Governador Camilo Santana inaugura Centro Cearense de Idiomas em Juazeiro do Norte

O Governo do Ceará entregou nesta segunda-feira (21), em Juazeiro do Norte, o 5º Centro Cearense de Idiomas do Estado. A inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, do secretário de Educação, Rogers Mendes, e do prefeito Arnon Bezerra, entre outras autoridades estaduais e municipais. O CCI atenderá até 1.750 alunos, que irão, já a partir do próximo semestre, aperfeiçoar os conhecimentos nas línguas inglesa ou espanhola. O equipamento é destinado aos estudantes da rede pública estadual naquele município.

“Quero entregar até o final do ano 11 centros iguais a esse aqui no interior do Estado. E anuncio neste momento que a cada ano vamos proporcionar aos melhores alunos desses centros um intercâmbio de seis meses com escolas de outros países da língua inglesa ou espanhola. Hoje a língua inglesa é universal e a espanhola é falada oficialmente em todos os países da América do Sul, com exceção no Brasil. Daí a necessidade de adequarmos nossos alunos a essa realidade mundial”, disse o governador Camilo Santana.

O Governo do Ceará estima um investimento de R$ 5 milhões, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), para implantação de 11 Centros Cearenses de Idiomas. Além de Fortaleza e Juazeiro do Norte, as cidades de Itapipoca, Caucaia e Crateús já receberam o programa. Iguatu será a próxima cidade a receber uma unidade do CCI.

Os cursos serão organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de seu conjunto. São três anos de curso, distribuídos em seis semestres de aulas. Espera-se que os alunos conheçam mais profundamente as relações linguísticas e culturais das línguas estrangeiras modernas ofertadas e desenvolvam um bom domínio da língua estrangeira em curso, no âmbito das quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir.

A matrícula para os CCIs é destinada aos alunos que estão cursando o Ensino Médio na rede pública estadual. Os professores das escolas públicas estaduais também serão beneficiados com esta iniciativa. Há vagas em cada Centro para os docentes e os cursos caracterizam-se como formação continuada. Além disso, todos os professores dos CCIs fazem parte do Quadro de Docentes da rede pública de ensino. Ao final da sua fala, o governador Camilo Santana agradeceu de forma especial a contrapartida da Prefeitura de Juazeiro do Norte, que reformou o antigo ginásio municipal e cedeu para abrigar a sede do CCI.

Assessoria de Comunicação/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis