19ª Romaria ao Caldeirão acontece neste domingo (23), em Crato

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
As Pastorais Sociais da Diocese do Crato realizam neste domingo (23), a 19ª Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão do beato José Lourenço. A programação tem início a partir das 7h com a acolhida aos romeiros, seguida da Santa Missa às 8h, com a presença do Bispo Diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana e demais padres vindos de outras paróquias e cidades.

O tema da edição deste ano: “Camponeses em defesa da vida e dos direitos”, tem o objetivo de refletir sobre o fortalecimento, a proteção e o reconhecimento dos direitos dos camponeses e de outras pessoas que trabalham em áreas rurais, bem como, alertar a sociedade sobre a violência sofrida no campo, por conta das lutas em defesa de uma reforma agrária efetiva e de uma melhor proteção dos direitos à terra.

Segundo os dados do levantamento de “Assassinatos em conflitos no campo no Brasil em 2017”, organizado anualmente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), no período de 2013 a 2017 os números de assassinatos no campo praticamente dobraram de crescimento: subiram de 34 para 70 casos. O ano passado registrou um aumento de 15% em relação a 2016, contabilizando 61 assassinatos.

De acordo com a pesquisa, os assassinatos de trabalhadores(as) rurais sem-terra, de indígenas, quilombolas, posseiros, pescadores, assentados, entre outros, vem tendo um crescimento brusco a partir de 2015. O estado do Pará lidera o ranking de 2017 com 21 pessoas assassinadas, sendo 10 no Massacre de Pau D’Arco; seguido pelo estado de Rondônia, com 17, e pela Bahia, com 10 assassinatos. Dos 70 assassinatos em 2017, 28 ocorreram em massacres, o que corresponde a 40% do total.

Saiba mais
O Sítio Caldeirão, conhecido também como Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado na região do Cariri, sul do Ceará, município de Crato, foi uma organização social autossustentável e religiosa, liderada pelo beato José Lourenço, fiel seguidor do Padre Cícero, responsável por organizar um grupo de camponeses a viver uma vida digna e de abundância, pautada pela oração e trabalho. Os saberes trazidos pelos camponeses vindos de várias partes do Nordeste e de outros estados, proporcionaram a experiência de uma verdadeira Reforma Agrária Popular num período de dez anos (1926-1936).

Serviço:
19ª Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão
Data: 23 de setembro de 2018 (domingo)
Local: Sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto – Crato/CE (Situado entre os distritos de Monte Alverne e Dom Quintino)
Programação: 7h: Acolhida aos romeiros | 8h: Santa Missa | 10h: Apresentações culturais

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis