PT comemora liderança de Lula em todos os cenários; Bolsonaro critica Datafolha

Enquanto o PT comemorou a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (10), o candidato Jair Bolsonaro (PSL-RJ) criticou o instituto. 

Preso há dois meses, o petista tem 30% das intenções de voto no primeiro turno, de acordo com o levantamento realizado em 6 e 7 de junho. Bolsonaro lidera nos cenários em que Lula está ausente, com 19% das preferências.

A ex-senadora Marina Silva (Rede) aparece na sequência, com até 15% das intenções de voto. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que oscila entre 10 e 11%, e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 7%, estão tecnicamente empatados.

"O Brasil já sabe que vai ser feliz de novo. Lula, além de ser líder isolado, vence em todos os cenários", diz a publicação da conta oficial do PT no Twitter. 

Já o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) publicou um vídeo na rede social em que critica o Datafolha. O candidato classifica a pesquisa de "vexame" e diz que outro instituto o aponta como líder nas pesquisas.

Bolsonaro criticou também as simulações do Datafolha para um eventual segundo turno. O candidato aparece tecnicamente empatado com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), mas perderia a disputa contra Marina Silva (Rede).

Em nota, o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, disse que "pesquisas presenciais, como as do Datafolha, cujas entrevistas são realizadas por profissionais que abordam pessoalmente os entrevistados, não são comparáveis com outras feitas por robôs telefônicos. É claro que candidatos irão defender aquelas que os beneficiam. O Datafolha mantém o mesmo padrão de qualidade em seus levantamentos desde sua fundação, em 1983".

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis