11 mitos nos quais precisamos parar de acreditar

Desde a infância, lemos e ouvimos muitas "informações" sem sequer questioná-las. Porém, muitas delas não passam de mitos bem elaborados e repetidos à exaustão. Hoje em dia, com a proliferação das chamadas ’fake news’ (notícias falsas) que circulam nas redes sociais, no WhatsApp, etc., o risco de ser enganado é ainda maior.

Quer parar de ser enganado? Então confira esta lista de 11 mitos compilados:

11. Lavar as mãos com sabão mata as bactérias
Na realidade: o sabão apenas lava as bactérias, sem eliminá-las. Mas lavar as mãos com sabão elimina a oleosidade das mãos, responsável por criar um ambiente perfeito para a reprodução de bactérias.

10. Se você engolir uma goma de mascar, ela ficará presa em seu estômago durante 7 anos
Na realidade: ainda que a base grudenta das gomas de mascar não seja dissolvida pelo suco gástrico, ela é eliminada do organismo pelas vias naturais, graças aos movimentos musculares do estômago e intestino.

9. Pelos do corpo ficam mais grossos após serem raspados
Na realidade: após cortar a parte externo do pelo, uma parte com a ponta plana, não em forma de cone, fica para fora. E isso cria a sensação de que o pelo ficou mais grosso.

8. Se você tocar num sapo, surgem verrugas no local
Na realidade: as verrugas são formações benignas causadas pelo vírus papiloma humano, que pode ser transmitido em locais públicos ou entrar em contato com uma pessoa portadora. Pobre sapo.

7. Cabelos e unhas continuam crescendo depois da morte
Na realidade: após a morte, a pele passa por um processo de desidratação e encolhe, criando a sensação de crescimento das unhas e dos cabelos.

6. A Grande Muralha da China pode ser vista do espaço
Na realidade: embora a Muralha da China tenha 7 mil quilômetros de extensão, é difícil de ser vista do espaço, pois a cor das paredes se confunde com a natureza, diferentemente das estradas, que podem ser enxergadas com mais facilidade. Só é possível ver a Grande Muralha com iluminação e condições climáticas específicas, e a partir de uma órbita baixa.

5. Morcegos são cegos
Na realidade: embora os morcegos usem a ecolocalização para se orientar no espaço, eles usam a visão quanto estão sob certo nível de iluminação.

4. A água conduz corrente elétrica
Na realidade: não é a água, e sim os minerais dissolvidos, carregados de partículas positivas e negativas, que conduzem a eletricidade. Portanto, a água destilada, por não conter minerais, não conduz eletricidade.

3. Antibióticos matam os vírus
Na realidade: antibióticos afetam somente as bactérias, matando-as ou, em certos casos, impedindo sua reprodução.

2. Assistir TV a uma distância curta piora a visão
Na realidade: Não há evidências que comprovem esta afirmação. O que acontece é que ficar muito tempo vendo TV de perto cansa a vista.

1. Coca-Cola dissolve os dentes
Na realidade: O mito segundo o qual um dente deixado dentro de um copo de Coca-Cola é dissolvido dentro de apenas uma noite é repetido há anos. Supõe-se que isso aconteceria devido aos três ácidos presentes na bebida: fosfórico, cítrico e carbônico. Só que esses mesmos ácidos são encontrados também em outras bebidas. Fato é que a bebida faz mal.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis