Crato (CE): I Expedição Cientifica busca promover pesquisas e aproximar a comunidade acadêmica do Parque Estadual Sítio Fundão

O Parque Estadual Sítio Fundão foi criado através do Decreto Nº 29.307 de 05 de junho de 2008, na categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral. Localizado no município de Crato – CE, o parque abrange uma área de 93,52 hectares e possui espécies da fauna e flora típicas da Caatinga, além de edificações históricas tombadas e um pequeno cânion formado pelo rio Batateiras. A Unidade de Conservação (UC), tem como finalidade a preservação de importantes ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e promoção do turismo ecológico.

Desde sua criação, o Pares Sítio Fundão, avançou consideravelmente na implantação e manutenção de equipamentos, infraestrutura e pessoal. Em celebração aos 10 anos de criação da UC, vem sendo realizadas comemorações visando despertar na população a sensação de pertencimento ao local, gerando identidade, entendendo que a preservação do Fundão está atrelada a própria qualidade de vida.

E como não se preserva o que não se conhece, o Parque Estadual Sítio Fundão, realizará na próxima quarta-feira, 28, a sua I Expedição Científica. A ação integra as comemorações dos 10 anos da sua criação e tem como objetivos específicos a aproximação da comunidade acadêmica para estimular alunos e professores a realizarem pesquisas científicas na unidade de conservação. Outra finalidade é descobrir um pouco mais sobre o seu ecossistema, gerando um geoproduto ou conhecimento sobre a mesma para maior enriquecimento do Centro de Visitantes Jeferson Franca de Alencar, localizado na UC.

A coordenação dessa expedição será do Laboratório de Entomologia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Crato. A expectativa é aumentar o número de pesquisas no Parque Estadual, assim como, respostas científicas as “problemáticas” referentes a gestão da UC.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis