Crato (CE): Geopark e Casa Grande definem estudos do geossítio Santa Fé

A diretoria do GeoPark Araripe e seu setor de Geoconservação se reuniu, na última sexta-feira (23), com representantes da Fundação Casa Grande para discutir o gerenciamento da proposta de geossítio Santa Fé, no Distrito de Santa Fé. O encontro marcou o início dos estudos para que o local integre a área de atuação do Geopark.

Foram discutidas as propostas de estudos arqueológicos e o mapeamento geológico do local. Os estudos arqueológicos ficarão a cargo da Casa Grande, por meio de uma parceria, tendo a frente os arqueólogos, Agnelo Fernandes Queiroz e Heloísa Bitu Ferraz.

De acordo com o diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, deverá ser construído um centro de estudos com alojamento para pesquisadores. Já o mapeamento geológico ficará por conta da equipe de Geoconservação do GA, composta pelos geólogos Idalécio Freitas e Roncy Oliveira e pelo geógrafo Rafael Celestino.

Para o diretor executivo do GeoPark Araripe, Nivaldo Soares, a reunião foi um importante momento para o GeoPark Araripe.  O geossítio Santa Fé possui como principal atrativo as inscrições rupestres deixadas pelos índios kariri, antigos habitantes que viveram na Região do Cariri cearense, ao sul do estado do Ceará. A área do local é de 8,3 hectares.

Cerca de 20 km da sede Crato e a 800 metros de altitude, o sítio arqueológico de Santa Fé se encontra carente de preservação e será o primeiro geossítio de grande importância para a Arqueologia. Por sua posição e pelas gravuras nas rochas, acredita-se que o local tratava-se de um santuário para rituais dos índios kariri.

Geosssítios
Hoje, nove geossítios compõe o território do GeoPark Araripe: Colina do Horto, em Juazeiro do Norte; Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada, em Missão Velha; Batateira, em Crato; Riacho do Meio, em Barbalha; Ponte de Pedra, em Nova Olinda; Pedra Cariri, Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis