MPF pede arquivamento de ação contra Lula sobre obstrução à Lava Jato

O procurador Ivan Marx, do Distrito Federal, pediu o arquivamento da ação que investigava a suposta tentativa de Lula em barrar as ações da Operação Lava Jato. De acordo com o procurador, a denúncia, feita pelo ex-senador Delcídio do Amaral para fechar acordo de delação premiada, foi apenas uma tentativa para "aumentar seu poder de barganha" junto à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ainda segundo o procurador, a afirmação de Delcídio sobre reunião com Lula para atrapalhar o andamento da investigação é uma "interpretação unilateral do delator", não confirmado pelos demais participantes da reunião. No encontro estavam os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Edison Lobão (PMDB-MA).

Delcídio havia dito em delação premiada que "na prática, o efeito pretendido (com a reunião) era de embaraçar as investigações da Lava Jato". Ainda segundo o delator, a mensagem não teria sido passada diretamente, mas todos entenderam que a atuação em face do judiciário se daria com o fortalecimento dos contrapontos oferecidos pelo gabinete de gestão de crise. O encontro em questão foi marcado pelo ex-presidente petista, no Instituto Lula, em São Paulo, no ano de 2015.

Parecer
Para Marx, a afirmação foi apenas uma tentativa de delatar terceiros, dentre eles, "especialmente o ex-presidente Lula". O pedido do Ministério Público foi enviado à Justiça Federal.

Fonte: JC Online

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis