Hemoce lança campanha de carnaval para doação de sangue

Com o tema “Caia na folia com a solidariedade em dia”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, lançou nesta terça-feira (23), a nova campanha de carnaval na sede do Hemoce, em Fortaleza. O evento teve a participação do bloco carnavalesco Unidos da Cachorra. O lançamento aconteceu simultaneamente nos hemocentros do interior do Ceará com programação festiva e ações de conscientização.

Até o dia 6 de fevereiro, vários grupos e blocos se apresentarão voluntariamente. A ideia é atrair mais pessoas para doar sangue antes do carnaval. “O período que antecede feriados prolongados é época de preparar os estoques para qualquer emergência, por isso a necessidade de reforçar o pedido de doações e as campanhas nos ajudam a relembrar que o gesto solidário de doar é essencial para as transfusões acontecerem”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Para facilitar o acesso da população aos locais de coleta, o Hemoce está com uma unidade na Praça do Ferreira, Centro, que funciona de segunda a sábado, até o dia 9 de fevereiro. O estande tem capacidade para receber até 70 pessoas por dia e além de doar sangue, o voluntário pode se cadastrar para doação de medula óssea. Outra opção que também fica no Centro é doar no Posto de Coleta do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816. O posto no IJF abre todos os dias, inclusive feriados e finais de semana. (Veja aqui os locais e horários para doar).

O que é necessário para doar
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce.

Como se cadastrar para doação de medula óssea
Para se cadastrar, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade, estar saudável, não tenha tido câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Para concluir a etapa, o doador preenche uma ficha com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5ml de sangue. O voluntário pode realizar o cadastro em todas as unidades de coleta do Hemoce.

Assessoria de Comunicação/Hemoce

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis