P3 Midia

P3 Midia

Secult inaugura Escritório Regional no Cariri

O primeiro Escritório Regional da Secult no interior
do Estado será sediado na Vila da Música, em Crato.
Nesta quinta e sexta-feira, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove a Caravana da Cultura Região do Cariri, atividade composta por Reuniões Setoriais da Cultura na Macrorregião do Cariri e pela abertura do primeiro Escritório Regional da Secult no interior do Estado, sediado na Vila da Música.

Realizada nos municípios de Brejo Santo e Crato, a Caravana da Cultura é um convite a todos os envolvidos e interessados em apresentar e debater com o secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, suas demandas para a área cultural na Região do Cariri. Participam ainda da atividade, os gestores da Secult e dos municípios, representantes dos pontos de cultura, regentes de bandas e demais agentes culturais.

Dois meses após a inauguração da Vila da Música, o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará no interior do Estado, o secretário Fabiano dos Santos Piúba retorna à Região com a Caravana da Cultura. Em Brejo Santo, a atividade ocorre no dia 8/6, das 8h às 17h, no Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa, com o lançamento do primeiro Escritório Regional da Secult no Cariri, a apresentação da Política Cultural do Estado e os debates sobre as principais demandas da região para a área.

Já no Crato, a Caravana será sediada na Vila da Música, no dia 9/6, das 8h às 22h, com a assinatura dos termos de cooperação entre a Secult e instituições Locais, a apresentação da Política Cultural do Estado, o lançamento do Escritório Regional do Cariri, as Reuniões Setoriais, e ainda com a abertura da exposição de Xilogravura “Mestres e Mestras da Cultura do Ceará” do poeta, cordelista e xilógrafo, Otávio Menezes.

Concluindo estes dois dias de atividade no Cariri, haverá também, às 19h, de uma terreirada com apresentações culturais para entrega das carteiras dos Mestres e Mestras da Cultura da Região do Cariri. As inscrições para as atividades estão abertas de até 7 de junho, através da plataforma Mapa Cultural do Ceará: http://bit.ly/reuniaocariri. Após esta data, os interessados em participar das atividades poderão realizar suas inscrições, presencialmente, em Brejo Santo (8/6) e Crato (9/6), nos respectivos locais em que ocorrerão as Reuniões Setoriais.

Fortalecimento
“Inaugurar o Escritório Regional da Secult no interior do Estado é um compromisso do governador Camilo Santana, já em seu plano de governo. Este é o primeiro instalado na região do Cariri e os outros serão em Quixadá,Sobral e um dos municípios do Vale do Jaguaribe, buscando atender outras regiões do Estado, num contexto de interiozação das políticas públicas”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

“Esses escritórios têm como função primordial a articulação institucional da Secult com os outros municípios, com produtores, artistas e outros agentes culturais. Um outro objetivo é o de formação, sendo um espaço para realização de oficinas na área de gestão e formulação de projetos culturais e políticas públicas”, complementa o gestor.

Cultura cearense
Na ocasião da Caravana da Cultura, os mestres e mestras da cultura da região do Cariri receberão sua carteira de identificação. A atividade está inserida numa política de valorização dos tesouros vivos da cultura cearense, como afirma o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

“No último encontro dos Mestres do Mundo, realizado em Limoeiro do Norte, realizamos um diálogo em que cada um dos mestres e mestras puderam expor suas ideias sobre em o programa voltado a eles poderia melhorar. Umadas demandas deles foi essa carteira de identidade cultural, que é o que estamos entregando nessa ocasião”, ressalta.

Termo de cooperação 
Também durante a Caravana, a Secult estará assinando o termo de cooperação com a Universidade Regional do Cariri (Urca), para o desenvolvimento de ações no campo de pesquisa e formação, como a realização no próximo ano de um curso de especialização em patrimônio e a execução do projeto Escolas com os Mestres, que está inserido dentro do programa Escolas da Cultura da Secult, visando a criação de um espaço de rodas de saberes com os mestres e mestras da cultura.

Exposição e apresentações culturais
Apresentações culturais e uma exposição estão marcadas para acontecer durante o evento. Em Brejo Santo, quem se apresenta é a Banda de Música Municipal Maestro Olivio Lopes Angelí. No Crato, é a vez da Orquestra Solibel Jovem e do grupo musical “Distinto Duo” subirem ao palco da Vila da Música, abrindo as manhãs de reunião.

A exposição do “Mestres e mestras da Cultura do Estado”, do poeta, cordelista, xilógrafo, Otávio Menezes, que esteve em cartaz durante a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, terá abertura na Vila da Música, às 19h. A mostra traz 57 xilogravuras que talham os traços de cada um dos Tesouros Vivos do Ceará e estará em cartaz durante todo o mês de junho, no equipamento localizado no Crato.

“Com esses talhos, Otávio revelou não só os veios das marcas temporais em seus rostos, mas também as veias e vias das artes e ofícios, dos saberes e fazeres dos Mestres e Mestras da Cultura que transmitem nos mais diversos rincões do Ceará seus conhecimentos milenares e comunitários, pois a cultura é uma saber/fazer comum e solidário, como a vida desses mestres e como essa bela exposição de Otávio Menezes que, na verdade, é uma celebração à cultura popular e tradicional do Ceará”, descreve o secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis