Crato será beneficiado com projeto de prevenção às drogas

"São muitos os desafios quanto à temática das drogas. O consumo ocorre em todo o País. No Ceará, nós estamos trabalhando para superar esses desafios e consideramos a prevenção como o permanente e eficaz caminho, alcançando crianças, jovens e famílias", afirmou o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, durante a solenidade de assinatura dos termos de cooperação entre a SPD e 56 prefeituras para a implementação do Projeto Prevenção em Família em parceria com o Programa Mais Infância Ceará.

O evento de pactuação foi realizado na manhã desta quarta-feira, 6, na sede da SPD, com a presença da primeira dama do Estado e idealizadora do Programa Mais infância Ceará, Onélia Leite Santana. A solenidade foi aberta com a recepção às autoridades presentes, seguida de breve relato da gerente do Projeto Prevenção em Família,  Natália Alexandre, sobre a proposta preventiva.  

Em seu discurso, o secretário Will Almeida foi enfático: "O Governo do Estado, através da SPD, está empunhando a bandeira da prevenção. O Projeto Prevenção em Família vem agregar ainda mais valor a esse trabalho. Vamos atuar na base da sociedade, com as famílias, levando orientação especializada, através de oficinas que contribuirão para o fortalecimento dos vínculos familiares, com ênfase na prevenção ao uso problemático de álcool e outras drogas; além de reforçar as habilidades de vida e difundir hábitos saudáveis".

A primeira dama Onélia Leite Santana enumerou os pilares do Programa Mais Infância Ceará e destacou a inclusão da temática das drogas na capacitação dos profisssionais que atuam junto às famílias em situação de vulnerabilidade. "São famílias que enfrentam ou podem enfrentar problemas com drogas e, assim, precisam de apoio, suporte, aconchego, acolhimento e, sobretudo, orientação. O Projeto Prevenção em Família foi criado para suprir essas necessidades".  

O evento teve continuidade com a assinatura dos termos de cooperação pelos prefeitos presentes ou seus representantes. Prefeito de Mauriti, Mano Moraes salientou a importância da abordagem do tema junto as famílias. "A iniciativa contribui para que possamos melhorar a qualidade de vida das pessoas beneficiadas".

Prefeito de Missão Velha, Diego Gondim Feitosa evidenciou o trabalho de orientação a ser realizado junto às famílias em situação de vulnerabilidade nos municípios. "Com uma família orientada, estruturada, evitamos que crianças e jovens busquem o álcool e outras drogas. Daí, a importância do programa que Missão Velha abraça nesse momento".

Projeto Prevenção em Família
O Projeto Prevenção em Família estabelece que profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social indicados pelos municípios serão qualificados para realizar, junto às famílias atendidas pelo Programa Mais Infância Ceará, oficinas voltadas ao desenvolvimento infanto juvenil.

As atividades também focarão no fortalecimento dos vínculos familiares, com ênfase na prevenção ao uso de álcool e outras drogas; no destaque as habilidades de vida e difusão de hábitos saudáveis. Atividades lúdicas serão utilizadas como suporte, sendo direcionadas às situações comuns do cotidiano familiar.

Os municípios selecionados para receber a ação preventiva são os que apresentam maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social já contempladas com o Programa Mais Infância Ceará e cujas famílias possuem crianças na faixa etária de zero a cinco anos e 11 meses. A primeira edição do Projeto Prevenção em Família deverá alcançar cerca de 10 mil famílias no Ceará.

A SPD ficará responsável pela capacitação de profissionais dos municípios, com a realização de encontros pelas macrorregiões estaduais. Serão, pelo menos, seis formações, contemplando os 56 municípios selecionados.

O início do trabalho junto às famílias será a etapa posterior, em forma de 10 encontros, sendo sete regulares e três de acompanhamento, com duração de uma hora cada um. A SPD também realizará o acompanhamento das atividades junto às famílias e a avaliação dos resultados alcançados.

Os municípios beneficiados com o Projeto Prevenção em Família são os seguintes: Quixadá, Quixeramobim, Tianguá, Ipu, Mombaça, Guaraciaba do Norte, Pedra Branca, Santa Quitéria, Canindé, Crateús, Aiuaba, Tauá, Crato, Araripe, Campos Sales, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Acopiara, Barbalha, Jardim, Icó, Jucás, Iguatu, Missão Velha, Acaraú, Bela cruz, Camocim, Itapajé, Itapipoca, Pentecoste, Marco, Morada Nova, Chaval, Aracoiaba, Umirim, Uruburetama, Fortaleza, Maranguape, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Pacajus, Paracuru, São Gonçalo, Aracati, Beberibe, Jaguaruana, Massapé, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeló, Redenção, Parambu, Tejuçuoca e Cedro.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis