Missão Velha (CE): Lanchonete com pizza de coxinha e outras 'invenções faz sucesso

Há iguarias que muita gente não consegue resistir. Entre elas, estão a tradicional coxinha de frango e a pizza. A primeira é tipicamente nacional e a outra tem o carimbo italiano. Pensando em levar mais sabor para o paladar de quem é fã dos dois itens, o empreendedor Francisco Edilson Pereira, de 39 anos, resolveu inovar.

Há cerca de 15 dias, na cidade de Missão Velha, cidade distante 500 quilômetros de Fortaleza, ele lançou a pizza com bordas de coxinha. Após divulgar a novidade na página da lanchonete e pizzaria Amalicia, localizada onde reside, o prato "bombou", como ele define.

“Rapaz, nesses últimos dias, tá tendo muita repercussão. Não só em Missão Velha, mas também em São Paulo e Rio de Janeiro tá bombando. Mas quando eu digo onde fica, as pessoas já ficam meio assim. Aqui, como é cidade pequena, muita gente já procurou. Nas últimas 50 horas então…”, comenta.

Edilson já tem a lanchonete há cerca de três anos, mas resolveu inovar recentemente. Segundo ele, a crise econômica que o País atravessa o fez pensar em coisas novas. Com um empreendimento que conta com até 15 funcionários no fim de semana, ele diz que não quer ter que submeter algum à demissão. Para manter a equipe estruturada, a saída foi a criatividade.

“A ideia foi minha mesmo, mas eu gosto muito de pesquisar. Você sabe que não tem uma pessoa que não gosta de coxinha, e eu já vendia muito aqui como lanche. Ai eu pensei, vou colocar na pizza para ver se dá ‘rock’”, explicou o empresário.

Funcionando diariamente de 8h às 22h, o ponto comercial costuma ofertar as pizzas durante à noite. A pizza com bordas de coxinhas pode sair por até R$ 40, a depender do número de salgados. Edilson afirma que tudo é feito com dedicação e o resultado é a aprovação do público.

“Quem come, eu digo a você, fica nas nuvens. Essa repercussão também é porque o pessoal recomenda. Cidade pequena sabe como é. Eu também faço a propaganda. Quando um cliente chega eu digo: ’tem novidade’. Eu só desisto de produzir algum produto novo quando pelo menos três pessoas dizem que não está bom”, diz o empresário.

Com o sucesso da pizza de coxinha, ele já pensa em mais experimentos. O local já disponibiliza de outras iguarias curiosas: tem pizza de hot dog com borda de salsicha e hamburguer de coxinhas. “Quando essa [pizza de coxinhas] for caindo, eu vou investir em outras, como a de esfirras”, promete Edilson.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Continua o recadastramento dos servidores do município; veja datas

A Prefeitura do Crato através da Secretaria de Administração continua a realizar o cadastramento dos servidores efetivos sempre no horário de 8h as 14h.
  • 26 de Junho (Segunda) - Administração, Finanças e Planejamento, Gabinete do Prefeito, Procuradoria, Controladoria. Local: Prefeitura do Crato
  • 27 de Junho (Terça) - Esporte, Desenvolvimento Agrário e Cultura. Local: Prefeitura do Crato
  • 28 de Junho (Quarta) - Infraestrutura - Local: Prefeitura do Crato
  • 29 de Junho (Quinta) - Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social SMTDS - Local: Na própria Secretaria 
  • 30 de Junho (Sexta) - Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social SMTDS. Local: Na própria Secretaria

Curta nossa página no Facebook

Juazeiro do Norte (CE): Artesanato Mãe das Dores se destaca

Nas mãos ágeis e talentosas de um grupo de artesãos deste Município, na região do Cariri cearense, a palha de milho, outrora utilizada somente para alimentar o rebanho, é transformada em uma infinidade de produtos que levam consigo as singularidades da região. Eles pertencem à Associação dos Artesãos da Mãe das Dores, criada em 1984. Dona Tecla Cosma da Silva, 67, é uma das pioneiras do grupo. Ela conta que a associação surgiu da iniciativa de duas freiras, que tiveram a missão de evangelizar o povoado que vivia na Colina do Horto.

"Algumas pessoas já faziam o artesanato, mas tudo sem nenhuma organização ou orientação. Até mesmo o preço não correspondia ao trabalho. No lugar de lucrar com o que era feito, muitos vendiam por valores que não pagavam nem a matéria-prima utilizada", relembra Dona Tecla. Percebendo que muitas pessoas naquele bairro tinham aptidão para o artesanato, as irmãs da Congregação de Santo Agostinho iniciaram uma "espécie de oficina". "Elas reuniram as mais experientes com aquelas que queriam aprender, então umas foram passando o ensinamento para outras", conta. Com essa proposta de trabalho coletivo, fazendo com que elas se ajudassem mutuamente, surgiu a Associação.

A proposta coletiva aliada à criatividade das artesãs, fez surgir um leque de peças criadas a partir da palha de milho, carnaúba ou bananeira. Aquilo que parecia não ter mais nenhuma utilidade, foi transformado em matéria-prima para confecção de bolsas, cestos, chapéus, jogos americanos e delicadas flores, dentre outros artigos. Durante décadas, esse passou a ser o principal meio de sobrevivência daquele grupo, composto majoritariamente por mulheres que viviam no bairro do Horto.

A Associação, que já chegou a ter 35 membros, hoje conta com 15, dos quais seis são homens. A proposta inicial, de coletividade, continua. Desde a captação da matéria-prima até a produção e venda, tudo é feito em conjunto. "Nós nos ajudamos. Uns ficam responsáveis por escolher e comprar a palha de milho nas zonas rurais, outros fabricam, outros vendem, enfim, todos se ajudam", explica Eliene da Silva, 34, que hoje atua com o trabalho de prospectar vendas e parceiros. "Todos nós sabemos fazer o artesanato, mas nos dividimos para conseguirmos dar conta de tudo. Eu, por exemplo, tenho viajado bastante para congressos e palestras, buscando novos clientes. Mas, entre uma visita e outra, também faço o artesanato", acrescenta.

Evolução
Quando a Associação foi criada, os produtos com maior apelo de venda eram os cartões feitos com fibra, tecidos, casca de banana e palha de milho. "Saía muito", relembra Maria José da Silva, 48. Cada unidade estampa um tema que remete à região. "Tem cartão do Padre Cícero, da Beata, do Soldadinho-do-Araripe, da Chapada", enumera Maria José. Hoje, porém, o carro-chefe da Associação são os produtos feitos a partir do trançado da fibra da palha de milho. "Atualmente, é o que mais vendemos. Cestas, descansa- copos, bolsas, carteiras. A palha de milho nos dá uma infinidade de opções", explica Eliene.

A precificação dos produtos também sofreu alteração. Os artesãos participaram de cursos promovidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e Central de Artesanato do Ceará (Ceart). "O grande dilema da gente era como colocar preço nos produtos. Quanto valia cada peça? Qual era o preço justo para o produto final? Perguntas essenciais e que foram esclarecidas nesses cursos", relata Dona Tecla. "Quando acabamos a peça, vemos o que foi utilizado de material e quanto tempo foi gasto. Com essas informações, consultamos a tabela que o Sebrae nos deu e acrescentamos a margem de lucro para chegarmos ao preço final", detalha Eliene.

Antigamente, porém, era diferente. "As peças eram vendidas por atravessadores. Muitas artesãs eram exploradas por pessoas das capitais que chegavam e compravam pelo preço que ditavam", recorda Maria José. De cada produto vendido, um pequeno percentual é repassado para a Associação para manter os custos operacionais. "Agimos como Associação mesmo. Portanto, do lucro, tiramos um valor para manutenção do prédio", pontua dona Tecla.

A seca dos últimos anos também atingiu o preço final dos produtos. Com a chuva escassa, a matéria-prima ficou mais difícil de ser obtida. Para obter o material, as artesãs precisam visitar zona rurais de várias cidades do Cariri até conseguir um produto de qualidade. É necessária uma triagem do milho. "Uma peça de qualidade começa com uma boa palha de milho. Por isso é tão importante nosso olhar", expõe Eliene.

Exportação
Do Horto para o mundo. Essa é a nova realidade da Associação. Com os trabalhos bem divididos entre os artesãos, preços justos estabelecidos e uma infinidade de produtos, as encomendas tiveram considerável crescimento os últimos anos. São mais de 400 unidades produzidas por mês. "Nosso público hoje é quase todo de fora", conta Eliene da Silva. Muitas peças já foram exportadas para Holanda, Bélgica e França. Estados do Sul e Sudeste também são grande importadores dos artesanatos feitos pela Associação Mãe das Dores.

"Antigamente, vendíamos para os romeiros. Mas, com os avanços tecnológicos, eles passaram a querer mais os produtos de fora, os 'made in china'. Esse não é nosso público. Quando vendemos para o Juazeiro, geralmente é para lojistas ou pessoas que querem comercializar produtos regionais em outras feiras, de fora", detalha dona Tecla.

Economia
A diretora de comércio e serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Josefa Costa Bezerra, explica que o artesanato hoje tem importante destaque na economia local. Segundo ela, são mais de 600 artesãos cadastrados na Ceart. "Esse trabalho passa a ser uma vitrine da cidade. Surgiu ainda com o incentivo do Padre Cícero e hoje é fortemente disseminado. O artesanato impulsiona, inclusive, outros setores, fazendo com que vários segmentos fiquem aquecidos", afirma.

Capacitação
Para manter o artesanato vivo, a Associação atua promovendo cursos que ensinam, de forma gratuita, a técnica do trançado da fibra da palha de milho. O objetivo, destaca Eliene, é o de proporcionar a jovens, adultos e idosos uma forma a mais de gerar renda, fazendo com que se mantenham com o artesanato. "Fazemos isso para incentivar o nosso trabalho e repassar nossa arte para outras gerações. Hoje, já contamos com seis homens, o que não era comum antigamente, e, entre as mulheres, temos duas de 17 anos", diz Maria José. Para ser membro da associação, contam as precursoras, é preciso ter vontade de querer participar e aprender, fazendo um trabalho coletivo de qualidade.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Gilmar Mendes é sorteado relator de inquérito contra Aécio

Um dos inquéritos a que o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) responde no Supremo Tribunal Federal (STF), baseado na delação premiada de executivos da Odebrecht, será relatado pelo ministro Gilmar Mendes.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a redistribuição da investigação, que estava sob a responsabilidade de Edson Fachin, por não ver relação com desvios na Petrobras, foco inicial da Lava-Jato.

No inquérito, Aécio é investigado pela acusação de ter recebido "pagamento de vantagens indevidas em seu favor e em benefício de seus aliados políticos" nas eleições de 2014.

Janot solicitou também a redistribuição de outro inquérito contra Aécio, mas pediu que fosse feita uma "distribuição por dependência", ou seja, que o mesmo sorteio valesse para os dois processos. Ainda não está definido, contudo, se o pedido foi aceito e se Gilmar será também o relator desta outra investigação.

Neste outro inquérito, também baseada na delação da Odebrecht, ainda fazem parte o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), Oswaldo Borges da Costa, assessor de Aécio, e Paulo Vasconcelos do Rosário Neto, marqueteiro do tucanos. A acusação é de que Aécio teria intermediado o pagamento de R$ 7 milhões para a campanha de Anastasia ao governo de Minas, em 2010. Todos os investigados negam.

Outro inquérito contra Aécio, também baseado na delação da Odebrecht, já foi redistribuído no STF, e passou a ser relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski. No total, o senador afastado responde a nove inquéritos no tribunal. Dois deles são baseados na delação da JBS, e têm como relator o ministro Marco Aurélio Mello.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Prefeitura anuncia pagamento da primeira parcela do 13º

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento informa que irá disponibilizar o pagamento da antecipação de 50% (cinquenta por cento) do 13° (décimo terceiro salário) aos funcionários nas seguintes datas:

06/07/2017 - Secretaria de Educação
07/07/2017 - Demais Secretarias

Segundo. o secretário de Finanças e Planejamento, Carlos Eduardo Marino, o município injeta no comércio local o montante estimado em R$ 2.900.000,00 (dois milhões e novecentos) reais.

Curta nossa página no Facebook

Após decisão do STF, Transposição terá obras retomadas no trecho norte

No fim da tarde desta terça-feira (20), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinou ordem de serviço com o consórcio Emsa-Siton para a retomada das obras do Eixo Norte do Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco (Pisf), que trará águas ao Estado do Ceará. O contrato é de R$ 132 milhões. O documento foi firmado no mesmo dia em que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, derrubou a liminar que travava o avanço da obra.

A ordem de serviço foi assinada pelo ministro Helder Barbalho, pelo presidente da Câmara dos Deputados e presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, pelo representante legal do consórcio e tendo como testemunha, o senador cearense Eunício Oliveira, presidente do Senado. "Essa é uma das obras mais importantes para o Nordeste. Água, vida para o povo cearense e para o povo nordestino", afirmou Eunício.

O longo atraso na retomada gerou uma mobilização política diante da crise hídrica que se agrava no Nordeste. Nesta terça-feira, uma semana após uma reunião entre governadores do Nordeste, o ministro Hélder Barbalho, e a presidente Carmen Lúcia, veio a decisão do STF de suspender os efeitos de uma liminar que impedia a contratação do consórcio Emsa-Siton.

O governador do Ceará, Camilo Santana comemorou a decisão da presidente do STF e disse que a retomada dos serviços dará segurança hídrica ao Ceará. "Estamos enfrentando seis anos seguidos de chuvas irregulares, de perda de água nos reservatórios. Precisamos com urgência da água do São Francisco e para isso estamos concluindo o primeiro trecho do Cinturão das Águas", disse.

Na sessão do Senado, o senador Tasso Jereissati também destacou a assinatura da órdem de serviço. "Uma obra importantíssima para amenizar os efeitos da seca no Ceará".

Licitação
O consórcio foi escolhido por meio de processo licitatório e, por questões técnicas, as empresas que ofereceram menor preço foram desclassificadas. A obra está paralisada há um ano, depois que a empresa Mendes Júnior desistiu do contrato.

Os serviços devem ser retomados o mais rápido possível, e o prazo para a empresa apresentar apólice de seguro de risco de engenharia e organização do canteiro de obras é de 30 dias.

Segundo o Ministério, serão abertas várias frentes simultâneas para acelerar os trabalhos. As empresas estão autorizadas a começar a mobilização de pessoal, e as máquinas já deverão estar em campo na semana que vem. No pico das atividades, cerca de dois mil profissionais serão contratados. O ministro Helder Barbalho quer máquinas trabalhando em julho e disse que o governo federal vai trabalhar para que o trecho possa ser concluído até o fim deste ano.

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

5 propriedades da babosa que todos devem conhecer

Desde os tempos antigos, a babosa (ou aloe vera) é conhecida por suas propriedades benéficas. Ela contém uma enorme quantidade de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas... de um total de cerca de 200 nutrientes.

Neste artigo, trazemos uma lista das propriedades milagrosas desta planta, que irá ajudá-lo a manter sua saúde e beleza.

Aumenta a imunidade
O suco de babosa fortalece o sistema imunológico do organismo e contém vitamina C, que aumenta a imunidade.

Para esta finalidade, você pode preparar uma bebida com esses ingredientes:
  • Uma folha de babosa
  • Um copo de água
  • 1 colher de sopa. de mel
Lave uma folha sem os espinhos (remova-os, se necessário), bata no liquidificador ou amasse com um garfo, adicione a babosa num copo de água. Você pode adicionar mel para que o gosto fique melhor e a bebida está pronta.

Fortalece o cabelo
A babosa ajuda a manter o cabelo saudável: fortalece os fios, estimula o crescimento e dá brilho.

Para fazer uma máscara de babosa são necessários os seguintes ingredientes:
  • 1 folha de babosa
  • Uma colher de chá de óleo de amêndoas
Abra a folha e a corte finamente. Misture a babosa com o óleo de amêndoas e aplique a mistura no cabelo. Coloque uma touca e deixe agir por cerca de 20 minutos. Lave com água morna.

Cuidado da pele
A babosa hidrata, aumenta a elasticidade da pele e também ajuda a retardar o processo de envelhecimento. Além disso, a planta contém elementos que impedem o aparecimento de manchas de pigmento.

Para melhorar a condição de sua pele, você pode preparar esta loção:
  • 100 g de suco de babosa
  • 3 colheres de sopa de água
  • 5 colheres de sopa de álcool
Esfregue esta loção diariamente na pele do rosto, deixe agir por 10 minutos, lave e aplique seu hidratante.

Microflora saudável
O suco de babosa ajuda a aliviar a síndrome do intestino irritável, acalma a membrana mucosa do estômago e dos intestinos. Um estudo descobriu que beber 30 ml de suco de babosa duas vezes por dia reduz os sintomas desta doença. A planta também tem propriedades antibacterianas e ajuda a reduzir a reprodução da Helicobacter pylori, bactéria causadora de úlcera gástrica.

Curar queimaduras do sol
Para curar feridas ou queimaduras mais rapidamente, você pode comprar na farmácia uma solução que contenha babosa. Ou também pegar uma folha desta planta, separar toda a pasta dela e aplicar na pele afetada de 2 a 3 vezes ao dia.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Estudantes do Ceará têm a menor taxa de repetência do País no Ensino Médio, aponta Inep

O Ceará registrou a maior taxa de promoção e a menor de repetência de estudantes no Ensino Médio no País, considerando os dados mais recentes, que referem-se ao intervalo de 2014 a 2015. Os indicadores de fluxo escolar na educação básica foram divulgados, pela primeira vez, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação com base em uma metodologia de acompanhamento longitudinal da trajetória dos estudantes.

No período citado, a taxa de promoção no Ceará foi de 81,2%. O índice representa a proporção de alunos que em 2014 estavam matriculados em uma determinada série (1º, 2º, 3º anos) e em 2015 se matricularam em série superior a anterior. 

Seguindo um comportamento nacional, a taxa é maior na rede privada em relação à pública. Enquanto na primeira o Estado registrou aprovação de 92,2%, na segundo os dados apontam 79,7%. Ainda no Ceará, a série com maior promoção foi no 3º ano. Quando 90,6% foram promovidos. No ranking geral, São Paulo, Goiás, Pernambuco e Amazonas vêm após o Ceará com taxas de 80,9%, 80,2%, 79% e 78,6, respectivamente.

Repetência e evasão
Quanto à taxa de alunos que repetiram, ou seja, a proporção de estudantes que em 2014 estavam matriculados em uma determinada série do Ensino Médio e em 2015 se matriculam em série igual ou inferior à anterior, o Ceará registrou 6,3%.

Já quanto à evasão de alunos, que representa a proporção de alunos que em 2014 estavam matriculados e no ano seguinte já não estavam mais matriculados, o Ceará ficou no “meio da tabela”, pois foi o 13º entre os demais estados com 11,3%. O estado com menor índice de evasão foi o Paraná com apenas 9%

A evasão é diferente do abandono escolar, ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo. Entende-se por evasão escolar a situação do aluno que abandonou a escola ou reprovou em determinado ano letivo, e que no ano seguinte não efetuou a matrícula para dar continuidade aos estudos.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Ceará ganha mais 20 Mestres da Cultura

O Ceará conta agora com mais 20 Mestres da Cultura. Nesta terça-feira (20), o governador Camilo Santana sancionou, no Crato, a lei que amplia de 60 para 80 o número de mestres no Ceará. A ampliação, fruto de uma Mensagem enviada pelo governador e aprovada pela Assembleia Legislativa em maio, representa uma importante conquista da política cultural e da valorização da cultura popular tradicional.

"Desde criança, ainda no Crato, acompanho as tradições da cultura. A escolha do Crato para sancionar esse lei, não foi por acaso. Esse município é o berço da cultura do Cariri. E na véspera do aniversário de 253 anos do município, nos reunimos aqui para ampliar em quase 40% de aumento o número de mestres. Vamos agora lançar o edital para escolher os novos mestres e mestras que irão contribuir para formação cultural cearense", afirmou Camilo Santana.

Aos 83 anos, mestre Aldenir Aguiar foi o primeiro Mestre da Cultura reconhecido e, até hoje, mantém seu terreiro ativo para brincadeiras e festas na comunidade da Bela Vista, no Crato. "Fui reconhecido em 2004 e todos os meses recebo meu salário, mas me dói muito receber e ver que outros colegas mestres não tenham o mesmo benefício. Espero que agora alguns deles sejam também contemplados. É um reconhecimento à cultura que o Governo do Estado realiza", contou o  mestre.

Com pensamento de seguir a tradição familiar, aos 13 anos, as estudantes Hellen e Ana Pereira, seguem os passos do tio e mestre Aldenir. As duas fazem parte do grupo há três anos. "A dança, o ritmo e a alegria de participar das rodas é muito grande. Temos também o compromisso de não deixar essa tradição se acabar e repassar para outras crianças esses ensinamentos", explicou Ana Pereira.

Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Santos Piúba ressaltou a importância do aumento do número de Mestres da Cultura reconhecidos pelo Estado. “Essa lei implica que possamos realizar, através de editais, a ampliação do número ainda este ano com 10 novos mestres e, em 2018, mais 10. Assim, estamos reconhecendo os saberes e fazeres tradicionais dos nossos mestres", ressaltou.

Mestres da Cultura
Com a lei, o governador cumpre uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que inclui diretrizes para a valorização da cultura popular tradicional. Os mestres são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Eles são selecionados pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult e passam a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres. O programa Mestres da Cultura se tornou um referencial do Ceará para o Brasil, recebendo, à época de sua criação, prêmio do Ministério da Cultura, pela qualidade e pelos efeitos da iniciativa.

Uma vez por ano, todos os Mestres da Cultura oficialmente reconhecidos se reúnem no Encontro Mestres do Mundo, promovido pela Secult. A edição mais recente do evento aconteceu em novembro de 2016, em Limoeiro do Norte, quando os mestres receberam, do reitor e do Conselho Superior da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o título de notório saber em cultura popular.

Curta nossa página no Facebook

Dormir mais de 10 horas por noite eleva risco de infarto e AVC, segundo pesquisa

Dormir mais horas do que o necessário traz mais riscos de problemas cardiovasculares do que dormir pouco. O alerta foi feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto do Sono na última edição do World Congress on Brain, Behavior and Emotions, congresso sobre o cérebro realizado em Porto Alegre entre os dias 14 e 17 deste mês.

Em um dos painéis do evento, os cientistas apresentaram evidências de uma série de estudos nacionais e internacionais que identificaram os riscos à saúde associados à prática de ter muitas ou poucas horas de sono por noite.

Em pesquisa da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, e publicada no periódico Sleep Medicine neste ano, os autores concluíram que dormir de duas a quatro horas por noite aumenta em duas vezes o risco de sofrer infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Já entre os que dormem mais de dez horas, esse risco é sete vezes maior.

Pesquisadora da Unifesp e palestrante do congresso, Lenise Jihe Kim explica que o fenômeno pode estar associado às características do sono de quem dorme demais. “Basicamente, os grandes dormidores teriam maiores despertares durante a noite, ou seja, um sono mais fragmentado. E a cada despertar a gente eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca. Isso, cronicamente, leva à hipertensão e à inflamação, alterações cardiometabólicas que favorecem um AVC ou um infarto”, diz ela.

A especialista explica que, até há poucos anos, os estudos dessa temática ficavam mais restritos aos riscos da privação do sono e não do excesso dele. “O assunto dos grandes dormidores é muito recente. Temos registros de alguns estudos um pouco mais antigos, mas pesquisas epidemiológicas com evidências populacionais são de 2016 para 2017”, diz.

Muitas horas de sono
Um dos primeiros estudos que já apontavam os riscos de passar muitas horas na cama — conduzido por pesquisadores de Baltimore, nos Estados Unidos, e publicado em 2009 no periódico Journal of Sleep Research — mostrou que o risco de morrer por uma doença cardiovascular era 38% maior entre os que dormem muito em comparação com quem dorme oito horas por noite. O índice é bem maior do que o encontrado entre os que dormem pouco. Nesse grupo, o risco de mortalidade era 6% maior.

Lenise explica que uma das hipóteses para o dado é que a pessoa que dorme demais, ao contrário daquele que sofre com insônia, não enxerga em si um problema de saúde. “Ela não reconhece bem os sintomas, acha que, por ter a oportunidade de dormir mais, não tem problemas e não procura serviços médicos. Mas a verdade é que os que dormem mais horas costumam sofrer mais com problemas como ronco e apneia do sono”, relata.

A especialista ressalta que não é só o número de horas que define um “grande dormidor”. “São aquelas pessoas que dormem mais do que a média da população, que é de sete a oito horas por noite, mas que fazem isso porque precisam dessa quantidade de horas. Não é simplesmente porque têm uma oportunidade de dormir mais em um fim de semana, por exemplo, é porque têm a necessidade de dormir muito para se sentirem bem no dia seguinte”, afirma.

Outros riscos
No outro extremo, o dos que passam poucas horas na cama, os pesquisadores apontaram como riscos problemas cardiovasculares, obesidade e outras doenças associadas ao excesso de peso.

“Dormir de duas a quatro horas por noite eleva o risco de ganhar peso em 200%. O motivo é que a restrição de sono provoca alterações metabólicas que alteram hormônios. Isso aumenta a nossa fome e diminui a sensação de saciedade. Ou seja, sem dormir direito, você vai comer mais do que comeria em um dia normal e vai preferir comidas calóricas, ricas em gordura e açúcares”, explica Monica L. Andersen, diretora do Instituto do Sono, professora da Unifesp e também palestrante do congresso.

Tumor
O sistema de defesa do organismo também fica mais frágil com a privação de sono, segundo Sergio Tufik, presidente do instituto e também professor da Unifesp. “Dormir pouco prejudica o sistema imunológico e deixa nosso corpo mais suscetível até mesmo ao crescimento de células tumorais. Essas células estão presentes em todas as pessoas, mas, com o sistema de defesa funcionando bem, a chance de as combatermos é maior”, explica.

Fonte: Veja (Com Estadão Conteúdo)

Curta nossa página no Facebook

Expocrato 2017 terá bar flutuante com Wesley Safadão

A cidade de Crato realizará a 66º edição da Expocrato e a Skol levará para o público a Vila e o bar flutuante (Balão), que esteve presente no São João de Maracanaú 2017.

Em 2017, a Expocrato celebra seus 70 anos. O evento começa no dia 9 de julho, mas a Vila Skol e o Balão serão montados no final de semana, de 14 a 16 de julho. Na vila, um DJ animará o público. Ele estará suspenso em uma cesta de balão, no centro do bar, dando uma visão 360°.

O Balão Skol aterrissará em Crato e promete ser uma das principais atrações da festa. O balão subirá 40 metros de altura, terá lotação máxima de 14 pessoas, entrada gratuita e para maiores de 18 anos. De acordo com Adriana Molari, gerente de marketing, a cerveja vai unir o que cada região tem de melhor e fazer uma festa inesquecível.

“A Skol respeita a tradição junina e estar presente ao lado das pessoas neste momento é muito importante. Por isso preparamos uma série de surpresas para fazer todo mundo curtir um evento, completamente fora do quadrado e inesquecível”, afirma Molari.

Além da Vila e do Balão, a Skol fará mais uma homenagem à festa. Para isso, lançou uma latinha decorada que servirá de correio para levar mensagens juninas entre os consumidores apaixonados. As latinhas serão vendidas apenas nos bares da Skol.

Fonte: Blog Vai Forrozão!/O Povo

Curta nossa página no Facebook

Governo Temer sofre derrota e reforma trabalhista é rejeitada em comissão

O governo sofreu a primeira derrota na reforma trabalhista no Senado. Nesta terça-feira (20), ao contrário do que previa o Palácio do Planalto, o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) foi rejeitado por 10 votos contrários e 9 favoráveis na CAS (Comissão de Assuntos Sociais).

Antes do início da sessão, o governo contava com a aprovação do texto por 11 votos favoráveis e 8 contrários.

A rejeição da matéria na comissão representa uma derrota política do governo do presidente Michel Temer, que conta com a aprovação da reforma trabalhista no Congresso, principalmente após o agravamento da crise política.

O parecer aprovado pelo colegiado foi o voto em separado do senador Paulo Paim (PT-RS), que apresentou mudanças no texto encaminhado pela Câmara dos Deputados.

Apesar do revés, o resultado da votação não interrompe a tramitação da proposta do governo. Isso porque o posicionamento do colegiado é um parecer e a decisão final cabe ao plenário do Senado.

Por isso, mesmo com a derrota, a matéria agora é encaminhada para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), onde deve ser lida pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), nesta quarta-feira (21).

A previsão é que o colegiado possa votar o texto na semana que vem, no dia 28, última etapa antes da análise pelo plenário do Senado.

Votos
A ausência do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e os votos dos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e do tucano Eduardo Amorim (SE) foram decisivos para a derrota.

Antes do início da sessão, o governo contava com o apoio dos parlamentares das duas siglas que compõe a base aliada. A ausência de Petecão abriu caminho para o voto contrário de Alencar.

Apesar de pertencer ao PSDB, principal aliado do governo Temer, Amorim votou contra o relatório de Ferraço.

Durante a sessão, senadores de oposição e da base governista trocaram críticas. A presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) ouviu provocações de seus ex-colegas de partido, o PT.

"Vossa Excelência sabe o quanto um trabalhador de São Paulo sacoleja dentro de um ônibus para chegar ao seu local de trabalho. [...] Nós estamos tirando daquele que é pobre, que se ferra, que está no trânsito, que tem que enfrentar filas, que tem que pegar ônibus com chuva, com sol. É deste que nós estamos tirando, não é do empresário", afirmou a líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann.

Marta se mostrou incomodada, mas disse que na condição de presidente do colegiado não ia falar sobre "seus sentimentos" sobre a reforma. "Poderemos nos encontrar depois para conversarmos longamente", respondeu.

Antes do início da votação, Jucá já previa a derrota do governo. Ele repetiu diversas vezes, que independente do resultado desta terça-feira, o governo do presidente Michel Temer seria conhecido pela criação de vagas e melhoria do mercado de trabalho.

"Quero dizer, com muita tranquilidade, que independente do resultado aqui, amanhã essa matéria estará na CCJ. Nós vamos ler amanhã essa matéria, na quarta-feira que vem vamos votar e ela estará à disposição do Senador Eunício Oliveira, presidente do Senado, no dia 28, para pautar quando ele entender que é o momento", disse.

Mudanças
Enquanto a matéria tramita no Senado, o governo vem discutindo a edição de uma Medida Provisória para modificar pontos em que haja desacordo na base foi proposta por Temer para evitar que o projeto sofra modificações e, com isso, tenha de voltar à Câmara, onde o texto foi aprovado em abril.

Ferraço apontou em seu relatório a necessidade de serem revistos seis pontos do texto aprovado pela Câmara dos Deputados: 1) possibilidade de gestantes e lactantes trabalharem em locais insalubres; 2) possibilidade de acordo individual para a jornada 12h X 36h; 3) criação do trabalho intermitente; 4) possibilidade de negociação do intervalo para almoço; 5) nomeação de um representante dos trabalhadores dentro das empresas; 6) revogação dos 15 minutos de descanso antes da mulher fazer hora extra.

Ao sugerir modificações, Ferraço disse julgar que o Congresso tem de "buscar um equilíbrio que contemple o mercado de trabalho de diversos 'Brasis', e não o de legislar pela exceção de acordo com demanda deste ou daquele setor", diz o texto.

A reforma, amplamente apoiada pelas entidades empresariais, traz, entre as mudanças, a prevalência, em alguns casos, de acordos entre patrões e empregados sobre a lei, o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, obstáculos ao ajuizamento de ações trabalhistas, limites a decisões do Tribunal Superior do Trabalho, possibilidade de parcelamento de férias em três períodos e flexibilização de contratos de trabalho. 

Fonte: Folha

Curta nossa página no Facebook

11 respostas para fugir de perguntas constrangedoras feitas por crianças

Às vezes, as crianças fazem certas perguntas, sobre as quais não sabemos se rimos ou ficamos vermelhos de vergonha. E para os pequenos é importante receber uma explicação. As crianças não querem ser ignoradas nem que mintam para elas ou riam de sua ingenuidade. Por esta razão, apresentamos algumas possíveis respostas para perguntas desconfortáveis feitas pelas crianças.

Como eu vim ao mundo?
Seja honesto, mas sem entrar em detalhes.

"Quando as pessoas se amam, beijam-se e se abraçam. Depois o papai passa sua célula para a mamãe. Esta se junta com a da mamãe e na barriga surge um bebê. É pequeno e nada como um peixe dentro da mamãe. E então ele cresce até não caber mais e depois nasce". Para as crianças mais velhas, você pode informar também sobre os espermatozoides e o óvulo.

Por que os meninos e meninas têm isso tão diferente? 
Tente falar sobre isso sem sentir vergonha, pois é algo natural o interesse da criança pelos órgãos genitais.

"Estas diferenças são necessárias para ter filhos. Os meninos têm um pênis e dois testículos. As meninas, a vagina e o útero, que é uma bolsa especial para que a criança possa nascer. O menino e a menina crescem e, quando ficam mais velhos se amam, querem ter filhos. Eles se conectam entre si como um quebra-cabeça. Depois disso, um bebê cresce na barriga".

Eu me casarei com a mamãe quando crescer?
Quase todas as crianças fazem esta pergunta, quando se apegam à uma pessoa do sexo oposto. Com cuidado é preciso dizer ’não’

"Cada um ocupa o seu papel na família. Sua irmã não pode se tornar seu pai, ou o teu pai a minha avó. E você não pode ser o marido da mamãe. Quando você crescer, sua mãe já será velha. Você ainda pode amá-la e cuidar dela, mas vai querer se casar com alguém mais jovem e bonita. Vocês vão se amar e ter os seus próprios filhos".

Por que você está discutindo?
Uma criança se sente inconscientemente culpada, quando os seus pais discutem. É importante que ela saiba que não tem culpa nenhuma disso.

"As pessoas discutem porque nem sempre concordam com a opinião do outro. E as crianças também discutem e, às vezes, os adultos também. Mas, em todo caso, sempre fazermos as pazes, porque nós nos amamos. E cada um de nós ama você".

Por que esta mulher é tão gorda?
Não silencie seu filho, se ele sente curiosidade por pessoas de aparência incomum e pergunta isso num lugar público, pois o repreender leva à intolerância.

"Todo o mundo é diferente. Tem gente alta e baixa, gorda e magra, portanto têm uma aparência diferente. Em todo caso, qualquer um deles pode se sentir desconfortável ou ofendido. Portanto não é necessário apontar o dedo para esta pessoa por ela ser diferente das outras. É melhor que me pergunte quando estivermos sozinhos, dessa forma teremos certeza de que não ofenderemos ninguém".

E de quem gosta mais: de mim ou da minha irmã?
Os irmãos e as irmãs sempre competem pelo amor dos pais. Não indique uma criança como um exemplo para seu irmão ou irmã e nunca diga que ama mais um do que o outro, por seus resultados na escola."Sim, todo mundo é diferente e nosso amor pode se manifestar de diferentes maneiras. Mas nós amamos os dois igualmente, tanto quanto você ama da mesma forma a mamãe e o papai. Nós dois o amamos".

O médico vai me machucar?
Você tem de explicar a seu filho que o tratamento é necessário. Não deve chamá-lo de covarde, sob qualquer circunstância, ou rir dele por estar com medo.

"O médico não quer feri-lo, é o seu trabalho lutar contra as doenças e curar suas feridas. Vai doer um pouco, mas mesmo que doa é para curá-lo. Quando estava doente, também tive de tomar injeções. Eu estava com medo, mas tomei. E você conseguirá. Olha, lembre-se de que o seu coelhinho também está doente e precisamos levá-lo ao médico. Ele está muito assustado, vamos lhe dizer por que não deve ter medo de ir ao médico".

Vou morrer? E você?
Não minta para o seu filho sobre a sua invulnerabilidade e a sua imortalidade. Ele é capaz de aceitar a verdade.

"As pessoas, os animais e até mesmo as flores um dia vão morrer. É uma lei da natureza. Portanto, isso significa que há espaço no mundo para todos os que nascem e que vamos morrer um dia, mas não agora. Vou estar muito velha, como a sua avó, e você vai ser um adulto, como eu agora e terá seus próprios filhos, que vão crescer, envelhecer e então você irá. Mas vai viver ainda uma vida maravilhosa, cheia de aventuras e descobertas".

Por que você me deixa para ir trabalhar?
Explique que o seu trabalho faz parte da vida e você tem de trabalhar e ele deve aceitá-lo. Enfatize como se sentirá feliz quando retornar para encontrá-lo.

"Não quero me separar de você, mas é necessário, e não há nada que possa fazer a respeito. O trabalho é muito importante. Mas se lembre de que voltarei esta tarde e ficaremos muito felizes, quando nos encontrarmos novamente. Vamos fazer uma troca: você fica com a minha pulseira e eu com o seu ursinho, assim sentiremos a presença do outro, mesmo que estejamos separados".

Por que você pode e eu não?
Não tenha medo de admitir que não é perfeito. É importante que as crianças entendam que nem todas as ações de seus pais podem ser copiadas.

"Sim, eu bebo cerveja e, às vezes, fico até tarde no computador, mas não quero que você repita meus erros. É um mau hábito que tenho de me livrar, porque quero melhorar".

E se o monstro debaixo da cama me comer?
Combata os medos de seu filho e pense com ele como conseguir com que as coisas más se tornem boas.

"Conte-me sobre o monstro. Você sabia que os monstros têm medo de feitiços? Vamos tentar fazer um juntos. Olha, isso não é apenas um velho controle remoto da TV. Você vê este botão segredo? Quando o pressiona, os monstros desaparecem. Vamos deixá-lo ao lado de sua cama".

Regras para responder às perguntas das crianças:
  • A criança não precisa saber mais do que perguntou. A resposta deve ser simples.
  • Não o engane. Se não sabe a resposta, simplesmente admita isso na frente de seu filho. Procure a resposta ao lado dele. Esta abordagem só irá reforçar a sua credibilidade, enquanto que a mentira, ao contrário, vai destrui-la. Quando a criança descobrir a verdade por outros meios, terá de lhe explicar por que mentiu.
  • Não fale com superioridade ou num tom instrutivo, como se fosse seu professor. Evite ridicularizá-lo, trate suas questões com seriedade. Você quer que seu filho continue a vir até você com perguntas, certo?
  • Olhe mais para o interior de seu filho, para saber por que ele está questionando. Às vezes, o seu pedido é um pedido de ajuda inconsciente ou guarda algum medo escondido.Tente fazer com que faça sentido o que o seu filho está pedindo.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Reforma trabalhista: veja como votaram os senadores

Em um resultado surpreendente, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal rejeitou o relatório da reforma trabalhista elaborado por Ricardo Ferraço (PSDB) por 10 votos a 9 no início da tarde da terça-feira (20). 

O resultado foi aplaudido e comemorado com gritos de "Fora Temer" por senadores de oposição. Não se trata, porém, do fim da tramitação da polêmica proposta. Agora, o PLC 38/2017 será discutido na Comissão de Constituição e Justiça e depois seguirá para o plenário do Senado. 

O neotucano Eduardo Amorim (PSBD-SE), que migrou recentemente do PSC para a sigla, deu voto contrário à matéria, apesar de pertencer à base do governo. Já a ausência do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) abriu caminho para que seu suplente, Otto Alencar (PSD-BA) votasse contra a reforma. Hélio José (PDMB) também posicionou-se contrariamente. 

Veja como votaram os senadores:

Ângela Portela (PDT) - Não
Humberto Costa (PT) - Não
Paulo Paim (PT) - Não
Paulo Rocha (PT) - Não
Regina Sousa (PT) - Não 
Eduardo Amorim (PSDB) - Não
Hélio José (PMDB) - Não 
Lídice da Mata (PSB) - Não
Randolfe Rodrigues (REDE) - Não 
Otto Alencar (PSD) - Não

Waldermir Moka (PMDB) - Sim
Elmano Férrer (PMDB) - Sim
Airton Sandoval (PMDB) - Sim
Cidinho Santos (PR) - Sim
Vicentinho Alves (PR) - Sim 
Dalirio Beber (PSDB) - Sim 
Flexa Ribeiro (PSDB) - Sim
Ricardo Ferraço (PSDB) - Sim
Ana Amélia (PP) - Sim

Fonte: Carta Capital

Curta nossa página no Facebook

PF encontra indícios de crime de corrupção contra Temer

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu relatório parcial das investigações da Polícia Federal no inquérito do qual o presidente Michel Temer faz parte. Para os investigadores, houve crime de corrupção. A conclusão leva em consideração, além dos indícios e de outras provas, duas conversas entre o diretor da JBS Ricardo Saud e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures que já foram periciadas e ajudam a reforçar os indícios de crime.

Procurada, a Polícia Federal não comentou o relatório e nem quis se manifestar. Foi pedido ainda um prazo adicional de cinco dias para apresentar uma conclusão sobre o crime de obstrução de Justiça. Esse tempo será usado para concluir a perícia no audio da gravação do dono da JBS Joesley Batista com o presidente Temer. A PF teria optado por ser mais cautelosa nesse ponto.

O prazo inicial dado pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato, foi de dez dias. Depois, a pedido da PF, foram concedidos mais cinco dias. Agora, o ministro vai decidir se estende ainda mais o prazo.

Janot opina contra arquivamento
Michel Temer é investigado pela Procuradoria-Geral da República, que deve oferecer denúncia contra eles nos próximos dias com base na delação dos donos e executivos da JBS. Na semana passada, a defesa de Temer pediu o arquivamento do inquérito, argumentando que não havia elementos probatórios mínimos na investigação para justificar a apresentação de denúncia.

Nesta segunda-feira, o procurador-geral, Rodrigo Janot, enviou ao STF parecer contrário ao pedido de arquivamento do inquérito. Janot argumentou, no entanto, que só vai analisar o pedido mais a fundo quando receber a conclusão das investigações da Polícia Federal. Com o material em mãos, o procurador-geral vai decidir se arquiva ou se apresenta denúncia contra Temer perante o STF.

“Assim, considerando que os autos do inquérito ainda não aportaram a esse Tribunal — já que ainda não foi finalizado o prazo assinalado, a Procuradoria-Geral da República aguardará o recebimento das peças de informação para analisá-las, juntamente com os argumentos aqui expendidos”, escreveu o procurador.

Ação contra Joesley
A defesa de Temer entrou hoje com uma ação por calúnia, injúria e difamação contra o dono da JBS, Joesley Batista, na 12ª Vara Federal de Brasília. O motivo é a entrevista concedida pelo empresário à revista “Época”, na qual acusa Temer de chefiar “a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil”. Segundo Joesley, Temer não fazia cerimônia para pedir-lhe dinheiro em nome do PMDB e que o presidente articulava uma campanha para estancar a operação Lava-Jato.

Michel Temer também divulgou, nesta segunda-feira, um vídeo nas redes sociais no qual diz que "criminosos não sairão impunes". Ele não citou o empresário Joesley Batista.

Temer também foi gravado
Em depoimento após delação premiada, Joesley Batista disse aos investigadores que o Temer era o destinatário final da mala com R$ 500 mil entregue a Rocha Loures. O dinheiro foi devolvido pelo ex-deputado, que também atuou como assessor da Presidência. Rocha Loures está preso.

Temer também é investigado por obstrução à Justiça. O presidente foi gravado por Joesley em uma conversa no Palácio do Jaburu, que não foi registrada na agenda oficial da Presidência. No encontro, o dono da JBS disse que estava "de bem" com Eduardo Cunha na cadeia, "todo mês", e Temer respondeu: "tem que manter isso, viu?". O diálogo foi interpretado pelos investigadores como uma tentativa de comprar o silêncio do ex-deputado.

Na mesma gravação, Joesley disse a Temer que estava "segurando" dois juízes e obtinha informações de investigações contra ele porque pagava a um procurador da República. Nas gravações, o presidente responde: "bom, bom". Temer foi questionado por não repreender o empresário, que relatava crimes.

Temer não nega o conteúdo da conversa. No entanto, o presidente desqualifica a integridade do aúdio, o que levou a gravação a ser periciada pela Polícia Federal.

Na entrevista à "Época", o dono da JBS garantiu que a gravação não foi manipulada. Por outro lado, um perito contratado por Temer disse que, segundo uma análise preliminar, o áudio tinha "70 pontos de obscuridade".

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Segredos que deveríamos saber sobre os hotéis

A escolha de um bom hotel pode fazer toda a diferença em uma viagem. Até mesmo o menor detalhe, como um lençol mal lavado, pode acabar com a emoção de conhecer um novo lugar. Vale lembrar que nem sempre os melhores hoteis são os mais caros.

Por isso que, hoje, trazemos alguns pequenos truques que vão te ajudar a economizar dinheiro e a aproveitar melhor as suas férias.

Reserve o hotel 1-2 dias antes da data
Os preços dos hotéis podem variar a cada dia, tudo depende da temporada e da existência ou não de eventos na cidade. Por isso, reserve o hotel próximo da data da viagem e economize mais ou menos 50%.

Se você não gostar do quarto, troque gratuitamente
Por exemplo, se você reservou um quarto com vista para o mar, mas o hotel colocou em um com uma vista para o prédio vizinho, você tem direito a exigir o quarto reservado. Se não gostar do quarto porque, por exemplo, fica em um andar baixo demais, pode pedir outro, mas não exigir. Se houver quartos livres, os funcionários podem fazer a alteração sem cobrar um valor a mais por isso.

Não escolha o hotel pelo número de estrelas. Confira pelo site
Um hotel 3 estrelas pode ser muito melhor que um de 5. Por isso, antes de reservar, leia os comentários no site. Lembre-se de que os comentários negativos são escritos com mais força. Preste atenção nos comentários relativos aos aspectos mais importantes para você.

Você pode levar com você shampoo, sabonete e outros cosméticos do hotel
Não pense que você está roubando. Os produtos são colocados no quarto justamente para isso. Mas não leve a toalha com você.

O funcionário da recepção possui um emblema com uma chave de ouro na lapela? Então, ele pode te dar uma ajuda extra
Eles podem te ajudar a conseguir entradas para algum evento ou show. Em geral, funcionários com esse distintivo pertencem a uma organização chamada ’As chaves de Ouro’. A função deles é ajudar os hóspedes.

Reserve um quarto com desconto diretamente com o hotel
É tudo uma questão de lei da oferta e da procura: os hotéis sempre buscam ocupar o maior número possível de quartos. Por isso, pagam a diferentes sites uma comissão para que ofereçam alguns quartos com descontos, mas, em geral, não os melhores quartos. Então, para conseguir os melhores espaços, é melhor ligar para o hotel diretamente e dizer que você encontrou uma oferta em outro site e que gostaria de fazer uma reserva. O mais provável é que, nessa situação, o hotel fique do seu lado. Fazendo diretamente a sua reserva, ele não vai precisar pagar a comissão para o site. Simples.

As fotos dos hotéis costumam ser diferentes da realidade
Você pensa que vai se hospedar em um quarto de luxo e dá de frente com uma cama velha e uma parede cheia de infiltração. Quer evitar este tipo de situação? Procure fotos do hotel na Internet, mas não no site dele. Algumas pessoas colocam fotos reais dos quartos.

Não deixe de olhar o minibar
Sempre olhe o frigobar. Os produtos costumam ser muito caros e o hóspede anterior pode ter enchido alguma garrafa com água da torneira.

Antes de parar o carro no estacionamento do hotel, leia o contrato
Em geral, o contrato diz que o hotel não se responsabiliza pelos carros deixados no estacionamento.

Como cancelar a reserva de última hora e não pagar nada
Ao invés de cancelar imediatamente, peça para mudar a data da reserva para a próxima semana. Ligue no dia seguinte e peça para cancelar.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Juiz regulamenta a entrada de crianças e adolescentes em eventos na Comarca

O juiz José Flávio Bezerra Morais, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Crato, determinou que as festividades que admitam o ingresso de crianças e adolescentes só poderão ser realizadas em locais que estejam devidamente cadastrados no Juizado da Infância e Juventude da referida Unidade Judiciária.

De acordo com a Portaria nº 2/2017, publicada no Diário da Justiça dessa segunda-feira (19/06), os clubes e casas de diversões, que ainda não possuem cadastro, terão o prazo de 90 dias, a partir da data de publicação, para efetuar o registro na Justiça, por intermédio do Núcleo de Agentes de Proteção da Infância e Juventude.

Ainda conforme a medida, os organizadores de eventos que têm a participação desse público deverão comunicar, com antecedência mínima de até cinco dias, a realização da festividade aos órgãos competentes. Também devem permitir a entrada dos membros das entidades responsáveis pela fiscalização do cumprimento das normas constantes na portaria. O descumprimento da decisão implica em multa de três a 20 salários mínimos, dobrada em caso de reincidência.

O magistrado também proibiu a entrada de crianças e adolescente em bares ou estabelecimentos que vendam, exclusivamente, bebidas alcoólicas ou promovam jogos de azar, bem como a permanência de crianças com idade inferior a dez anos em clubes e áreas fechadas onde estejam ocorrendo festas dançantes noturnas, mesmo estando na companhia de pais ou responsáveis. Crianças de 10 a 12 anos incompletos, só poderão entrar em locais fechados apresentando documento de identificação com foto, acompanhados de pais ou responsável legal.

Curta nossa página no Facebook

Colégio do Crato é condenado a pagar indenização a aluna por bullying

De acordo com os autos, a criança, matriculada no quinto
ano do ensino fundamental da instituição, em 2013,
passou a sofrer agressões físicas e verbais praticadas
por colegas de classe.
A Justiça condenou o colégio Pequeno Príncipe, no Crato, interior do Ceará, ao pagamento de indenização no valor de R$ 19.730 a uma aluna vítima de bullying. A decisão é do juiz José Flávio Bezerra Morais, em respondência pela 1ª Vara Cível da Comarca do Crato.

Conforme a decisão, o magistrado estabeleceu indenização moral de R$ 15 mil e R$ 4.730 por danos materiais, sendo este último valor gasto equivalente ao que foi gasto no tratamento psicológico na vítima entre abril de 2014 e junho de 2015.

De acordo com os autos, a criança, matriculada no quinto ano do ensino fundamental da instituição, em 2013, passou a sofrer agressões físicas e verbais praticadas por colegas de classe. Em 2015, a vítima alega ter sofrido constrangimento causado pela própria professora em sala de aula. A docente não teria aceitado o trabalho da aluna por estar errado e afirmado que a estudante "não era humana".

A ação movida pelos pais da criança contra o colégio pediu, liminarmente, o afastamento da professora e reparação por danos morais e materiais. A instituição contestou, alegando "ilegitimidade passiva" quanto à prática de bullying por terceiros, além de ter sustentado que a docente não submetera a criança à situação vexatória ou a qualquer tipo de constrangimento.

Na decisão, o juiz indeferiu o pedido de afastamento da professora. De acordo com o magistrado, não ficou comprovado "conduta danosa" por parte da docente. Já sobre os pedidos de reparação por danos morais e materiais foram determinados o pagamento dos valores citados acima.

"Ainda que o 'produto' do requerido seja a educação, seu dever não é apenas em relação à qualidade desta, mas também de vigilância e disciplina no ambiente escolar, de molde a não perder o controle dos próprios alunos e com isso inclusive protegê-los", afirmou o magistrado.

O POVO Online ligou para o número disponibilizado no site do colégio, na noite desta segunda-feira, 19, e foi informado que não havia ninguém da direção no momento. À noite, o local funciona como unidade da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A reportagem também enviou um email para o correio eletrônico disponibilizado na página web da escola, solicitando um posicionamento sobre o caso, mas o endereço virtual não foi encontrado.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

STF tomará decisão que pode mudar a vida de Temer e Joesley

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, incluiu na pauta de quarta-feira do plenário do STF se o ministro Edson Fachin pode continuar ou não como relator das investigações referentes às delações da JBS na Corte.

O Palácio do Planalto acompanha de perto o desdobramento desse julgamento, uma vez que o ministro conduz o inquérito contra o presidente Michel Temer por obstrução de Justiça, organização criminosa e corrupção passiva.

A ação poderá abrir espaço não só para a mudança da relatoria do caso, como também para a revisão dos termos da delação premiada envolvendo executivos da J&F, controladora da JBS.

Temer e aliados do presidente consideram que foram concedidos “superbenefícios” aos irmãos Batista, que ganharam imunidade penal ao delatar o presidente e mais de mil políticos.

O questionamento sobre a competência de Fachin havia sido feito pela defesa do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), citado em delação do grupo.

Para Azambuja, não há nenhum motivo para que Fachin continue a conduzir o caso porque nem todos os fatos delatados pelos irmãos empresários Joesley e Wesley Batista se relacionam com a operação Lava Jato.

O governador sul mato-grossense argumenta na ação que o caso dele refere-se a um suposto esquema de pagamento de propina para a liberação e obtenção de convênios de ICMS.

É o vínculo com a Lava Jato, pelas regras do tribunal, que atrai a competência para o ministro do STF conduzir as investigações.

Por outro lado, a defesa dos irmãos Joesley Batista apresentou petição e parecer nesse processo para defender a lisura do acordo de delação premiada homologado por Fachin.

“A anulação da homologação do ato, para além de contrária aos termos legais, seria afetar profundamente o instituto da colaboração premiada, a segurança das partes, e a estrutura de um ato jurídico perfeito, inibindo novos acordos e abalando um importante instrumento de política criminal”, afirmaram ao STF os advogados dos irmãos Batista.

Fonte: Exame

Curta nossa página no Facebook

Faculdade do Cariri está entre as piores do Brasil, segundo o MEC

De 2.109 instituições de ensino superior avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), 313 tiveram avaliação insatisfatória, medida por meio do IGC (Índice Geral de Cursos).

O IGC é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no Brasil, é calculado todos os anos e é de responsabilidade do MEC. A mais recente avaliação, do ciclo de 2015, cujos resultados eram aguardados no fim de 2016 foi divulgada na semana passada no site do INEP.

Conforme mostra o índice IDG, a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ foi classificada com nota 1,6630 que indica mau desempenho passível de punição.


Um dos aspectos levados em conta no IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último período de três anos (triênio). O CPC também é um indicador de qualidade, referente aos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior. Nota no Enade, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos são critérios do CPC.

O índice vai de 1 a 5 e as notas na faixa 1 e 2 indicam mau desempenho passível de punição. Uma delas, por exemplo, pode ser até proibição de novos vestibulares até que medidas para a melhora de desempenho sejam postas em prática.

Algumas instituições da lista completa aparecem sem conceito, ou com a informação de descredenciamento ou ainda com a ressalva de que estão sub-júdice.

As avaliações são divididas entre universidades, institutos federais, centros universitários e faculdades. 

Confira o ranking completo AQUI.

Fonte: Exame

Curta nossa página no Facebook

AddThis