12 sintomas no corpo que são preocupantes

Dói todo o seu corpo e não entende por quê? Pode ser uma simples fadiga, mas também pode ser fibromialgia, uma doença misteriosa que ainda hoje provoca debate entre os médicos em todo o mundo. A fibromialgia é uma doença reumatológica que provoca dores fortes e constantes por todo o corpo e é especialmente comum nas mulheres. Como surgiu? Sempre existiu? A única coisa que os médicos concordam é que preciso começar a cuidar de sua saúde imediatamente.

Convidamos você a descobrir do que se trata. Importante: dê uma olhada em seu corpo, de acordo com o mapa de dor no final do artigo. Só vai levar um minuto, mas pode ser decisivo para o seu bem-estar.

Sintomas
  • A dor persiste por mais de 3 meses.
  • Cansaço e fadiga, especialmente acentuados na parte da manhã.
  • Distúrbios do sono.
  • Você tem pontos onde a dor é mais forte.
  • Sua cabeça dói frequentemente.
  • Seu período menstrual se tornou muito doloroso.
  • Você sente desconforto no intestino e ao urinar.
  • Reage a mudanças de clima, ao frio e ao calor, a odores fortes e aos ruídos.
  • Sua temperatura pode aumentar, sem motivo aparente.
  • Você tem sensações estranhas no corpo, especialmente nas extremidades: dormência, queimação, inchaço, etc.
  • Muitas vezes achar que é difícil se concentrar, sente-se distraído e esquecido.
  • Você está sempre irritado ou deprimido.

Mitos

Não uma doença, mas sentimentos subjetivos
Ao contrário, a fibromialgia é uma das doenças mais comuns do sistema locomotor. Mesmo que os médicos já tenham avançado nas pesquisas, as causas exatas da doença permanecem desconhecidas.

Só acontece com as pessoas da terceira idade e os homens não correm perigo
Não é assim, a doença pode ocorrer mesmo na infância e a maioria das pessoas que sofre com isso tem de 20 a 50 anos. Segundo as estatísticas, as mulheres com fibromialgia são em maior quantidade, mas os homens também podem sofrer da doença.

Não há problema nenhum: é possível aguentar a dor
Não é assim. Os ataques podem causar dor na hora de se deslocar e afetar seriamente sua eficiência no trabalho. Além disso, presume-se que a fibromialgia aumenta o risco de doenças cardiovasculares e no cérebro, especialmente entre os jovens.

O que fazer

O primeiro e o mais importante, ir ao médico
Só um médico pode determinar se você realmente tem fibromialgia e lhe indicar o tratamento adequado.

Terapia medicamentosa
Normalmente, os medicamentos são prescritos para aliviar a dor e reduzir a inflamação. Além disso, também podem ser indicados antidepressivos.

Atividade física, massagem e outros procedimentos
Tudo isso vai ajudar a recuperar sua mobilidade normal do corpo. No Japão, por exemplo, são usadas sessões curtas de crioterapia. O esporte também deve se tornar seu melhor amigo, mas com moderação, a yoga ou a natação são recomendadas.

Restabelecer o equilíbrio emocional
O negativismo, o estresse e a depressão afetam diretamente a doença. Segundo os médicos, até mesmo interagir com animais de estimação pode reduzir os sintomas.

O mapa dos pontos doloridos. Confira!  
Pressione os pontos indicados: normalmente, a dor não é aguda ou profunda e as áreas afetadas são pequenas. O principal sinal dessa doença é que os pontos dolorosos são simétricos. Eles estão doendo? Se a resposta for positiva, não procrastine de forma alguma sua consulta médica!

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis