Novo exame de sangue detecta 8 tipos de câncer com 70% de precisão

O câncer, antes mesmo dos primeiros sintomas, começa a deixar rastros no sangue. Eles podem ser pequenos pedaços de DNA mutante, flutuando em meio a glóbulos vermelhos e brancos. Também podem ser proteínas com uma sequência de aminoácidos peculiar, que só poderiam ter sido fabricadas pelas células de um tumor.

Cada tipo de câncer – há mais de cem deles – deixa um rastro de substâncias diferente, um conjunto único de pegadas no seu corpo. É como quando duas pessoas, uma de chinelo e outra de coturno, pisam no cimento fresco da calçada. Agora estamos no caminho de identificar essas pegadas com uma agulhada – ainda nos primeiro estágios do tumor, quando o estrago não é tão grande e o tratamento quase sempre funciona.

É essa a promessa de um novo tipo de exame de sangue, anunciado ontem na Science. Quando aplicado a 1005 voluntários com câncer diagnosticado, identificou a doença e o órgão atingido em 70% dos casos – a taxa de sucesso variou entre 39% e 96% conforme o tipo. Tudo com um vidrinho do líquido, sem raio-x nem ressonância magnética. Entre os tipos testados, estão alguns dos mais comuns: mama, pulmão, ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago e reto. O método também foi testado em 812 pessoas que não estavam doentes, para verificar o número de alarmes falsos. Foram apenas sete enganos.

É claro que ainda há muito a ser aperfeiçoado. A precisão cai para 40% quando são considerados apenas tumores no primeiro estágio de desenvolvimento. É justamente nessa fase, em que o câncer muitas vezes é assintomático, que o método seria mais valioso. Em uma situação ideal, pessoas aparentemente saudáveis poderiam identificar tumores em exames preventivos, desses rotineiros, que fazemos para medir colesterol – e tomar uma atitude enquanto ainda dá tempo.

Seja como for, agora que a ideia está lançada, fica mais fácil desenvolver versões mais eficientes do método – e também mais baratas, que poderão ser aplicadas a uma grande parcela da população. “Esse é um dos primeiros estudos a combinar biomarcadores proteicos e DNA de tumores circulando no sangue como ferramentas de diagnóstico”, afirmou ao The Guardian Chris Abbosh, do University College em Londres, que não participou do estudo. “Também em um dos primeiros a aplicar essas ferramentas a vários tipos de câncer em um grande número de pacientes.” Atualmente, cinco dos nove tumores analisados não tem teste preventivos (no jargão técnico, rastreio ou screening) eficientes. 

Fonte: Superinteressante

Curta nossa página no Facebook

Documento revela real data de nascimento do Pe. Cícero

A população de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, foi surpreendida, na última quarta-feira (10), com o compartilhamento do registro de batismo do Padre Cícero Romão Batista. Após investigação, na internet, os pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro chegaram ao Livro de Batismo da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Crato. O documento comprova que Padre Cícero nasceu no dia 23 de março de 1844, embora seu aniversário seja comemorado, inclusive com feriado municipal, no dia 24.

Na época, não havia o registro de nascimento atual, feito no hospital, pelo médico, e autenticado em cartório. Tudo era feito pela Igreja. O arquivo histórico está no "Livro de Batizados Crato, 1843 a 1845", na folha 61, que, após estudo da caligrafia do documento, escrito no dia 8 de abril de 1844, data do batismo, se chegou ao erro. Segundo o pesquisador Daniel Walker, eles já sabiam que o pároco havia nascido no dia 23 de março pelas informações dos livros, mas agora está comprovado.

"Ninguém sabe explicar a razão disso, nem o Padre Cícero mesmo explicou. Esse documento já existia na Diocese do Crato, faz parte do livro da Paróquia, mas a gente não tinha acesso fácil. Agora, os documentos da Diocese foram digitalizados e nós conseguimos localizar. Tínhamos interesse de ter a cópia", explica o pesquisador.

Mudança
Para Daniel Walker, mesmo com a comprovação, não vai ter impacto na cidade e a data - 23 de março - não tem importância do ponto de vista histórico. "A data (24 de março) já está conhecida. Ele mesmo, desde criança, comemorava nesse dia", completa.

Enquanto isso, o padre Cícero José da Silva, pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, acredita que isso não irá afetar as festas de aniversário e os romeiros. "As pessoas vão ao encontro do Cristo que o Padre Cícero seguiu. A expressão de amor é por ele e não pela data. É pelo grande sacerdote que ele foi", destaca.

Mas, para a Prefeitura de Juazeiro do Norte é diferente. O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, disse que foi surpreendido pela notícia, mas que, em reunião com religiosos, ficou de ser discutida uma possível mudança na data do feriado municipal. Será feito um debate mais amplo, envolvendo os Poderes Legislativo e Executivo local.

Hipóteses
Para o escritor Otacílio Anselmo, em seu livro "Padre Cícero, Mito e Realidade", o sacerdote, por vaidade, escolheu adiar seu aniversário para o dia 24, pois é véspera do dia da Anunciação de Nossa Senhora: 25 de março. Daniel Walker não concorda, pois, desde a infância, antes de se tornar popular, ele já comemorava na data. Já o historiador Amando Rafael acredita que o vigário de Crato, Manuel Joaquim Aires do Nascimento, tenha se atrapalhado, antecipando um dia, algo comum na época.

O Registro Civil, como conhecemos hoje, só foi criado 30 anos após o batismo do Padre Cícero, por isso, era comum erros de grafia. Seu pai, Joaquim Romão Batista Meraíba, por exemplo, teve seu sobrenome escrito como "Mirabeau", "Mirabô". "Naquela época em que se escrevia a bico de pena (usando um tinteiro e mata-borrão para secar a tinta) as pessoas escolhiam um dia ou uma hora para registro", completa o historiador.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Quando as memórias se apagam: o que é Alzheimer?

Esquecer sempre foi um dos maiores medos da humanidade. Perder lembranças é um golpe muito forte na identidade de um indivíduo. Para amenizar esse medo, existem as fotos, documentos, cartas e outras formas de lembrar quem cada um é. Entretanto, a mente humana pode ser danificada permanentemente por um obstáculo mais grave: o mal de Alzheimer.

O que é o Alzheimer?
O mal de Alzheimer é uma doença caracterizada pela perda e/ou falha de áreas do cérebro relacionadas à memória, orientação e atenção. O portador de Alzheimer perde gradativamente a sua noção de realidade. Atividades que antes eram corriqueiras passam a ser grandes desafios.

O tema tornou-se recorrente na mídia recentemente. Inspirou obras como o livro Para sempre Alice (Harper Collins, 2015), que foi adaptado para os cinemas com o mesmo título. O livro conta a história de Alice Howland, professora e palestrante famosa, que desenvolve a doença precocemente. Howland deve lidar com a sua nova realidade, que envolve a dor de não ter mais controle sobre si e a bravura de enfrentar a doença de frente.

Como diferenciar o Alzheimer de outras doenças?
Há muitas semelhanças entre o Alzheimer, outras doenças e o envelhecimento natural. Para se ter certeza do diagnóstico, o possível portador deve ser encaminhado a um médico. Exames de sangue, tomografia e ressonância magnética do crânio podem excluir outras possibilidades. O Alzheimer não tem cura, mas é importante identificá-lo para que seus efeitos sejam retardados ou diminuídos. Durante o processo de avanço da doença, os neurônios que fazem a ligação e o trânsito de informações no cérebro são destruídos, e não há formas naturais ou cirúrgicas que os possam regenerar.

Entretanto, há formas para prevenir-se contra a doença fortalecendo os circuitos cerebrais através de cuidados com a saúde mental. O cérebro necessita constantemente de exercícios e boa alimentação, que podem ser adicionados à rotina diária através de uma dieta rica em frutas e legumes. Alimentos que contenham óleo vegetal, ricos em ômega-3 e antioxidantes, eliminam os radicais livres (moléculas liberadas elo corpo através do metabolismo, que prejudicam as células cerebrais) sendo, assim, de grande importância.

Alguns dos nutrientes necessários para combater o Alzheimer podem ser encontrados também em peixes gordurosos como salmão, cavala, halibute, arenque e sardinha. A dieta mediterrânea pode ser de grande ajuda, pois inclui azeite, peixe, tomate, berinjela, abobrinha, pimentas etc. Também é necessário cortar ou reduzir o consumo de alimentos que contenham gorduras saturadas, carne vermelha e manteiga, bem como os excessos de açúcares em biscoitos e refrigerantes.

Invista em jogos que estimulam a mente
Para além da alimentação, existem outras maneiras de evitar o Alzheimer adotando um estilo de vida saudável. Exercícios físicos como caminhadas ou a prática de algum esporte podem aumentar  a qualidade de vida mental. Leitura, passatempos que estimulem a memória como as palavras cruzadas, ouvir músicas novas ou aprender um novo idioma e trocar ideias com amigos e pessoas diferentes podem ser atividades riquíssimas em seus objetivos e que podem combater o desenvolvimento da doença.

É possível atrasar ou evitar os efeitos do Alzheimer adotando as práticas já citadas. Mas como lidar com quem já desenvolveu a doença e precisa de ajuda? É importante saber como lidar com o paciente de Alzheimer. Os cuidados devem ser constantes, bem como a compreensão e o carinho que a condição inspira. Antes de qualquer coisa, é preciso informar-se sobre a doença. Sites na internet como os da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) reúnem um vasto repositório de informações e notícias que podem ajudar cuidadores de portadores de Alzheimer a lidarem melhor com as novas rotinas que devem ser adotadas pelos familiares e amigos.

É preciso paciência, compreensão e adoção de estratégias que ajudem tanto o portador da doença quanto o cuidador. É necessário também criar rotinas que incluam atividades para o portador e pessoas ao seu redor. Apenas a compreensão e o afeto podem garantir melhores condições de convívio para quem enfrenta o Alzheimer.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Crato tem a gasolina mais cara do Ceará, aponta pesquisa da ANP

O valor médio da gasolina do Ceará para o consumidor final é o mais alto do Nordeste, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (12), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com a ANP, o preço médio do combustível no estado é de R$ 4,342. Outro levantamento da ANP aponta Fortaleza tendo a gasolina mais cara do Nordeste e a quarta com preços mais altos do Brasil. Valor médio da gasolina é de R$ 4,375.

A ANP também realizou pesquisa em 218 postos de combustível de 13 cidades do Ceará contando com Fortaleza. Além de Fortaleza foram analisadas os valores do combustível nos municípios de Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Maracanaú.

O preço mais alto foi identificado no Crato onde o preço médio ficou em R$ 4,541. Logo atrás aparecem Juazeiro do Norte com R$ 4,406 e Limoeiro do Norte com R$ 4,340. Na capital cearense foram pesquisados 101 postos de combustível.

Preço médio da gasolina em dez cidades cearenses


Cenário nacional
O preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 11ª semana seguida e chegou a R$ 4,183, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Nesta semana, o avanço foi de 0,77%. Na mesma semana, a Petrobras subiu o preço da gasolina das refinarias em 0,74%, seguindo sua política de preços que reajusta os valores quase diariamente, com o objetivo de acompanhar as cotações internacionais. O repasse ou não para o consumidor final depende dos postos.

A semana foi marcada por recorde dos preços internacionais do petróleo. Na quinta-feira (11), o barril chegou a bater a marca de US$ 70 pela primeira vez em três anos. Na semana, a alta do preço do Brent, usado como referência internacional, foi de 3%, com o barril cotado a US$ 69,87.

Em 2018, o preço da gasolina já acumula alta de 2%. Desde a adoção da política de preços da Petrobras e do aumento dos impostos sobre os combustíveis, em julho de 2017, o preço da gasolina acumula alta de 19% nas bombas, ainda considerando a média calculada pela ANP.

A semana foi marcada ainda por elevação do preço médio do diesel, que passou de R$ 3,356 para R$ 3,368 - um avanço de 0,35%, na mesma semana em que a Petrobras reduziu o preço em 0,4% nas refinarias. No ano, o diesel já subiu 1,26% nas bombas, ainda considerando dados da ANP.

Já o etanol subiu 0,57%, de R$ 2,946 para R$ 2,963 por litro, acumulando alta de 1,75% nas duas primeras semanas de 2018. Enquanto isso, o preço do botijão de gás de cozinha subiu 0,11% na semana, de R$ 67,20 para R$ 67,28. No entanto, no ano há queda acumulada de 0,2%.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

5 hábitos que ajudam a diminuir a ansiedade

A ansiedade é um mal cada vez mais comum. Estima-se que mais de 18 milhões de brasileiros convivam com a ansiedade atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora a ansiedade patológica necessite de acompanhamento médico especializado, algumas práticas cotidianas podem ajudar em casos mais leves. Confira:
  • Priorize seu horário de sono. Na correria diária, é comum deixarmos de lado uma boa noite de sono. Sem o devido descanso, o corpo e a mente ficam mais propensos a episódios de nervosismo e o risco de ansiedade pode crescer consideravelmente.
  • Muitas vezes a angústia cotidiana é causada pelo acúmulo de tarefas e a sensação de falta de tempo. Será que você precisa mesmo de um dia com 30 horas? Atitudes simples como organizar uma listas de tarefas e agendas semanais podem ser grandes aliadas para se organizar e tirar o peso das obrigações da mente.
  • Exercícios simples de respiração podem ajudar a controlar o nervosismo. Antes de ter uma conversa séria ou fazer uma apresentação no trabalho, inspire e solte o ar lentamente por 10 segundos. Já a prática regular de meditação promove tranquilidade e equilíbrio duradouros.
  • Praticar exercícios físicos ajuda a liberar endorfinas, o “hormônio do prazer”, que promovem relaxamento e sensação de bem-estar. Além disso, podem melhorar a sua qualidade de vida!
  • Lembre-se de seus limites. É claro que gostaríamos sempre de “dar conta de tudo”, mas nem sempre isso é possível. Pedir ajuda ou admitir que não consegue fazer algo não é motivo para vergonha, afinal você não é um robô. É importante lembrar que nem tudo depende só de nós; é preciso aprender a lidar com frustrações e saber que não é possível ter controle de tudo ao nosso redor.
É possível combater diariamente a ansiedade com atitudes simples, mas que precisam ser recorrentes. Relaxe, respire e viva melhor!

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Prefeitura do Crato e universidade celebram parceria para ofertar bolsas com desconto de 50%

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, recebeu na tarde desta quinta-feira (11), em seu gabinete, o reitor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Jaime Romero, juntamente com o professor da instituição, Luiz Geraldo Teixeira, para assinar termo de parceria entre o Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e a UNILEÃO, no que diz respeito ao desenvolvimento do programa “Bolsa Social”.

Através desse programa, serão disponibilizadas bolsas de estudo com desconto de 50% em vagas previamente estabelecidas e mediante processo seletivo. O referido programa tem por finalidade ofertar bolsas de estudo para os estudantes residentes no município do Crato, democratizando o ensino superior e proporcionando a esses estudantes de baixa renda, a possibilidade de formação no ensino superior, contribuindo assim para a redução das desigualdades e o desenvolvimento da cidade.

O reitor da UNILEÃO, professor Jaime Romero, fez uma explanação do programa e enalteceu os benefícios e as oportunidades que o mesmo irá trazer para o estudante que for aprovado. “Estamos muito felizes em consolidar a parceria com o município do Crato, e assim poder auxiliar no crescimento educacional e profissional dos jovens”, disse.

Na oportunidade, o chefe do executivo cratense parabenizou a instituição de ensino pela grandeza do programa e ressaltou o quão importante essa ação será para as famílias dos estudantes que participarão do Bolsa Social. “Vejo com grandes perspectivas a implantação desse programa no nosso município. Nossos jovens poderão ter mais oportunidades de crescimento”, destacou Zé Ailton.

Com informações da Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Defesa de Lula diz que Moro não é "sereno" e que espera julgamento isento sobre tríplex

Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula
O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos da Operação Lava Jato, disse esperar um julgamento isento na segunda instância sobre o chamado caso do tríplex. O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre, analisará o assunto em sessão marcada para o dia 24.

A confirmação da punição pode tornar Lula inelegível -- ele é líder em pesquisas eleitorais sobre intenções de voto para o pleito presidencial -- e até mesmo levá-lo à prisão. Na primeira instância, ele foi condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro. O petista nega as acusações. 

A declaração de Zanin Martins foi dada em entrevista ao UOL nesta quinta-feira (11), em São Paulo, em que disse esperar um tratamento "respeitoso e cordial" dos desembargadores do TRF-4. Segundo ele, isso não ocorreu na primeira instância, onde teria havido uma "animosidade descabida" em relação a Lula e sua defesa.

Para o advogado de Lula, a sentença de Moro faz referências em vários momentos "a situações que envolveram o juiz e a defesa, o que mostra, na verdade confirma, que ali não estava um juiz isento e sereno, mas um juiz que estava afetado de alguma forma por embates ou discussões havidas em audiência." Na visão de Zanin Martins, isso "reforça que a sentença foi proferida por alguém que não tinha a necessária imparcialidade."

Isenção de Moro questionada
A defesa de Lula já questionou a suposta imparcialidade de Moro em recursos à Justiça em diferentes instâncias. Até agora, todos foram negados. 

"Ainda há recursos pendentes. A questão precisa ser analisada de forma definitiva. E nós entendemos que há elementos, sim, para reconhecer a suspeição, o que levaria à nulidade desses atos decisórios praticados contra o ex-presidente Lula", disse o advogado.

Na sentença do tríplex, Moro diz que "sempre tratou os defensores com urbanidade, ainda que não tivesse reciprocidade". O juiz incluiu no documento transcrições de trechos de audiências em que houve discussões entre ele e a defesa de Lula.

Moro também citou "medidas processuais questionáveis" tomadas pela defesa de Lula contra ele, como processos por abuso de autoridade, e afirmou que isso não afetou sua imparcialidade. As ações contra Moro foram negadas ou arquivadas por ele mesmo e pelo TRF-4.

"Cabe decidir a responsabilidade dos acusados somente com base na lei e nas provas, sendo irrelevante o comportamento processual de seus defensores", escreveu o juiz.

O magistrado vai julgar o ex-presidente em outros dois processos da Lava Jato: um sobre um terreno e um apartamento que o petista teria recebido como propina da Odebrecht; e um sobre um sítio em Atibaia (SP) que teria sido reformado pela Odebrecht e pela OAS em benefício de Lula.

Perseguição, sim; complô, não
Zanin Martins não estendeu as críticas feitas a Moro aos desembargadores que julgarão Lula no TRF-4, mas disse que mesmo nesta Corte houve fatos "que chamaram a atenção". Ele deu como exemplo a declaração do presidente do tribunal, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, de que a sentença de Moro no caso do tríplex havia sido "irretocável".

"Me chamou bastante a atenção que o presidente do tribunal, que tem a função institucional de representar o tribunal, estivesse fazendo uma referência elogiosa a uma sentença que seria apreciada no recurso de apelação", comentou.

Zanin Martins voltou a falar que Lula é vítima do chamado "lawfare", palavra em inglês para designar a perseguição política de uma pessoa usando meios jurídicos. Segundo o advogado, a imprensa também tem "papel relevante" nessa suposta perseguição.

Questionado se Lula seria alvo de um complô de setores do Judiciário, do Ministério Público e da imprensa, o advogado disse que "existe, no mínimo, uma condescendência recíproca."

"Não estou falando, nem generalizando aqui, uma crítica à imprensa, ao Judiciário ou ao Ministério Público. Estou dizendo que especificamente no caso desses processos contra o ex-presidente Lula existe, a meu ver, uma união de determinados agentes do Estado e, por outro lado, um comportamento de setores da imprensa que talvez não fossem os mais adequados", afirmou.

Presença de Lula no julgamento não está definida
O advogado de Lula disse que a presença do ex-presidente no julgamento "não está definida". A defesa ainda aguarda uma decisão do TRF-4 sobre o pedido de um novo interrogatório do petista. Para Zanin Martins, Lula teve sua autodefesa prejudicada por ter sido questionado por Moro "sobre fatos absolutamente estranhos àquela ação penal".

No julgamento, a defesa terá até 15 minutos para apresentar aos desembargadores os argumentos de um recurso de quase 500 páginas. Segundo Zanin Martins, será feito um resumo, com destaque de três pontos da apelação.

"Primeiro, que não há relação com a Petrobras", disse o advogado. "Segundo, que o ex-presidente Lula não praticou qualquer ato na condição de funcionário público que tivesse por fim beneficiar a construtora OAS ou qualquer outra empreiteira. E terceiro: não há nenhum elemento que possa indicar a propriedade do apartamento tríplex pelo ex-presidente Lula ou pela sua família."

O MPF denunciou Lula pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Para os procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, o ex-presidente recebeu R$ 3,7 milhões em propina da construtora OAS com dinheiro oriundo de contratos com a Petrobras, em esquema criminoso do qual o ex-presidente teria conhecimento.

Segundo a acusação, a propina foi paga na forma do tríplex, localizado no Guarujá (SP), e de reformas feitas no imóvel, além do armazenamento de bens de Lula depois que ele deixou a presidência. 

Em julho passado, Moro condenou Lula pelos dois crimes, mas apenas por elementos relativos ao tríplex, o que totalizaria propina de R$ 2,2 milhões. Para o juiz, o ex-presidente também ocultou a propriedade do imóvel. Segundo o magistrado, os delitos ocorreram dentro "de um esquema de corrupção sistêmica na Petrobras" e de uma "relação espúria" entre Lula e a OAS.

Moro considerou que não havia provas para condenar o ex-presidente pelas supostas irregularidades ligadas ao armazenamento de seus bens.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Enem 2017: divulgação das notas será antecipada, diz Inep

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 serão disponibilizados com um dia de antecedência, em 18 de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados só poderão ser consultados individualmente na Página do Participante. Será necessário informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. A mesma senha dará acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

Para aqueles que se esqueceram da senha, o Inep sugere que a recuperação seja feita com antecedência.

O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituições de Portugal.

Como em outras edições, e conforme previsto em edital, os resultados dos treineiros serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. Os espelhos de correção das redações também serão divulgados após 60 dias. O acesso ao espelho de correção é uma forma do participante saber como se saiu em cada uma das cinco competências avaliadas pela prova.

As provas
O Enem 2017 inaugurou uma série de mudanças, entre elas, a aplicação em dois domingos. No primeiro dia, foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema os desafios da educação de surdos no Brasil. No segundo domingo, os candidatos responderam às perguntas de matemática e ciências da natureza.

No total, nos dois dias cerca de 4,5 milhões de alunos fizeram as provas. O índice de abstenção, na casa dos 32%, ficou um pouco acima da média em sete anos.

No ano passado também foi a primeira vez que o Enem deixou de ser utilizado como certificação do ensino médio.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enem é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o gao kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Facebook anuncia que vai mostrar mais posts de amigos e familiares, e menos de marcas e empresas

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (11) uma mudança na forma como os feeds serão exibidos, priorizando postagens de amigos e parentes, em vez de posts e notícias postadas por empresas, marcas, mídia e celebridades.

Segundo o fundador e diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, a intenção é maximizar a quantidade de conteúdo com "interação significativa" que as pessoas consomem. Postagens de empresas, marcas e mídia aparecerão menos para priorizar a interação entre amigos e familiares.

A alteração irá afetar posts, vídeos e fotos exibidos nos perfis dos mais de dois bilhões de usuários da rede social e deve começar a ser percebida já nas próximas semanas. Segundo Zuckerberg, o Facebook estudou intensamente qual tipo de postagem tem "estressado ou prejudicado" os usuários.

"Pesquisas mostram que fortalecer nossos relacionamentos melhoram nosso bem-estar e felicidade", diz Zuckerberg no comunicado em que anuncia a mudança. "Mas recentemente tivemos um retorno de nossa comunidade de que conteúdo público - posts de empresas, marcas e mídia - está consumindo os momentos pessoais que nos levam a nos conectar mais uns com os outros".

Segundo o fundador da rede social, as mudanças levarão o Facebook de volta às raízes, ao manter as pessoas conectadas e interagindo entre si.

Mas, recentemente, recebemos comentários da nossa comunidade de conteúdo público - postagens de empresas, marcas e meios de comunicação - estão excluindo os momentos pessoais que nos levam a conectar mais um com o outro.

Ele reconhece que o tempo que os usuários gastam na rede social poderá inclusive diminuir, mas afirma que este terá um valor maior.

"Agora, quero ser claro: ao fazer essas mudanças, espero que o tempo que as pessoas passam no Facebook e algumas medidas de engajamento sejam reduzidos. Mas também espero que o tempo que você passa no Facebook tenha mais valor. E se fizermos a coisa certa, acredito que será bom para nossa comunidade e para nossos negócios em longo prazo também", acrescenta.

Segundo comunicado do Facebook, essas interações podem ser compartilhamentos, comentários, mensagens, reações ou curtidas em conteúdo. "Valorizaremos mais interações entre pessoas como comentários, compartilhamentos e mensagens do que reações e curtidas. Figuras Públicas e Páginas podem criar conteúdo que levem as pessoas a ter interações sociais significativas. Mas posts de amigos terão um peso maior."

Os usuários que desejarem poderão continuar visualizando as postagens de páginas que já seguem com prioridade, desde que alterem suas preferências para selecionar seus favoritos. Desta forma essas páginas passam (ou continuam) a ser exibidas em posições superiores no feed.

O Facebook diz ainda que páginas cujos posts não costumam receber muitas reações ou comentários sentirão uma queda maior em seu alcance, mas que aquelas que produzem conteúdo que gere "conversas entre amigos" certamente sentirão menores efeitos.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Bolsonaro: "Eu usava esse dinheiro de auxílio moradia pra comer gente"

Em entrevista à Folha nesta quinta (11), o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) voltou a criticar o jornal e a defender o recebimento de auxílio-moradia da Câmara, mesmo tendo imóvel próprio em Brasília.

Ele disse que pretende vendê-lo e pedir apartamento funcional. Questionado se usou o dinheiro do benefício para comprar seu apartamento, ele respondeu: "Como eu estava solteiro naquela época, esse dinheiro de auxílio moradia eu usava pra comer gente".

Bolsonaro disse ter cometido um deslize em 1999 quando afirmou, em entrevista, que sonegava impostos, recomendação que transmitia na época a toda a população.

Ele nega ainda irregularidades na construção de seu patrimônio.

A Folha publicou no domingo (7) que o presidenciável e seus três filhos parlamentares multiplicaram o patrimônio na política, reunindo atualmente 13 imóveis em áreas valorizadas do Rio e de Brasília, com preço de mercado de cerca de R$ 15 milhões.

A entrevista não foi agendada. A Folha encontrou-se com o presidenciável na porta de sua casa em Angra dos Reis, durante apuração sobre servidora lotada em seu gabinete.

Confira a entrevista na íntegra AQUI

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook

Como reconhecer e reduzir os riscos da dependência do álcool

Por que algumas pessoas se viciam – em álcool, jogo, soníferos – e outras, que usam as mesmas substâncias e praticam as mesmas atividades, não? Esse complexo enigma parece envolver genética, meio ambiente, histórico pessoal e temperamento. A dependência de álcool, droga mais popular, atinge 12% dos brasileiros.

Personalidade
Um dos traços de personalidade investigados é a “busca de sensações”, ou seja, o apetite por experiências intensas, novas e variadas – e a disposição de correr riscos para obtê-las. Essa característica aumenta a probabilidade de usar drogas, mas também está associada a práticas como mergulho, alpinismo e viagens para lugares distantes. Como estratégia de prevenção de vícios, alguns especialistas incentivam quem busca sensações a se concentrar nesses hábitos mais saudáveis.

Cérebro
A tendência a agir com base no instinto ou no desejo imediato em vez de buscar resultado a longo prazo se chama impulsividade. Pesquisadores de saúde do mundo inteiro observaram que os dependentes de determinadas drogas, como cocaína e álcool, costumam ter anormalidades em partes do cérebro ligadas à moderação. “O que não está claro por enquanto é até que ponto o traço impulsivo da personalidade antecede e predispõe alguém a usar drogas, ou, inversamente, o quanto esse traço é provocado pelo uso de drogas”, diz Karen Ersche, especialista em dependência de drogas, da Universidade de Cambridge, que está examinando essa questão. No caso do álcool, as experiências indicam que a abstinência ajuda a repor os neurônios danificados e reverter a perda do autocontrole.

Vício
Outros que têm risco maior de se viciar são os ansiosos, porque o álcool e outras substâncias aliviam temporariamente o estresse. A ironia é que, a longo prazo, a bebida pode agravar a ansiedade, entre outros motivos, por interferir com o funcionamento normal dos neurotransmissores do cérebro. Encontrar outros modos de relaxar – conversar com amigos, praticar exercícios ou eliminar fatores estressantes, por exemplo – é uma boa maneira de evitar possíveis problemas. Sozinha, a personalidade não determina a tendência ao vício; mas se a sua é de risco, tomar decisões de saúde adequadas pode ajudar.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Governo Temer desacreditado. Agência de risco rebaixa nota de crédito do Brasil

A agência internacional de risco Standard&Poor's (S&P) rebaixou nesta quinta-feira (11) a nota de crédito soberano do Brasil de "BB" para "BB-". Com isso, o rating do país segue sem o selo de bom pagador, mas agora está três degraus abaixo do grau de investimento. Já a perspectiva para a nota mudou de negativa para estável.

O rebaixamento já era esperado por parte do mercado em razão das dificuldades do governo para conseguir a aprovação da reforma da Previdência.

Na justificativa para a decisão, a agência apontou como "uma das principais fraquezas do Brasil" o atraso na aprovação de medidas fiscais que reequilibrem as contas públicas.

"Apesar de vários avanços da administração Temer, o Brasil fez progresso mais lento que o esperado em implementar uma legislação significativa para corrigir a derrapagem fiscal estrutural e o aumento dos níveis de endividamento", destacou a S&P em relatório, acrescentando que as incertezas por causa das eleições de 2018 agravam esse cenário.

Além da dificuldade em aprovar reformas com efeitos de longo prazo, a S&P destacou ainda que "ocorreram retrocessos até mesmo com medidas fiscais de curto prazo - como uma determinação para suspender o adiamento das altas de salários dos funcionários públicos".

Meirelles lamenta atraso na reforma da Previdência
Após o anúncio da decisão, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, lamentou que o Congresso não tenha aprovado a reforma da Previdência até agora, informou o Blog do João Borges.

Além da reforma da Previdência, Meirelles mencionou entre as medidas ainda não aprovadas a reoneração da folha de pagamento de empresas, a taxação dos fundos exclusivos, o adiamento do aumento dos servidores públicos (suspenso por decisão liminar do Supremo Tribunal Federal) e o aumento de 10% para 14% da contribuição previdenciária dos servidores públicos.

O Ministério da Fazenda divulgou uma nota afirmando que o governo federal se mantem comprometido com a consolidação fiscal. "A S&P ressalta a necessidade e urgência da aprovação de propostas de consolidação das contas públicas pelo Congresso Nacional, como a Reforma da Previdência, além do adiamento do reajuste e o aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos, corroborando as propostas da equipe econômica", diz o texto. Veja aqui a íntegra da nota.

Em maio do ano passado, a agência chegou a colocar o Brasil em observação para um iminente rebaixamento após as delações dos irmãos Batista, da JBS, envolvendo o presidente Michel Temer. Mas, em agosto, retirou o alerta e manteve o rating do país em moeda estrangeira e local em “BB”, e em perspectiva negativa.

A confirmação do rebaixamento é um revés para a equipe econômica. Em janeiro de 2016, Meirelles chegou a dizer em entrevista à Bloomberg, em Davos, que o Brasil estava muito perto de recuperar o grau de investimento.

Perspectivas
Apesar do rebaixamento, a agência colocou o Brasil em perspectiva estável - ou seja, sem previsões para novo corte no curto e médio prazo. Isso se justifica, segundo a agência, pelo "perfil externo comparativamente sólido do Brasil e a flexibilidade e credibilidade de sua política monetária e cambial".

A S&P destaca também que, embora o Brasil tenha saído da recessão, ainda deve registrar crescimento mais baixo que outros países, especialmente por causa dos "altos déficits do governo central". Para 2017 e 2018, a previsão do governo é fechar as contas com um rombo de quase R$ 160 bilhões.

A S&P avalia que o candidato que sair vencedor das eleições presidenciais em 2018 precisará de apoio político para aprovar medidas fiscais no Congresso, mas a agência não aposta nesse cenário.

"A falta de apoio substancial na classe política brasileira para fortalecer medidas fiscais mais rápidas enfatizam o quão importante será para o próximo presidente do país começar com um importante capital político e rapidamente passar medidas corretivas que tenham impacto", diz a S&P. "No entanto, esse cenário não está em nosso caso base", destacou.

A agência citou ainda as turbulências políticas como fator que piora as perspectivas, fazendo alusão à Operação Lava Jato. "As investigações sobre corrupção tornaram muitos políticos desacreditados, aumentando a probabilidade de candidatos estranhos e menos experientes nas eleições de 2018, o que evidencia os riscos para a construção concertada de coalizões e aprovação de legislação difícil", observou.

Perda do grau de investimento
Com o corte desta quarta, o Brasil voltou à classificação que recebeu pela S&P em 2004. Antes do rebaixamento desta quinta, a nota do país estava na mesma posição nas escalas das 3 principais agências de classificação de risco: dois degraus abaixo do grau de investimento. Desde 2015, o Brasil perdeu o selo de bom pagador.

O Brasil conquistou o grau de investimento pelas agências internacionais Fitch Ratings e Standard & Poor’s pela primeira vez em 2008. Em 2009, conseguiu a classificação pela Moody's.

A S&P foi primeira a tirar o selo de bom pagador do Brasil, em setembro de 2015, ação que foi seguida pelas outras duas grandes agências internacionais, Fitch e Moody's.

Segundo analistas de mercado, historicamente, países costumam levar cerca de 5 a 10 anos para recuperar o selo de país bom pagador.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Mudanças constantes de humor podem indicar iminência de demência, diz estudo

Mudanças constantes de humor podem ser um sinal prematuro de demência, revelou uma nova pesquisa. O estudo, realizado pela Universidade College London, no Reino Unido, envolveu pacientes com demência frontotemporal. As descobertas foram publicadas na revista científica Journal of Alzheimer's Disease.

Questionários preenchidos por amigos e familiares dos 48 pacientes revelaram que muitos notaram uma instabilidade no humor antes de a demência ser diagnosticada. Uma característica constatada, por exemplo, era rir inadequadamente em eventos trágicos.

Especialistas dizem que mais estudos são necessários para entender como e quando as mudanças de humor podem agir como um indício da demência. Há diferentes tipos de demência, sendo a demência frontotemporal uma das mais raras.

A área do cérebro afetada pela doença é responsável pela personalidade e pelo comportamento, e as pessoas que desenvolvem esse tipo de doença perdem sua inibição, tornam-se mais impulsivas e têm dificuldades em situações sociais.

'Comédia pastelão'
Para conduzir a pesquisa, a cientista britânica Camilla Clark e sua equipe recrutaram 48 pacientes com demência. Em seguida, eles perguntaram a amigos e familiares desses pacientes para avaliar o gosto deles por diferentes tipos de comédia --da comédia pastelão, como Mr. Bean, à satírica ou absurda, como Monty Python, além de exemplos de humor em situações inapropriadas.

Praticamente todos os que responderam à pesquisa afirmaram que, olhando para trás, eles haviam percebido uma mudança significativa de humor nove anos antes de a demência ser diagnosticada.

Muitos dos pacientes haviam desenvolvido um senso de humor obscuro --por exemplo, rir em eventos trágicos da vida de outras pessoas ou no noticiário.

Ainda segundo o estudo, pacientes com demência também tendem a preferir comédias pastelão à satírica, quando comparados com 21 pessoas de idade semelhante.

"Essas são alterações marcantes --um humor completamente inadequado que vai além das raias do mau gosto. Por exemplo, um homem riu quando sua esposa teve queimaduras severas".

Simon Ridley, do Alzheimer's Research UK, ONG de prevenção e combate ao Mal de Alzheimer, recomendou que as pessoas busquem apoio médico ao notar qualquer sinal de mudança de humor repentina.

"Enquanto a perda de memória é frequentemente a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos sobre demência, esse estudo destaca a importância de olhar para uma diferente miríade de sintomas que impactam o dia a dia e os relacionamentos dos pacientes", afirmou.

"Um entendimento mais aprofundado de toda a gama dos sintomas de demência aumentará nossa capacidade de fazer um diagnóstico mais adequado e preciso".

Fonte: BBC Brasil

Curta nossa página no Facebook

Começa distribuição de sementes do programa Hora de Plantar

O governo do Estado do Ceará ainda não definiu a data de lançamento oficial do Programa Hora de Plantar 2018 para os agricultores familiares. Neste ano, serão atendidos 150 mil produtores rurais. As sementes de grãos e raquetes de palmas forrageiras já estão nos armazéns regionais do Interior, aguardando só o transporte para os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce).

Na edição anterior, foram distribuídas 3.217 toneladas de sementes, mas, neste ano, serão 2.630 toneladas, embora atendendo o mesmo número de agricultores. A distribuição começou na região do Cariri, nesta segunda-feira, por Milagres, e ontem nas cidades de Barro e Aurora.

Em Milagres, a distribuição deve terminar no próximo dia 19, atendendo cerca de 1.400 agricultores familiares do Município. A entrega deve seguir a probabilidade do início das chuvas, nas unidades regionais da Ematerce, na seguinte ordem: Milagres, Barbalha, Campos Sales, Iguatu, Tauá, Crateús, Tianguá, Quixeramobim, Morada Nova, Fortaleza e Marco.

Na próxima semana, a distribuição deve ser intensificada na região do Cariri; no fim deste mês, no Centro Sul e Inhamuns/Crateús; e no início de fevereiro, na Ibiapaba, Sertões Central, Canindé e Baixo Jaguaribe, concluindo as entregas pelo território do Maciço de Baturité, Metropolitana e Norte (Vale do Curu/Aracatiaçu e Sobral).

"O projeto está em sendo finalizado em todo o Estado", explicou o técnico do Projeto Hora de Plantar, Carlos Alberto Moreira. Neste ano, deverão ser distribuídas 2.130 toneladas de milho; 300 toneladas de feijão caupi; 200 toneladas de sorgo forrageiro; 6,5 milhões de raquetes de palma forrageira; 400 mil mudas de cajueiro anão precoce; 170 mil mudas de essências florestais nativas, exóticas e frutíferas, além de 5 mil m³ maniva de mandioca.

A exemplo dos anos anteriores, o programa começa no Cariri que é a primeira a ser beneficiada com as chuvas de pré-estação. Em relação ao ano passado, o lançamento está atrasado. A solenidade de lançamento do Projeto para safra 2016/2017, ocorreu na cidade do Crato, no dia 28 de dezembro de 2016.

A coordenadora de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Neyara Lage, destacou a importância do projeto que, mesmo em um período de chuvas abaixo da média, que se estende desde 2012, pode contribuir com tecnologia na produção agrícola. "As sementes disponibilizadas pelo programa atendem uma série de critérios técnicos, desde as cultivares recomendadas, conforme mapeamento do Ministério da Agricultura, até o rigoroso controle dos lotes, observando germinação, pureza, infestação", explicou.

Neyara Lage defende também que os agricultores têm que estar com as sementes nas mãos esperando pela chuva para evitar que não plantem ou que utilizem material de propagação sem a devida qualificação.

As sementes de milho, feijão, sorgo forrageiro e mamona, estão sendo disponibilizadas nos 11 armazéns regionais, aguardando o deslocamento para os escritórios municipais da Ematerce para, em seguida, serem disponibilizadas nos municípios aos agricultores familiares.

Esta será a 31ª edição do Projeto, criado em 1987, pelo então secretário de Agricultura do Estado, Eudoro Santana, pai do governador Camilo Santana. Na época, denominava-se Arrancada da Produção, proporcionando, desde então, sementes de qualidade, buscando a ampliação da produtividade das principais culturas, em especial o milho e feijão.

Preocupação
"A nossa preocupação é com a escassez de chuva", disse o gerente local do escritório da Ematerce, José Maria Rangel de Macedo. "A terra está seca e os agricultores devem esperar a umidade adequada do solo para o plantio", acrescentou.

O coordenador local do escritório da Ematerce, em Campos Sales, no Cariri Oeste, Vicente Fernandes, disse que aguarda transporte e autorização para iniciar a distribuição das sementes. "Sem chuva, no momento, não há pressão por parte dos agricultores", frisou. "Temos esperança de um bom inverno, mas, por enquanto, a chuva é muito pouca". O gerente regional da Ematerce, em Iguatu, Joaquim Virgulino Neto, afirmou que a semente já está no armazém regional e na terceira semana deste mês deve chegar aos municípios. "Devemos começar a distribuir na última semana deste mês ou no início de fevereiro", frisou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, defende a distribuição da semente o quanto antes. "O inverno pode ser tardio, mas a semente estando nas mãos dos agricultores, eles saberão o tempo certo de plantar", argumentou.

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Urca reinaugura Museu de Paleontologia no próximo dia 17

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, no próximo dia 17 de janeiro (quarta-feira), às 18 horas, a reinauguração do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Na ocasião serão abertas as exposições permanentes, com a reorganização do local, e temporárias, com temáticas de relevância para a história local e da paleontologia nacional e mundial.

Na ocasião serão abertas as exposições Fósseis do Cariri, Memorial Plácido Cidade Nuvens, e Fossilis – Olhares sobre a Chapada, integrando a arte à ciência da paleontologia e contando um pouco da história do homem e sua vivência no seu habitat.

A renovação do museu traz além da nova forma de expor o acervo, de maneira facilitada ao entendimento do público em geral, as salas com exposições temáticas, a exemplo do fundador do local, Professor Plácido Cidade Nuvens, ex-diretor do Museu, fundador, ex-professor e ex-reitor da Urca.

Turismo científico
O reitor da Universidade, professor Patrício Pereira Melo, estende o convite a toda sociedade caririense para participar da reinauguração de um dos locais mais relevantes voltados ao turismo científico regional e valorização do acervo fossilífero. São cerca de 7 mil peças que se inserem na área de exposições, além da reserva técnica do espaço, reunindo importante material do período Cretáceo, de mais de 110 milhões de anos.

O Museu de Paleontologia é um dos espaços mais visitados da região. O local recebe visitantes de várias partes do Brasil e do mundo, e um público significativo de cientistas, professores e alunos, qualificando o turismo científico da região.

Curta nossa página no Facebook

Concurso para professor tem salários acima de R$ 9 mil

As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou
por procuração, na secretaria do Departamento, 
Instituto ou Campus interessado.
A Universidade Federal do Ceará abre inscrições, a partir desta quinta-feira (11), para preencher 29 vagas de professor nos campi de Crateús, Fortaleza e Russas. Os salários para doutor e mestre são de R$ 9.585,67 e R$ 6.627,43, respectivamente.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou por procuração, na secretaria do Departamento, Instituto ou Campus interessado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos dias úteis.

No campus da UFC em Fortaleza e em Russas, as inscrições ocorrem do dia 11 ao dia 9 de fevereiro. Exceto para o setor de estudo Acionamento de Máquinas Elétricas/Instalações Elétricas Industriais, de Fortaleza.

No campus da UFC em Crateús, as inscrições vão até o dia 23 de fevereiro. Período que abrange o setor de estudo Acionamento de Máquinas Elétricas/Instalações Elétricas Industriais, de Fortaleza.

No campus de Fortaleza, são nove vagas com exigência para título de doutor, nas seguintes áreas:
  • Geologia
  • Engenharia de Alimentos
  • Departamento de Arquitetura e Urbanismo
  • Departamento de Engenharia Elétrica
  • Departamento de Teoria e Prática do Ensino
  • Departamento de Saúde Comunitária
  • Departamento de Medicina Clínica
  • Instituto de Cultura e Arte
  • Instituto de Cultura e Arte

Para as vagas do campus de Crateús exige-se título de mestre, com exceção do setor de estudo "Gestão Ambiental", que requer título de doutor. São 10 vagas para as seguintes áreas:
  • Desenvolvimento de Software para Web e para Dispositivos Móveis
  • Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias
  • Geotecnia
  • Gestão Ambiental
  • Gestão da Tecnologia da Informação e Interação Humano Computador
  • Análise, Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes
  • Lavra e Planejamento de Mina (2 vagas)
  • Manejo e Qualidade da Água
  • Engenharia Diagnóstica e Caracterização de Materiais

Já em Russas, também é exigido título de doutor. As áreas são:
  • Ética e Empreendedorismo
  • Construção Civil ou Materiais com Ênfase em Estruturas
  • Geotecnia
  • Engenharia de Operações e Processos da Produção
  • Engenharia Econômica
  • Projeto e Dinâmica das Máquinas (2 vagas)
  • Algoritmos e Programação de Computadores
  • Linguagens, Compiladores e Teoria da Computação
  • Engenharia de Software

Os candidatos podem acessar o edital do concurso para obter mais detalhes.

Federal do Cariri
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou edital de concurso público com cinco vagas para professor efetivo. As contratações são para os setores de estudo construções rurais e topografia; saneamento; construção civil, instalações prediais; metais; e química geral e ensino de química.

Os salários são de até R$ 7.085,43 para professores com mestre (incluindo R$ 458 de auxílio-alimentação) e R$ 10.043,14 para o professor com o título de doutor.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Hora da limpeza: 6 coisas que você deve jogar fora e estão no banheiro

Sabemos que a sua vida deve ser corrida, mas é importante sempre lembrar de dar uma olhada nos produtos que estão acumulados há tempos em seu banheiro, atrás de itens esquecidos, que tornaram-se ineficazes e cujo prazo de validade já expirou faz tempo. Separamos seis itens que deveriam ir de lá direto para a lixeira.

Escova de dentes com mais de três meses de uso
A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) diz que é melhor substituir sua escova de dentes a cada três meses, ou quando as cerdas ficarem desgastadas. Além de limparem de maneira menos eficaz, existe a possibilidade dos germes presentes na sua velha escova dental deixá-lo doente novamente, especialmente após um resfriado ou uma gripe, por exemplo. Melhor não economizar com isso, e depois ter que gastar com remédios, não é?
    
Pasta de dente com validade vencida
Depois de fazer uma limpa no armário, você encontrou um produto assim. Apesar de não ser perigoso para a saúde, se for realmente antiga - pense em vários meses após a data de validade impressa - o flúor pode não funcionar corretamente. A consistência da pasta também pode mudar depois de um tempo, tornando difícil espremer para fora do tubo.
    
Filtro solar que passou da validade
A Food and Drug Administration (FDA) exige que todos os protetores solares mantenham sua força original por três anos. Depois disso, não há garantia de que o produto proteja sua pele de radiação UV, que é prejudicial. Melhor não arriscar uma queimadura solar dolorosa para descobrir. Se não houver nenhuma data listada, jogue o protetor solar após três anos. Também substitua qualquer produto que tenha mudado de cor ou consistência desde que você comprou.
    
Medicamentos expirados
As regras das agências regulatórias de saúde exigem que toda medicação venha com uma data de validade, ou seja, o tempo em que o fabricante garante a potência total e a segurança do produto. Além disso, medicamentos vencidos devem ser levados até uma farmácia para serem recolhidos e receberem destinação adequada. Isso porque, quando jogados direto na lixeira, contaminam o meio ambiente. Faça o descarte adequado.
    
Cosméticos contra acne abertos há meses
Itens voltados para esse tipo de problema de pele costumam conter em seus ingredientes produtos como peróxido de benzoíla e ácido salicílico, que precisam ser jogados fora após quatro a seis meses de abertos. Culpa da composição, que tende a perder o efeito rapidamente.
    
Absorventes internos antigos demais
Esse tipo de produto têm uma vida útil de aproximadamente cinco anos. Isso porque eles podem se expandir, especialmente se estiverem armazenados em um banheiro úmido e vaporoso. Antes de inserir o produto na vagina, não se esqueça de verificar a embalagem também. Isso garante que o tampão não esteja contaminado, além de ser uma forma de se proteger contra a síndrome do choque tóxico - doença potencialmente fatal ligada ao uso de absorventes internos

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Juazeiro do Norte (CE): Reforma da Praça Padre Cícero preocupa comércio

Com ordem de serviço assinada no dia 29 de dezembro, a reforma da Praça Padre Cícero começou na última segunda-feira (8), com o isolamento do equipamento. No entanto, a obra, orçada em R$ 4,5 milhões, é vista como ameaça pelos comerciantes que hoje trabalham no local. Desde que souberam da mudança, eles se mobilizam para não serem prejudicados durante o ano em que o equipamento ficará fechado.

Na última sexta-feira (5), os permissionários se reuniram com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura. Da conversa, surgiu o acordo de só saírem do local após a Romaria das Candeias, no dia 5 de fevereiro. No entanto, esta medida só valerá para quem possui o comércio dentro da Praça Padre Cícero.

Segundo o comerciante Rafael Nascimento, os representantes garantiram que eles poderiam vender no entorno na praça e que o desejo é retornar ao local após o fim da reforma. "Muitas coisas vão melhorar para nós e teremos que nos adequarmos".

Por outro lado, a Prefeitura ainda não deu nenhuma garantia de que o comércio deles voltará à Praça Padre Cícero após a reforma. Além disso, os comerciantes estão preocupados com as vendas no período da obra e aguardam o retorno do prefeito Arnon Bezerra, licenciado até o fim do mês, para se reunirem e buscar algum apoio.

"A gente não tem outro local. Essa é a realidade. Aqui estão nossos clientes. Vai ser um ano difícil", explica Rafael. Por outro lado, o comerciante entende a importância da reforma para a população, os romeiros e também para eles. "A praça está abandonada. Aqui sempre foi o cartão-postal. É onde as pessoas vêm quando termina a missa, num passeio com a família".

Para o permissionário Luiz Carlos dos Santos, que há dez anos vende comida na Praça, a reforma sobressai os problemas que eles irão enfrentar. "Vai ser melhor, só que vai ser outro tipo de comércio, tipo food truck. Nesse período, vai diminuir a produção, porque vamos nos readaptar aos carrinhos de antigamente. Só por trabalhar por conta própria já é bom", acredita.

O mototaxista Reginaldo Vieira vê com bons olhos a reforma, mesmo afetando o número de clientes, já que a circulação de pessoas diminuirá no local. "Não tem como não impactar. Vai afetar todo mundo. Os camelôs, os mototaxistas, os taxistas. Será um deus nos acuda para todo mundo. Mas essa praça está entregue às baratas. O projeto é excelente", admite.

Já a empresária Maria das Dores Landim, que possui um restaurante na Rua São Francisco, em frente ao local, acredita que a obra deveria começar depois da Romaria das Candeias, pois, até dia 2 de fevereiro, o centro da cidade lota de romeiros. "Com a praça fechada, vai ser difícil as pessoas sentarem, curtirem, conversarem. Para mim, tudo bem, eu posso vender. Agora, os romeiros não vão gostar. Juazeiro é sustentada por eles", diz.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, os permissionários poderão, durante a reforma, utilizar os espaço do entorno da Praça Padre Cícero ou a Praça do Memorial Padre Cícero, a poucos metros dali. Desta forma, o comércio será menos afetado. Após consenso com a empresa responsável pela obra, as barracas fixas, em cima da praça, poderão permanecer até o dia 5 de fevereiro, tempo necessário para que os proprietários se programem quanto à realocação.

A obra
A reforma busca resgatar conceitos originais do espaço histórico. Tem investimento federal, estadual e municipal. Ela prevê a criação de uma área de convívio com bares e restaurantes, no local onde atualmente se encontra o terminal rodoviário, que será realocado. Sua revitalização, numa área de 3.143, 11 m², terá diversas intervenções, como nova pavimentação, mudança do layout, iluminação, paisagismo.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Genesis - That's All





Governo do Ceará entrega mais de 19 mil casas em três anos

O Governo do Ceará entregou, nos últimos três anos, por meio da Secretaria das Cidades, 19.861 unidades habitacionais, incluindo obras do Programa Minha Casa Minha Vida, convênios com municípios e Projeto Maranguapinho. Destas, 19.214 fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), com destaque para as regiões mais populosas e onde há um deficit habitacional mais latente: Região Metropolitana de Fortaleza, Cariri e Norte do Estado. As moradias do PMCMV totalizaram um investimento de R$ 1,3 bilhão. Até o final de 2018, há previsão de entrega de 18.070 unidades.

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, aponta que um dos grandes problemas no Brasil e no Ceará hoje é o deficit habitacional. Diante disso, uma das ações prioritárias do governador Camilo Santana é o investimento em habitação de interesse social. De acordo com o secretário, se forem somadas as unidades entregues nos três primeiros anos do Governo com as que serão entregues até o final de 2018 é possível contabilizar 37.931 unidades habitacionais, atendendo ao todo cerca de 150 mil pessoas. “O Governo Camilo Santana atendeu em sua política habitacional um contingente enorme de pessoas que antes estavam morando em áreas de risco, em coabitação familiar ou pagando aluguel que comprometia a renda familiar”, ressalta.

Ainda de acordo com Jesualdo Farias, na Região Metropolitana há três grandes projetos que além de beneficiar as famílias com casas próprias as retiram de áreas de risco, ofertando-as uma melhor qualidade de vida. Ele destaca o Projeto Maranguapinho que já atendeu aproximadamente 2.500 famílias, o de Urbanização do Rio Cocó que atendeu mais de mil famílias e o terceiro projeto que é o da urbanização da comunidade do Dendê que beneficiará 1.080 famílias com unidades habitacionais ainda em 2018.

Papel da Casa
Segundo o secretário Jesualdo Farias, outra ação de extrema importância para a população cearense, que faz parte dos programas da Secretaria das Cidades, é a regularização fundiária ou o popular “Papel da Casa”. Ele afirma que está sendo concluída a primeira etapa do programa que trata da documentação necessária para enviar aos cartórios a fim de que seja concretizada a regularização de 11.045 unidades habitacionais em três bairros no Ceará: Conjunto Palmeiras, em Fortaleza com previsão de 4 mil unidades; Dr. José Euclides, em Sobral com 5.045 unidades, e Pedrinhas, em Juazeiro do Norte com 2 mil unidades.

Também serão regularizadas outras 6.989 unidades pertencentes aos conjuntos habitacionais do Projeto Rio Maranguapinho, compreendendo oito empreendimentos localizados em Fortaleza, Maranguape e Caucaia, além dos conjuntos habitacionais pertencentes ao Pró-Moradia, compreendendo cinco empreendimentos localizados em Fortaleza. Ao todo, 18.034 famílias terão seus imóveis regularizados em 2018.

Programa Minha Casa Minha Vida
Um dos programas de maior relevância para a política habitacional no Brasil é o Minha Casa Minha Vida. A ação, que consiste em uma parceria entre os governos Federal e Estaduais tem realizado o sonho de milhares de famílias no Estado do Ceará. Em 2015, foram entregues aos cearenses por meio do programa 3.340 unidades habitacionais. O investimento total foi de R$ 253,3 milhões.

No ano seguinte, em 2016, foram entregues outras 7.687 unidades habitacionais a famílias do Ceará. Nessa etapa, os investimentos ficaram em cerca de R$ 433,1 milhões. Em 2017 o programa entregou mais 8.187 unidades habitacionais, totalizando o investimento de R$ 354,3 milhões.

Projeto Maranguapinho
Um marco na política habitacional em Fortaleza, o Projeto Maranguapinho teve como princípio básico retirar as famílias das margens do rio que dá nome ao projeto e conceder-lhes moradia digna. A ação também contempla urbanização das margens dos rios e barragem de contenção de cheias, com capacidade de 9,0 milhões de metros cúbicos, agora utilizada como açude em tempos de escassez hídrica, além de obras de desassoreamento (dragagem), urbanização e reassentamento.

No ano de 2015, a Secretaria das Cidades entregou o residencial Aldemir Martins, composto de 612 moradias, destinadas a famílias anteriormente residentes nos trechos II e III do Projeto Maranguapinho. O residencial é o sétimo empreendimento habitacional do projeto e contou com investimento de cerca de R$16,7 milhões. O residencial é composto de casas distribuídas ao longo de 17 hectares. As unidades contam com área total interna de 44m², compreendendo dois quartos, sala, cozinha, varanda e banheiro social.

As famílias da área de impacto do Rio Maranguapinho também foram atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida: 272 famílias foram acolhidas nos Residenciais Riacho Verde 1 e Riacho Verde 2, entregues em abril de 2017; outras 752 famílias na 1ª fase do Residencial José Euclides Ferreira Gomes, entregue em setembro de 2017. Já o Residencial José Lino da Silveira, entregue em fevereiro de 2016 acolheu 496 famílias; outras 288 foram para o Residencial Águas de Jaçanã, entregue em outubro de 2017 e por fim na 2ª fase do Residencial José Euclides Ferreira Gomes, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2018, outras 736 famílias serão beneficiadas.

Estão em execução os residenciais Cidade Jardim 1 e Orgulho do Ceará, onde ainda irão ser definidos o número de beneficiados.

Projeto Rio Cocó
Projeto similar está sendo executado em relação ao Rio Cocó. Todos os bairros que ficam às margens do rio, no trecho entre a Avenida Valparaíso e Sebastião de Abreu serão beneficiados. Também está sendo concluída a urbanização do trecho III, entre a BR116 e Avenida Paulino Rocha. Uma das ações é o reassentamento de 2.304 famílias que vivem nas áreas de risco ao longo do Rio Cocó para residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida.

Foram entregues 736 unidades habitacionais durante a 1ª etapa do residencial José Euclides Ferreira Gomes, nos meses de agosto e setembro de 2017. Em dezembro e janeiro foram entregues 256 apartamentos da 2ª etapa também do residencial José Euclides Ferreira Gomes e ainda vão ser entregues 32 apartamentos desta mesma etapa, no primeiro semestre deste ano. Já no residencial Cidade Jardim, serão entregues 1.280 apartamentos, sendo 704 unidades habitacionais já a partir de março de 2018.

Dentro do projeto, a barragem do Rio Cocó já está concluída e tem capacidade de acúmulo de 6 milhões de metros cúbicos. A intervenção possui investimento de mais de R$ 65 milhões.

Projeto Dendê
A Secretaria das Cidades está construindo, desde 2015, o residencial Dona Yolanda Queiroz Vidal, com 1.080 moradias. No local serão abrigadas as famílias reassentadas da Comunidade do Dendê. A iniciativa oferece a urbanização da área, além da desocupação da faixa permanente do mangue do Cocó e da realização do trabalho técnico social com a comunidade. Ao todo estão sendo investidos R$ 108.202.556,12.

O residencial é o primeiro do Governo do Estado a possuir apartamentos mistos, ou seja, unidades preparadas para funcionarem como residência e ponto comercial. A obra está com cerca de 70% de execução e conta com investimentos de R$ 41,3 milhões e contrapartida estadual de R$ 2.065.271,62. A expectativa é que a entrega aconteça ainda no primeiro semestre deste ano.

Curta nossa página no Facebook

AddThis