Menina salva livros ao fugir de enchente em PE e comove a web

Depois de comover a web ao fugir da enchente segurando mochila com livros, a menina Rivânia Rogéria do Ramo Silva, 8 anos, moradora do distrito de Várzea do Una, em São José da Coroa Grande, Zona da Mata Sul de Pernambuco, recebeu a visita do governador Paulo Câmara no início da tarde desta segunda-feira (5). A menina vai escolher alguns dos 80 livros que ganhou do governador para dar à Escola Municipal Várzea do Una, onde faz o 3º ano do ensino fundamental. A instituição também recebeu 150 livros do governo estadual.

Sem ainda saber ler, Rivânia demonstrou que sabe como os livros são valiosos para o desenvolvimento. Questionada por que escolheu salvar os exemplares ao ser resgatada das fortes chuvas que caíram na Mata Sul do Estado, ela justificou: "Porque eles são o meu futuro, né?".

Desde que as fotos de Rivânia com a mochila de livros começou a circular pela internet, pessoas de vários Estados brasileiros, dos Estados Unidos e de Portugal entraram em contato com os avós maternos da menina (Eraldo Luiz de Lima e Maria Ivane da Silva) e vizinhos para oferecer ajuda. Rivânia tem quatro irmãos (três meninas: 4, 5, 10 anos; um menino, 2 anos), mas é a única neta sob os cuidados dos avós. Os irmãos também precisam de donativos.

Durante a enchente, o avô, pescador, perdeu a única fonte de renda: a rede de pesca. Da avó, as águas da chuva levaram a máquina de costura. Eles também perderam o freezer, as duas camas (a da menina e a dos avós), sofá, televisão, fogão e guarda-roupa. "Esperamos que a ajuda não chegue apenas para a gente, mas também para os demais moradores de Várzea do Una", diz Eraldo.

Reivindicação
Segundo relatos da população do distrito, foi a primeira vez que Várzea do Una recebeu a visita de um dirigente do governo estadual. Os moradores aproveitaram a visita do governador para reivindicar a construção de uma estrada que liga a PE-60 a Várzea do Una, trecho de 6,5 km. "É uma vergonha esse percurso não ser asfaltado. É o único da região que não é pavimentado. Se fosse, teríamos mais turistas. A nossa fonte de renda aumentaria", disse o morador Alexsandro Lopes.

Exemplo 
"Rivânia é um símbolo e um exemplo para todos nós. É uma história edificadora no meio de tanta dificuldade, de tanta tragédia", ressaltou Paulo Câmara. De acordo com o governador, Rivânia inspirou o governo a entregar kits de livros a todas escolas municipais e estaduais dos municípios castigados pelas chuvas.

"Outras tantas Rivânias estão espalhadas por Pernambuco e pelo Brasil. São elas, com uma educação de qualidade, com a atenção do poder público que vão mudar a realidade da gente", disse o governador Paulo Câmara. "Rivânia simboliza o trabalho incansável que estamos realizando agora, pensando no futuro, para que episódios como esse não voltem a se repetir", explicou.

Fonte: NE10

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis