Aurora (CE): Rio Salgado já registra bom volume de água

As chuvas na quadra invernosa já animam a população no Cariri cearense, sobretudo, os pescadores que utilizam o Rio Salgado como meio de subsistência, neste Município no Cariri cearense. Um dos afluentes do Rio Jaguaribe, a água que banha o Cariri percorre mais de 100 km para desaguar no Açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza.

Em Aurora, os pescadores aproveitam a cheia do Rio Salgado para pegar o maior número de peixes. Nas tradicionais tarrafas, nesta época eles ficam mais fáceis de serem pescados. De ontem (18) para hoje (19), as chuvas registradas na cidade vizinha de Missão Velha (47mm) e no distrito de Ingazeiras (34,6 mm) e na sede do Município (31 mm), alimentam o flúmen que percorre o Cariri.

Com 308 km de extensão, o Rio Salgado nasce na Chapada do Araripe, em Crato, e deságua no Rio Jaguaribe, em Icó. Sua água permitirá recarga nos açudes de Orós, que está com 5,7% de volume, e Castanhão, que apresenta 2,1% de carga atual.

Cinturão das Águas
Mesmo com as chuvas, a expectativa é que, até o primeiro semestre deste ano, o trecho emergencial do Cinturão das Águas, de 53 km, seja concluído. A obra levará água pelo Riacho Seco, em Missão Velha, até o Rio Salgado, seguindo por gravidade até o Rio Jaguaribe, que abastece o Açude Castanhão. A Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra), acredita que com uma vazão de 12 m³/s da Transposição do Rio São Francisco garantirá água para a Região Metropolitana de Fortaleza.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis