CUT/Vox Populi: com 39%, Lula venceria no primeiro turno

Pesquisa sobre a corrida presidencial Vox Populi encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) indica o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança, no único cenário analisado. O levantamento não apresenta análises sem o petista, preso desde abril. Os resultados também indicam respostas estimuladas muito próximas às espontâneas, diferentes de outras metodologias.

A pesquisa de intenção de voto foi realizada entre os dias 19 a 23 de maio e divulgada nesta segunda-feira (28) pela CUT.

No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula alcança 39% das intenções de voto contra 30% da soma dos adversários. Em segundo aparece o deputado Jair Bolsonaro (PSL), com 12%; seguido de Marina Silva (Rede), com 6%; Ciro Gomes (PDT), com 4%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 3% e Álvaro Dias (Podemos), com 2%.

Henrique Meirelles (MDB-GO), Manuela D'Ávila (PC do B) e João Amoedo (Novo-RJ) têm, cada um, 1% das intenções de votos. Flávio Rocha (PRB-RN), Guilherme Boulos (Psol-SP), João Vicente Goulart (PPL), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Paulo Rabelo de Castro (PSC) não pontuaram. O percentual de nulos e brancos totalizou 21% e, não sabem ou não responderam, 9%.

Nas respostas espontâneas, Lula tem 34% das intenções de votos pouco abaixo da estimulada. Bolsonaro surge em segundo lugar, com 10%; Ciro e Alckmin empatam com 3% cada; Marina e Joaquim Barbosa, que desistiu da candidatura, surgem com 2% cada; e, Álvaro Dias, com 1%.

O ex-presidente vence nas quatro regiões do país, mesmo no Sul (31%), e atinge 56% no Nordeste, 38% no Centro-Oeste e 32% no Sudeste. Em segundo, Bolsonaro alcança melhor resultado no Sul (18%) e apenas 7% no Nordeste.

Segundo o instituto, foram realizadas 2.000 entrevistas em 121 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-08042/2018.

Fonte: Valor

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis