Ex-vocalista de banda de forró e seu marido morrem em grave acidente de carro

No início da tarde desta sexta-feira (16) a cantora paraibana Eliza Clivia, 36 anos, ex-vocalista da Banda Cavaleiros do Forró, e o marido o baterista Sérgio Ramos morreram em um acidente de trânsito no Centro de Aracaju, segundo o produtor da cantora Jailson Souza.

A cantora, que iniciou a carreira solo há quatro meses, estava em Aracaju para divulgar um show, que seria realizado na noite desta sexta-feira (16), e fazer entrevistas.

De acordo com Souza , ela e o marido estavam em um veículo que bateu em um ônibus nas esquinas das ruas Arauá e Maruim, quando retornavam de uma entrevista. Além do casal, outras três pessoas da equipe estavam no carro foram socorridas, com ferimentos leves, e encaminhadas a um hospital de Aracaju. E segundo a polícia, elas foram identificadas como: Cleberton José dos Santos, João Paulo Tavares da Silva e Paulo Texeira de Carvalho.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou através de nota o estado de saúde das vítimas: Ceberton José dos Santos, 35 anos, dirigia o carro de passeio, foi retirado das ferragens e estava consciente, desorientado, com sangramento auditivo, mas sem sinais de fratura. Paulo Teixeira de Carvalho, 38 anos, estava sem sinais de fratura e reclamando de dor lombar. João Paulo Tavares da Silva, 32 anos, também não apresentou fratura e apresentou dores no tórax.

Fonte: G1 SE

Curta nossa página no Facebook

Descubra como os truques dos mágicos conseguem enganar seus olhos

Enganar o público e transformar meros truques de cartola em verdadeiros atos de mistério é uma regalia só dos mágicos. Por mais que saibamos que não há, supostamente, poderes sobrenaturais nas ações desses ilusionistas, sempre ficamos com aquela pulga atrás da orelha e pensamos: como é que ele fez isso?

Os mágicos utilizam algumas falhas do nosso cérebro para ajudar no desempenho e sucesso de suas performances.  Confira quais são os itens que colaboram com os truques e os transformam em legítimas mágicas para nós, desde que os ilusionistas sejam suficientemente habilidosos:

Focos e distrações
O nosso cérebro não consegue se focar em uma tarefa por muito tempo, pois somos altamente suscetíveis aos diferentes tipos de distrações. Quando um mágico está fazendo truques na nossa frente, normalmente prestamos atenção nos elementos mais claros e óbvios da mágica, fato que faz com que certas ações passem despercebidas – como os populares truques de manga. Sem falar que eles falam por boa parte da apresentação, principalmente para tentar desviar a atenção do público, seja com bom-humor ou com uma história interessante.

Escolha uma das cartas
Usualmente em truques que utilizam cartas os mágicos pedem que escolhamos uma carta qualquer em meio ao baralho. Em quase todos os casos temos a triste ilusão da escolha, pois de algum modo ou de outro o mágico estimulou a seleção que ele quis desde o começo – seja por cartas duplicadas, frases ambíguas ou outros fatores.

Ilusão dos próprios olhos
Um efeito chamado pós-imagem pode enganar seus olhos com certa facilidade. Ao olhar fixamente para um local e instantes depois para outro, podemos perceber resquícios das imagens anteriores – como aqueles truques em que temos que olhar para um ponto específico e depois para uma parede branca. Um mágico pode fazer uso dessa falha para mudar itens de mãos sem que você perceba.

Atenção do cérebro
Toda vez que o cérebro vê algo diferente ou emocionante ele passa a analisar o elemento com maior importância. Esse processo é chamado de captura de atenção oxógena e faz com que olhemos para certas coisas com maior cuidado, esquecendo-se dos outros elementos que ocorrem na mágica – uma ótima brecha para truques escondidos.

As técnicas apresentadas nesse artigo são só alguns dos artifícios que os mágicos podem utilizar, porém não todos. Mágicos com o Mister M já se encarregaram, há algum de tempo, de desvendar os segredos mais complexos de truques maiores. Os métodos exemplificados são mais direcionados aos truques pequenos e que fazem uso das mãos. E você, conhece alguns truques para enganar os olhos das pessoas?

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook

Coisas que os pais fazem melhor do que as mães

Manter uma família não é uma competição, mas sim um trabalho em equipe, ainda assim, a noção de que “mães têm um papel mais importante do que pais na vida dos filhos” continua forte.

Não seria hora de atualizar esse panorama?

A seguir, você verá seis pontos em que pais, à sua maneira, conseguem ajudar tanto quanto as mães, ou até mais:

6. Brincadeiras físicas
Fugindo do excesso de zelo que muitas mães têm, pais em geral estão mais dispostos a tocar seus filhos com mais firmeza, seja em esportes ou em brigas de travesseiro e brincadeiras similares. Esse tipo de contato ajuda a criança a entender que nem todo toque tem um sentido agressivo ou sexual.

5. Preocupação sob controle
“Eu tinha um amigo que dizia a seus filhos ‘não me chamem, a menos que alguém esteja sangrando’”, conta Cohen. Apesar do exagero, essa brincadeira resume o estilo de muitos pais, que tendem a “esperar” mais do que as mães para ajudar os filhos. Se for equilibrada, essa atitude ajuda na construção da autoconfiança do filho, que precisa se esforçar para lidar com seus problemas (mesmo podendo contar com a ajuda de seus pais).

4. Lado a lado
De modo geral, pais costumam estar literalmente ao lado de seus filhos, seja vendo um filme, ensinando algo ou ajudando em alguma tarefa manual, enquanto mães tendem a atuar cara a cara (ouvindo, aconselhando, observando). “(Atividades) lado a lado ajudam a construir capacidade e confiança, e isso ocorre realmente porque há alguém com você, fazendo coisas com você”. Esse efeito se complementa com o do contato cara a cara, que ajuda a construir intimidade emocional.

3. Diversão em criar
De acordo com um estudo publicado esse ano no periódico Psychological Science, pais, de modo geral, apreciam mais do que mães a criação dos filhos – possivelmente porque elas se desgastam mais devido à preocupação com os filhos e, dependendo da estrutura da família, com as tarefas domésticas.

2. Reconhecimento
“Saber que uma criança se sente amada por seu pai é uma maneira melhor de prever como será seu senso de bem-estar, felicidade e satisfação com a vida, em comparação com o sentimento de ser amado por sua mãe”, explica o pesquisador Ronald Rohner, que publicou em 2012 um estudo sobre o impacto da aceitação paterna. Isso ocorre, possivelmente, por causa da ideia de que o pai tende a ser mais exigente a respeito do reconhecimento que dá aos filhos, enquanto a mãe, a princípio, dá um reconhecimento mais “incondicional”.

1. Amor de pai
A força dos vínculos que uma mãe pode ter com seus filhos, por maior que seja, não deveria ser usada para menosprezar o amor de um pai. Segundo um estudo publicado em 2010 no periódico Biological Psychiatry, o nascimento de um filho eleva o nível de oxitocina (conhecida como “hormônio do amor”) dos pais durante as primeiras semanas. Além disso, são cada vez mais comuns as famílias que se organizam de modo que o pai possa ser quase tão presente na vida dos filhos quanto a mãe.

Fonte: Mundo DSE

Curta nossa página no Facebook

Forró Solidário: A solidariedade não pára. Mais uma instituição é contemplada

Nesta sexta-feira (16), a casa de acolhimento São João Batista foi contemplada com parte da arrecadação de latas de leite no I Forró Solidário, idealizado pelo empresário Rafael Branco, da RBA Promoções. 

A festa foi realizada no último dia 1º no Crato Tênis Clube e contou com parceria do promotor de Justiça aposentado Leitão Moura. Ao todo, foram arrecadadas 2 mil latas de leites que estão sendo distribuídas com várias entidades filantrópicas.

A entrega foi feita pelo empresário Rafael Branco ao Padre Marcos, um dos diretores da Aliança da misericórdia em Barbalha, desta feita mais uma comunidade foi agraciada com o leite arrecadado no I Forró Solidário.

Curta nossa página no Facebook

Enel realiza feirão de negociação de dívidas em todo o Estado

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Clientes da Enel Distribuição Ceará podem quitar débitos com a companhia em um feirão, entre os dias 19 de junho e 7 de julho, que ocorre nas lojas de atendimento. De acordo com a empresa, será oferecido parcelamento com juros zero e sem atualização da dívida.

As condições de parcelamento variam de acordo com a situação de cada cliente. Em 2016, nos meses de março e novembro, a Enel Distribuição Ceará realizou outros feirões com condições especiais e registrou, ao todo, 38.274 parcelamentos.

Como participar
Para participar, o cliente precisa ter, ao menos, uma fatura vencida há, no mínimo, 30 dias. Além da conta de energia, o cliente deverá levar seu CPF para a loja de atendimento e atualizar seu cadastro informando também telefone de contato e, quando existente, o e-mail.

Os Grandes Clientes que desejarem participar devem procurar a Enel por meio dos seus Executivos de atendimento durante a semana, em horário comercial, na sede da companhia.

Serviço:
Feirão de parcelamento de contas nas lojas da Enel Distribuidora Ceará 
De 19 de junho a 7 de julho, das 8 horas às 16 horas
Nos dias 24 de junho e 1º de julho (sábados), o serviço não será disponibilizado para os clientes.
Local: todas as lojas Enel Distribuidora Ceará no estado do Ceará

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Município sedia a 1ª Copa Nordeste para as categorias de base

Dando início às comemorações esportivas dos 253 anos do nosso município, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Esporte, participou na manhã de ontem, 15 de junho, no Estádio Mirandão, da abertura da 1ª Copa Nordeste Dr. Leitão 2017 categoria de base. A competição conta com a participação de 15 equipes de vários estados, entre eles, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará. A final da 1ª Copa Nordeste será no próximo domingo, 18 de junho, a partir das 17h. Na ocasião, foi comemorado os 35 anos do Estádio Municipal Governador Virgílio Távora- o Mirandão.

Durante a abertura, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, agradeceu a participação de todos os jogadores e comissões técnicas, destacou a importância da competição para o incentivo ao esporte, e ao final, desejou boa sorte nos jogos incentivando o entusiasmo e a alegria. “O Crato hoje, torna-se referência na Região do Cariri no esporte. Façamos uma competição linda e que ela seja exemplo para várias outras”, Disse

“É uma imensa satisfação estar desenvolvendo essa copa no nosso município”, dessa maneira, o Secretário de Esporte do Crato, Lamar Lima, iniciou sua fala durante o evento. Para ele, a cidade do Crato entra para a história em sediar uma Copa Nordeste, uma competição desse porte. Lamar informou que o objetivo é consolidar o evento no calendário anual do município do Crato.

Estavam presentes na abertura da 1ª Copa Nordeste, Dr. Francisco Leitão, o Secretário de Cultura, Wilton Dedê; o Secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas; e o Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Eduardo Magalhães.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Por que as pessoas ficam mais bonitas quando bebemos? A ciência responde

Você já reparou que as pessoas ficam mais atraentes quando bebemos um pouco? Pode ser em festa, bar, boate, balada ou churrasco da faculdade. Não importa o local ou o evento a que você costuma ir, a grande verdade é que isso se aplica a praticamente qualquer ambiente.  Mas será que existe alguma forma de explicarmos por que isso acontece? Existe sim! E é isso que você vai conferir agora.

Uma série de estudos tenta comprovar a existência do fenômeno “Beer Goggles” — que poderia ser traduzido como “Óculos de Cerveja” —, sendo que alguns deles têm trazido informações bem relevantes. A maioria leva um questionamento como ponto principal: o álcool faz com que nós vejamos as  pessoas de uma outra maneira ou ele afeta a nossa capacidade de julgamento?

Tudo fica mais bonito?
Um estudo da Universidade de Glasgow (Escócia) descobriu que, após consumirem uma determinada quantidade de álcool, homens e mulheres podem achar as pessoas do sexo oposto até 25% mais atraentes. Em Bristol (Inglaterra), uma outra pesquisa realizada com 84 estudantes chegou a conclusões ainda mais interessantes.

Eles descobriram que as pessoas acham as outras 10 %mais bonitas 15 minutos após beberem 700 mL de cerveja. E isso vai além das orientações sexuais de cada um dos examinados. Ou seja: homens e mulheres, mesmo que sejam heterossexuais, afirmam que enxergam as outras pessoas mais atraentes depois de beberem, independente do gênero delas.

Capacidade de julgamento afetada?
Outro estudo britânico aconteceu na Universidade de Leicester. Lá, pesquisadores pediram para as pessoas avaliarem fotos de crianças de 10 anos para verificarem se o álcool faria com que o julgamento moral delas fosse menos evidente. O resultado mostrou que os adultos continuavam não achando crianças atraentes, mas os outros adultos mostrados passaram a ser vistos de um modo “mais bonito”.

Com isso, os pesquisadores descobriram que o álcool realmente afeta a percepção de atratividade de cada pessoa, mas não afeta a capacidade de julgamento relacionado à percepção de idade. Mas se isso acontece, qual seria o grande motivador? Estudos de Roehampton (um instituto de Londres) tentam explicar isso por meio das análises de simetria facial.

A culpa é da simetria bilateral
Já faz muito tempo que isso é cogitado: os humanos tendem a achar outras pessoas mais bonitas quando seus rostos são simétricos. E é justamente nisso que o álcool afetaria o cérebro humano. Os pesquisadores explicaram o métodos ao Today I Found Out:

"20 imagens de pares de rostos e 20 imagens de um rosto único foram mostrados em um computador, uma de cada vez. Participantes foram instruídos a declarar quais das faces mostradas nos pares eram mais atraentes e também se os rostos únicos eram simétricos ou não."

Segundo as conclusões dos pesquisadores de Roehampton, o álcool dificultou a percepção de assimetria dos entrevistados. Por amostragem, define-se que o mesmo acontece com as outras pessoas. Logo, quando bebemos também deixamos a percepção de simetria menos aguçada e é justamente por esse motivo que acabamos vendo as outras pessoas como sendo mais bonitas.

Em resumo: ao ingerirmos álcool, passamos a ignorar possíveis assimetrias nos rostos alheios. Ao mesmo tempo, não deixamos os sensos de julgamento de lado e entendemos as pessoas à nossa volta da maneira que entenderíamos em outras situações. O que acontece, na verdade, é que a libido é aumentada — ao mesmo tempo em que a inibição é diminuída — e por isso as pessoas inebriadas acabam se envolvendo com quem não se envolveriam naturalmente.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook

As Fraudes do Programa Game Phone e Top Game da Band! Eu liguei e veja o que aconteceu...


Crato (CE): Projetos Família na Praça e Mutirão da Saúde são realizados na Praça da Sé

Visando incentivar uma mudança positiva nos hábitos, com a inclusão social, esporte e saúde com a família, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Esporte, promoveu na manhã da última quinta-feira, 15 de junho, na Praça da Sé, mais uma edição do projeto Família na Praça. Foi uma manhã de muita interação com atividades destinadas às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Esta edição contou com demonstração de artes marciais; danças; ginástica; treinamento funcional; ping pong; jogo de botão; e pebolim. Participando do momento o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil fala da necessidade da realização de projetos como esse que possam promover a qualidade de vida do município como um todo.

Também na Praça da Sé e fazendo parte das ações em alusão aos 253 anos do município do Crato, a Secretaria de Saúde do Crato realizou mutirão de saúde. Foram ofertados os serviços de aferição de pressão arterial; teste de glicemia; escovódromo; aplicação de flúor; e informações sobre as DST’s.

Fizeram-se presentes no evento, o Secretário de Saúde, André Barreto; o Secretário de Esporte, Lamar Lima; a Secretária de Educação, Otonite Cortez; a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Águeda Duarte; o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Júnior; o Secretário de Cultura, Wilton Dedê; e o Secretário de Administração, Luis Carlos Saraiva.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook

Prefeitura divulga edital com cerca de 2.000 vagas; remunerações vão até R$ 3.300

As inscrições se iniciaram na última quarta-feira (14)
e já devem se encerrar nesta sexta-feira (16)
A Prefeitura de Caucaia divulgou, na última segunda-feira (12), edital com 1.923 vagas para concurso público. De acordo com o documento, a seleção será para contratação e formação de banco de reserva para atender necessidades temporárias de órgãos da administração pública. As remunerações das vagas vão de R$ 937 a R$ 3.300. 

As inscrições se iniciaram na última quarta-feira (14) e já devem se encerrar nesta sexta-feira (16). Após esta etapa, a entrega de documentos deve ser feita entre o período de 19 e 20 de junho.

Ainda segundo o edital, a convocação para contratação deve ocorrer no dia 06 de julho. A ficha de inscrição e os documentos necessários podem ser acessados no próprio edital.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Governo Municipal realiza 1ª Conferência de Saúde das Mulheres

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou na quarta-feira, 14 de junho, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, tendo como tema "Saúde das Mulheres: Desafio para a Integralidade com Equidade".

A conferência teve como objetivo debater propostas para a construção de políticas públicas voltadas para uma melhor qualidade na saúde das mulheres. 

Na abertura do evento, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância de no serviço público ter a oferta de um atendimento humanizado e digno para a população que procura os equipamentos de saúde. "A nossa orientação é de que toda a população cratense receba um atendimento com dignidade e qualidade". 

O prefeito ainda ressaltou a questão da reestruturação dos equipamentos de saúde do município e da informatização dos serviços para melhor atender a todos. O chefe do Executivo cratense informou ainda que apresentou ao Ministério da Saúde um projeto para promover melhorias em dez equipamentos de saúde, tornando-os referência na saúde do Ceará. "Deixo aqui o meu compromisso em melhorar a saúde da mulher cratense", destacou Zé Ailton Brasil. 

O Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, falou do papel dos delegados no que diz respeito à construção de políticas públicas para a saúde das mulheres, onde segundo ele, irão nortear os serviços e ações. "Façamos desse momento, um momento produtivo no sentido de propor soluções para a saúde da mulher", disse. 

Após a abertura, a comissão organizadora fez a leitura do regimento que norteou a conferência. Dando início aos trabalhos, o professor/doutor da URCA, Glauberto Quirino, tratou sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e os seus desafios. 

No período da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos,  que se organizaram para debater os seguintes temas: o papel do Estado no desenvolvimento econômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências; vulnerabilidade e equidade; e políticas públicas para mulheres e a participação social para a formalização dessas políticas. Cada eixo apresentou 15 propostas, sendo estas nos âmbitos municipal, estadual e nacional. 

Após a apresentação das propostas, foi realizada a eleição para escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde da Mulher. 
Ao final, foram escolhidos 4 usuários; 2 profissionais da saúde; e 2 representantes do Governo, tendo um suplente em cada grupo. Os delegados escolhidos irão participar da Conferência Estadual de Saúde da Mulher. 

Também estavam presentes no evento, a Secretária Municipal de Educação, Otonite Cortez; o Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Zilcélio Alves, a Secretária Adjunta do Crato, Millena Brasil; o presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano; o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos George Mendes; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Verônica Neves; a representante do Conselho Estadual de Saúde, Marluce Ramos; o reitor em exercício da URCA, Lima Júnior; e sociedade. 

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

WhatsApp deixará de funcionar em diversos celulares no dia 30 de junho

O WhatsApp já havia anunciado no final de 2016 que deixaria de funcionar em alguns sistemas operacionais. No caso, o aplicativo mensageiro só vai poder ser utilizado em sistemas Android, iOS e Windows. A questão é sobre novos recursos e segurança, algo que sistemas mais antigos podem falhar — então, se você tem um smartphone atualizado, provavelmente continuará usando o WhatsApp sem problemas —, e a data marcada para o fim do WhatsApp nestes celulares é o dia 30 de junho.

"Olhando para o futuro, mirando os próximos sete anos, queremos concentrar nossos esforços nas plataformas de celular que a maioria das pessoas utilizam", comentou o WhatsApp. "Por mais que estes aparelhos celulares tenham feito uma importante parte em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro. Esta foi uma decisão difícil de ser feita, porém foi a decisão certa para que pudéssemos oferecer as pessoas, melhores maneiras de manter contato com família, amigos e entes queridos utilizando o WhatsApp".

Os smartphones com os seguintes sistemas operacionais não vão mais rodar o aplicativo: BlackBerry OS, BlackBerry 10, Nokia S40, Nokia Symbian S60, Android 2.1, Android 2.2, Windows Phone 7 e iPhone 3GS/iOS 6.

Para continuar usando o WhatsApp, a empresa comenta o seguinte: "Caso você utilize um destes aparelhos, nós recomendamos que troque por um aparelho Android, Apple ou Windows Phone". 

Recapitulando, serão abandonados no dia 30 de junho:
  • BlackBerry OS e BlackBerry 10
  • Nokia S40
  • Nokia Symbian S60
  • Android 2.1 e Android 2.2
  • Windows Phone 7
  • iPhone 3GS/iOS 6

Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook

7 ideias incríveis que foram vendidas por quase nada

Fazer negócios não é tarefa para qualquer um. Para ser um negociante de sucesso, é preciso ter visão de mercado e pensar no futuro, projetando o quanto uma ideia pode vir a render para se ter certeza de que vale a pena investir alto.

Se você, leitor, é um bom negociante, eu não posso afirmar. Mas ao conferir as histórias das obras e produtos abaixo, acho que você vai concordar comigo que Edgar Allan Poe, Van Gogh, James Cameron e mais algumas personalidades também não fizeram o que chamaríamos de “bom negócio”.

Se colocando no lugar dessas pessoas, você também venderia uma ideia incrível por pouco dinheiro? Confira cada um dos casos e depois não deixe de registrar sua opinião nos comentários.

1) O Corvo, de Edgar Allan Poe
O Corvo, escrito por Edgar Allan Poe, é um dos poemas mais famosos da história da literatura de língua inglesa. Depois de ter seu poema rejeitado pela revista de um amigo, o escritor vendeu sua obra para a The American Review, que publicou o texto na edição de fevereiro de 1845. A questão é que Edgar Allan Poe recebeu apenas 9 dólares pela obra.

Assim que foi publicado, o poema foi aclamado e ganhou notoriedade. O texto foi reimpresso em periódicos ao redor de todos os Estados Unidos e isso fez com que o nome de Poe fosse reconhecido. Atualmente, O Corvo arrecada quantias inimagináveis com suas reimpressões, livros e até mesmo filmes que foram feitos sobre o poema. Por outro lado, Poe viveu uma vida miserável e morreu quase sem dinheiro. Estima-se que o poeta tenha ganhado apenas 6.200 dólares como escritor profissional durante a vida, sendo que uma cópia de seu primeiro livro de poemas foi vendida por 662.500 dólares em 2009.

2) Alfinetes
Walter Hunt era mecânico e inventor em Nova York, nos Estados Unidos. Como ele criava muitas coisas, acabou registrando a patente da caneta-tinteiro, do amolador de facas, do rifle, do fogão, da máquina de costura, do varredor de rua e muitos outros produtos. Então, para pagar uma dívida de 15 dólares que tinha com um amigo, Hunt decidiu inventar algo útil que pudesse dar lucro rapidamente.

Um belo dia, quando estava manuseando um fio de latão, o inventor teve uma ideia – Hunt decidiu criar o primeiro alfinete tencionado por uma mola e som uma proteção para os dedos. O mecânico registrou o produto em abril de 1849, cuja patente ele vendeu para W. R. Grace and Company por 400 dólares. Com esse dinheiro, ele pagou o que devia ao amigo e ainda ficou com o restante do dinheiro. Já a empresa faturou milhões com a produção de alfinetes.

3) Capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles
Você não precisa ser fã de Beatles para conhecer a capa de Sgt. Pepper’s Lonely Heart’s Club Band, que é o oitavo álbum de estúdio da banda. A famosa capa foi feita pelo renomado artista britânico Peter Blake e sua esposa Jann Haworth e nada mais é do que uma colagem de muitas figuras importantes ao lado dos garotos de Liverpool. Entre os famosos que aparecem na frente do álbum estão Marilyn Monroe, Bob Dylan, Albert Eistein e até mesmo o já citado Edgar Allan Poe.

Blake e Haworth receberam 100 libras cada um pelo trabalho e não tiveram direito a royalties. Com o passar do tempo, o álbum se tornou legendário, assim como a capa. Estima-se que 32 milhões de cópias tenham sido vendidas no mundo todo, o que faz com que o Sgt. Pepper’s Lonely Heart’s Club Bandseja um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Os Beatles também ganharam o Grammy Awards de Melhor Álbum do Ano e Melhor Capa com esse disco.

4) Música tema do James Bond
A música tema de James Bond foi originalmente composta por Monty Norman para o primeiro filme da série, O Satânico Dr. No, de 1962. Insatisfeitos com o resultado, os produtores contrataram o compositor John Barry para alterar o tema. Barry, que por sua vez era um renomado artista com uma banda instrumental única, adicionou elementos de rock e jazz à música para deixá-la mais rápida. O resultado foi uma versão mais cativante, que se tornou o toque icônico que todos nós conhecemos hoje em dia.

John Barry recebeu 250 libras por seu trabalho, enquanto Monty Norman – que levou os créditos por compor a música – acumulou mais de 1 milhão de dólares em royalties. Como era de se esperar, muitas batalhas judiciais aconteceram desde então, mas Norman saiu vitorioso de todas elas. E mesmo que a versão de Barry seja muito mais conhecida, ele nunca mais ganhou nenhum centavo desde que recebeu seu pagamento.

5) Coca-Cola
O farmacêutico John Pemberton criou a primeira fórmula da Coca-Cola em 1886. A bebida – que na época era anunciada como um tônico – começou a ser vendida no mesmo ano em uma máquina de refrigerante em uma farmácia em Atlanta, nos Estados Unidos. Cada copo custava 0,05 dólares e o lucro total do primeiro ano foi de apenas 50 dólares.

Mas não demorou muito para Pemberton vender sua propriedade para outros investidores por 1.484 dólares. Os investidores, por sua vez, venderam suas ações para o empresário Asa Griggs Candler, que se tornou o único dono da Coca-Cola por apenas 2.300 dólares. Em 1919, Candler acabou vendendo suas ações por 25 milhões de dólares – que equivaleria a 341 milhões de dólares atualmente.

6) A Vinha Encarnada, de Van Gogh
A Vinha Encarnada é uma pintura a óleo de Vincent Van Gogh feita em novembro de 1888. O diferencial dessa obra é que foi o único quadro que o artista holandês vendeu ainda em vida. A feliz compradora da obra foi a pintora Anna Boch, que adquiriu o quadro por 400 francos em uma exposição na Bélgica em 1890.

Assim como Poe, Van Gogh teve uma vida difícil. O pintor só teve seu trabalho reconhecido alguns anos após sua morte, mas esse reconhecimento veio em forma de milhões de dólares para aqueles que possuíam seus quadros. As pinturas do holandês estão entre as mais valiosas da história da arte, sendo que algumas chegam a valer 50 milhões de dólares.

A obra mais cara de Van Gogh, Retrato de Dr. Gachet, foi vendida pelo preço recorde de 82,5 milhões de dólares em 1990. Hoje, esse valor equivaleria a 150 milhões de dólares. Já A Vinha Encarnada foi vendida por Boch por 10 mil francos – 25 vezes mais do que foi pago por ela – em 1906. Eventualmente, o quadro acabou fazendo parte do acervo do Museu Pushkin, em Moscou, na Rússia. Mas se estivesse à venda, é bem provável que esse quadro batesse o recorde das demais pinturas de Van Gogh que já foram vendidas.

7) O Exterminador do Futuro, de James Cameron
No início dos anos 1980, James Cameron tentava sobreviver como cineasta, mesmo sem dinheiro e sem ter onde morar. No currículo, Cameron já tinha um filme de terror com baixo orçamento – Piranha II: Assassinas Voadoras, que não lhe rendeu nem lucro, nem sucesso. Porém, durante esse período, o cineasta havia escrito um roteiro promissor que recebeu o nome de O Exterminador do Futuro.

Alguns produtores estavam interessados em comprar o roteiro, mas eles não concordavam com a ideia de que Cameron dirigisse o longa-metragem, com exceção da produtora Gale Anne Hurd, da New World Pictures. Ela concordou que o jovem poderia dirigir o filme se ele vendesse todos os direitos da produção para ela por apenas 1 dólar. E James Cameron aceitou! Ele pode até ter perdido os direitos sobre O Exterminador do Futuro, mas o filme lhe rendeu credibilidade suficiente para que ele pudesse dirigir outros grandes sucessos, como Aliens, o Resgate, O Exterminador do Futuro 2, Titanic e Avatar, se tornando assim um dos diretores que mais arrecadou na história do cinema.

Fonte: Mega Curioso (via List Verse)

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Prefeito Zé Ailton Brasil abre oficialmente as comemorações aos 253 anos do município

O Prefeito do Crato Zé Ailton Brasil comandou na manhã de ontem, 14 de Junho a Solenidade de abertura da Semana do Município. O momento, conduzido pelo memorialista Huberto Cabral, foi realizado no Paço Alexandre Arraes sede da Prefeitura e contou com o Hasteamento das Bandeiras e Execução de Hinos Cívicos com a Banda Municipal.

Em continuidade ao evento foi feito o pronunciamento do Prefeito que ressaltou o apoio do Legislativo, do servidor publico e da sociedade cratense nessa caminhada por um Crato mais digno e com mais qualidade de vida para todos. ‘Juntos podemos superar todos os obstáculos e transformar nosso Crato em uma cidade cada dia melhor” destacou Zé Ailton.

Em seguida foi descerrada uma placa em Homenagem a Barbara de Alencar e Martiniano de Alencar, alusivo aos 200 anos da Revolução Pernambucana.

Presentes ao evento, Secretários municipais, vereadores, servidores e comunidade.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Em 5 pontos, entenda o que acontece se Janot denunciar Temer ao STF

Pressionado por graves denúncias desde a divulgação da delação premiada da JBS, o presidente Michel Temer ganhou certo fôlego nos últimos dias com as decisões do Tribunal Superior Eleitoral de não cassar seu mandato e do PSDB de não deixar o governo.

No entanto, a expectativa é que até a próxima semana o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresente uma denúncia contra Temer ao Supremo Tribunal Federal, o que abriria nova ameaça ao seu mandato.

Se isso ocorrer, será a primeira vez que um presidente brasileiro é denunciado por crime comum no exercício do cargo. Para que Temer seja julgado pelo STF, porém, a Constituição estabelece que primeiro a Câmara precisa autorizar a abertura do processo, em votação similar a de abertura de um processo de impeachment.

Abaixo, entenda melhor o que esperar dessa denúncia e quais seus possíveis desdobramentos.

1) Qual deve ser o conteúdo da denúncia
A expectativa é de que Janot apresente uma denúncia tendo como base investigações iniciadas a partir da delação premiada da JBS, com autorização do ministro do STF Edson Fachin. No momento, o inquérito aberto contra Temer apura supostos crimes de corrupção passiva, obstrução de Justiça e formação de quadrilha.

Temer é suspeito de ter dado aval para que o empresário Joesley Batista comprasse o silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso pela Lava Jato. Uma gravação da conversa entre os dois ainda está sendo periciada pela Polícia Federal.

Além disso, o presidente também é acusado de ter indicado seu ex-assessor especial Rodrigo Rocha Loures como interlocutor de sua confiança para a JBS encaminhar pedidos ao governo. Posteriormente, Loures foi gravado recebendo uma mala de R$ 500 mil em propina de um representante do grupo.

2) O que acontece após apresentação da denúncia?
Se Janot apresentar a denúncia, a expectativa é de que Fachin faça um exame formal mínimo de seu conteúdo e a encaminhe para a Câmara dos Deputados.

Lá, o presidente da casa, Rodrigo Maia, não tem poder individual de barrar o trâmite - diferentemente do que ocorre no pedido de impeachment - e deve imediatamente encaminhar a questão para uma análise prévia da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na CCJ, há um prazo de dez sessões para o presidente apresentar sua defesa e mais cinco para o deputado que for indicado como relator do caso apresentar seu parecer, contra ou a favor do andamento da denúncia. O relator tende a ser aliado de Temer, já que o governo tem, hoje, maioria no Congresso.

O parecer será votado então na CCJ e, seja qual for o resultado, depois segue para análise do plenário da Câmara. Assim como no processo de impeachment, quando os deputados decidem se autorizam que o Senado julgue o presidente por crime de responsabilidade, no caso da denúncia por crime comum a ser julgado no Supremo, também é preciso um quórum alto para aprovar a abertura do processo - três quintos da Câmara, ou 342 votos do total de 513.

Hoje, o governo tem maioria no Congresso e por isso seus aliados se dizem confiantes de que vão barrar a denúncia. A ideia é não usar os prazos máximos para apresentação da defesa de Temer e conclusão do relatório, mas é provável que a oposição tente retardar esse processo, na expectativa de que aumente o desgaste do presidente.

"Vamos tentar acelerar isso ao máximo, talvez em dez dias a gente consiga resolver", disse o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), um dos que esteve à frente da defesa de Eduardo Cunha e agora se mostra fiel aliado de Temer.

O deputado ressalta, porém, que por enquanto só há "especulações" de que haverá denúncia. "A denúncia contra o presidente tem que ser calcada em provas. Quero ver se ela vem, ainda tenho dúvidas com relação a isso", afirmou.

Para o professor de Direto Constitucional Thomaz Pereira, da FGV do Rio de Janeiro, o cenário não é totalmente seguro para Temer, já que novas denúncias e fatos negativos têm surgido a toda hora contra o presidente e seus aliados.

"Por mais que ele tenha os votos hoje (para barrar a denúncia na Câmara), ninguém sabe como vai ser o dia de amanhã. Então, por mais confiante que se esteja, é claro que tem um risco. Pode acontecer algum fato político que afete esse cálculo de votos", afirma.

Ele ressalta que a sessão da Câmara deve ser semelhante a do impeachment, com cada deputado votando abertamente no microfone, em sessão televisionada ao vivo.

"Esses deputados vão ter que votar sim ou não pessoalmente, publicamente. Não está claro o quanto isso afetaria a votação", destaca.

3) Por que a Constituição dá à Câmara poder de barrar a denúncia?
Segundo Thomas Pereira, da FGV, esse desenho institucional tem como objetivo proteger o presidente de uma eventual perseguição indevida do Ministério Público e do Judiciário.

Esse é justamente o discurso que Temer tem adotado em sua defesa, ao acusar Janot de atuar politicamente, com objetivo de derrubá-lo.

"O freio existe, bem ou mal, para impedir um outro tipo de crise, que seria uma instituição não eleita (o Ministério Público) perseguindo um presidente eleito", observa.

"Se não é isso que está acontecendo, e não me parece que seja, o ônus que os deputados teriam caso não autorizem o prosseguimento de uma eventual denúncia é explicar sua decisão para a população. A Câmara é formada por deputados eleitos, o que se imagina é que eles sejam responsivos ao que os cidadãos consideram de tudo isso", ressalta Pereira.

A professora de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Estefânia Barboza lembra que um presidente no Brasil é eleito com mais de cinquenta milhões de votos, o que confere muita legitimidade a seu mandato.

"É diferente de um deputado, por exemplo, que é eleito com milhares de votos. Por isso, a Constituição dá maior proteção ao cargo de Presidente da República, dividindo a responsabilidade do julgamento entre a Câmara e o Supremo", afirma.

Além disso, destaca a professora, quando o presidente vira réu, ele fica afastado do cargo por até 180 dias, enquanto ocorre o julgamento. "É algo grave, também por isso é preciso dividir a responsabilidade".

4) E se denúncia chegar ao STF?
Caso a Câmara autorize o STF a julgar Temer, o processo não é aberto automaticamente. Nesse caso, o plenário do Supremo, formado por onze ministros, analisará conjuntamente se aceita a denúncia de Janot.

Quem marca esse julgamento sobre o recebimento da denúncia é a presidente da corte, Cármen Lúcia, depois que o relator do caso, Edson Fachin, concluir seu voto.

"Tendo autorização da Câmara, assim que o Fachin liberar a denúncia, imagino que seria pautada automaticamente pela presidente. Acho que não existe nada no comportamento do ministro Fachin que indique que ele demoraria com isso", afirma Pereira.

Se a maioria decidir tornar Temer réu, ele ficaria afastado por até seis meses do cargo, período no qual o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, assumiria interinamente o comando do país.

Um processo criminal no STF costuma durar em média mais de cinco anos, segundo dados da FGV, mas um processo contra o presidente, por sua gravidade, tenderia a ser mais rápido.

"Como ele ficaria afastado por até seis meses, acredito que o Supremo daria prioridade absoluta a esse processo, porque cria uma instabilidade muito grande no país", afirma Estefânia Barboza.

Se Temer vier a ser condenado pelo STF, como já se passou metade do atual mandato presidencial, a Constituição determina que sejam convocadas eleições indiretas para que o Congresso escolha um presidente e um vice para concluir o mandato até 2018.

Se ele for absolvido em eventual processo, retomaria o comando do país.

5) E se a denúncia for barrada na Câmara?
Se de fato, como o governo espera, a Câmara barrar o andamento da denúncia, Pereira acredita que Temer continuaria enfraquecido pelas acusações da Lava Jato, com baixa condição de governabilidade.

"É claro que, no prazo imediato, o governo ficará aliviado. No entanto, no médio e no longo prazo, a opinião pública conta, os eleitores contam. Ele pode até concluir o mandato, mas em que condições vai governar? E em 2018, como isso vai se refletir nas urnas em relação aos partidos que estão dando sustentação para esse governo nessa situação?", questiona.

"Se o presidente tem tanta certeza de que não há elementos para esse processo ir à frente, seria melhor para todo mundo, inclusive para ele, que, se essa denúncia não for à frente, que não vá por uma decisão substantiva do Supremo Tribunal Federal, que é a instituição com maior competência jurídica para fazer essa análise", disse também.

Para Antonio Lavareda, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), se a Câmara barrar o andamento de uma eventual denúncia, o país continuará a assistir nos próximos meses "a queda de braço" entre Temer e Janot, cujo mandato termina em setembro.

"Há claramente uma disposição da Procuradoria de dificultar sua permanência e sua agenda, e de outro lado há um esforço do presidente e da sua equipe para manterem a agenda e as condições de governabilidade", afirmou.

"O Ministério Público é um quarto poder que não está submetido a nenhum dos três outros (Executivo, Legislativo e Judiciário). E esse quarto poder, na aliança que fez com a Polícia Federal e elementos da magistratura (juízes) de primeiro grau, encampou a tarefa de por fim ao governo Temer, e está fazendo o possível com esse objetivo", acrescentou.

Fonte: BBC Brasil

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana anuncia pagamento da primeira parcela do 13º salário; governador nega extinção do Ronda do Quarteirão

O governador do Ceará, Camilo Santana, negou nesta terça-feira (13) que pretende acabar a polícia Ronda do Quarteirão, criada por Cid Gomes em 2008 com a proposta de manter uma polícia cidadã. De acordo com Camilo Santana, a informação da extinção do programa, que foi compartilhada em redes sociais, foi "equivocada".

"Essa informação da extinção do Ronda está um pouco equivocada, o que nós estamos fazendo hoje é integrando as polícias do Ceará dentro nas unidades integradas de segurança. Nós não podemos mais ter aquela divisão dentro da polícia, a polícia tem que trabalhar integrado", afirmou.

Camilo Santana afirmou também que a "sensação de impunidade" é um dos principais fatores para o aumento da violência. Na semana passada, conforme dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública, o Ceará teve o maior número de homicídios em um mês desde que o estado adotou a metodologia de contagem de assassinatos pelo número de CLVI.

"Há uma sensação de impunidade, o bandido acaba cometendo o mesmo crime. É preciso garantir que o bandido que é preso seja julgado, condenado e punido. Às vezes a gente fica até angustiado quando a gente prende e o bandido e tem seis passagens na polícia. Essa semana a gente prendeu uma quadrilha que a Justiça deu uma liminar soltando eles."

Aeroporto de Jericoacoara
Camilo Santana fez as declarações em conversa pelo Facebook. Durante o chat, o governador disse também que a inauguração do aeroporto de Jericoacoara está mantida para 24 de junho.

"Dia 24 vamos inaugurar o Aeroporto Regional de Jericoacoara, com voo direto semanal de Congonhas para Jericoacora, todo sábado, que vai dar oportunidade para o desenvolvimento da região, de Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Amontada, toda aquela região."

Antecipação do 13º
Conforme anúncio do governador, os servidores do estado vão receber em 6 de julho a primeira parcela, antecipada, do 13º salário. "Então se preparem porque 6 de julho teremos o pagamento já na conta para que vocês servidores do Estado possam desfrutar das férias agora no mês de julho."

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Apenas um treino já melhora o bem-estar, revela um novo estudo

Não é novidade que praticar atividade física regularmente melhora o humor, reduz o stress e o risco de depressão. Há tempos, corredores se vangloriam do “bem-estar” após a corrida, relatando sentimentos de euforia e menos ansiedade. Agora, um novo estudo acaba de mostrar que um treino um pouco mais intenso já é o suficiente para alcançar esses benefícios, segundo informações do tabloide britânico on-line Daily Mail.

De acordo com pesquisadores de neurociência da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos,  apenas uma seção de atividade física já é capaz de causar alterações neurológicas que melhoram até mesmo funções cognitivas, como a resolução de problemas e a capacidade de memória.

“A prática de exercícios tem sido utilizada para ajudar a tratar inúmeros problemas, desde deficiências cognitivas do envelhecimento natural e Alzheimer até deficiências motoras do Parkinson e estados de humor na depressão. Nossa revisão destaca os mecanismos e caminhos neurais pelo qual o exercício pode produzir esses efeitos clinicamente relevantes.”, disse Wendy Suzuki, autora da pesquisa, ao Daily Mail.

Reações químicas
Os efeitos comportamentais mais consistentes do exercício a curto prazo são a melhora do humor, das funções cognitivas e diminuição dos níveis de stress, de acordo com os pesquisadores. Eles também observaram que depois de um exercício, o cérebro é ativado em múltiplas áreas, devido a liberação de dopamina, serotonina, epinefrina e noradrenalina, responsáveis pelo humor e redução do stress.

Essas substâncias químicas funcionam como um antidepressivo natural, oferecendo ao corpo um sentimento positivo de euforia. Por conta delas, a atividade física faz as pessoas se sentirem melhores e diminui o risco de depressão, como já observado em estudos anteriores. A prática regular de exercícios físicos mostrou reduzir quase pela metade o risco do problema.

O importante é se mexer
Em um estudo anterior, cientistas da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, revelaram que exercícios físicos leves, o equivalente a uma caminhada, também trazem benefícios. Os resultados mostraram que pessoas que participam de atividades de baixa intensidade são mais propensas a reportarem sentimentos de bem-estar.

Segundo o estudo, sair para caminhar pode impactar a saúde mental de uma forma mais positiva do que exercícios mais rigorosos, por exemplo. Enquanto isso, as pessoas sedentárias tiveram o pior nível de bem-estar subjetivo, definido com base nas avaliações positivas e negativas que fizeram de suas vidas.

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook


Veja vagas disponíveis no Sine/IDT em Crato, Juazeiro e Barbalha

Confira vagas abertas no Sine/IDT em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Veja abaixo as vagas e endereços do Sine/IDT:

CRATO
Rua Monsenhor Esmeraldo, 686 – Centro
(88) 3102.1240

Atendente de lanchonete - 1 vaga
Auxiliar de expedição - 1 vaga
Churrasqueiro - 1 vaga
Consultor de vendas - 2 vagas
Cozinheiro de hospital - 1 vaga
Motorista de caminhão - 1 vaga
Pizzaiolo - 1 vaga

JUAZEIRO DO NORTE
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 - Centro
(88) 3572.4744

Açougueiro - 2 vagas
Atendente de telemarketing - 1 vaga
Consultor - 1 vaga
Costureira em geral - 1 vaga
Costureiro de roupas (confecção em série) - 2 vagas
Operador de betoneira - 1 vaga
Operador de máquina-elevador - 1 vaga
Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - 2 vagas
Promotor de vendas - 1 vaga
Vendedor porta a porta - 1 vaga

BARBALHA
Rua Carius,12 – Centro
(88) 3102.1195

Auxiliar de almoxarifado (pessoa com deficiência) - 1 vaga
Relações públicas - 1 vaga
Vendedor pracista - 1 vaga

Curta nossa página no Facebook

Casal é preso suspeito de participar de ataque contra banco em Assaré

Um casal foi preso suspeito de participar do ataque ocorrido contra uma agência bancária, na cidade de Assaré. O ataque contra o banco aconteceu no domingo (10). De acordo com a Polícia Civil as prisões foram realizadas por equipes de policiais civis e militares, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), respectivamente.

Segundo a polícia, após informações do crime cometido contra um banco, situado no Centro do município, a polícia iniciou as buscas na região. Ainda no domingo, de acordo com a polícia, os profissionais de segurança tomaram conhecimento de um casal, que estava aparentemente perdido, e trafegando pela região em busca de uma localidade conhecida por Altaneira. De posse destes dados, os policiais mantiveram as buscas e abordaram o carro ainda pela cidade.

Ao serem indagados, o homem de 40 anos e a mulher de 28 anos foram contraditórios em suas respostas e não souberam explicar o porquê de estarem ali na região. Os dois são moradores de Fortaleza. Ao ser verificada a qualificação do casal, foi constatado um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas contra a mulher. Já o homem possui passagem pela polícia por homicídio e posse ilegal de arma de fogo. Ainda durante a abordagem, o casal confessou que havia dado apoio aos demais envolvidos no crime. Com eles, foram apreendidos documentos pertencentes a estes suspeitos, que se encontram foragidos.

No interior do veículo, foram apreendidos pacotes de soro em pó para hidratação, e caixas de remédios, que seriam utilizadas para eventuais ferimentos durante a ação criminosa. Os suspeitos e os materiais foram encaminhados para a sede da DRF. A dupla foi autuada em flagrante por roubo a banco e associação criminosa. Além disso, foi dado cumprimento ao mandado de prisão contra a mulher. A Polícia Civil agora mantém as investigações com o objetivo de prender os demais partícipes da ação delituosa.

Ataque contra o banco
Uma quadrilha armada explodiu a agência do Banco do Brasil no município de Assaré. Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, foi o 30º ataque no estado, sendo a terceira explosão de banco somente neste mês de junho. De acordo com a polícia, o crime ocorreu por volta das 2h30. Um bando formado por cerca de 15 homens se dividiu e foi para a sede da agência bancária e do destacamento policial.

Os criminosos explodiram o estabelecimento e fugiram levando o dinheiro. Houve troca de tiros com a polícia, mas ninguém foi preso. A quantia levada pela quadrilha não foi divulgada pela polícia.

Equipes da Polícia Militar realizaram buscas pela região durante a madrugada para tentar prender os suspeitos. Conforme estatística do Sindicato dos Bancários, o Ceará já registrou 30 ataques a estabelecimentos financeiros neste ano, entre explosões, roubos e saidinhas bancárias. Além do ataque em Assaré, criminosos também explodiram as agências de Antonina do Norte e Miraíma neste mês de junho.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Polícia Federal deflagra operação “Cadeia de Comando”, no Cariri

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a operação intitulada “Cadeia de Comando“, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas. O grupo criminoso, segundo a PF em Juazeiro do Norte, atua há seis anos na região do Crajubar, além de possuir ramificações nas cidades de Icó e Milagres.

Ao todo, estão sendo cumpridos 42 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte. Dentre as medidas, há mandados de buscas e apreensões em imóveis residenciais e comerciais, mandados de prisão preventivas e temporárias, sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de contas bancárias.

As investigações tiveram início em setembro do ano passado. Somente na fase sigilosa da investigação, foram apreendidos mais de 110kg de drogas, desarticulados dois locais para guarda e preparação de entorpecentes, além de apreensão de armas e munições com integrantes da organização criminosa. Dentre os investigados há presidiários, empresários, profissionais liberais e advogado.

A ação policial conta com a participação de cem Policiais Federais, além do apoio do Ministério Público Estadual do Ceará e Secretaria de Segurança Pública.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Nova sede da central dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos é inaugurada

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, do município do Crato inaugurou na manhã dessa terça-feira, 13, a nova sede da Central dos Produtos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A central funcionará no Centro Administrativo, onde vai atender com melhor estrutura, os produtores na entrega dos alimentos.  O PAA atende hoje, com doação de alimentos, as entidades, APAE, AABB, Abrigo Jesus Maria Jose, Pastoral do Menor, Escolas Municipais, Projeto Nova Vida, CRAS, Mesa Brasil e Projeto Verde Vida. São doados bolos, frutas, verduras, doces e ovos, todos vindos produzidos pela agricultura familiar.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Zilcélio Alves, a ideia é multiplicar essa produção para que outras entidades sejam beneficiadas. “A medida que beneficiamos o nosso povo, impedimos o ações de atravessadores e os nossos agricultores poderão assim, adquirir mais renda. Queremos que o agricultor familiar melhore a sua vida e contribua para uma melhor alimentação da nossa comunidade”.  Destacou. O prefeito Zé Ailton ressaltou a importância desse programa que incentiva a agricultura familiar através da aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares, trazendo assim mais renda e consequentemente mais qualidade de vida pra esses trabalhadores.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Barbalha (CE): Fiéis encerram festa do padroeiro Santo Antonio

Dona Iracema Oliveira, 71, há mais de três décadas participa fervorosamente dos festejos alusivos a Santo Antônio, padroeiro deste Município, localizado na região do Cariri cearense. A avançada idade não supera sua fé, que a dá forças para participar anualmente da tradicional procissão que marca o encerramento dos festejos, iniciados em 28 de maio, com o cortejo do Pau da Bandeira, seguido por seu hasteamento. Assim como dona Iracema, outras 20 mil pessoas participaram da procissão do Santo casamenteiro, segundo a Paróquia.

Ao som de cânticos em louvor ao padroeiro, os fiéis percorreram as principais ruas e avenidas do centro histórico de Barbalha, animados, também, pela banda de música da cidade. O momento sagrado, com duração de quase três horas, até a chegada à Paróquia de Santo Antônio, emocionou os católicos, responsáveis pela manutenção da festa, realizada pela 307ª vez.

"Se tenho saúde para acompanhar esses três quilômetros de caminhada, é porque Deus e Santo Antônio me deram. Rezo todos os dias a ele, para que possa continuar me dando forças", disse dona Iracema.

A também aposentada, Maria Ivani Nogueira do Nascimento, 77, não goza da mesma saúde de Iracema. Há dois anos, dona Vani, como é conhecida, passou a precisar da cadeira de rodas devido a uma enfermidade. Apesar da limitação física, ela não abre mão de acompanhar a procissão, ao lado do esposo e dos filhos mais velhos. "Desde muito nova acompanho a procissão de Santo Antônio e não seria uma cadeira de rodas que me impediria de seguir acompanhando até meus últimos dias de vida", relatou, emocionada.

As lágrimas que caem de seus olhos ao ver o andor com a imagem do Santo padroeiro e uma réplica de Nossa Senhora Aparecida, dona Vani não conseguiu conter. Com as mãos erguidas ao céu, entrelaçadas por um terço, ela fez uma oração silenciosa. "Estou pedindo que ele interceda por meu filho", disse. Segundo conta, sempre que pede ao Santo alguma graça, ele a concede. "Sou devota e tenho muita fé. Já alcancei várias graças e agora estou aqui pedindo outra", acrescentou.

Ao passar da imagem, dona Vani faz sua última prece, ainda em choro. "Sem fé, nós não somos nada", finalizou a aposentada. Para o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Cícero Alencar, é esse tipo de fé que move os festejos católicos. "É muito gratificante e emocionante ver tanta gente junta nesta tarde louvando Santo Antônio. A procissão é um momento em que nós, fiéis, declaramos publicamente nosso amor por ele", pontuou dona Vani.

Momentos
Antes da procissão, porém, houve celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano do Crato, dom Gilberto Pastana de Oliveira. A missa solene realizada pela manhã contou, ainda, com a participação de padres de diversas paróquias ligadas à Diocese do Crato. Ambos os momentos sinalizaram o encerramento da festa, que atraiu, neste ano, cerca de meio milhão de pessoas, 200 mil só no dia do Cortejo do Pau da Bandeira.

A árvore utilizada como mastro da bandeira de Santo Antônio foi um jatobá, medindo em torno de 25 metros e com peso estimado em duas toneladas. O tronco repousou durante 15 dias na chamada "cama do pau", até ser carregado, na tarde do dia 28 de maio, nos ombros de 250 carregadores, por um percurso de sete quilômetros, da zona rural até a frente da Igreja Matriz. O cortejo é um dos momentos mais tradicionais da festa, que neste ano teve por tema de reflexão "Santo Antônio, servo fiel da Virgem Maria".

Durante os 15 dias de festa, a programação foi vasta. No calendário, noitários nas comunidades, missas e, na parte social, os leilões e quermesses, que reuniram no entorno da matriz os devotos de Santo Antônio.

Os festejos foram marcados, ainda, por apresentações de grupos regionais. Estima-se que 50 grupos folclóricos, entre maneiro-pau, incelenças, penitentes, reisados, quadrilhas, bacamarteiros, se apresentaram durante a festa do Santo casamenteiro. Foram cerca de 500 brincantes.

Na área de entretenimento, a festa do padroeiro da cidade reuniu mais de 20 bandas, em cinco dias de festa, com destaque para Xandy Aviões, Leo Santana, Jonas Esticado, Toca do Vale, Victor e Léo, Thiaguinho e Pablo.

O grande público, ao longo desses 15 dias, resultou, inclusive, no aquecimento da economia local. O comércio, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), apresentou um aumento de 3,5% nas vendas. A rede hoteleira também obteve bons índices. A ocupação em hotéis e pousadas da cidade se aproximou dos 90%.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

AddThis