam que era verdade. Mas, assim que confirmaram, já se mobilizaram para alcançar o objetivo. Ninguém mais olhou a questão do bônus salarial, e sim para a viagem – os 330% viraram a nossa nova meta”, conta Ricco.

Além do objetivo, a Octadesk também listou as tarefas que precisariam ser feitas para bater esse número agressivo. “Claro que muita coisa não dá certo e você deve mudar no meio do caminho, mas elencar algumas metas nos ajudou a unir as pessoas no mesmo caminho.”

Entre as ações tomadas durante o ano de 2017 estiveram a reorganização das equipes e os lançamentos e revisões de produtos focados no mercado de pequenas e médias empresas.

A cada fechamento de mês, a startup divulgava os resultados e fazia uma rodada de discussão de acertos de erros.

“Todo mundo via se estávamos mais próximos ou distantes da meta, enquanto cada área pensava em como melhorar os números por meio de suas funções. Antes tínhamos mais atritos entre áreas mais técnicas e outras mais humanas, mas vi como isso acabou. Todo mundo estava no mesmo barco”, diz Ricco.

No acumulado do ano, a Octadesk cresceu 340% em faturamento. O negócio não abre números absolutos de ganhos, mas afirma ter cerca de 400 clientes, sendo que 70% deles são pagantes. Os pacotes partem de 249 reais mensais e ficam em uma média de 600 a 700 reais por mês.

Os 21 funcionários e os dois sócios operacionais da Octadesk partirão de São Paulo no dia 10 de fevereiro para Orlando, na Flórida, e ficarão até o  dia 17. Além de todos os gastos com passagem, hospedagem e ingressos, o negócio deu 200 dólares adicionais a cada funcionário.

Ricco diz que o custo com a viagem valeu a pena. “Eu vejo muito as empresas – e isso aconteceu comigo quando eu era funcionário – não fazerem investimentos para que os funcionários tenham engajamento adicional. Foi a primeira vez que eu fiz isso e vi que a meta original da empresa virou algo secundário; todo mundo buscou superar o objetivo. Foi uma festa na empresa quando a gente bateu o número.”

Nas próximas semanas, a empresa vai contratar mais cinco funcionários e, até o fim de 2018, deve chegar a uma equipe de 50 pessoas.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Monsenhor Ágio Moreira celebra 100 anos de idade

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Cinco de fevereiro de 2018. Monsenhor Ágio Augusto Moreira, chega ao patamar de seu centenário, exemplarmente fiel aos propósitos firmados diante do altar do Senhor.

Comemorar tão notável e honrosa data a todos impele oferecer um dom. “Sobretudo quem convive com ele é agraciado com sua presença benéfica, leal e discreta, por sua palavra franca e objetiva, por sua ternura viril e equilibrada”, disse o bispo diocesano Dom Gilberto Pastana, que fez memória à vida e ao trabalho pastoral do Monsenhor Ágio, na concelebração eucarística, ocorrida na manhã desta segunda-feira, dia cinco de fevereiro.

Conduzida por cantos gregorianos, à cerimônia solene estiveram presentes o bispo emérito de Floriano – PI, Dom Augusto Alves da Rocha, padres, diáconos, seminaristas, religiosas, agentes de pastorais e movimentos, familiares, amigos, o governador do Estado do Ceará Camilo Santana, o prefeito do Crato Zé Ailton Brasil dentre outras autoridades.

Trajando batina marrom e sua costumeira boina, o ilustre clérigo chegou em cadeira de rodas, aclamado pelo povo, sob acenos de lenços brancos e a voz do afinado coral da Sociedade Lírica do Belmonte, Solibel, instituição fruto de sua experiência religiosa com a música, por meio da qual dedicou parte de sua vida. 

Vida tocada pela música
Padre Ágio tornou-se “monsenhor” em 2003, por indicação do bispo Dom Fernando Panico, sob o consentimento do Papa João Paulo II.

Antes de fixar morada no distrito Belmonte, passou por diversas paróquias e foi também professor do Seminário São José. A inspiração que o levou a fazer da música seu objeto de evangelização surgiu na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Jamacaru, ouvindo o canto dos apanhadores de algodão. Da inspiração surgiu a Solibel, mantenedora da Escola de Educação Artística Heitor Villa Lobos e da Orquestra Sinfônica Padre Davi Moreira, nome em homenagem ao seu irmão mais velho.

Com uma vida inspirada na simplicidade, tocada pela epifania do mistério divino presente na música, ele chega à efeméride de seu centenário com uma vivacidade e lucidez que impressionam. Tanto que, no ato de aniversário, lançou a obra “Padre Cícero Romão Batista: O maior líder espiritual do Nordeste Brasileiro”.

A comemoração centenária serve de encorajamento e estímulo tanto para outros padres quanto para aqueles que aspiram à vida sacerdotal. “A marca, a presença do Monsenhor Ágio em nossa vida deu-se por meio da música e da formação. Então, só podemos agradecer a Deus e ficar felizes pelos cem anos da sua vida”, disse Monsenhor Bosco Cartaxo, reitor do Santuário Eucarístico Diocesano e aluno do aniversariante na década de 1950. O seminarista Francisco da Paz, parente de terceiro grau do sacerdote centenário, considerou: “É uma alegria trazer as mesmas raízes vocacionais, tendo-o como exemplo de padre, de escritor e daquele que dá sua vida aos pobres através da arte e através da música”.

Com informações da Diocese de Crato

Curta nossa página no Facebook

CNH digital já está valendo em todo o Brasil; veja como é ter uma

Desde o dia 1º de fevereiro os Detrans de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal disponibilizaram a versão digital da CNH, a chamada CNH-e, aos cidadãos habilitados. A partir da mesma data o documento no celular poderá ser apresentado a autoridades de trânsito no lugar da Carteira Nacional de Habilitação tradicional, de papel -- que segue sendo emitida e válida.

Atualmente, oito estados (Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rio Grande do Sul, Tocantins) e o DF já emitem o documento eletrônico, cuja consulta é feita por celulares e tabletes por meio de um app gratuito -- e compatível com sistemas operacionais Apple iOS e Android.

Falamos com dois dos primeiros usuários da CNH-e: o engenheiro Fernando Lopes Maia, de Porto Alegre (RS), e a funcionária pública Nayara Zanolle Neves, 23, moradora de Vitória (ES).

Como funciona?
Fernando Lopes Maia topou contar como está sendo o uso da CNH-e no dia a dia e autorizou a reprodução das imagens de seu documento virtual para esta reportagem -- claro, borramos as informações pessoais para proteção de suas informações pessoais.

"Para mim, é muito mais lógico levar o celular em vez de uma carteira cheia de documentos, que você pode perder e depois precisa tirar de novo. Se eu perder o telefone, posso facilmente bloqueá-lo e instalar de novo os aplicativos em um novo", apontou o engenheiro.

Segundo ele, o processo para solicitar a habilitação virtual levou apenas dois dias e foi algo "simples", mas com ressalvas. "Gente como meu pai, motoristas mais velhos ou cidadãos menos acostumados com novas tecnologias, por exemplo, terão alguma dificuldade", relatou. 

Por quê? Segundo Maia, falta um tutorial em linguagem simples. "O Denatran tem as informações e o passo a passo em seu site oficial, mas falta um tutorial com dicas 'mastigadas' e interface amigável", avaliou, afirmando que animações ou vídeos seriam bem-vindos.

É bom frisar que não adianta ter direito à CNH digital e não possuir um "certificado digital" -- um protocolo eletrônico que traz informações sobre identificação e histórico de contribuinte. É com esse certificado que sistemas eletrônicos como o da CNH-e identificam cada cidadão, funcionando ele próprio como uma assinatura virtual. Existem empresas que emitem o "certificado digital" (quem já tem um e-CPF, por exemplo, não precisa de novo certificado), mas os próprios Detrans estaduais fazem o processo, com o comparecimento presencial.

"Fiz por meio do CPF eletrônico, que é pago e oferecido por empresas certificadoras, mas tem anuidade de aproximadamente R$ 200. Depois de informar o CPF, recebi um código para ativar o aplicativo e depois criei uma senha que preciso preencher cada vez que acesso a CNH-e", explicou Maia.

No caso de Nayara Neves, a CNH-e foi tirada na primeira quinzena de janeiro. A servidora púbica obteve a habilitação definitiva no ano passado e o documento já veio com o QR  Code -- requisito para solicitar a versão eletrônica.

"Estou usando há alguns dias e optei porque facilita muito. Não tenho mais a necessidade de usar o documento de papel, que posso perder e depois é complicado para tirar de novo", relata.

Em relação ao processo de solicitação, Nayara considera que foi rápido e fácil. "Já tinha meu e-mail e número de celular cadastrados e isso agilizou o processo. Segui o passo a passo informado no site do Detran, baixei o aplicativo e logo estava com ele funcionando no meu celular", conta.

Tanto o usuário do Rio Grande do Sul quanto a do Espírito Santo informaram que ainda não precisaram apresentar a habilitação digital a nenhum agente de trânsito. Ambos, porém, acreditam que deve ser questão de tempo para que isso se torne frequente nas fiscalizações.

De fato, parece ser um processo um tanto quanto criterioso, sobretudo para quem não está acostumado ao ambiente digital. O que fazer? Primeiro, vale salientar que a CNH-e não é obrigatória, ou seja, se você não quiser, não precisa aderir. De toda forma, listamos o beabá para quem quiser.

Como pedir a CNH-e? E o app?

1. Verifique se sua CNH de papel foi emitida a partir de maio de 2017. Se sim, ela deverá possuir um "QR Code" -- uma espécie de código de barras em formato quadrado -- no verso. Se tiver, vá ao próximo passo. Se não tiver, aguarde pelo momento da renovação.

2. Tem o QR Code na CNH? Faça o cadastro no Portal de Serviços do Denatran.

3. Fez o cadastro? Baixe o aplicativo da CNH Digital na iTunes (iOS) ou PlayStore (Android). 

4. Baixou? Verifique se você já possui o "certificado digital" pelo app. Não tem? Então visite o Detran de emissão da sua CNH impressa e garanta o cadastro. Outra opção é emitir junto a empresas que prestam este tipo de serviço. Quem tem e-CPF, por exemplo, já possui o certificado e não precisa de outro..

5. Com todos os itens anteriores garantidos, solicite o código de ativação para a CNH Digital, que será enviado por e-mail.

6. No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação.

7. O app vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que o usuário precisará digitar toda vez que acessar a CNH-e.

Ufa! Após todos esses passos, o aplicativo exibe uma reprodução da frente, verso e do "QR Code" da CNH. Esta exibição é que permite ao motorista deixar a CNH de papel em casa.

E aí, Denatran?
Também consultamos o Denatran para tirar dúvidas em relação à carteira eletrônica.

Uma deles se refere aos motoristas que estejam com a CNH suspensa ou cassada. De acordo com o órgão, documentos nessas condições serão bloqueados a cada atualização do app. Estranhamos a ausência, por exemplo, a ausência de uma tela do aplicativo que indique o total de pontos do motorista. Por ora, essa informação ainda precisa ser verificada junto aos portais dos Detrans, o que gera trabalho extra para o motorista que quiser se inteirar de sua situação. 

Quando será necessário renovar a e-CNH? Segundo a entidade, o processo de renovação segue o mesmo. E isso também vale para quem está tirando a CNH pela primeira vez, já que atualmente é exigido que o motorista tenha a versão impressa para emitir a digital.

Apenas "futuramente", nas palavras do Denatran, o motorista vai poder escolher apenas a CNH-e como documento único de habilitação.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Barbalha (CE): Prefeitura abre concurso para 26 vagas

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Barbalha que visa preencher 26 vagas, sendo vinte e duas para ensino médio e quatro vagas para nível superior. As remunerações iniciais variam entre R$ 1.183,92 e R$ 2.500,00.

As vagas são para Agente Comunitário de Saúde (14), Agente de Combate às Endemias (8), Analista Ambiental (2) e Fiscal Ambiental (2).

Inscrição
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consulpam.com.br entre os dias 05 e 28 de fevereiro de 2018. A taxa de inscrição será de R$ 75,00 para os cargos de nível médio e R$ 150,00 para os que exigem ensino superior.

O concurso terá provas objetivas, aplicadas a todos os inscritos, mais prova de títulos para os cargos de nível superior. As provas objetivas serão realizadas no dia 08 de abril, em locais a serem divulgados oportunamente.

O gabarito preliminar das provas será publicado no site www.consulpam.com.br um dia após a realização das provas

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Curta nossa página no Facebook

AddThis