Eleições 2018: Camilo é líder absoluto e venceria a disputa para o governo do Estado no 1º turno com larga vantagem

O governador Camilo Santana (PT), se as eleições fossem hoje, seria reeleito no primeiro turno da disputa, cuja votação acontece no dia 7 de outubro próximo. A afirmação está nos números apresentados pelo Ibope, na primeira pesquisa sobre a sucessão estadual, a eleição de dois senadores pelo Ceará, assim como a manifestação dos eleitores cearenses sobre os candidatos à Presidência da República. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares, que, como o Diário do Nordeste, integra o Sistema Verdes Mares. Foram entrevistados 1.204 eleitores entre os dias 13 e 15 últimos.

Na disputa pela Presidência da República, o Ibope fez um cenário com Lula sendo o nome do PT e outro com Fernando Haddad. Os percentuais que surgem nos dois momentos são bem diferentes em relação a Ciro Gomes (PDT). Lula teria uma expressiva votação no Ceará, ficando Ciro em segundo lugar com uma grande diferença. Com Haddad, Ciro assume a liderança, ficando Jair Bolsonaro (PSL) na segunda posição. Quanto ao Senado, Cid Gomes (PDT) tem 55% das intenções e Eunício Oliveira (MDB), 37%. Os demais estão em posições bem inferiores (veja tabelas abaixo).

Na primeira pergunta feita sobre os candidatos a governador, os entrevistadores do Ibope não indicaram nomes e perguntaram em quem os eleitores votariam para governador, a chamada "espontânea". O nome do governador Camilo foi citado por 22% dos entrevistados. 1% dos eleitores apontaram o nome do General Theophilo (PSDB). Nenhum outro nome foi lembrado. Na segunda indagação, quando aos eleitores é apresentada a relação de candidatos "estimulada" e perguntado em quem eles votariam, a primeira tabela desta página registra Camilo Santana (PT) com 64% das intenções de voto, contra 4% do General Theophilo (PSDB), 2% para Ailton Lopes (PSOL), Dr. Hélio Góis (PSL) e Francisco Gonzaga (PSTU). Mikaelton Carantino (PCO) não teve pontuação.

Camilo Santana é o menos rejeitado de todos os candidatos ao Governo do Ceará. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis