Como tratar bem seu coração em 6 passos

Quando se trata de coração, é curioso como muitas pessoas deixam de lado os conselhos relacionados à saúde emocional. Elas acreditam que a saúde do coração exige medidas mais sérias: medicamentos, suplementos, dietas rigorosas, um programa de exercícios regulares. Mas isso não é tudo. Pesquisas confirmam o poder curativo de uma atitude positiva e de uma boa risada. Um sentimento de espiritualidade também pode ajudar. Isso não é “medicina alternativa”. A felicidade é importante.

Os passos

1. Acredite 
A fé, seja ela em um ser superior, no poder da natureza ou até em você mesmo, é fundamental e saudável. Ela representa o otimismo. Pessoas que usam palavras como “alegria” e “esperança” para descrever suas atitudes em relação à vida vivem uma década a mais do que os pessimistas. Não importa qual seja sua situação: o poder de eliminar a raiva e abraçar as coisas boas da vida está em suas mãos.

2. Aproveite a vida 
Em algum momento entre deixar a casa dos pais e fazer um financiamento de 20 anos para comprar a casa própria, paramos de nos divertir tanto quanto costumávamos. Todos nós temos sérias responsabilidades na vida adulta, mas também devemos deixar nosso coração se soltar e ter as mesmas alegrias que tínhamos na infância. Os estudos mostram que as pessoas que dão muitas risadas são muito menos propensas a desenvolver doenças cardíacas.

3. Pratique rituais de relaxamento
Quando a vida se torna mais apressada, surgem o estresse e depois as doenças cardíacas. Você não pode mudar o mundo, mas pode mudar a forma como reage a ele. Rituais diários, como meditação, ioga, ficar em silêncio, fazer um relaxamento antes de dormir e até mesmo um passeio com o cachorro podem diminuir o estresse e reduzir o risco de uma doença no coração.

4. Beba moderadamente 
Aqueles que saboreiam uma taça de vinho no jantar de vez em quando podem reduzir o risco de uma doença cardíaca em até 30%. Apreciar uma pequena quantidade de álcool todos os dias é melhor do que a abstinência total, e com certeza é melhor do que beber demais. Curiosamente o vinho, sobretudo o tinto, parece promover mais efeitos benéficos do que outras bebidas alcoólicas.

5. Crie um refúgio seguro 
Dizem que o lar é onde o coração está. Então, faça de seu lar um refúgio para seu laborioso coração. Crie um ambiente calmo com flores, plantas, boa música, um quarto convidativo ao sono e algum lugar tranquilo para onde você possa escapar quando precisar organizar seus pensamentos.

6. Compartilhe a vida 
Os corações ficam mais felizes e saudáveis quando estamos na companhia de outras pessoas. Não se ocupe tanto a ponto de não ter tempo para aqueles a quem você ama – sejam seus familiares, seus amigos ou ambos.

Texto extraído do livro "Tenha um coração saudável com apenas 30 minutos por dia"

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis