O vídeo em que Lula pede votos para Bolsonaro é real?

Um vídeo em que Lula pede votos para Bolsonaro tem bombado em diversos posts nas redes sociais. Nele, o ex-presidente diz que só Bolsonaro é quem vai conseguir tocar o país para frente e que não adianta perder tempo votando em outros candidatos. O vídeo é #FAKE. Trata-se de uma montagem.

Em uma das versões, o vídeo é postado com a mensagem: "Lula grava vídeo pedindo votos pra o Bolsonaro dentro da cadeia". Na gravação, o ex-presidente diz que "jamais imaginava que um dia falaria isso, mas não tem solução" e que nas próximas eleições, ele volta, concorre e mostra como é que se faz.

É possível perceber na dublagem a falta de sincronia entre a voz e a fala no vídeo.

O G1 procurou a assessoria de imprensa de Lula, que diz que o vídeo é uma clara montagem. "É falso. O PT já tem um candidato", afirma a assessoria, referindo-se ao candidato Fernando Haddad.

O G1 encontrou o vídeo original, publicado no Facebook de Lula no dia 31 de maio de 2018. Nas imagens, o ex-presidente diz que quer ser candidato porque é inocente e que estão tentando impedir a candidatura dele porque sabem que ele pode ganhar no primeiro turno. "Como é que eu posso me conformar quando eu vejo uma elite perversa entregando esse país a meia dúzia de pessoas?", questiona. O vídeo é um trecho de uma entrevista de Lula à rádio Metrópole de Salvador, feita em março.

Lula segue sem permissão para fazer gravações direto da prisão. No último dia 15 de setembro, o ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral, rejeitou pedido do ex-presidente para gravar áudios e vídeos na cadeia. Em julho, a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena dele na Operação Lava Jato, já havia negado o pedido de Lula para gravar áudios e vídeos na prisão.

O ex-presidente inicialmente era candidato do PT à Presidência, mas teve a candidatura rejeitada pelo TSE, com base na lei da Ficha Limpa. Fernando Haddad o substituiu e agora concorre pelo PT.

Veja o que diz a voz falsa dublada na versão do vídeo postada nas redes sociais:

"Não adianta, minha gente. É votar no Bolsonaro. É só ele quem vai conseguir tocar o nosso país pra frente. E se der burrada, amanhã, depois vai ter eleição novamente. Se Deus quiser, até lá, eu volto e concorro e mostro como é que se faz. Mas não vão perder tempo votando nesses outros candidatos. O nosso candidato tem que ser o Bolsonaro. Jamais imaginava que um dia eu falaria isso, mas não tem outra solução, meus companheiros".

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis