Veja como votaram os deputados federais cearenses na segunda denúncia contra Temer

Mesmo com 12 votos a menos que na votação da primeira denúncia e apesar de os governistas terem levado oito horas para reunir o número mínimo de deputados para abrir a sessão, o resultado de ontem repetiu o desfecho favorável ao governo, assim como ocorreu na análise da primeira denúncia do ex- procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No Ceará, contudo, Michel Temer conseguiu um voto a mais em relação à votação de 2 de agosto.

Orientaram a favor de Temer PMDB, PP, Avante, PSD, PR, DEM, PTB, Pros, PSL, PRB, Solidariedade, PSC e PEN. Contra, PT, PSB, PDT, PC do B, Podemos, PPS, PHS, PSOL e Rede.

Ficaram em cima do muro (liberaram as bancadas) o PV e o PSDB, esse último principal aliado do PMDB no governo.

O partido rachou durante todo a crise. De um lado, o grupo de Aécio Neves (MG), favorável a Temer, e de onde saiu o relatório favorável a Temer. De outro, o de Geraldo Alckmin (SP) e Tasso Jereissati (CE), contra, além da maioria dos deputados mais jovens do partido.

Nos discursos da sessão de ontem, Temer foi acusado por vários deputados de comprar votos para permanecer no poder.

"Não aceitamos que o presidente da República tenha que trocar votos por trabalho escravo no País", afirmou Alessandro Molon (Rede-RJ). "São movidos por dinheiro. São confessadamente movidos por dinheiro", disse Miro Teixeira (Rede-RJ).

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu para tirar essas últimas palavras dos autos.

Lista com valores
Após uma foto começar a circular na internet, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) negou que a lista com valores do Ministério da Agricultura que estava analisando no plenário tenha a ver com a votação.

A oposição afirmou que a imagem comprovava que houve "compra de votos" e acusou o deputado, um dos principais integrantes da tropa de choque de Temer, de "conferir" se os deputados que receberam recursos da pasta estavam em plenário.

Segundo Perondi, o documento é uma lista de demandas de cidades do Rio Grande do Sul.

Cearenses
Com apenas um ausente, que foi o deputado Adail Carneiro (PP), a bancada cearense ficou praticamente dividida na votação da denúncia contra Temer.

Dez deputados votaram pela rejeição do processo (pró-Temer): Aníbal Gomes (PMDB), Danilo Forte (PSB), Genecias Noronha (SD), Gorete Pereira (PR), Macedo (PP), Moses Rodrigues (PMDB), Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Ronaldo Martins (PRB), Vaidon Oliveira (DEM) e Domingos Neto (PSD).

Na declaração do voto, alguns deputados votaram a favor do relatório pelo posicionamento do partido e muitos não se explicaram. O deputado Domingos Neto alegou que a denúncia não apresenta substância jurídica. "Não posso patrocinar a troca de um presidente com uma denúncia frágil", declarou.

Pelo prosseguimento da investigação foram favoráveis os deputados José Airton (PT), Luizianne Lins (PT), José Guimarães (PT), André Figueiredo (PDT), Chico Lopes (PCdoB), Ariosto Holanda (PDT), Lêonidas Cristino (PDT), Vicente Arruda (PDT), Vitor Valim (PMDB), Cabo Sabino (PR) e Odorico Monteiro (PSB).

Segundo o deputado André Figueiredo, "o povo está indignado com a falta de vergonha na cara, com roubo e com a corrupção instalada no país". Lêonidas Cristino declarou que Temer "desonrou o cargo de presidente" ao ser denunciado duas vezes seguidas. Para o deputado Aníbal Gomes, a rejeição da denúncia era esperada já que no ano que vem ocorre uma nova eleição para presidente. "A delação não está comprovada, a maioria da Câmara está convicta de que não vale a pena trocar de presidente agora", disse.

O deputado Danilo Forte, informou que não gostaria de ser responsável pela "ingovernabilidade do país". Segundo o parlamentar, o presidente precisa aproveitar esse momento para "reformular o governo e dar continuidade aos avanços do país".

Oposição
Na avaliação do deputado Chico Lopes, a Câmara desonrou o seu compromisso com o povo. Ele ressaltou que o presidente investiu caro para garantir a vitória. "Já sabíamos que ele não iria ser cassado, investiu nas emendas, nos empregos, nos órgãos, infelizmente o Congresso saiu menor do que começou", informou.

O líder da minoria, deputado José Guimarães, declarou que a vitória do presidente é apenas "matemática". "Não tem votos para as reformar, o governo é um carro velho com os quatro pneus furados", disse o petista.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Por 251 votos a 233, deputados barram nova denúncia contra Temer

Após 12 horas e 20 minutos de sessão, a Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (25), por 251 votos a 233 (com duas abstenções e 25 ausentes), enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Temer foi denunciado pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A denúncia rejeitada pela Câmara também inclui os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral), acusados de organização criminosa.

Os 251 votos alcançados por Temer ficam abaixo da previsão do governo, anunciada nos últimos dias, que estimava entre 260 e 270 votos favoráveis. Na primeira denúncia que a Câmara derrubou (por corrupção passiva), em agosto, Temer obteve 263 votos (227 contra).

O placar desta quarta-feira é inferior, inclusive, ao mínimo de votos necessários para a aprovação de um projeto de lei complementar (257) ou para aprovar uma proposta de emenda à Constituição (308 votos), como a reforma da Previdência, uma das prioridades do governo.

Mesmo assim, muitos dos deputados que votaram contra Temer são favoráveis a reformas que o governo propõe. O PSDB, por exemplo, partido que detém ministérios, votou dividido: 23 contra, 20 a favor e 3 ausências (que beneficiavam o presidente).

Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder ao processo no STF durante o mandato. Caso fosse instalado, o processo provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias.

Agora, Temer responderá na Justiça somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018.

A sessão se arrastou por várias horas graças a uma estratégia da oposição de não registrar presença no plenário para retardar a votação ou, até mesmo, conseguir adiar a sessão.

O quórum só foi atingido por volta das 17h, quase oito horas depois do início da sessão (leia mais sobre a sessão ao final da reportagem).

Para garantir o resultado favorável, o governo atuou em várias frentes, como a liberação de emendas para a base aliada e a exoneração de ministros que detêm cargo de deputado para que pudessem votar também.

Às 20h34, a base aliada de Temer conseguiu reunir os 172 votos necessários (entre votos "sim", abstenções e ausências de deputados) para barrar o andamento da denúncia.

Mas, para que a sessão fosse validada, eram necessários os votos de, pelo menos, 342 dos 513 parlamentares, o que ocorreu às 20h51.

Após sucessivos episódios de atrito com Temer nas últimas semana, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) buscou conduzir a sessão sem privilegiar os governistas, dando espaço também aos opositores.

Relator e defesa
Ao analisar a denúncia contra Temer nesta quarta, os deputados aprovaram o relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), elaborado pelo deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia.

A sessão foi aberta às 9h19 e, logo no início, o relator usou a tribuna para defender o parecer. Em seu discurso, Bonifácio defendeu que a denúncia é "inteiramente falsa e esvaziada".

Em seguida, as defesas de Michel Temer, de Eliseu Padilha e de Moreira Franco se manifestaram e atribuíram à denúncia "viés político".

O advogado de Temer, Eduardo Carnelós, disse que a denúncia não apresentou provas e que a peça “mancha” a imagem da PGR.

Daniel Gerber, que defende Eliseu Padilha, argumentou que não há nenhum fato relacionado ao ministro na denúncia. Para ele, a peça é uma tentativa de criminalizar a política.

Por último, ao fazer a defesa do ministro Moreira Franco, o advogado Antônio Pitombo afirmou que a PGR apresentou uma denúncia “sem fato e sem tipicidade de crimes”.

Sessão
Na fase de debates, apenas alguns parlamentares da base aliada se revezaram na tribuna. Ninguém da oposição falou para que não fosse registrada a presença no plenário.

Essa etapa foi encerrada antes do meio-dia, mas, diante da articulação dos partidos de oposição, a sessão se arrastou por algumas horas à espera de que fosse atingido o quórum mínimo de 342 deputados para dar início à votação. Esse número só foi atingido às 17h02.

“A nossa estratégia era levar a votação para a noite, que é tudo o que eles não queriam, quando grande parte da população está em casa, de volta do trabalho. Penso que isso foi uma vitória grande. A unidade das oposições foi uma coisa rara, que não conseguimos na outra votação”, comemorou o líder da minoria, José Guimarães (PT-CE).

Temer internado
Enquanto os deputados aguardavam o quórum no plenário, uma notícia causou rebuliço entre os presentes: o presidente Temer sofreu um mal-estar e precisou ser levado às pressas para o Hospital do Exército, em Brasília, para um procedimento urológico.

Para tranquilizar os colegas, o líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), foi ao microfone dizer que não era nada grave.

Do lado de fora do plenário, partidos de oposição fizeram ao longo do dia diversos atos pelas dependências da Câmara. Em um deles, carregaram uma grande faixa com a inscrição "Fora Temer" pelo Salão Verde.

Horas depois de ser internado, Temer teve alta e deixou o hospital por volta das 19h50.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Kungs vs Cookin’ on 3 Burners - This Girl



TRE pode cancelar 10 mil títulos de eleitores cearenses

Restando pouco mais de 30 dias úteis para os eleitores realizarem o recadastramento de seus títulos nas zonas eleitorais espalhadas por todo o Estado - o prazo final é 19 de dezembro - o número de interessados a procurar os cartórios está reduzindo significativamente. Esse foi o diagnóstico feito pelo diretor do Cartório Eleitoral da 6ª Zona, Marcelo Fontenele. Além de Quixadá, onde está sediada a unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele atende também Banabuiú, Choró e Ibaretama.

Pelos cálculos do diretor, com o atendimento médio diário de 160 eleitores até o fim do prazo serão atendidos apenas 5.900 dos quase 18 mil que ainda não compareceram para o recadastramento. O Cartório da 6ª Zona tem capacidade para atender até 320 pessoas por dia. Nesse prazo, havendo interesse do eleitor, 11.840 poderão regularizar a sua situação e não ter aborrecimentos futuros com o cancelamento do título. Mesmo assim, outros 17.700 serão cancelados.

Segundo Fontenele, o município mais prejudicado será Quixadá. Dos 59.486 títulos cadastrados, apenas 67,8% foram atendidos. Com a média atual diária apenas 78,2% do total conseguirão fazer o recadastramento. Outros 12.968 eleitores não poderão ir às urnas. Quadro bem diferente do município vizinho, Banabuiú onde dos 13.270 eleitores registrados no sistema do TRE apenas 18 ainda não compareceram para a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico.

Todo eleitor é obrigado a comparecer ao Cartório Eleitoral para o recadastramento, até mesmo quem tem mais de 70 anos. Apenas quem tem alguma dificuldade extrema, como exemplo em decorrência de doença grave, AVC, alzheimer ou acidente de trânsito, poderá solicitar a dispensa, mesmo assim precisará preencher um requerimento especial e encaminhá-lo ao juiz eleitoral para avaliação e deferimento, acrescenta o diretor.

O TRE do Ceará está alertando os eleitores dos municípios que finalizarão a biometria hoje (31) a procurarem os postos de atendimento e evitem o cancelamento dos títulos. Na relação dos municípios estão Cascavel, com 56.782 eleitores; Russas, 55.778; Pindoretama com 18.254; Palhano com 8.532; São Gonçalo do Amarante com 43.569; Santa Quitéria, 35.365; Catunda, 8.807; Hidrolândia com 16.674; Guaraciaba do Norte, 33.758; Croatá, 15.481; Jaguaruana, 28.244; e Itaiçaba com 6.918 eleitores.

Dessa relação, São Gonçalo do Amarante, com o segundo maior número de eleitores, perdendo apenas para Russas, é quem mais preocupa. Segundo a coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo, o Município já teve o período de revisão prorrogado uma vez e ainda não alcançou percentual de 63% do eleitorado revisado, mesmo sendo a última semana para regularização. Mora Nova, com mais de 57 mil eleitores é ainda mais grave. Apenas 50% fizeram o recadastramento.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

OAB Crato divulga nota em que repudia vedação da ideologia de gênero na rede municipal de ensino

Na manhã desta segunda-feira (23), foi aprovada a vedação da Ideologia de Gênero nas redes municipal e privada do município, em concorrida sessão na Câmara Municipal. A emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Roberto Anastácio (Podemos) foi aprovada por oito parlamentares, outros cinco foram contra a medida e um se absteve. 

Votaram a favor proposta os vereadores: Francisco Gilson Alves Lima (PT do B); Roberto Anastácio (Podemos); Francisco Félix da Silva (PCS); Nando Bezerra (PTB); Jales Velloso (PSB); Antônio Adil Amorim (PSC); Vicência Leandro Pinheiro (PMN).

Contra a emenda se posicionaram os vereadores: Raimundo Amadeu de Freitas (PT); Renan de Almeida (PEN); Pedro Neto Lobo (PT); Raimundo Soares da Silva (PV); Ticiane Cândido (PSDB); Francisco Xenofonte Morais (PPL). O vereador Pedro Alagoano (PSD) se absteve e a ausência foi do vereador Thiago Esmeraldo (PP).

A OAB Subseção Crato divulgou Nota de Repúdio sobre o tema:

"A Comissão da Igualdade Racial e Diversidade Sexual da OAB/CE, Subseção de Crato, após participar da audiência pública ocorrida no dia 20/10/2017, bem como votação da sessão ordinária realizada em 23/10/2017, ambas na Câmara Municipal de Vereadores do Crato/CE, vem a público manifestar o seu repúdio, com indignação e veemência, a aprovação do Projeto de Lei que dispõe sobre a vedação da ideologia de gênero na rede municipal de ensino.

Abordar o assunto não significa influenciar os discentes sobre a sua orientação sexual e/ou identidade de gênero, nem mesmo introduzir no ambiente escolar, práticas sexuais, mas possibilitar uma educação ampla que possa preparar o cidadão para a vida em sociedade, uma vez que a educação sexual é parte da formação do indivíduo e o Estado tem o dever de oferecer aos jovens uma educação, pluralista e democrática, compatível com a vida contemporânea. 

Não tratar sobre a temática no âmbito do ensino é contribuir para a desinformação de crianças e adolescentes sobre o tema, fomentando a perpetuação de estigmas e de toda consternação que deles decorrem. 

Ao vedar toda e qualquer discussão sobre o tema, no contexto da sala de aula, a Lei Municipal fere, tragicamente, princípios basilares previstos na Constituição Federal, notadamente os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade, da informação e o da vedação ao retrocesso social. Além disso, compete privativamente à União legislar sobre diretrizes e bases da educação, o que torna o Município, terminantemente, ilegítimo para tanto.

Diante da aprovação do referido Projeto de Lei, a OAB/CE, subseção Crato, através da Comissão que esta subscreve, informa que usará de suas atribuições legais e buscará as medidas constitucionais cabíveis para sustar os seus efeitos.

Crato/CE, 23 de outubro de 2017.

Comissão da Igualdade Racial e Diversidade Sexual da OAB/CE, Subseção de Crato

Camila Pinheiro – Presidente
Jéssica Alves – Vice Presidente
Janyne Aguiar – Secretária Geral
Regina Baia – Secretária Geral Adjunta"

Curta nossa página no Facebook

Professora de redação cria esquema valioso para Enem e conteúdo viraliza

Tarsila Baylão é uma professora que, como outros, resolveu usar as redes sociais para ajudar seus alunos. A poucos dias da prova do Enem, ela fez um esquema bastante simples para dar algumas dicas de redação que, como muitos de nossos leitores devem saber, é o pesadelo de vários alunos.

O material elaborado por Tarsila depois de uma vasta pesquisa em aulas no YouTube e muito material didático foi postado em uma série de seis fotos e, desde sua divulgação, o conteúdo vem sido compartilhado freneticamente. O motivo? Possivelmente a forma resumida e eficiente que ela encontrou de dar dicas preciosas de redação. Veja abaixo:


Nós resolvemos entrar em contato com Tarsila, para saber o que ela tem a dizer sobre o fenômeno de sua publicação, que até o momento foi compartilhada mais de 60 mil vezes.

Graduada há seis anos em Letras, Tarsila dá aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação. Como sempre gostou de desenhar e tem uma caligrafia impecável, depois de um aulão preparatório para a prova do Enem, seus alunos sugeriram que ela fizesse um esquema e publicasse o material no Facebook.

Já que sempre teve mais facilidade de trabalhar com mapas mentais e fluxogramas, a professora não pensou duas vezes e aceitou o desafio dos alunos. A publicação foi tão eficiente que ela está recebendo mensagens de pessoas do mundo todo: são estudantes, mães, pais e professores que agradecem as dicas e elogiam a organização da jovem professora.

A ideia de deixar a postagem pública veio da irmã de Tarsila, que é jornalista e argumentou que, dessa maneira, o conteúdo seria acessível a mais pessoas. Realmente, muitos alunos agora podem, de forma democrática, aproveitar as dicas e pensar em estratégias para a prova.

Internet do bem


Para Tarsila, é importante usar a internet para fazer o bem, afinal é comum vermos a repercussão de atitudes nem sempre positivas por aí. Ela ressalta também o fato de que nem todo estudante pode fazer cursinho preparatório ou ter acesso a boas condições de ensino, por isso é interessante divulgar conhecimento em um ambiente livre – tão interessante que Tarsila agora tem uma fanpage dedicada apenas a dicas de estudo no mesmo modelo das de redação, a Rabiscos da Aula.

Quase no fim da agradável conversa que tive com essa professora cheia de criatividade, ela fez uma observação muito importante: “A redação é uma prática, e o aluno não pode escrever sobre o que não conhece”, lembrando que, além de conhecer o esquema ideal de redação, é fundamental se manter informado sobre os mais diversos temas, para que seja possível escrever sobre eles.

Se você está prestes a fazer a prova do Enem, não se esqueça, então, das dicas estruturais da redação e fique atento às notícias mais em pauta sobre educação, política, saúde, movimentos sociais, segurança e outras que tenham relevância social. Contextualizar os argumentos com acontecimentos históricos também é sempre uma boa ideia, segundo a professora. Ou seja: para escrever bem, é realmente preciso ler bastante e se manter sempre bem informado.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook

Mostra Sesc Cariri 2017 traz shows com grandes nomes da música brasileira

Lenine é uma das grandes atrações da Mostra
Do dia 10 a 14 de novembro, a 19ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas leva para a região sul do Ceará uma programação musical com artistas de todo o País. Os palcos espalhados pelos municípios da região do Cariri vão receber 19 atrações musicais gratuitas, entre elas, os artistas Lenine e Erasmo Carlos.

Além dos dois músicos, participam do evento, segundo a produção do Sesc adiantou, mais cinco nomes: Os Paralamas do Sucesso, o forrozeiro Waldonys, o paraibano Chico Pessoa, o sanfoneiro Fábio Carneirinho e o cantor e compositor Luiz Fidélis. As datas e os locais de apresentação devem ser divulgados ainda nesta semana.

A programação Mostra Sesc Cariri traz ainda mais 12 atrações musicais que foram selecionados pela curadoria do festival. Entre as bandas e artistas, estão nomes da música independente que vêm ganhando destaque pelo País, como a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, os cearenses do Selvagens à Procura de Lei, os baianos de Vivendo do Ócio e a brasiliense Ellen Oléria, que venceu a 1ª temporada do The Voice Brasil.

A programação da Mostra Sesc Cariri Cultural é inteiramente gratuita e aberta ao público. Confira os horários e locais dos shows selecionados pela curadoria do evento:

Sábado, 11

19h30min - Vivendo do Ócio - Dez Anos de Rock

Onde: Praça do Cruzeiro (rua Manoel Almiro de Lima - Seminário, Crato)

20 horas - Mombojó Lo-Fi

Onde: Terreiro da Mestra Margarida (rua da Matriz, 227 - Centro, Juazeiro do Norte)

21h30min - As Chicas - Dia Útil

Onde: Terreiro da Mestra Margarida (rua da Matriz, 227 - Centro, Juazeiro do Norte) 

22 horas - Banda Cascabulho - lançamento do vinil “O dia em que o samba perdeu pra feijoada”

Onde: REFFSA (rua Ratisbona - Centro, Crato)

Domingo, 12

19h30min - Viola de Arame com Júlio Caldas, Cassio Nobre e Ricardo Hardmann

Onde: Praça do Cruzeiro (rua Manoel Almiro de Lima - Seminário, Crato)

20 horas - La Cumbia Negra

Onde: Terreiro da Mestra Margarida (rua da Matriz, 227 - Centro, Juazeiro do Norte)

21h30min - Cômodo Marfim - A Cabeça Estendida na Viga do Braço

Onde: Terreiro da Mestra Margarida (rua da Matriz, 227 - Centro, Juazeiro do Norte)

22 horas - Selvagens à Procura de Lei - Praieiro

Onde: REFFSA (rua Ratisbona - Centro, Crato)

Segunda-feira, 13

19h30min - Francisco, El Hombre - Soltasbruxa

Onde: Praça do Cruzeiro (rua Manoel Almiro de Lima - Seminário, Crato)

20 horas - Ellen Oléria - Afrofuturista

Onde: Terreiro da Mestra Margarida (rua da Matriz, 227 - Centro, Juazeiro do Norte)

21h30min - Plutão Já Foi Planeta - A Última Palavra Feche a Porta

Onde: Terreiro da Mestra Margarida (rua da Matriz, 227 - Centro, Juazeiro do Norte)

22 horas - As Bahias e a Cozinha Mineira

Onde: REFFSA (rua Ratisbona - Centro, Crato)

Serviço:
Mostra Sesc Cariri Cultura
Quando: de 10 a 14 de novembro
Gratuito

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Dr. Leitão prestigia entrega de certificados do I Curso de Qualificação Profissional para Batedores Motociclistas

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
O presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio Região do Araripe (ACCOA) e da Federação das APAEs (Feapaes) do Estado do Ceará, Dr. Leitão, participou na manhã da última sexta-feira, 20, no Paço Municipal, da entrega dos certificados aos concludentes do Curso de Qualificação Profissional para Batedores Motociclistas. O curso foi promovido pela Secretaria de Segurança do Crato, em parceria com a Polícia Militar, RAIO, e Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

A solenidade marcou o encerramento das comemorações em alusão aos 164 anos da elevação do município do Crato à categoria de cidade; os 62 anos de fundação da Guarda Municipal do Crato; e os 32 anos da instalação da 5ª Cia. da Polícia Militar no município.

Com o total de 47 agentes da segurança pública concludentes, o curso contou com aulas de legislação de trânsito; primeiros socorros; mecânica de motocicletas; e aulas práticas de batedores. O motociclista batedor é o agente de trânsito que faz o acompanhamento de autoridades em carreatas, desfiles, entre outros eventos.

Curta nossa página no Facebook

IBGE abre inscrições para 1.152 vagas de recenseador

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta segunda-feira (23) as inscrições do processo seletivo para 1.152 vagas temporárias para o cargo de recenseador. As oportunidades são para atuar no Censo Agropecuário 2017.

O IBGE não fará um concurso para selecionar os trabalhadores. Isso será feito por meio de um processo seletivo, que é uma continuidade da seleção publicada no edital nº 02/2017. Essa selação foi criada especificamente visando suprir as vagas nas UF/áreas de trabalho que tiveram candidatos inscritos em número inferior ao de vagas oferecidas, tiveram a listagem de candidatos aprovados esgotadas ou, ainda, não tiveram candidatos inscritos. O quadro completo com as vagas e localidade não tinha sido divulgado até a última atualização desta reportagem.


Os candidatos devem ter nível fundamental e no mínimo 18 anos. O salário será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, com base nas quantidades de unidades de estabelecimentos agropecuários recenseados.

A jornada de trabalho recomendável será de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

Do total das oportunidades, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.

As inscrições estarão abertas de 23 de outubro a 6 de novembro nos postos de inscrição do IBGE conforme lista divulgada no site www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html. Não há cobrança de taxa de inscrição.

A seleção será feita por meio de análise de títulos.

A duração do contrato será de até cinco meses. As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma da operação e aos resultados da avaliação de desempenho do contratado.

Seleções anteriores
Para o Censo Agropecuário 2017, o IBGE abriu dois editais, um para 1.038 vagas temporárias de níveis médio e superior, e outro para 24,9 mil vagas de níveis fundamental e médio.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Temer adia leilão do Aeroporto de Juazeiro do Norte

A agenda econômica do País voltou a ser paralisada por conta dos eventos políticos que envolvem a alta cúpula do governo federal. Desta vez, o presidente Michel Temer adiou para 2019 a realização da próxima rodada de concessões para 14 aeroportos e abriu mão de realizar o leilão durante o seu mandato. Dentro de um dos pacotes está o Aeroporto de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.

O motivo para de adiar o cronograma do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), segundo publicou o jornal O Globo durante o fim de semana, é a segunda denúncia do Ministério Público contra Temer, que está prestes a ser votada no plenário da Câmara. De acordo com a publicação, evitar que os 14 aeroportos fossem para as mãos de empresas seria a contrapartida do presidente negociada com o deputado Valdemar Costa Neto, de São Paulo, para garantir o apoio do Partido da República (PR), que ele preside.

Isso porque a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra todos os terminais, é controlada pelo PR, e as concessões diminuirão a influência no órgão.

Prazos e pacotes
No cronograma inicial, o edital para o leilão dos aeroportos seria lançado no segundo semestre de 2018, sendo efetivado em 2019, quando Temer já não estivesse mais no Planalto. Agora, com o recuo do presidente, o lançamento do edital será lançado em 19 de novembro de 2018, mas poderá ser revisto pelo presidente que assumir em janeiro de 2019. Estão nesta nova lista de concessões dois blocos. O primeiro é todo no Nordeste e inclui terminais em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB) e Recife (PE)

O segundo bloco listado no leilão pela PPI tem os terminais localizados em Mato Grosso (Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças) e os aeroporto de Vitória e de Macaé. Congonhas, o mais lucrativo da rede da Infraero, também estava na lista.

Recursos a menos
Sem os leilões, os cofres do governo federal devem ficar com uma receita já prevista cerca de R$ 8 bilhões a R$ 10 bilhões menor, e com certeza, não devem ajudar a amortizar a dívida pública em 2018, como previsto anteriormente. As concessões de Temer ao PR ainda devem incluir, conforme O Globo, a saída de Congonhas dos pacotes de concessão e a abertura do Aeroporto de Pampulha, ainda administrado pela Infraero, para operações com jatos, prejudicando o Aeroporto de Confins, que já encontra-se sob administração de uma concessionária privada.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Em sessão tumultuada, vereadores votam pela proibição da "disciplina" Ideologia de Gênero nas escolas

Crato viveu uma manhã tumultuada nesta segunda-feira (23). Durante sessão na Câmara dos Vereadores, foi aprovada a proibição da disciplina da Ideologia de Gênero nas redes municipal e privada do município. A emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Roberto Anastácio (Podemos) foi aprovada por oito parlamentares, outros cinco foram contra a medida e um se absteve. 

O projeto ganhou repercussão ainda na semana passada quando foi debatido em plenário pela primeira vez. Os contrários à medida, apontam que não há na grade curricular uma disciplina com esta nominação, e que a ideologia de gênero  " não surge para orientar a sexualidade das pessoas nem extinguir o masculino e o feminino, mas trata das hierarquias de identidades dispostas para além da questão homem e mulher", diz um pesquisador da Universidade Federal do Cariri.

Estiveram na Câmara nesta manhã, grupos contrários e a favor do texto do parlamentar. Um deles, (apoiadores da emenda), estenderam a bandeira do Brasil no plenário e por vezes entoaram o nome do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). A intervenção das galerias dificultou a leitura dos pareceres dos vereadores que antecedeu a votação.

O vereador Pedro Alagoano (PSD), se absteve da votação alegando que se trata de uma matéria "de suma importância e interesse público e, portanto, demanda mais tempo de discussão na Casa". O parlamentar destacou ainda que está havendo uma diferenciação sobre ideologia e sexualidade.

Veja como votaram os vereadores
Votaram a favor proposta os vereadores: Francisco Gilson Alves Lima (PT do B); Roberto Anastácio (Podemos); Francisco Félix da Silva (PCS); Nando Bezerra (PTB); Jales Velloso (PSB); Antônio Adil Amorim (PSC); Vicência Leandro Pinheiro (PMN).

Contra a emenda se posicionaram os vereadores: Raimundo Amadeu de Freitas (PT); Renan de Almeida (PEN); Pedro Neto Lobo (PT); Raimundo Soares da Silva (PV); Ticiane Cândido (PSDB); Francisco Xenofonte Morais (PPL). O vereador Pedro Alagoano (PSD) se absteve e a ausência foi do vereador Thiago Esmeraldo (PP).

Curta nossa página no Facebook

Lula diz que fará referendo para revogar reformas de Temer se for eleito

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, em entrevista ao jornal espanhol "El Mundo", que fará um referendo para revogar muitas das reformas aprovadas pelo presidente Michel Temer caso vença as eleições de 2018.

Para Lula, o país tem que voltar a ser governado pensando nas maiorias e não em alguns poucos. Ele também acusa Temer de pretender "privatizar" o Brasil e justifica sua vontade de se candidatar mais uma vez para mostrar ao mundo que o Brasil "pode funcionar".

"Me candidato aos meus 72 anos porque há muitas pessoas que sabem governar, mas nenhum sabe cuidar do povo mais necessitado como eu faço. Conheço suas entranhas, sei como vivem, do que precisam. Se acreditavam que uma condenação ia me tirar a ideia de ser candidato, conseguiram o efeito contrário", disse Lula na entrevista.

"O julgamento ao qual estou submetido é uma farsa. Nem a Polícia Federal nem o Ministério Público encontraram uma única prova para me acusar, por isso digo que a sentença do juiz Sérgio Moro é eminentemente política", completou o ex-presidente ao ser perguntado sobre a condenação em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

O ex-presidente afirmou que hoje a imprensa tem mais poder que o Ministério Público no Brasil e que, pela primeira vez, um juiz está se comportando de acordo com a opinião pública.

"Encontraram dinheiro na casa de Aécio Neves, na do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, na do ex-ministro Geddel Vieira Lima, mas na minha casa, nada. Mexeram nas contas de bancos de todo mundo para encontrar algum desvio de dinheiro e, nada. Mas de manhã, de tarde e de noite a imprensa me destrói e se nega a publicar que não há provas contra mim", criticou Lula.

"O povo confia em mim porque sabe quem sou e o que fiz por eles. Me apoia por minha honra e minha honestidade, e, aos 72 anos, não tenho o direito de ficar nervoso. Eles fazem o jogo deles e eu o meu. Eles me acusam por meio da imprensa e eu me defendo com o povo. É uma pena o que estão fazendo comigo e com a minha família. Todo esse processo apressou a morte de minha mulher. Meus filhos têm suas casas invadidas pela polícia e não encontram nada, mas ninguém nos pede desculpas", disse o ex-presidente.

Sobre a questão da Venezuela, Lula diz que defende para o país vizinho o mesmo que para o Brasil. "Que lide com seus assuntos sem ingerência externa", afirmou. 

Fonte: UOL (Com EFE)

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Dr. Leitão participa da solenidade de entrega de 721 títulos de propriedade para produtores rurais

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
721 agricultores familiares de Crato receberam  no último sábado (21) títulos de propriedade. A entrega contou com as presenças do prefeito Zé Ailton Brasil, de Dedé Teixeira, secretário do Desenvolvimento Agrário, de Cirilo Pimenta, superintendente do IDACE, de Dr. Leitão, presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio Região do Araripe (ACCOA) e da Federação das APAEs (Feapaes) do Estado do Ceará, dentre outras autoridades. 

Até setembro, no Estado do Ceará, foram entregues 6.372 títulos de propriedade rural, em 60 municípios, contemplados com o Programa de Regularização Fundiária, executado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace).

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (SEAD).

O Ceará tem uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares, com previsão de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios do Estado até 2020.

Curta nossa página no Facebook

Maioria que conclui ensino superior ganha menos de R$ 3 mil, segundo levantamento

Em todo o país, entre os profissionais que concluíram o ensino superior nos últimos dois anos, a maior parte recebe salário inferior a R$ 3 mil, segundo levantamento divulgado hoje (18), em São Paulo, pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).

A pesquisa aponta ainda a desvalorização da licenciatura – enquanto 50% dos profissionais dos cursos de bacharelado recebem abaixo de R$ 3 mil, na licenciatura o percentual sobe para 88%.

Dos oriundos da rede privada, 21,8% ganham menos de R$ 1 mil, 54,4% têm salário entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, 16,8% recebem entre R$ 3 mil e R$ 5 mil e 6,1% têm renda acima de 5 mil.

Entre os egressos da rede particular, 23,1% ganham menos de R$ 1 mil, 48,1% estão com faixa salarial de R$ 1 mil a R$ 3 mil, 22,1% recebem de R$ 3 mil a R$ 5 mil e 6,8% têm salário acima de R$ 5 mil.

Para Rodrigo Capelato, diretor do Semesp, a diferença salarial entre aqueles que estudaram em rede pública e particular não é substancial entre recém-formados. Segundo ele, o grande desafio dos cursos de graduação é elevar a renda de quem já trabalha e estuda para melhorar de vida. “As pessoas estão se formando e os salários não estão subindo tanto assim”, explicou.

A maioria dos alunos ainda se matricula em carreiras clássicas do bacharelado, 40% optam por direito, administração, engenharias e ciências sociais. Na comparação entre os salários, os engenheiros têm os de melhor renda: 32,1% ganham entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, sendo que 10% recebem de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Entre os formados em administração, 15,99% encontram-se na faixa salarial entre R$ 3 mil e R$ 5 mil.

Empregabilidade
Segundo o levantamento, 47,09% trabalham na área de formação, 34,3% dos egressos não trabalham e 18,7% atuam em uma área diferente da sua formação.

A pesquisa também indicou que 38% entre aqueles que responderam que não trabalham dedicam-se à pós-graduação. Já 12% estão fazendo outro curso de graduação e 48,3% não têm ocupação.

Egressos de entidades privadas e públicas concordam que as instituições de ensino precisam fazer mais parcerias com empresas, investir em aulas práticas e fomentar estágios. O levantamento ouviu 1.445 participantes de 135 cursos diferentes de todo o país, sendo 1.089 formados e 356 pessoas que abandonaram o curso ou ainda estudam. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Prefeitura entrega certificados de curso de qualificação para batedores motociclistas

O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou na manhã da última sexta-feira, 20 de outubro, no Paço Municipal, a entrega dos certificados aos concludentes do Curso de Qualificação Profissional para Batedores Motociclistas. O curso foi promovido pela Secretaria de Segurança do Crato, em parceria com a Polícia Militar, RAIO, e Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

A solenidade marcou o encerramento das comemorações em alusão aos 164 anos da elevação do município do Crato à categoria de cidade; os 62 anos de fundação da Guarda Municipal do Crato; e os 32 anos da instalação da 5ª Cia. da Polícia Militar no município.

Com o total de 47 agentes da segurança pública concludentes, o curso contou com aulas de legislação de trânsito; primeiros socorros; mecânica de motocicletas; e aulas práticas de batedores. O motociclista batedor é o agente de trânsito que faz o acompanhamento de autoridades em carreatas, desfiles, entre outros eventos.

Para o titular da Secretaria de Segurança Pública do Crato, Coronel Jarbas Freire, além de qualificar melhor os servidores, o curso possibilita o agente desempenhar o trabalho de forma mais técnica, oferecendo assim para a população um serviço mais ágil, feito com mais conhecimento teórico e prático por parte dos servidores. “Precisamos aperfeiçoar dia a dia os nossos agentes, para que eles possam trabalhar com todas as qualificações necessárias”, destacou.

Na ocasião, o prefeito Zé Ailton Brasil fez a entrega do certificado de gratidão aos instrutores, que de forma voluntária, ministraram as aulas do curso, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo sistema de segurança do município requer muita sabedoria, determinação e coragem, e que a integração entre as cidades do Cariri está fazendo toda a diferença na atuação dos guardas civis, e dos agentes de trânsito. “Unir as três cidades em um gesto simples, em uma capacitação, fortalece o sistema de segurança da nossa região”.

Concludente do curso, o agente de trânsito Verício Alves comemorou mais uma etapa conquistada, e falou que a capacitação veio para aperfeiçoar o trabalho da categoria, oferecendo assim um serviço de melhor qualidade.

A solenidade contou também com a presença de todo o Secretariado Municipal; do Presidente da Câmara de Vereadores, Florisval Coriolano; do Tiro de Guerra; Raio; o Diretor do Demutran Crato, Daniel Aquino; Alex Souza, no ato representando o Secretário de Segurança Pública de Juazeiro do Norte; o representante do SAMU; Poder Judiciário, servidores municipais e comunidade.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Águas do Rio do São Francisco devem chegar ao Ceará em janeiro, prevê Camilo

A tão sonhada chegada das águas da transposição do Rio São Francisco no Ceará deve mesmo acontecer em janeiro próximo. A expectativa é do governador do Estado, Camilo Santana, em visita ao Sistema Verdes Mares, na manhã desta segunda-feira (23). Segundo ele, a ideia é que a empresa, responsável pela obra, estabeleça três turnos de trabalho para acelerar os 20 km restantes entre Salgueiro (PE) e Jati (CE).

"Conversei com o ministro da Integração Helder Barbalho e o senador Eunício Oliveira para isso. Até porque, a transposição junto com o Cinturão das Água representa uma segurança hídrica para o Estado no abastecimento de água para a população", afirma.

Camilo já visitou o local das obras duas vezes, no início da retomada dos trabalhos e outra recentemente. Ele deve voltar lá antes de dezembro. O governador destaca o Cinturão das Águas, parceria entre governos do Estado e Federal. "Os primeiros 52 km, trecho entre Jati e Rio Jaguaribe/Castanhão serão concluídos em dezembro e aí aproveito para ir até à transposição".

Aliado a isso, destaca Camilo, outras ações são desenvolvidas pelo Estado, como os poços longitudional do Aquífero Duna/Cumbuco, cujo primeiro ramal (são dois, com quatro pontos) deverá começar a fase de teste em novembro próximo. "São novas alternativas que garantem água e esses poços, com tecnologia utilizada em petróleo, estão entre elas. A meta é cavar mais dois, no Pecém e Taíba, até o próximo. eles, juntamente, com adutoras, outros poços, a dessalinização e, também, a transposição, vão garante o abastecimento humano, para a pacuária, agricultura e indústria".

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

TIM libera entrada no plano TIM Beta com recarga de R$ 100

Em 2016, a TIM fez uma ação que liberava convites para o atrativo plano TIM Beta, que tem a opção de franquia de 10 GB de internet e 600 minutos de ligação com recarga de R$ 50 mensais. Um ano depois, a operadora lança uma ação similar, mas com um porém: os interessados precisarão desembolsar uma grana.

• TIM Beta ganha novas regras de pontuação para ter 20 GB de franquia e convites
• Ligações a partir de orelhões da Oi serão gratuitas em 15 estados

A nova ação da TIM oferece um convite para o Beta com uma recarga de R$ 100 por meio do cartão de crédito. Para participar, basta ter um chip pré-pago da TIM, entrar no site da campanha e fazer o pagamento (a partir do dia 25 de outubro). Depois disso, é enviado um código por SMS que permite cadastrar no Beta e aproveitar as ofertas. O valor fica disponível para aproveitar os planos da categoria Padrão:

• 100 MB, por R$ 1,30/dia, com ligações ilimitadas para TIM e SMS ilimitado
• 1,5 GB, por R$ 10,00/semana, com 100 minutos para qualquer operadora, SMS e acesso premium ao Deezer sem descontar da franquia
• 10 GB, por R$ 50,00/mês, com 600 minutos para qualquer operadora, SMS e acesso premium ao Deezer sem descontar da franquia

Recentemente, a TIM anunciou mudança no sistema de pontuação do Beta. Dependendo da sua pontuação dentro de uma rodada, que dura três meses, o cliente passa para a categoria Lab e tem acesso a ofertas mais atraentes, como 20 GB de internet e 2000 minutos para ligações pelos mesmos R$ 50 mensais; além de ganhar um convite para enviar para um amigo.

Antes, era preciso fazer uma pontuação mínima que variava de acordo com o resultado da pontuação de todas as pessoas que faziam parte do TIM Beta. Com as novas regras, será necessário apenas atingir 1.600 pontos no final de cada rodada, independentemente da pontuação de outros.

A ação promocional da TIM é válida até o dia 31 de outubro ou até 10 mil convites serem enviados. Você pode conferir o regulamento neste link.

Fonte: Gizmodo

Curta nossa página no Facebook

Brasil pode voltar ao mapa da fome da ONU, diz economista

Especialista em segurança alimentar, o economista Francisco Menezes, coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e consultor da ActionAid Brasil, explica por que o País pode estar prestes a voltar para o Mapa da Fome da ONU.

O Brasil deixou de figurar no mapa em 2014 - quando foi constatado que menos de 5% da população estava em situação de vulnerabilidade extrema. Um relatório entregue às Nações Unidas em julho e assinado por 40 ONGs que atuam no País, entre elas o Ibase e o ActionAid, foi quem primeiro fez o alerta sobre o aumento da fome. Ao avaliar as políticas usadas para alcançar as metas do milênio das Nações Unidas, o relatório revela que o risco se deve a uma combinação de fatores registrados desde 2015, como a alta do desemprego, o avanço da pobreza, o corte de beneficiários do Bolsa Família e o congelamento de gastos públicos. Leia a seguir os principais trechos da entrevista:

O último dado disponível, de 2014, do IBGE, mostra que o País tinha 7 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema, o que é menos de 5% da população. Por que vocês acreditam que este número aumentou?
Um dos objetivos do milênio da ONU é o fim da fome. Por isso nos debruçamos sobre a análise das políticas que estão sendo usadas nesse sentido, para produzir um relatório. A fome está muito associada à pobreza extrema e a situação do desemprego se agravou muito. Não só pelo fato de termos 14 milhões de desempregados, mas pelo fato de as populações mais pobres serem as mais prejudicadas. Além disso, o governo cortou R$ 1,1 milhão em benefícios do Bolsa Família, sob a alegação de irregularidades. Num quadro de desemprego, esse nível de redução agrava a situação social.

Mas vocês ainda não tem esse número?
Não, não temos. Os dados de renda, que são um bom indicativo, referentes a 2015, 2016 e início deste ano, deveriam ter sido divulgados em junho pelo IBGE. A divulgação foi adiada para outubro e, depois, para novembro. Então ainda não temos esses números. Mas estamos trabalhando com a ideia de que a situação piorou muito e é bastante grave entre as camadas mais pobres.

Em relação às políticas públicas adotadas para a redução da fome, o que a análise de vocês constatou?
Estive agora debruçado sobre a proposta de orçamento para 2018 e ela assusta bastante. Muitos cortes previstos têm um impacto direto no agravamento da situação de pobreza. Como exemplo, eu citaria a redução de 92% das verbas do programa de cisternas no semiárido e de 99% dos recursos voltados para a aquisição de alimentos da agricultura familiar para distribuição em áreas mais carentes. Nós somos observadores e temos que dizer: medidas como essas nos levam à situação de fome.

A retomada da campanha Natal Sem Fome, depois de dez anos, é um outro indicativo desse caminho?
Sim. O Daniel (de Souza, filho do sociólogo Herbert de Souza) tomou essa iniciativa com base em dados muito concretos. A Ação da Cidadania convive em comunidades muito pobres e acompanha a realidade do dia a dia, da vida das pessoas. Da mesma forma que em 2006 ele falou que ia parar com a campanha porque seria mais produtivo se dedicar a outras ações, ele agora resolve retomar. A campanha volta a se justificar: não porque vá resolver a situação, mas ela é simbólica, adverte e chama a atenção para a situação. 

Fonte: UOL (Com Estadão Conteúdo)

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Governo do Estado e Prefeitura entregam mais de 700 títulos de propriedade para produtores rurais

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, entregou na manhã do último sábado, 21, na quadra Bicentenário, mais de 700 títulos de terra a produtores rurais do município concedidos pelo do Governo do Estado e pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário adjunto do gabinete, Fernando Santana, agradeceu a receptividade costumeira do prefeito Zé Ailton, e enalteceu essa ação que, segundo ele traz um simbolismo muito grande, “Agora mulheres e homens da agricultura familiar podem dizer "a terra é minha", poderão investir na terra, pedir crédito e auxiliar no processo de aposentadoria, muito gratificante poder ouvir os relatos de felicidade” destacou.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira ressaltou que já são 70 mil títulos entregues e que 73% da área de todo o território cearense se encontra referenciado e, em fase de regularização.

O produtor rural Ademir Macedo do Sitio Cajazeiras, no distrito de Campo Alegre, foi um dos beneficiados e falou acerca da importância dos títulos de terra, que facilitam a vida do agricultor junto aos bancos. “O título de terra é importante principalmente para as pessoas mais jovens que vão poder se aposentar com mais facilidade. Desde 2012 que espero por esse título” comemora.

A agricultora, Francisca de Brito Gomes, 65 anos, também comemora seu título. “Depois de 8 anos de espera agora posso produzir e descansar na minha terra”, celebra.

Na oportunidade, o memorialista Huberto Cabral, apresentou uma exposição de fotos da primeira entrega de títulos rurais da região “A primeira solenidade de entrega de títulos de propriedade rural do Cariri, aconteceu em 9 de maio de 1982, pelo Governador Virgílio Távora e o então prefeito do Crato Ariovaldo Carvalho, na ocasião foi inaugurado o Centro Regional Agropecuário da Secretaria de Agricultura e o Estádio Mirandão, reunindo várias autoridades e cerca de 30 mil pessoas, num amistoso entre os times, Bangu do Rio de Janeiro e Ceara Esporte Clube”, comenta.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Zilcélio Alves, esse é um dia histórico para os agricultores familiares do município, que agora vão poder regularizar sua terra e assim, ter acesso a todas as linhas de créditos com esse documento. “Para o município do Crato é uma grande vitória, com essa contista vamos trabalhar para em 2018 aumentar o programa do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o programa de horta nas escolas e principalmente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aumentando a produção de alimentos saudáveis no nosso município” comenta.

O prefeito Zé Ailton Brasil, deixou clara a satisfação de estar participando desse grande momento para os pequenos agricultores do município, destacando que esta é mais uma grande parceria entre o Governo do Estado e o Crato. “Agradeço ao Governador Camilo Santana o empenho constante para poder estar realizando o sonho desses pequenos produtores, 35 anos depois da primeira entrega de títulos no Crato. Hoje. Aqui estou, como filho de agricultor, vivenciando a felicidade de poder conferir para mais de 700 famílias esses títulos tão merecidos”.

Também presentes na ocasião, O vice-prefeito do Crato, André Barreto, o presidente da Fundação Araripe Pierre Gervaiseau, o deputado José Guimarães, o reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Melo, representantes do poder legislativo dentre outras autoridades.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook

AddThis