Dilma afirma que perseguição a Lula demonstra que direita não tem candidato

A ex-presidente Dilma Rousseff declarou no Uruguai que a "perseguição judicial" contra o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se deve ao fato de que a direita "não tem um candidato" para as eleições de 2018.

Dilma, que participou de uma conferência em Montevidéu, afirmou que os partidos de centro e de direita do Brasil querem destruir Lula por meio de uma "guerra política", mas assegurou que seu predecessor será candidato à presidência novamente.

"Usam a lei como arma de guerra política e de destruição civil, da cidadania de uma pessoa, acusando-a de corrupção, e não lhes interessa se depois a pessoa será absolvida, lhes interessa que a inabilitem ou a destituam", acrescentou.

A ex-presidente fez um paralelismo entre essa situação e a que levou em 2016 à sua destituição por supostas irregularidades fiscais.

"É como o meu golpe, eles consideraram durante um tempo que era justo e nós temos que desmontá-lo e mostrar que é uma perseguição política e uma injustiça", destacou Dilma.

Sobre esse último ponto, a ex-governante ressaltou também que esse é o momento da esquerda no Brasil, e em particular o PT, contra-atacar.

"Para nós é fundamental conseguir reverter este projeto, e este só poderá ser revertido agora em 2018, se não a luta de longo prazo é muito mais dura", comentou.

Nesse sentido, Dilma fez um apelo para que a população recupere o impulso democrático.

"A democracia para nós é o lado certo da história, sempre que estivemos com a democracia, ganhamos. Sempre que aprofundamos a democracia, ganhamos. E sempre que a radicalizamos, ganhamos. Agora estamos em um momento em que vamos resistir, Lula será candidato a presidente do Brasil", frisou.

Corrupção 
Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão em primeira instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se essa sentença for confirmada por um tribunal superior antes das eleições, a lei lhe impedirá de concorrer a qualquer cargo público.

Dilma fez estas declarações no ato de encerramento do 31° Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia, que começou no domingo passado e se estendeu até esta sexta-feira, organizado conjuntamente com o Conselho Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais (Clacso).

A conferência final girou em torno do "Futuro da esquerda em um mundo em convulsão" e contou também com as participações do ex-presidente uruguaio, José Mujica (2010-2015), do vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, e a presidenta da associação argentina Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto.

No seu discurso, Mujica, de 82 anos, considerou que "a esquerda tem que incorporar a luta pela felicidade humana, não só pelo desenvolvimento", porque a sociedade entrou "no século da doença dos nervos, da ansiedade".

"Fica para trás a história das bactérias e dos vírus, agora são as doenças nervosas, expressão do fracasso da nossa civilização", teorizou o ex-governante uruguaio.

Fonte: UOL (Com EFE)

Curta nossa página no Facebook

Anvisa proíbe a venda de quatro marcas de azeite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu na terça-feira a comercialização de quatro marcas de azeite e de uma pimenta-do-reino devido a resultados insatisfatórios em laudos de análise fiscal. Os azeites de oliva extra virgem das marcas Torre de Quintela, Malangueza e Olivenza, fabricados pela Olivenza Indústria de Alimentos Ltda., foram proibidos por apresentarem índices de refração e iodo acima do recomendado, o que descaracteriza os produtos como azeites puros.

Foi vetado também um lote do azeite de oliva extra virgem Lisboa. De acordo com a Anvisa, o produto apresentou, segundo laudo de análise fiscal, perfil de ácidos graxos, determinação de ácidos graxos monoinsaturados, determinação de ácidos graxos poli-insaturados e pesquisas de matérias estranhas acima das faixas recomendadas. A agência determinou que a Natural Óleos Vegetais e Alimentos Ltda remova o estoque existente no mercado do azeite em questão

Pimenta-do-reino
A Anvisa determinou também a proibição da comercialização e o recolhimento de todos os lotes com data de fabricação 07/2016 da pimenta-do-reino em pó preta da marca Brusto. A medida foi motivada pelo resultado do laudo de análise fiscal definitivo 383.1P.0/201 que acusou presença de pelos inteiros e fragmentos de pelos de roedor (indicativo de risco) e de insetos (indicativo de falha de boas práticas) no produto.

O que dizem as empresas
Em nota enviada a VEJA por e-mail, a Distribuidora de Produtos Brusto LTDA, responsável pela pimenta-do-reino em pó preta Brusto afirmou que todos os produtos já foram retirados da comercialização “e não está mais sendo produzido até que seja descoberto o motivos dos problemas”.

A Olivenza Indústria de Alimentos LTDA, responsável pelas marcas de azeite extra-virgem Torre de Quintela, Olivenza e Malaguenza afirmou apenas que está “à disposição para análises necessárias dos órgãos competentes de avaliação dos produtos, afinal, primamos pela qualidade atendendo sempre os requisitos exigidos”.

A Natural Óleos Vegetais e Alimentos Ltda, responsável pelo azeite extra-virgem Lisboa, afirmou que há mais de um ano o referido lote está fora das prateleiras brasileira. “Por iniciativa própria e em consonância com os órgãos reguladores a Natural Alimentos retirou todos os produtos com a numeração descrita em setembro de 2016. Portanto, hoje não há sequer um desse produto nos mercados e varejistas do país. A empresa parou de produzir e de comercializar os produtos por distorções identificadas pela própria Natural a cerca da qualidade nos produtos importados.”

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook

Após aumento do gás, desempregada usa galhos em fogão a lenha improvisado

Nas casas do consumidor mais pobre, a lenha foi a saída para uma política de preços que provocou seis ajustes seguidos no gás de cozinha.

Moradores de Parelheiros, na periferia do extremo sul de São Paulo, improvisaram fogões a lenha no fundo de suas casas quando o botijão de R$ 72 secou.

Germínia Pereira de Moraes, 54, busca galhos velhos no quintal da casa que ela mesma construiu no terreno invadido em uma área de mananciais com vista para a mata atlântica.

A desempregada precisa se agachar para preparar o jantar de dez pessoas que vivem em sua casa. O fogão são dois blocos de cimento emparelhados e cobertos por um pedaço de gradil que serve de apoio para as panelas.

Antes de buscar na cozinha o pouco arroz que guarda em armários vazios, Moraes usa folhas papel rasgadas para acelerar a combustão.

Seus vizinhos preferem alimentar o fogo com pedaços de plástico enquanto a lenha não começa a queimar. Quando a Folha chegou ao local, no fim da tarde de quarta-feira (7), perto da hora do jantar, era possível sentir o cheiro químico do polímero queimado, contrastando com a umidade do ar refrescado pela mata nativa.

"Aqui é assim. Se chove, tem que tampar as panelas", diz a moradora, que há cerca de um mês perdeu o marido pedreiro e vive da ajuda de vizinhos e parentes.

Até a semana passada, Sidney dos Santos, 22, usava uma estrutura parecida para preparar arroz, feijão e "alguma mistura", que podia ser salsicha ou frango "se estiver em promoção".

Graças a três amigos que fizeram uma vaquinha para trocar seu botijão, Santos não precisa mais usar seu arremedo de fogão a lenha para cozinhar a refeição dos dois filhos pelo próximo mês.

O ex-garçom, desempregado desde o primeiro semestre, acaba de conseguir um bico como ajudante de pedreiro, o que lhe rende R$ 34 por dia. "Agora está dando para pagar as contas, mas ainda fica pesado comprar o gás porque tem que pagar a água e comprar um danone para as crianças de vez em quando", diz Santos.

Caso semelhante ocorre no barraco de madeira onde Karen Daiane Faria, 29, mora com o marido e três crianças.

Quando sai em busca de ferro-velho, o marido recolhe pedaços de madeira que sobram nas obras para usar como combustível no preparo das refeições. 

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook

Programa CNH Popular Estudantil oferece primeira habilitação para estudantes com bom desempenho

O Governo do Estado lança o Programa CNH Popular Estudantil. A iniciativa irá disponibilizar, de forma gratuita, a primeira Carteira Nacional de Habilitação para os estudantes da rede estadual de ensino.

Serão oferecidas 4 mil vagas, distribuídas entre todas as escolas de ensino médio, incluindo as escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) presenciais e semipresenciais. A distribuição de vagas por instituição irá considerar a quantidade de matrículas de concluintes do 3º ano.

A seleção dos candidatos ao benefício, realizada pela Secretaria da Educação (Seduc), terá como critério o desempenho escolar dos estudantes. O programa irá fornecer a primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A, B e, na hipótese de nova classificação, a inclusão da categoria D.

As 4 mil vagas do Programa CNH Popular Estudantil estão inclusas no Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, instituído pela Lei nº14.288-A, de 2009, vinculado à Secretaria das Cidades, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

O programa CNH Popular Estudantil segue os moldes do programa CNH Popular que já selecionou mais de 200 mil pessoas, em aproximadamente 160 municípios cearenses. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Temer ameaça e diz que sem reforma da Previdência salários poderão ser cortados em 2019

Michel Temer disse nesta sexta-feira (8) que, sem a aprovação da reforma da Previdência, poderá haver corte em salários em 2019 ou 2020.

— Se não a fizermos agora, em 2019 ou 2020, vamos ter uma reforma previdenciária radical, como aconteceu na Grécia e Portugal, aonde foi preciso cortar as pensões e os vencimentos dos servidores públicos em 20 % e 30%. Se fizermos agora, alongaremos o tempo para uma reforma mais radicial — disse Temer, durante almoço da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O presidente destacou que o déficit da Previdência será de R$ 180 bilhões este ano.

— Sem a reforma, serão mais R$ 45 bilhões no ano que vem e outros R$ 50 bilhões no ano seguinte.

Temer usou os números para justificar a sua previsão de uma necessidade de cortes nos vencimentos.

— Quando chegar em 2020, talvez tenha que haver corte de salários, se não inciarmos agora a reforma da Previdência.

Em entrevista depois do evento, Temer afirmou que está confiante na aprovação da reforma agora.

— A minha chance é de votar no dia 18 ou 19.

Indagado sobre o que aconteceria se a votação ficar para o próximo ano, respondeu:

— Não vou cogitar isso.

Mais cedo, em evento da indústria química, também em São Paulo, o presidente afirmou que as pessoas que combatem a reforma da Previdência devem admitir que são a favor de privilégios.

Temer chegou a declarar que as redes sociais são "um horror" porque permitem a propagação do que chamou de mentiras sobre os efeitos da proposta. O presidente ainda fez um apelo aos empresários presentes ao encontro, pedindo que liguem para os deputados pedindo a aprovação da reforma.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Aquífero abastece mais de 600 mil pessoas no Cariri

Na região do Cariri, cerca de 600 mil pessoas são abastecidas por água subterrânea, fruto da Bacia Sedimentar do Araripe. No entanto, até então, foram poucas análises que revelaram com precisão o volume e a qualidade da água retirada dos aquíferos. Mas a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) apresentou, na última terça-feira, os dados preliminares de um estudo de quase seis anos. O relatório final deve ser concluído em um mês, e poderá apresentar resultados mais precisos. A estimativa é de 139 milhões de m³, no aquífero médio, e 26 milhões de m³ no aquífero inferior

A partir das informações do Consórcio Água e Solo, que analisou 45 poços geridos pela Cogerh e Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (Rimas), entre os anos de 2010 e 2014, foi possível ter uma indicação do volume de água e sua reposição, além de fazer uma análise dos componentes químicos encontrados. Segundo o gerente da Cogerh, Alberto Medeiros, este estudo é muito importante para que a população conheça a reserva que abastece a região.

"O Cariri vive, única e exclusivamente, de água subterrânea. Até hoje, a gente não tinha essa informação concreta, digamos assim. Havia vários estudos que apontava volumes diversos, de 3 bilhões a 30 bilhões, ou até 89 milhões. Uma coisa totalmente fora da realidade. Agora está se fechando isso. Esse é o mais completo", garante Alberto.

A Bacia Sedimentar do Araripe, que abrange dez municípios do Cariri, apresentou um volume de 139 milhões de m³, no aquífero médio, e 26 milhões de m³ no aquífero inferior. Isto representa três vezes a capacidade do Açude do Rosário, em Lavras da Mangabeira. Mas é bem abaixo do que se havia suposto em outras pesquisas. Algumas medidas já foram tomadas a partir dos resultados preliminares, como em 2015, quando foi restrita a perfuração de poços no Cariri.

"Só pode perfurar poços aqui se for para o abastecimento humano ou utilidade pública, como hospital ou escola em local que ainda não foi atendido pelas redes. O estudo também apontou que estamos consumindo mais do que repondo. Como se tivesse uma caixa de água que tira mais água do que coloca", completa Alberto Medeiros.

Segundo o geólogo Guilherme Filgueira, os anos de seca prejudicam a quantidade de infiltração, mas se analisar a partir do método direto, mesmo com precipitações maiores, a recarga nos aquíferos pode ser menor e vice-versa. Por outro lado, Cogerh levou em consideração as médias históricas de 10 a 15 anos e não apenas os últimos seis anos de chuvas abaixo da média. "A água, quando infiltra na superfície até o aquífero pode ter diversos caminhos e poderia dar essa variação", explica.

Qualidade da água
O estudo também mostra que já tem alguns pontos de contaminação, mesmo sendo pequenos. Foram encontrados coliformes fecais e alguns metais pesados que podem vir a comprometer essa reserva de água no futuro. "Podemos tomar medidas, como tratamento de esgotos e do lixo, já que aqui não tem aterro sanitário e é colocado a céu aberto, sem nenhum cuidado. Essas medidas podem vir a melhorar a qualidade da água nesse aquífero", afirma Alberto Medeiros.

A análise da água bruta mostrou o contato com matéria orgânica e compostos nitrogenados e a presença da bactéria E. Coli. Isso demonstra a necessidade de tratamento da água. Mas não apresentou BTEX - benzeno, tolueno, etil-benzeno e xilenos - que são compostos orgânicos encontrados nos derivados de petróleo, que podem causar efeitos nocivos ao sistema nervoso central ou causar câncer.

"Tem que ficar claro, por mais que tenha poços fora dos limites estabelecidos, estes são dados de água bruta. A água bruta é diferente da água potável. Água bruta, que é encontrada em rios, fontes, poços, precisa de tratamento. Por mais que a água esteja boa, ela precisa de tratamento, assim como a água menos adequada", explica o engenheiro químico Miguel Rodrigues.

Apresentam pequenos sinais de contaminação as águas dos poços de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Alguns dados estavam acima dos limites estabelecidos pela Portaria 2.914, de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. "É uma tendência natural que os aglomerados urbanos tenham mais concentração. Mas a estação de tratamento consegue corrigi-los", completa Miguel Rodrigues.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Juazeiro do Norte (CE): Polícia Militar realiza investidas contra o tráfico de drogas

A Polícia Militar apreendeu, na última terça-feira (05), um total de 160 pedras de crack e 18 tabletes de maconha, durante uma operação policial realizada no Município. A investida aconteceu após denúncias de que uma residência localizada na Rua João Correia de Oliveira, no bairro Juvêncio Santana, funcionava como ponto de venda de drogas.

No local, as composições militares localizaram os entorpecentes enterrados em um dos cômodos do imóvel, bem como dinheiro e dois carregadores de rádios de comunicação. Não havia ninguém na casa no momento da ação policial. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia de Polícia Civil para adoção dos procedimentos legais.

Desde que assumiu o comando da unidade, no dia 20 de novembro, o Major Luciano acompanha de perto as ações policiais sendo que já foram registradas 16 prisões por tráfico de drogas somente em Juazeiro do Norte. De acordo com o oficial,  o objetivo das ações policiais é combater à criminalidade em diversas frentes. “Estamos atuando com inteligência e estratégia para garantir uma segurança pública de qualidade para os juazeirenses e toda a população que reside na Região do Cariri”, destaca o oficial.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Pirâmide financeira que atuava em Iguatu e região é desarticulada

A Polícia Civil do Ceará, por intermédio da Delegacia Regional de Iguatu, desencadeou, nesta quinta-feira (07), a operação Pirâmide. A ação desarticulou uma pirâmide financeira denominada “D9 Clube de Empreendedores”, que atuava em Iguatu e em outras cidades da região Centro-Sul. 

No final do mês de agosto deste ano, a Polícia Civil recebeu várias denúncias de pessoas que foram atraídas a investir em uma empresa chamada D9 Clube. Os responsáveis pela suposta empresa em Iguatu ludibriavam as vítimas, alegando que elas teriam que investir a quantia mínima de R$ 6.750,00 e com isso teriam lucros acima de 30% ao mês e mais de 300% ao ano.

Estima-se que mais de 500 pessoas tenham participado desse negócio e que mais de R$ 5 milhões tenham sido movimentados pelos líderes do esquema.

Várias pessoas investiram e criaram contas virtuais no site da empresa. As pessoas relataram que o pagamento do valor e o recebimento dos lucros eram feitos por meio de dinheiro em espécie, diretamente com os responsáveis pelo negócio. 

Em determinado momento, os repasses cessaram e muitas pessoas ficaram no prejuízo, procurando a Delegacia de Polícia para relatar os fatos.

Golpe financeiro
A investigação durou cerca de três meses e ouviu 57 vítimas, contando com mais de 400 páginas entre fotos, documentos e depoimentos. A Polícia Civil constatou que tudo não passava de um golpe financeiro que prejudicou centenas de pessoas.

Diante de todas as provas colhidas e por se tratar de um crime financeiro que envolveu altas somas em dinheiro, as autoridades solicitaram junto ao Poder Judiciário as medidas cautelares cabíveis, a fim de que as vítimas pudessem ser ressarcidas e que os infratores pudessem ser responsabilizados criminalmente.

Bens apreendidos
Na manhã dessa quinta-feira (07), a Polícia Civil concluiu a apreensão de sete veículos, quatro carros, duas motos e um reboque. 

A Justiça decretou o bloqueio dos bens móveis e imóveis e a hipoteca legal de duas casas, além de outras medidas cautelares, com a finalidade de assegurar que os investigados possam ressarcir todo o prejuízo causado às vítimas. 

Os veículos apreendidos serão encaminhados para um depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e ficarão à disposição da Justiça para serem avaliados e leiloados no momento oportuno. 

Os imóveis hipotecados também servirão para garantir o ressarcimento das vítimas. 

Os nomes dos seis indivíduos considerados responsáveis pelo do negócio não foram divulgados por motivos de sigilo e por estarem auxiliando nas apurações.

Eles serão investigados pelos crimes de pirâmide financeira, associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas chegam aos 20 anos de prisão.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

11 mentiras em que muita gente acredita

1 – Cenouras fazem bem à vista
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico não queria que os alemães soubessem que eles tinham radares. Para resolver o problema, diziam que seus soldados tinham visões excelentes porque comiam muitas cenouras.

2 – A Muralha da China é o único monumento construído pelo homem e que pode ser visto do espaço
Na verdade, várias estradas e barragens podem ser vistas da órbita da Terra.

3 – Pessoas da Idade Média acreditavam que a Terra era plana
Os gregos calcularam a circunferência do nosso planeta aproximadamente no ano 300 a.C.

4 – Depois de comer açúcar, uma pessoa fica cheia de energia
Na verdade, isso não passa de efeito placebo.

5 – Touros são atraídos pela cor vermelha
Só que não. Touros, na verdade, são daltônicos. O motivo pelo qual avançam em direção ao toureiro que fica balançando o pano vermelho é o movimento do tecido, não a cor. Além disso, esses animais são geralmente mantidos presos e com fome antes das touradas, para que possam agir de maneira agressiva.

6 – Computadores da Apple são imunes a vírus
A verdade é que menos pessoas têm computadores da Apple e, por isso, não há gente interessada ainda em produzir vírus para essas máquinas ainda.

7 – Camaleões mudam de cor para se adaptar ao ambiente
Não também. Esses animais mudam de cor por questões de comunicação, temperatura e luz, não por camuflagem.

8 – A memória do peixe-dourado dura, no máximo, oito segundos
Mentira! Esses peixinhos têm uma boa memória e, inclusive, podem ser treinados.

9 – Coelhos amam cenouras
Só em desenho animado mesmo. Cenouras fazem mal aos coelhos.

10 – Você é o espermatozoide mais rápido
Aceite: você foi um dos espermatozoides mais lentos. Pois é. Isso acontece porque antes de um espermatozoide fecundar o óvulo, muitos outros espermatozoides são necessários para desgastar a camada externa do óvulo e possibilitar a entrada do campeão, que é aquele que possivelmente queimou a largada.

11 – Ler em ambientes escuros faz mal à visão
Temporariamente, sim, pois a falta de luz cansa seus olhos e atrapalha o foco da visão, mas não há evidência científica de que a visão seja prejudicada em longo prazo.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Suspeitos de praticar sequestros-relâmpago são presos

Dois homens foram presos no Crato suspeitos de terem praticado uma série de sequestros-relâmpago na região. Os dois foram presos no início da tarde desta quinta-feira (7), na Avenida Padre Cícero, quando tentavam fugir em direção ao município de Juazeiro do Norte. Eles praticaram, pelo menos, quatro sequestros apenas nesta semana na Região do Cariri.

De acordo com a polícia, os dois abordaram uma mulher que estava no banco traseiro de um carro. Aproveitando um momento de distração da dupla, a mulher conseguiu fugir e chamar a polícia, que saiu em busca dos homens que haviam fugido no carro da vítima. O veículo foi recuperado e a mulher passa bem.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

MEC corta R$ 196 milhões da Educação no Estado do Ceará

A crise financeira enfrentada pelos municípios cearenses tende a se agravar. O Ministério da Educação (MEC) editou portaria que estabelece corte em torno de 50% de recursos da complementação da União do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), referentes a novembro, dezembro deste ano e janeiro de 2018.

O Fundeb é uma das principais receitas das Prefeituras, junto com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O corte vai trazer consequências adversas para os municípios e servidores e deve acarretar atraso salarial dos docentes em várias cidades do Interior, segundo previsão do consultor econômico e financeiro da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), André Carvalho. "Todos os gestores foram surpreendidos, foram pegos de calça curta e o governo federal sequer avisou", pontuou Carvalho.

Segundo estimativa de André Carvalho, o Ceará vai perder R$ 196 milhões, incluindo o governo do Estado e os municípios. Somente para a Secretaria de Educação (Seduc), o corte é de R$ 49 milhões e para as prefeituras, R$ 147 milhões. Há nove estados que recebem complementação do Fundeb. Desse total, cinco (Ceará, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí) perderam recursos, que estavam previstos, mas outros quatro ganharam na compensação financeira (Alagoas, Amazonas, Pará e Goiás).

A cada ano, nas proximidades do fim de dezembro, o MEC faz projeção por município e define o valor de compensação do Fundeb para aqueles estados e municípios que mostram necessitar de mais recursos para oferecer uma educação básica com mínimas condições. Os valores pré-definidos têm por base expectativa de receita da União e o cálculo é feito por quantidade de alunos.

"A complementação é um reconhecimento do MEC para cidades e Estados oferecerem uma educação mínima", explica André Carvalho. A projeção pode mudar ao longo do ano e portarias são editadas para ampliar ou reduzir recursos. No caso atual, o governo federal observou que não precisaria da complementação anteriormente anunciada.

Vice-presidente da Aprece e prefeito de Cedro, Nilson Diniz, afirmou que o corte na complementação do Fundeb foi uma péssima notícia. "O pior que poderia acontecer", pontuou. Segundo o gestor, Cedro vai perder cerca de R$ 240 mil referentes a novembro e dezembro. "O corte decorre de existência de recursos acima do previsto, mas estamos fechando um ano muito difícil e os municípios estão fragilizados".

Recentemente, os prefeitos fizeram mobilização, em Brasília, atrás de mais recursos e o governo federal assumiu o compromisso de transferir um recurso extra de R$ 100 milhões para os municípios cearenses, mas sequer editou a Medida Provisória.

O governo ainda nem liberou o que prometeu aos prefeitos e já cortou mais, R$ 147 milhões. Cada município enfrenta sua realidade. Icó, que recebia R$ 591 mil de complementação do Fundeb, recebeu, neste mês, quase a metade deste valor, ou seja, cerca de R$ 324 mil. A regra vai valer para os meses de novembro e dezembro em curso e, até o fim do ano, Icó vai sofrer um desconto na sua receita do Fundeb de R$ 572 mil.

Com base nas portarias editadas pelo MEC, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima que o reajuste do piso salarial dos professores será de 6,82% para o próximo ano. O cálculo da entidade está baseado na taxa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC), acumulada de 1,83% nos últimos 12 meses, medida em outubro de 2017.

A CNM adianta que, dificilmente, os municípios conseguirão arcar com o impacto desse reajuste. "Os aumentos reais de salários vão impactar as administrações, com certeza", reafirma André Carvalho. "O mais grave é que não há previsão de crédito do recurso extra anunciado pela União para os municípios", disse o procurador de Icó, Fabrício Moreira. A Aprece estima que devem vir para o Ceará cerca de R$ 200 milhões extras.

Seduc
Em nota, a Seduc diz que "a Lei nº 11.494/2007, que regulamenta o Fundeb autoriza a União a definir, anualmente, as projeções, bem como o Governo Federal refazer os cálculos do Complemento da União para cada Estado a depender de sua arrecadação própria, o Valor Anual por Aluno. A Portaria Interministerial nº8, de 29 de novembro de 2017, que reduziu o valor da complementação para cinco estados, inclusive o Ceará, propicia maior pressão sobre o reajuste do piso salarial do magistério esperado para 2018".

"Qualquer redução de recursos afetará as políticas públicas educacionais implementadas pelo Ceará, que vem executando um conjunto de políticas e ações, que asseguram a construção de uma educação básica com foco no sucesso e na integração do aluno. Além disso, o Estado vem se destacando em âmbito nacional, atingindo excelentes resultados. Segundo o Ideb, 77 das 100 melhores escolas públicas do Brasil estão no Ceará, no que se refere aos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental", conclui a nota.

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Tarifa branca de energia entra em vigor dia 1º, mas consumidor deve ter cautela

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Com entrada em vigor prevista para 1º de janeiro do ano que vem, a tarifa branca de energia elétrica pode representar uma diminuição no valor da conta de luz para os que consumirem menos nos horários de pico (entre as 19h e as 21h). A adesão é opcional.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) alerta aqueles que queiram aderir à tarifa para que levem em consideração seu perfil de consumo, sob pena de verem o efeito contrário, com aumento na conta.

O presidente da Abradee, Nelson Leite, sugere que, antes de optar pela tarifa branca, o consumidor analise o próprio perfil e hábitos de uso da energia elétrica ao longo do dia. “Não é uma decisão simples. Ela envolve alguns cálculos e algumas estimativas do consumidor”, disse Leite nesta quarta-feira (6), durante o lançamento de uma cartilha explicativa elaborada pela instituição, com respostas para as dúvidas dos consumidores em relação à medida.

A nova modalidade permite ao consumidor pagar tarifas diferenciadas de acordo com a hora do dia. Na primeira fase, poderão adotar a tarifa os consumidores de de baixa tensão, como residências, pequenos comércios e indústrias, com consumo médio mensal superior a 500 quilowatts-hora (KWh). Em média, o consumo das famílias brasileiras é de 160 kWh/mês.

Nos horários de pico, a tarifa terá um valor mais alto. Fora desse horário, o preço cobrado será mais baixo. Também haverá uma tarifa de cobrança intermediária que valerá uma hora antes do início do horário de pico, entre as 18h e as 19h, e depois, entre as 21h e as 22h.

Inicialmente, a medida atingirá uma pequena parcela dos consumidores brasileiros. No primeiro momento, poderão aderir à tarifa branca cerca de 4 milhões de unidades consumidoras, o que representa cerca de 5% de tais unidades, estimou Leite.

Em janeiro de 2019 poderão aderir à nova tarifa aqueles que tenham média anual de consumo maior que 250 kWh/mês. Já a partir de 2020, a modalidade estará aberta a todas as unidades consumidoras, com exceção daquelas de baixa renda, beneficiadas pela tarifa social.

O consumidor deverá fazer a adesão na concessionária de energia que atende a sua cidade. Após análise do pedido, a concessionária tem 30 dias para fazer a troca do medidor de energia, no caso de unidades consumidoras já existentes, ou os prazos e procedimentos padrão para novas solicitações de fornecimento.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Prefeitura anuncia pagamento da segunda parcela do 13º salário

Enquanto muitas Prefeituras informam que estão sem subsídios para pagar, a gestão cratense cumpre a premissa do pagamento em dia. Nesse pressuposto, em pouco mais de 30 dias o município do Crato paga a folha de novembro, da 2ª. parcela do 13º. e a folha de Dezembro que será creditada nas contas dos servidores no dia 2 e 3 de janeiro. Com isso, serão injetados ao todo na economia cratense R$ 19.820.310,00.

O pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário aos servidores municipais será na próxima semana, dias 13 e 14.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Após sete anos de mandato, em seu primeiro e último discurso na Câmara, Tiririca se diz decepcionado

Depois de sete anos como deputado federal, o palhaço Tiririca (PR-SP) fez nesta quarta-feira (6) o seu primeiro e último discurso na tribuna da Câmara.

Os poucos deputados que estavam no plenário no início desta tarde pararam, junto com servidores munidos de celulares, para acompanhar os oito minutos da fala em que Tiririca afirmou estar deixando a política "decepcionado, mas de cabeça erguida".

"Subo nesta tribuna pela primeira vez e última vez. Não por morte. Porque estou abandonando a vida pública", disse Tiririca, que já havia anunciado em entrevista à Folha que não disputaria nova eleição.

"Estou saindo triste para caramba. Estou saindo muito chateado, muito chateado mesmo com a nossa política, com o nosso Parlamento. Como artista popular que sou e político que estou, estou saindo chateado", disse Tiririca.

Sem entrar em detalhes, nem mesmo quando questionado depois, em entrevista, Tiririca se disse envergonhado pelo que viu no Congresso ao longo de dois mandatos.

"O que eu vi nos sete anos aqui, eu saio totalmente com vergonha. Não vou generalizar, não são todos. Tem gente boa aqui dentro", afirmou o deputado.

E prosseguiu: "Eu jamais vou falar mal de vocês em qualquer canto que eu chegar e não vou falar tudo que vi, tudo o que vivi aqui. Mas seria hipócrita se eu saísse daqui e não falasse realmente que estou decepcionado, decepcionado com a política brasileira, decepcionado com muitos de vocês, muitos."

Tiririca pediu que seus colegas passassem a olhar mais para a população.

"A gente sabe que todos nós ganhamos bem para trabalhar, nem todos trabalham. [...] Nunca brinquei aqui dentro, votei de acordo com o povo", afirmou.

"Não fiz muita coisa, mas pelo menos fiz o que sou pago para fazer, estar aqui e votar de acordo com o povo", afirmou, emendando que "não dá para fazer muita coisa porque a mecânica daqui é louca".

Preconceito
Tiririca falou também do preconceito que sofreu, mas afirmou que isso não o abalou.

"Eu ando de cabeça erguida porque não fiz nada de errado. Mas muitos dos senhores não têm essa coragem, andam até disfarçado de dizer que é parlamentar porque é uma vergonha. Está vergonhoso", afirmou o deputado.

"A gente é bem pago, a gente tira livre R$ 23 mil para a gente. A gente tem apartamento, direito a carro. Sem falar na carteirada que muitos de vocês dão. Ando de cabeça erguida, mas já vi deputado se escondendo porque, para o povo, isso aqui é uma vergonha."

Após o discurso, em entrevista, Tiririca disse que fez o discurso de improviso, contrariando orientação de sua assessoria.

Ele afirmou ter cumprido sua tarefa no Congresso e se disse "um palhaço honrado para caramba".

"Estou abandonando [a política] porque vejo que não é para mim", afirmou à Folha.

"Não sou esse abestado que a galera acha que sou", disse Tiririca antes de partir para fotos com fãs.

Apesar de mencionar que está deixando a vida pública, Tiririca não está renunciando. Apenas não pretende disputar nova eleição. 

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook

WhatsApp Web ganha novidades em sua nova versão

Já está disponível para uso a nova versão do WhatsApp Web (0.2.7304). O aplicativo, que funciona no navegador usando um QR Code para autenticação, agora vai identificar mais facilmente contas empresariais e inclui um novo conjunto de emojis baseados na edição do Unicode mais recente liberado, a versão 10, já disponível para Android, Windows Phone e iOS na versão 11.1.

Para fazer uso da nova versão é necessário apenas a atualização da página com limpeza do cache, que pode ser feito com o comando CTRL+F5. Após isso, as novidades já devem aparecer. Podem ser usadas agora tanto criaturas místicas, como gênios, elfos, fadas e vampiros, como novos alimentos e animais, como couve-flor, pretzels, zebras e girafas.

Já os perfils empresariais no comunicador instantâneo ganham uma nova forma de identificação. As empresas que estiverem usando o aplicativo WhatsApp Bussiness serão identificados apenas como contas "Comerciais", pois ainda não foram confirmadas ou verificadas. Essas contas são sinalizadas por um ícone cinza com um ponto de interrogação (?).

As contas “Confirmadas” são aquelas em que o número usado é corresponde ao que a empresa usa, porém sem a verificação. Essas contas são identificadas com um ícone cinza de check (). Por fim, as contas “Verificadas” são apenas aquelas que o o WhatsApp confirmou a propriedade do número pela empresa. Essas contas recebem um ícone verde com um check ().

O sistema de identificação é similar ao de autenticidade das páginas verificadas do Facebook, proprietário do WhatsApp. Donos de empresas que desejam verificar seus negócios podem preencher um formulário.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Crato e Acaraú receberão novas bases do BPRaio

Duas novas bases do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), vão ser implantadas. Desta vez, nos municípios do Crato, Região do Cariri do Estado, e de Acaraú, Região Norte. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo governador Camilo Santana.

De acordo com o governador a entrega das unidades do Raio está marcada para o próximo dia 23, no Crato, e no dia 28, em Acaraú.

Ambas as unidades, serão compostas por 37 policiais, com apoio de 16 motocicletas e uma viatura, em cada município. Os policiais militares são treinados para realizar abordagens ostensivas mais técnicas e percorrem ruas e avenidas de maior tráfego nas zonas urbanas e rurais, dando mais agilidade às ações policiais no combate à criminalidade.

Expansão do BPRaio
Na primeira fase de expansão do BPRaio, iniciada em 2015 e concluída em 2017, as nove macrorregiões do Estado já foram contempladas, com sedes nos municípios de Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá.

No segundo semestre deste ano, o Governo do Estado ampliou a atuação do Raio em Fortaleza, estabelecendo bases nos bairros da Messejana, Vila Velha e Parangaba. Além disso, o reforço também se estendeu à Região Metropolitana de Fortaleza, com unidades em Maracanaú, Caucaia e Maranguape. Em abril do próximo ano, mais 202 homens ganham as ruas em diferentes pontos de Fortaleza, dobrando o efetivo operacional do BPRaio na cidade.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Escovar os dentes pode reduzir em 20% risco de câncer de esôfago

Um novo estudo, publicado no periódico científico Cancer Research, mostrou que o hábito de escovar os dentes todos os dias pode reduzir em mais de 20% o risco de desenvolver câncer de esôfago.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, em níveis elevados, as bactérias são capazes de aumentar o risco da doença em até 21%. No entanto, ainda não se sabe como o acúmulo de placas bacterianas – ou até mesmo a gengivite e a periodontite, doenças que elas causam –, estão relacionadas ao desenvolvimento dos tumores.

O estudo
Os cientistas coletaram amostras da microbiota bucal de cerca de 122.000 pessoas durante 10 anos. Depois desse período, 106 participantes desenvolveram câncer de esôfago. Nesses indivíduos, foram encontradas bactérias em quantidades superiores.

Segundo os autores do estudo, esse tipo de câncer é oitavo mais comum e o sexto maior causador de mortes por câncer no mundo. Devido ao fato de os casos da doença serem descobertos já em estágio avançado, as chances de cura são raras, com uma taxa de sobrevivência entre 15% e 25%.

Higiene bucal
“Nosso estudo indica que o entendimento da microbiota bucal pode levar a estratégias de prevenção do câncer de esôfago ou, pelo menos, a descoberta da doença em estágios iniciais”, disse Jiyoung Ahn, principal autora do estudo.

Pesquisas anteriores já mostraram que algumas infecções bucais podem estar associadas ao câncer de boca, cabeça e pescoço. Segundo Jiyoung, higiene bucal diária e visitas regulares ao dentista devem ser encaradas como de extrema importância não só para a manutenção da saúde bucal, mas também como forma de prevenção a outras complicações, como o próprio câncer.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook

CNH vai virar cartão com chip até 2019

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai mudar novamente e abandonar o formato em papel para virar um cartão de plástico com microchip, que reunirá informações do motorista.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que será publicada ainda nesta semana, promete que a mudança será feita até 1º de janeiro de 2019 - prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo.

Ainda não há informações sobre possíveis diferenças no valor para tirar ou renovar a carteira de motorista - cada Detran deve definir o valor no momento da adoção da tecnologia.

Quem tiver o documento válido em papel não será obrigado a fazer a troca, que ocorrerá na hora da renovação.

De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a nova CNH deve reduzir as fraudes e aumentar a durabilidade do documento, além de possibilitar integração com outros países.

O formato de cartão "inteligente" se assemelhará a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

A novidade também abre as portas para que o documento se torne mais "universal", podendo (no futuro) servir para pagamento de pedágio ou transporte de ônibus e metrô, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica (com cadastro das digitais no chip).

Essas funcionalidades poderão existir por meio de convênios entre entidades públicas ou privadas com autorização do Denatran.

Metamorfose constante
A CNH teve diversas mudanças recentemente. Em janeiro deste ano, ela passou a ser emitida em um novo visual, com mais itens de segurança, marcas d'água e itens holográficos.

Em maio, o documento recebeu também o QR-Code - um código que permite checar os dados do motorista por meio de leitura com a câmera do smartphone.

Mas esse visual terá vida curta. Segundo o Ministério das Cidades, um estudo feito pela Universidade de Brasília (UNB) recomendou a alteração para o formato em cartão.

Além do documento físico, uma versão digital da CNH passou a ser oferecida em alguns estados desde outubro deste ano. Até 1º de fevereiro de 2018 o documento eletrônico, com acesso pelo celular, deve estar disponível em todo o país.

Também neste ano, foi criado o projeto para a Identificação Civil Nacional (ICN), que reunirá RG, título de eleitor, CPF e cadastro biométrico em um único cartão. A CNH e o passaporte continuarão separados.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Congresso Nacional é reprovado por 60% da população, revela pesquisa

A rejeição ao trabalho de deputados e senadores do Congresso Nacional atingiu o recorde histórico de 60%, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira. Esse é o índice dos que consideram ruim ou péssimo o trabalho dos parlamentares em Brasília, aponta o levantamento realizado entre os dias 29 e 30 de novembro.

A aprovação dos 513 deputados e 81 senadores caiu para 5%, o menor índice também, desde que a série de pesquisas sobre o desempenho dos congressistas passou a ser realizada, em 1993, ano do escândalo que ficou conhecido como "Anões do Orçamento", esquema formado por políticos que desviavam recursos públicos. Naquele ano, a rejeição da população aos congressistas bateu nos 56%.

Os números de agora oscilaram negativamente em relação aos dois últimos levantamentos, em dezembro de 2016 e abril de 2017, quando a rejeição aos políticos foi de 58% e a aprovação ficou em 7%.

Nos últimos 25 anos, período em que avaliação foi feita, apenas no final do primeiro ano de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2003, o Datafolha constatou que a satisfação do eleitorado com o Congresso superou a avaliação negativa.

O levantamento, que ouviu 2.765 entrevistados, indica que a reprovação ao trabalho de deputados e senadores alcança números ainda maiores em segmentos específicos. Entre eles os mais ricos (74%), os com ensino superior (75%), eleitores do presidenciável Jair Bolsonaro (68%) e os que reprovam a gestão de Michel Temer (69%).

A avaliação melhora um pouco quando observada entre aqueles com ensino fundamental (52%), os de religião evangélica pentecostal (51%), os que têm o PMDB como partido de preferência (42%) e os que avaliam positivamente o governo Temer (37%). 

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Crato terá cinema! Obras foram iniciadas

Iniciada na tarde desta terça-feira (5), a obra para a implantação das salas de cinema no município do Crato. O equipamento cultural é um projeto do Governo do Estado com a contrapartida da Prefeitura Municipal.

O local definido para a construção das salas foi a antiga estação ferroviária, onde hoje é o Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. As salas onde será exibida a 7ª. arte ficarão próximas ao Restaurante Popular.

De acordo com o Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, a localização atende às exigências estabelecidas pelo Ministério da Cultura: proximidade a centros culturais, áreas de periferia, praças, hotéis, restaurantes, pontos de transporte coletivo e de fácil acesso.

O projeto referente às salas de cinema resulta da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Agência Nacional de Cinema (Ancine) e Programa Cinema Perto de Você, do Ministério da Cultura. Serão duas salas, uma com 210 e outra contendo 105 lugares, ambientadas em instalações modernas e climatizadas. Também será agregada uma área de convivência.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Clean Bandit - Rather Be (feat. Jess Glynne)



Prefeito Zé Ailton Brasil e governador Camilo Santana entregam 982 casas aos cratenses

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil junto ao Governador do Estado Camilo Santana participou na manhã desse sábado (2) da solenidade de entrega das 982 unidades do conjunto habitacional Filemon Lima Verde, pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades entre elas, o senador Eunicio Oliveira, o deputado José Guimaraes, o reitor da Universidade Regional do Cariri Patrício Melo, o vice-presidente de habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza, Secretários de Governo e Municipais do Crato, vereadores cratenses e seu presidente Florisval Coriolano, Prefeitos de toda a região do Cariri, e em especial cerca de 4 mil pessoas beneficiadas pelo Programa, realizando o sonho da casa própria,

Cercado de famílias e agradecimentos, o governador Camilo Santana ressaltou que as casas estão sendo entregues em um residencial que conta com saneamento, iluminação pública e que, em breve, contará com transporte público e uma creche. O Chefe do executivo estadual agradeceu a parceria do prefeito Zé Ailton Brasil comprometido em trabalhar pelo benefício da população e comemorou a conquista para a comunidade e o empenho de todos os envolvidos no projeto. “O maior sonho de uma mãe, é ter um teto pra seus filhos, sair do aluguel. Queríamos que as famílias já passassem o Natal de 2017 dentro de suas casas, e esse sonho está sendo realizado. Sou eternamente grato ao Crato, e tudo o que eu fizer será pouco pelo que essa cidade me deu”, disse.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, saudou a todos os moradores vitoriosos pela conquista e ressaltou que os desafios foram muitos, mas com a vontade e a perseverança dos moradores e a confiança no governador, hoje, o Crato, pode celebrar essa vitória. “Foi graças à luta do povo que o residencial Filemon Lima Verde torna-se hoje uma feliz realidade, uma vitória!” Zé Ailton comunicou a todos que no início do ano estará licitando uma creche para o conjunto orçada em torno de 2 milhões, com o apoio dos Governos Estadual e Federal. “Com essa união, o Crato será uma cidade referência em todo o Ceará”.

O Senador Eunicio Oliveira assegurou que vai continuar ao lado do governador lutando pela população mais carente do Ceara. “Independente de questões partidárias, trabalharemos para melhorar a qualidade de vida das famílias cearenses. Os interesses da população estão acima das questões pessoais.”, afirmou.

A moradora Claudia Alves, presidente da associação dos moradores do conjunto Filemon Lima Verde, agradeceu o apoio constante do Prefeito do Crato e do Secretário adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira, que estiveram sempre ao lado dos moradores na luta pela conclusão e entrega do empreendimento. É importante salientar que a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social SMTDS esteve administrando a entrega das chaves junto a Caixa Econômica, disponibilizando apoio e orientações aos beneficiários.

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Na oportunidade o Governador Camilo Santana assinou a ordem de serviço da Areninha para o bairro Seminário, um projeto do governo do Estado, com a contrapartida do município do Crato, composto de um campo de futebol, padrão FIFA, com grama sintética, arquibancadas, vestiários e iluminação, um sonho para os cratenses. Camilo surpreendeu a população com a notícia de mais uma Areninha para a cidade. 

O Prefeito Zé Ailton Brasil não mediu esforços para que o sonho dessas famílias fosse realizado, são 982 famílias com suas casas próprias garantidas, o que consequentemente trará mais qualidade de vida e auto estima para a comunidade.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook



Marina Silva anuncia pré-candidatura à Presidência

A ex-senadora Marina Silva decidiu colocar seu nome à disposição do partido Rede Sustentabilidade como possível candidata à Presidência da República no próximo ano, segundo anunciou em evento da Rede na tarde deste sábado (2), em Brasília.

A oficialização da pré-candidatura deverá ser aprovada em congresso nacional do partido, em abril de 2018. A definição da chapa, com possíveis partidos aliados, deverá ser feita até agosto do próximo ano, prazo para o registro da candidatura na Justiça Eleitoral. 

"Toda essa situação que o Brasil está vivendo exige de nós compromisso e exige de nós senso de responsabilidade. O compromisso e o senso de responsabilidade, sem querer ser a dona da verdade, me convoca para esse momento", afirmou Marina.

Marina afirmou que as próximas eleições não são o momento para candidatos que se apresentam como "salvadores da pátria" e que esta postura enfraquece a democracia. "Esse não é o momento para salvadores da pátria. A pátria é uma construção de todos nós", disse. 

"Só os tiranos oferecem um destino. Os democratas oferecem uma possibilidade de um mundo melhor, um país melhor, construído por homens e mulheres", afirmou. 

"Isso não fortalece a nossa democracia, isso não fortalece as nossas instituições, isso nos infantiliza politicamente", disse Marina.

O discurso como pré-candidata citou também o combate à corrupção e à crise econômica. "As pessoas querem majoritariamente o combate à corrupção, passar o Brasil a limpo", disse. "Quando alguém é privado do trabalho, ele está sendo privado de ser sujeito da sua própria história", afirmou.

Falando sobre corrupção, a ex-senadora criticou o que disse ver como uma reação da classe política à Operação Lava Jato e afirmou que cabe aos eleitores alterar nas urnas a composição do Congresso. "[A eleição de] 2018 é a oportunidade para cada homem e mulher de bem fazer a operação Lava Voto."

Apoio integral do partido
A candidatura de Marina tem amplo apoio do partido para disputar a Presidência. Seu nome foi aprovado por unanimidade nas convenções estaduais da Rede. No mais recente Datafolha, que saiu neste sábado, Marina teve 9% das intenções de voto, atrás de Lula (PT), que teve 34%, e de Jair Bolsonaro (PSC), com 17%.

A aposta do partido é a de que, ao tornar oficial a pré-candidatura, Marina tenha melhores condições de participar do debate nacional e de negociar alianças para a campanha em 2018.

Sobre as alianças políticas, Marina defendeu que os acordos sejam construídos com base no programa de governo e disse ser necessária uma candidatura capaz de "unir o Brasil em torno do que interessa".

"A grande mudança requer uma governabilidade diferente. Não é mais presidencialismo de coalizão, é presidencialismo de proposição. Propor um programa", afirmou.

A Rede dispõe de pouco tempo de propaganda eleitoral gratuita, calculado proporcionalmente à bancada de apenas quatro parlamentares na Câmara dos Deputados. 

O tamanho do partido também não indica facilidade para obter apoio no Congresso num futuro governo.

Em seu discurso ao anunciar a intenção de disputar a Presidência, Marina afirmou que o Brasil passa por uma de suas piores crises. "Agora chegou o momento em que o nosso país vive uma das piores crises que a gente pode imaginar. Uma crise política, uma crise ética, uma crise econômica."

O evento teve a participação da direção nacional da Rede e de lideranças do partido como a ex-senadora Heloísa Helena, o deputado federal Miro Teixeira (RJ) e o senador Randolfe Rodrigues (AP).

Na última campanha presidencial, em 2014, Marina terminou em terceiro lugar, com 21,3% dos votos válidos, o que representa o apoio de cerca de 22 milhões de eleitores. 

Naquele ano, o segundo turno foi disputado entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e Dilma Rousseff (PT), que foi reeleita para um segundo mandato.

Marina chegou a estar na segunda posição, mas perdeu votos para Aécio na reta final da campanha. Esta poderá ser a terceira vez que Marina disputa a Presidência. Em 2010, ela também terminou em terceiro lugar, com 19,33% dos votos.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

AddThis