Bolsonaro chora ao saber que tem rejeição de 76% entre eleitores, mostra pesquisa

Pesquisa DataPoder360 de julho revela que 76% das pessoas que dizem conhecer Jair Bolsonaro (PSL) declaram que não votariam nele de jeito nenhum.

A taxa de rejeição cai para 55% no grupo de eleitores que afirmam conhecer Bolsonaro apenas “de ouvir falar”. Despenca para 33% entre os que não sabem quem ele é.

Essa combinação de percepções pode ser usada durante o período de propaganda eleitoral na TV e no rádio, quando Bolsonaro será exposto pelos adversários em comerciais ao longo de muitas semanas.

Com Ciro Gomes ocorre fenômeno parecido ao de Bolsonaro. Quanto mais os eleitores dizem conhecer o candidato do PDT a presidente, mais aumenta sua rejeição –no caso, de 63%.

Com os demais candidatos na corrida pelo Planalto, segundo o DataPoder360, dá-se o oposto do que se passa com Bolsonaro e Ciro: quanto mais as pessoas os conhecem, menor tende a ser a rejeição.

O levantamento do DataPoder360, divisão de pesquisas do portal Poder360, realizou 3.000 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares de 25 a 28 de julho. Foram atingidas 182 cidades em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do estudo no TSE é BR-09828/2018.

Os resultados gerais do levantamento foram apresentados ontem, 4ª feira (1º.ago.2018). Para ler o post e as tabelas, clique aqui.

Hoje, o objetivo deste post é mostrar as duas perguntas que o DataPoder360 fez individualmente sobre cada candidato.

Primeiro, testou-se o grau de conhecimento dos eleitores sobre cada 1 dos candidatos (“Você diria que conhece, conhece de ouvir falar ou não conhece [nome do candidato]?”). Depois, perguntou-se sobre o potencial de voto e a rejeição (“Você diria que votaria com certeza, poderia votar, ou não votaria de jeito nenhum em [nome do candidato]?”).

Bolsonaro tem apenas 6% de votos certos entre aqueles que dizem saber quem ele é. O candidato do PSL se dá melhor entre os que afirmam conhecê-lo apenas de “ouvir falar”.

Ciro Gomes tem 8% de apoio fechado entre os que dizem conhecê-lo.

Com Geraldo Alckmin o percentual de voto fechado a seu favor tampouco é alto entre os eleitores que dizem conhecer o tucano: só 6%. A diferença é que sua rejeição nesse grupo é de 56% –uma taxa alta, mas menor do que os 63% de Ciro e 76% de Bolsonaro entre esse mesmo tipo de eleitor.

A dificuldade maior do tucano é que sua rejeição total (62%) já é tão grande como a de Bolsonaro.

E a vantagem do capitão do Exército na reserva é que ele já tem hoje 20% de taxa geral de intenção de votos –enquanto Alckmin está apenas com 9%.

Homens e mulheres
O DataPoder360 apurou que no total há 43% de eleitores que hoje dizem ter intenção escolher branco, nulo ou nenhum candidato a presidente.

Essa taxa é bem diferente quando se observa separadamente a opinião de homens e mulheres. A taxa de “não voto” masculino é de 33%. O percentual para o grupo feminino é de 51%.

Chama também a atenção o fato de Jair Bolsonaro pontuar 20% no geral, mas entre mulheres ter apenas 11% de intenção de voto. Com os homens ele vai a 31%.

Essa diferença no voto de Bolsonaro quando se observa o gênero do eleitor é em certa medida também verificada nos demais candidatos.

No caso de Alckmin, ele tem 12% entre homens e a metade (6%) entre mulheres.

Fonte: Poder 360

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis